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    História das Consolas Parte 6 - 4ª Geração

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    BAlvez
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    História das Consolas Parte 6 - 4ª Geração

    Mensagem por BAlvez em 26/4/2012, 14:47

    Eis que chegamos à parte da História das Consolas que mais esperava partilhar convosco, que é a 4ª Geração que, para mim, é a geração com uma enorme quantidade de jogos e grande parte deles de enorme qualidade que hoje ainda dão enorme gozo de ser jogados. Vamos começar:

    Quarta Geração

    As consolas de 16 bits formaram a quarta geração de consolas de videojogos.
    Começando em 1987 com o lançamento do PC Engine no Japão, esta era foi dominada pela rivalidade entre a Nintendo e a Sega com as suas consolas, a Super Nintendo Entertainment System (SNES) e a Sega Mega Drive.

    1987 - PC Engine/Turbografx 16

    Em 30 de Outubro de 1987 a empresa NEC, gigante da electrónica, entra no mercado dos videojogos ao lançar no Japão a consola PC Engine.
    Com uma consola com 2 processadores de 8 bits, uma placa de vídeo de 16 bits, capaz de exibir no ecrã 480 cores ao mesmo tempo, era superior à Famicon e Master System, no entanto a tarefa de superar a popularidade e o elevado número de vendas da Famicom não era fácil, mas acabou por ser conseguido. O sucesso foi conseguido em parte devido à aliança com a Hudson Soft que desenvolveu jogos baseados nos personagens Bomberman e Bonk, este último em resposta a jogos como Mario e Sonic.
    Em Novembro de 1989 a consola é lançada nos EUA com o nome de TurboGrafx-16, mas não se consegue implementar como tinha acontecido no Japão, devido ao fraco marketing, à demora das conversões dos jogos de sucesso japoneses e ao lançamento da Genesis a nova consola da Sega conhecida no Japão e Europa como Mega Drive.
    Foram lançados no Japão e EUA acessórios como comandos, pistolas, rato, expansões de memória, um que permitia usar a consola para Karaoke e o mais importante o drive de CD que permitia ler jogos em CD-Rom, para além dos tradicionais cartuchos em formato de cartão de crédito chamados de Hucards ou Turbochips.
    Mais tarde, a NEC lançou uma versão chamada PC Engine Duo no Japão ou Turbo Duo nos EUA, que já vinha com o drive de CD incorporado e 128 KB de RAM, surgindo assim jogos no formato Super CD-ROM.
    No início de 1995 o PC Engine/Turbografx 16 desapareceram por completo devido ao sucesso do Genesis/Mega Drive e Super Nintendo/Super Famicom e ao lançamento da Saturn e Playstation consolas mais poderosas e com suporte 3D.


    PC Engine, versão japonesa da consola


    TurboGrafx 16, versão Americana


    Bonk's Adventure (jogo da personagem que competia com Sonic e Mario)


    Um dos grandes sucessos da consola, Dracula X

    1988 – Mega Drive

    Atrás da NES/Famicom da Nintendo e PC Engine/Turbografx da Nec em popularidade e vendas, a Sega lança em Outubro de 1988 a Mega Drive a primeira consola 16 bits. Com um aspecto futurista, um processador de 16 bits o Motorola 68000 que corria a 7.67 Mhz e capacidade para exibir apenas 64 cores em simultâneo, conseguiu impressionar os jogadores com os seus gráficos e conversões de arcades Sega.
    Nos EUA foi lançado em Setembro de 1989 com o nome de Genesis.
    Na Europa em 30 de Novembro de 1990 com o nome original, Mega Drive.
    A nova consola 16 bits da Sega não se conseguiu implantar no Japão devido à falta de RPG's, um estilo de jogo muito apreciado no oriente, mas nos EUA e resto do mundo foi um sucesso que superou o Super Nintendo/Super Famicom principalmente depois do lançamento de Sonic em 1991.
    Durante a vida da consola foram produzidos mais de 1000 jogos (na Europa nem todos lançados) graças ao apoio das melhores produtoras do momento como a Konami, Capcom, Tecnosoft, Interplay, Sunsoft, Hudson e Electronic Arts, esta última juntamente com a Sega foram as grandes responsáveis pelo sucesso da consola na América e Europa.
    Saíram ainda durante a vida da consola acessórios como o comando de 6 botões para facilitar a jogabilidade de jogos como o Street Fighter II, um rato, um adaptador para 4 jogadores (4 comandos), bazuca, adaptador para jogar os jogos do Master System e o Activator que era uma espécie de circulo colocado no chão onde o utilizador se posicionava e controlar os movimentos das personagens através dos próprios movimentos.
    Em 1991 a Sega lança no Japão o Mega CD para tentar conter a popularidade do PC Engine CD. O Mega CD ligado ao Mega Drive poderia ler jogos em CD-Rom oferecendo aos fabricantes de jogos a possibilidade de desenvolver jogos com maior capacidade gráficas como zoom, rotação, videos Full Motion e melhores capacidades sonoras.
    Em Novembro de 1992 é lançado nos EUA com o nome de Sega CD, impulsionada pelo sucesso da Genesis vendeu mais de 6 milhões de unidades e foram produzidos mais de 200 jogos, muitos eram “filmes interactivos” ou jogos já existentes com apenas mais alguns níveis, cenas de vídeo e musica melhora.
    Em 1994 a Sega lança o 32X que encaixado na parte superior do Mega Drive/Genesis formava um sistema de 32 bits. O 32X possuía um processador Dual Hitachi SH3 32-bit RISC, conseguia exibir no ecrã 32.000 cores em simultâneo, os jogos vinham em cartucho. O 32X poderia ainda ser ligado simultaneamente com o Mega Drive/Genesis e Mega CD/Sega CD formando um único sistema capaz de correr jogos em CD-Rom desenvolvidos para este sistema triplo.
    Foram desenvolvidos cerca de 90 jogos (na Europa lançados menos de 50) mas devido à fraca aceitação dos consumidores, revelou-se um fracasso a que a Sega deixou de dar suporte pouco mais de um ano após o lançamento.




    Sonic the Hedgehog


    Streets of Rage



    Super Street Fighter II


    Comix Zone


    Sonic CD (para a Mega CD)


    Virtua Fighter (Para a 32x)

    1990 – Neo Geo

    Em 1989 a empresa SNK aventura-se no mercado dos jogos electrónicos com uma placa para arcades chamada MVS. Aproveitando o sucesso da placa, lança em 1990, no Japão, a consola Neo Geo com as mesmas especificações técnicas da placa MTV.
    Os jogos são conversões fies das arcades da SNK mas os preços elevados (a partir de 150€/200€) dos cartuchos de jogos impediram a sua massificação transformando-a numa consola de luxo acessível apenas a alguns. A consola tinha sobretudo uma grande variedade de jogos de luta e disparo mas não de outros estilos e o seu sucesso restringiu-se ao Japão.
    Em 1994 a SNK lança o Neo Geo CD que era basicamente a Neo Geo com uma drive de CD's de velocidade simples, com memória para gravar a progressão nos jogos e memória RAM, mas com os jogos a um preço muito mais acessível (por volta dos 80€).
    Como a SNK não previu a chegada das novas consolas Saturn e Playstation que ofereciam gráficos 3D, não se conseguiu impor com os seus bons jogos em 2D.


    Neo Geo


    Neo Geo CD


    Blue's Journey


    King of Fighters '95 (CD)


    Metal Slug 2 (CD)

    1990 – SNES/Super Famicom

    Com a popularidade do PC Engine no Japão e o lançamento da Mega Drive/Genesis, as perspectivas para a NES, a consola de 8 bits da Nintendo, não eram as melhores.
    Em 21 de Novembro de 1990, a Nintendo lança no Japão a sua consola de 16 bits, a Super Famicom.
    Em 13 de Agosto de 1991, é lançada nos EUA com o nome de Super Nintendo Entertainment System (SNES).
    A 16 bits da Nintendo era mais recente 2 anos do que a Mega Drive/Genesis, tinha um processador 16-bit 6502 uma variância do 65C816 que corria a 3.57 MHZ, conseguia exibir no ecrã até 256 cores em simultâneo, dispondo de uma paleta com mais de 32000 cores, possuindo gráficos e sons mais sofisticados.
    A consola foi um sucesso desde as datas de lançamento. No entanto em 1993 a Genesis mantinha-se na liderança nos EUA, para inverter este cenário a Nintendo lança o chip Super FX, lançando posteriormente o jogo Star Fox, o primeiro jogo a usar a tecnologia FX para criar gráficos poligonais. Em 1994 é lança o Donkey Kong Country.
    Em 1995 já com a Playstation e Saturn à venda, a Nintendo lança o Yoshi's Island, a continuação oficial de Super Mario World, que utilizava uma versão mais poderosa do chip Super FX para produzir efeitos especiais em 3D.
    Durante o tempo de vida da SNES foram lançados acessórios como a Bazuca Super Scope 6, o Super Game Boy (que permitia jogar os jogos do Game Boy) e anunciou um eventual "SNES CD" não iria sair, pois a Nintendo tinha contratado a Sony para desenvolver o SNES CD mas cancelou o contrato ficando a Sony com a tecnologia desenvolvida até ao momento que acabou por dar origem à Playstation (se não fosse a Nintendo, nunca existiria a Playstation).
    A SNES/Super Famicom vendeu mais de 50 milhões de unidades por todo o mundo e foi um sucesso, foi oficialmente descontinuado em outubro de 1997.


    SNES/Famicom


    O acessório Super Game Boy


    Super Mario World


    Super Mario Kart


    Star Fox


    Donkey Kong Country

    1991 – CD-I

    Em 1987 a Philips começa a trabalhar no CD-I (Compact Disc Interactive) um formato capaz de armazenar vídeos, imagens e sons num disco de 8 cm, permitindo ao utilizador interacção usando a televisão.
    Para correr os discos CD-I era preciso um leitor CD-I que poderia ser fabricado por qualquer empresa que seguisse as especificações do formato.
    Em 1991 a Philips lança o seu leitor CD-I.
    Numa altura em que as consolas usavam o sistema de cartucho, como a Mega Drive/Genesis e a SNES/Super Famicom a Philips com o seu leitor CD-I oferecia um sistema de entretenimento doméstico completo que poderia ser usado como leitor CD áudio, Photo CD, correr software educacional e com um modem e programas opcionais aceder à Internet.
    Alguns modelos lançados foram o CD-I 210, CD-I 450, CD-I 550, este ultimo incluía um cartucho de vídeo digital opcional em outros modelos, que permitia ler o formato Video CD e jogos com sequências de vídeo (full motion video). Outros fabricantes lançaram os seus próprios leitores de CD-I como por o exemplo a Goldstar com o seu Goldstar GPI 1200.
    Antes do lançamento do CD-I as alianças que estavam a ser preparadas com produtores de jogos Japonesas foram desfeitas e consequentemente o formato CD-I padeceu de jogos originais.


    CD-I modelo 550


    The 7th Guest


    Link - The Faces of Evil (produzido pela Nintendo

    Portáteis

    1990 - PC ENGINE GT

    A viver momentos de sucesso no Japão com a consola PC Engine, a NEC lança em 1990, no Japão, a consola portátil PC Engine GT. A consola era uma versão portátil do PC Engine, com os mesmos recursos sonoros e gráficos exibidos num ecrã de matriz activa com iluminação backlight, os jogos eram os do PC Engine em cartões Hucards ou Turbochips eram compatíveis, contando assim com uma vasta colecção de jogos.
    Alimentado com 6 pilhas não se consegui jogar mais de 3 horas seguidas.
    No final de 1991 é lançada nos EUA com o nome de Turbo Express.


    PC ENGINE GT

    E chegamos ao fim do 6º capítulo desta "Saga". O próximo capítulo já vai ser de consolas que todos que estamos nesta comunidade conhecemos, como a Playstation, Sega Saturn, Nintendo 64, o Game Boy Color, entre muitas outras.
    E mais uma vez agradeço ao senhor António Paulo Santos pelo excelente trabalho que fez e que me estou a basear como base deste pequeno "projecto".


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