Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

    História das Consolas Parte 7 - 5ª Geração

    Compartilhe

    BAlvez
    Mewtwo

    Mensagens : 6024
    Reputação : 24
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 24
    Localização : Vila Nova de Gaia

    História das Consolas Parte 7 - 5ª Geração

    Mensagem por BAlvez em 2/5/2012, 00:25

    E chegamos à 5ª Geração de Consolas, uma geração que hoje muitos dos actuais jogadores já se sentem "em casa" pois são mais recentes e claro, jogaram nelas. Mais uma geração bastante interessante. Vamos começar:

    Quinta Geração

    As consolas de 32 bits e 64 bits formaram a quinta geração de consolas de videojogos.
    Esta era começou com o lançamento da 3DO em Outubro de 1993, mas foi dominada pelas Sega Saturn, Sony Playstation e Nintendo 64, terminando por ser a Playstation a consola de maior sucesso e a Nintendo 64 de menor.
    Tanto a 3DO como a Atari Jaguar fizeram parte desta era mas as vendas foram de tal modo pobres que não causaram um impacto significativo no mercado.

    1993 - 3DO

    Em Outubro de 1993 Trip Hawkins, fundador da produtora de jogos Electronic Arts, teve a ideia de criar um padrão único para máquinas de jogos, fundando a companhia 3DO que cobraria aos outros fabricantes direitos de autor (royalties) por cada consola e jogo vendido.
    As primeiras reacções à primeira máquina 3DO, a REAL 3DO Interactive Multiplayer FZ-1 (produzida pela Panasonic) foram muito negativas, não pelo desempenho da máquina (que até era bastante poderosa) mas pelos primeiros softwares produzidos. O elevado preço da consola contribuiu para a fraca implementação do 3DO e das várias produtoras de jogos japonesas, americanas e europeias licenciadas inicialmente, apenas algumas produziram jogos nos primeiros meses. Os títulos vinham de produtoras como a Electronic Arts com o Fifa Soccer, Road Rash, da Time Warner que converteu das arcades o Primal Rage, a capcom com o Street Fighter, a Crystal Dynamics com o Gex, a Infogrames com Alone In Dark I e II.
    Apesar de ser a primeira consola de 32 bits, o formato 3DO fracassou e nem mesmo a especificação M2 a segunda geração 3DO, alterou o cenário.


    3DO da Panasonic


    3DO da Goldstar


    3DO da SANYO


    Wolfenstein 3D


    Road Rash

    1993 - Atari Jaguar

    Após a morte da sua consola a Atari 7800 ProSystem em 1988, a Atari em 1989 investe num projecto conhecido por Panther para uma consola 32 bits, que abandona acabando por lançar em 18 Novembro de 1993 nos EUA a Jaguar que se auto intitulava como a primeira consola de 64 bits da história.
    A falta de jogos e o facto de parecer mais uma consola de 16 bits "quitada" fez com que a consola desaparece rapidamente. Alguns dos jogos que saíram foram o Alien Vs Predator, Cybermorph, Atari Karts e Rayman, em termos de acessórios saíram vários tipos de comando, cabo para ligar várias consolas, cartão de memória e o Jaguar CD para jogar jogos em CD.


    Alien Vs. Predator


    Alien Vs. Predator


    Atari Karts

    1994 - Sega Saturn

    Lançado em 1988 no Japão com o nome de Mega Drive e posteriormente nos EUA com o nome de Genesis, na Europa com o nome de Mega Drive, a consola de 16 bits da Sega foi bem sucedida.
    Quando em 1992 é anunciada a tecnologia 3DO, a Sega começa a planear a consola seguinte, baseada num processador 32 bits e leitor de CD-ROM de dupla velocidade com o objectivo principal de oferecer jogos 2D com qualidade arcade. Quando em 1993 a Sony anuncia a Playstation e suas especificações técnicas, a Sega prolonga então o desenvolvimento da sua consola de 32 bits.
    Em 22 de Novembro de 1994 a Sega lança no Japão a Saturn, uma consola de 32 bits com uma complicada arquitectura interna com capacidades 2D e 3D equipada com 2 processadores Hitachi SH-2 32-bit RISC (28.6 MHz), e em Maio de 1995 é lançada na América.
    Em termos de jogos a Saturn ficou conhecida pelos bons jogos 2D e conversões das arcades Sega como Virtual Fighter, Virtual Fighter II, Sega Rally, Daytona USA (este não tão bem conseguido), outros títulos marcantes foram Sonic 3D (conversão da versão Mega Drive), Saturn Bomberman, Panzer Dragoon entre muitos outros.
    Em jogos 3D o desempenho da Saturn era inferior à Playstation, devido à dificuldade de programar e essa dificuldade explica a perda de vários títulos para a Playstation, que era bem mais fácil de programar.
    Em termos de acessórios saíram o arcade Stick, adaptador para 6 jogadores, rato, volante, cartão de memória para guardar o progresso nos jogos, pontuações, etc., cartucho de expansão de memória de 4 MB usado em alguns jogos como por exemplo o King Of Fighters, o Photo CD, placa de vídeo digital para ler o formato Video CD. Outro acessório interessante que apenas saiu em alguns mercados foi o Net Link um cartucho com modem para aceder à Internet.
    Se nos primeiros tempos após o lançamento quase simultâneo da Saturn e Playstion era imprevisível qual a consola mais popula, mas com o passar do tempo a Playstation acabou por se instalar.
    No final de 1998, a Saturn foi oficialmente descontinuada pela Sega e o último jogo produzido para ela foi lançado em Dezembro de 2000.


    Modelo original da Sega Saturn


    2ª versão da Sega Saturn


    Virtua Fighter 2


    Sega Rally Championship

    1994 – Playstation

    A história da Playstation começa quando a Nintendo pede à Sony para criar um leitor de CD-ROM para a SNES/Super Famicom. Por divergências o acordo entre a Sony e a Nintendo foi desfeito, no entanto, a Sony prosseguiu sozinha a pesquisa que já tinha iniciado e daria origem à Playstation.
    Em 3 de Dezembro de 1994, é lançada no Japão a Playstation sendo um sucesso imediato com títulos como Ridge Racer e Tekken, conversões perfeitas das Arcades e a 9 de Setembro de 1995 é lançada nos EUA e 29 de Setembro 1995 na Europa.
    Com um processador gráfico (GPU) com capacidade para desenhar mais de meio milhão de superfícies triangulares planas por segundo, importante em jogos 3D, a Sony tenta assegurar jogos a condizer e compra a produtora de jogos britânica Psygnosis, que tinha começado a ser conhecida com o jogo Lemmings, exibe também as capacidades da consola aos principais produtores de jogos do mundo que a recebem com entusiasmo.
    A Playstation acaba por se tornar a líder do mercado dos jogos em 1996, consegue um apoio ainda mais forte das produtoras de jogos assim conseguindo muitas exclusividades como a Square Enix que abandona a Nintendo com a sua prestigiada série de jogos Final Fantasy. Importante, foi também o apoio da Namco com as séries Tekken e Ridge Racer. Resultado do apoio dos produtores de jogos a consola teve a maior colecção da história, com milhares de jogos. Foram muitos os jogos que marcaram a vida da consola como por exemplo as séries Gran Turismo, Resident Evil, Crash Bandicoot, Metal Gear Solid e Pro Evolution Soccer.
    Em termos de acessórios, foram vários, como o cartão de memória, o comando analógico Dual Shock, Multitap, cabo Link que permitia ligar duas consolas e duas televisões.
    Passados uns anos a Playstation muda de aspecto mas o interior continua a ser igual, assim também mudando de nome para PSOne.
    A Sony consegue assim um feito notável, superar a Nintendo e Sega com a sua primeira consola.


    Modelo original da Playstation


    PSone


    Tekken


    Gran Turismo


    Metal Gear Solid

    1995 - Virtual Boy

    Da mente do criador do Game Boy, Gumpei Yokoi, influenciado pela popularidade da realidade virtual, nasce a ideia de uma portátil 32 bits que consistia nuns óculos para mostrar imagens em 3D, essa consola foi o Virtual Boy lançado em 21 Julho de 1995 no Japão e 14 de Agosto de 1995 nos EUA.
    A consola revelou-se um fracasso de vendas e no seu curto tempo de vida saíram cerca de 20 jogos. Em 1997 a Nintendo anunciou a paragem da produção para se concentrar nas vendas da Nintendo 64 e Game Boy.


    Virtual Boy


    Mario Tennis

    1996 – Nintendo 64

    Com o anúncio e posterior lançamento da Saturn e Playstation nasce uma nova geração de consolas de 32 bits, dificilmente a Nintendo conseguiria aguentar com a sua 16 bits SNES/Super Famicom.
    Em 1994 faz uma parceria com a Silicon Graphics, prevendo lançar em 1995 uma nova consola, o que não acontece e nesse ano após adiamentos sucessivos a Nintendo anuncia que irá saltar a geração dos 32 bits para os 64.
    Em 23 de Junho de 1996 é lançada no Japão a Nintendo 64 e a 29 de Setembro de 1996 nos EUA e por fim a 1 Março 1997 na Europa.
    Com a Nintendo 64 veio um jogo que ficou na história dos videojogos, produzido por Shigeru Miyamoto, Mario 64 foi considerado por várias revistas de todo o mundo como o melhor jogo já feito, devido aos seus gráficos 3D e uma jogabilidade característica dos jogos de plataformas 2D.
    Numa altura em que as restantes consolas usavam o formato CD a Nintendo apostou no cartucho que para além da capacidade de armazenamento inferior, tinha um custo de produção superior e era controlada pela Nintendo que cobrava direitos (royalties), fazendo com que várias produtoras de jogos se afastassem.
    Produtoras até altura fiéis à Nintendo, como Square Enix, passaram a produzir jogos exclusivamente para a Playstation e outras importantes como a Capcom, Konami e Electronic Arts apostaram mais na Saturn mas também na Playstation.
    A produção de jogos foi então sustentada principalmente pela própria Nintendo e pela Rare, conseguindo que a consola fosse um sucesso nos EUA mas não no Japão onde não passou do terceiro lugar atrás da Playstation e Saturn.
    Alguns dos jogos que marcaram a consola foram Super Mario 64, Mario Kart 64, Pilot Wings, Pokémon Stadium, Zelda, Banjo Tooie, Diddy Kong Racing, Donkey Kong 64, Turok entre outros.


    Nintendo 64


    Nintendo 64 versão Pokémon


    Super Mario 64


    Wave Racer 64


    Mario Kart 64


    Pokémon Stadium

    Portáteis

    1995 - Nomad

    Lançada em Outubro de 1995, no Japão e EUA, mas nunca na Europa a Nomad é a nova tentativa da Sega para entrar no mercado das consolas portáteis e tentar derrotar o Game Boy.
    A Nomad era uma versão portátil do Mega Drive/Genesis, com um ecrã LCD a cores e compatível com os jogos, tendo assim logo no lançamento uma vasta colecção de cerca de 600 jogos. Ter uma portátil de 16 bits era tentador, mas revelou-se insuficiente pois os jogadores desejavam títulos novos.
    Tal como a Game Gear tinha pouca autonomia quando alimentada a pilhas.


    A Nomad

    1998 - Game Boy Color

    O Game Boy Color foi uma resposta à pressão das produtorasde jogos por um sistema de jogo novo e mais sofisticado, já que elas sentiam que o Game Boy (até mesmo o Pocket) era insuficiente.
    A consola foi lançada no dia 21 de outubro de 1998 no Japão, 19 de novembro de 1998 nos EUA, 23 de Novembro de 1998 na Europa e a 27 de novembro de 1998 no Reino Unido. Ela tem um ecrã coloridoe é ligeiramente mais grosso e alto do que o Game Boy Pocket.
    O produto final era compatível com os jogos do Game Boy, a primeira portátil capaz de ser retrocompativel, assim tornando a sua biblioteca de jogos maior e mais apetecível.
    Isto tornou-se um elemento chave na linha Game Boy, pois permitia que cada lançamento da sua família tivesse à disposição uma biblioteca significantemente maior do que a de seus competidores desde o começo.
    Assim como o Game Boy original, possui um processador de 8-bit. Combinados, o Game Boy e o Game Boy Color venderam 118.69 milhões de unidades no mundo todo.


    Game Boy Color

    1998 - Neo Geo Pocket

    Vendo a popularidade do Game Boy que dominava sozinho o mercado das consolas portáteis, a SNK em Novembro de 1998 lança no Japão a Neo Geo Pocket.
    A um preço bastante atraente (US$ 69), um ecrã LCD, um processador de 16 bits e uma duração de cerca de 40 horas para as baterias, a SNK apenas errou no momento do seu lançamento pois nessa altura já estava disponível o Game Boy Color, que para além de ler jogos feitos para a própria consola lia os jogos do Game Boy.
    Em Março de 1999 a SNK lança no Japão o Neo Geo Pocket Color que para além de novos jogos mantinha compatibilidade com os do Neo Geo Pocket.
    Com um hardware superior à concorrente, mas com uma colecção de jogos muito menor, com problemas financeiros provocados pelo decréscimo do mercado das Arcade a que a SNK se dedicava, teve dificuldades em distribuir o seu produto pelo resto do mundo. A meio do ano de 2000 a SNK vê-se obrigada a fechar as portas de subsidiarias espalhadas pelo mundo, deixando de dar o suporte anunciado ao Neo Geo Pocket. Em Abril de 2001 pela a abertura do processo de falência, e no final de Outubro fechou definitivamente as portas, pondo o fim a 23 anos de existência.


    Neo Geo Pocket


    Neo Geo Pocket Color

    E chegamos ao fim do 7º capítulo desta "Saga". O próximo capítulo será da 6ª Geração, onde falarei de consolas como a PS2, Game Cube, Xbox e Game Boy Advance, entre outras.
    E mais uma vez agradeço ao senhor António Paulo Santos pelo excelente trabalho que fez e que me estou a basear como base deste pequeno "projecto".


    _________________


    Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

    lobito180
    Mewtwo

    Mensagens : 5234
    Reputação : 21
    Data de inscrição : 20/01/2012
    Idade : 21

    Re: História das Consolas Parte 7 - 5ª Geração

    Mensagem por lobito180 em 2/5/2012, 09:32

    A minha Playstation, de vez em quando, ainda passa uma tarde a proporcionar-me belos momentos de nostalgia, desde Tekken 3 a Tomb Raider, passando por Gran Turismo, MediEvil e Metal Gear Solid Twisted Evil

    Nightwatch
    Suicune

    Mensagens : 2340
    Reputação : 17
    Data de inscrição : 30/12/2011

    Re: História das Consolas Parte 7 - 5ª Geração

    Mensagem por Nightwatch em 2/5/2012, 12:06

    Este tópico está altamente. Dá logo a nostalgia lol. Principalmente as imagens das consolas em conjunto com as dos jogos. Já dipe que a minha Nintendo 64, Game Boy Pocket, ainda funcionam como novos? Lol. E não falta ai o Pokémon Mini? XD

    BAlvez
    Mewtwo

    Mensagens : 6024
    Reputação : 24
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 24
    Localização : Vila Nova de Gaia

    Re: História das Consolas Parte 7 - 5ª Geração

    Mensagem por BAlvez em 2/5/2012, 12:55

    Nightwatch escreveu:Este tópico está altamente. Dá logo a nostalgia lol. Principalmente as imagens das consolas em conjunto com as dos jogos. Já dipe que a minha Nintendo 64, Game Boy Pocket, ainda funcionam como novos? Lol. E não falta ai o Pokémon Mini? XD

    Felizmente posso dizer que todas as minhas consolas antigas ainda estão a funcionar. Ainda estes dias o meu pai pediu-me para lhe emprestar a Sega Saturn e ultimamente ele tem estado a jogar nela, e eu até já matei saudades de alguns jogos (como Saturn Bomberman, jogo que antes terminava num fim-de-semana, desta vez foram duas horas xD).
    Essa questão do Pokémon Mini vou já responder, até agora sei que não falei de muitas consolas mas por uma simples razão de não serem tão "relevantes" como consolas. Mas não é por isso que não vou falar delas, irei falar assim que chegar ao final deste projecto criando tópicos exclusivos para esses aparelhos.
    Vou falar do ZX Spectrum (que é mais um PC que uma consola, e quem dominou na era do Crash dos Videojogos), do Game & Watch, também do Pokémon Mini entre muitos outros.


    Última edição por BAlvez em 2/5/2012, 18:34, editado 1 vez(es)


    _________________


    Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

    HBC
    Suicune

    Mensagens : 4639
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 21
    Localização : In the cosmos!

    Re: História das Consolas Parte 7 - 5ª Geração

    Mensagem por HBC em 2/5/2012, 16:15

    Eu que fixe, Gran Turismo com gráficos pixelizados XD


    _________________


    A jogar: Pokemon Alpha Sapphire

    Conteúdo patrocinado

    Re: História das Consolas Parte 7 - 5ª Geração

    Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 02:27


      Data/hora atual: 3/12/2016, 02:27