Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

    História das Consolas Parte 8 - 6ª Geração

    Compartilhe

    BAlvez
    Mewtwo

    Mensagens : 6024
    Reputação : 24
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 24
    Localização : Vila Nova de Gaia

    História das Consolas Parte 8 - 6ª Geração

    Mensagem por BAlvez em 15/5/2012, 16:30

    Boas pessoal!
    Semana passada como não estive em casa, não fiz este capítulo por isso trago-vos hoje.
    6ª geração, uma geração marcada pelo enorme sucesso que a Sony fez com a PS2, a Nintendo com um enorme sucesso com o GBA mas a Gamecube já não teve tanto, e a estreia da Microsoft no mercado dos videojogos, e a desistência da Sega em fabricar consolas. Cá vai:

    Sexta Geração

    A sexta geração, conhecida como a era dos 128 bits, iniciou-se em 1998 com o lançamento da Sega Dreamcast e inclui as consolas Sony Playstation 2, Nintendo GameCube e a Microsoft Xbox.

    1998 – Dreamcast

    Em 1996 apercebendo-se que a Playstation iria levar a melhor sobre a Saturn, inicia-se um novo projecto em duas frentes, uma nos EUA conhecido por Black Beld composto pela SegaSoft, Microsoft e 3Dfx e outra no Japão conhecido por Dural/Katana composta pela Sega Corp, Hitachi e NEC.
    Apresentados os resultados das duas frentes, concluiu-se que a Katana era uma consola mais poderosa e robusta, a Black Belt apresentava maior facilidade de desenvolvimento e conversão de jogos de PC. A Sega optou pela Katana, e acrescentou de última hora, a possibilidade de alguns jogos utilizarem o sistema operativo Windows CE, da Microsoft, para facilitar a programação de jogos.
    Em 27 de Novembro de 1998 a Sega lança no Japão a consola com o nome de Dreamcast, sem muito sucesso, em 9 de Setembro de 1999 é lançada nos EUA, vendendo várias unidades no primeiro dia e mais de um milhão nos dois meses e meio seguintes e por fim a 14 de Outubro de 1999 é lançada na Europa.
    A consola era a primeira a incluir um modem de 56k usado para aceder e jogar Online, tinha um processador Hitachi SH4 RISC a 200 MHz, entrada para 4 comandos, os jogos armazenados no formato proprietário GD-ROM que tinha capacidade de 1 GB.
    Em temos de acessórios foram lançados o VMU (Visual Memory Unit) que era um cartão de memória que continua um ecrã que podia ser usado para jogar mini jogos ou ver o conteúdo armazenado, Vibration Pack para fazer tremer o comando, volante, rato e teclado.
    Com poucos bons lançamentos iniciais, a colecção e qualidade foi aumentando e apesar de em termos de hardware ser a melhor consola até ao lançamento da Playstation 2, a popularidade da Playstation junto dos utilizadores e produtores de jogos era tal que não permitiu à Dreamcast prosperar.
    Apesar do sucesso nos EUA, o seu insucesso no Japão e os problemas financeiros da Sega fizeram com que a produção da Dreamcast parasse oficialmente em Março de 2001, e a produção de jogos em Março de 2002. A Dreamcast foi a ultima consola produzida pela Sega, dedicando-se à produção de jogos para as plataformas existentes.


    Dreamcast, comando e Visual Memory


    Virtua Fighter 3tb (Team Battle)


    Dead or Alive 2


    Crazy Taxi


    Virtua Tennis


    Shenmue

    2000 – Playstation 2

    Lançada a 4 de Março de 2000 no Japão, 26 de Outubro de 2000 nos EUA e a 24 Novembro de 2000 na Europa a Playstation 2 é a segunda consola da Sony.
    Apoiada pela maioria das produtoras de jogos, conseguindo com muitas exclusividade absoluta ou exclusividade de títulos chave e mantendo compatibilidade dos jogos da primeira Playstation torna-se muito popular. Popularidade que não foi abalada com o lançamento em 2001 da GameCube da Nintendo nem da Xbox da Microsoft.
    A Playstation 2 para além da capacidade para ler jogos da primeira Playstation, lê jogos Playstation 2 em formato CD e DVD, CD's de música e filmes em DVD.
    Foram vários e de vários estilos os jogos que contribuíram para o sucesso da Playstation 2, deste continuações bem sucedidas da primeira Playstation até títulos estreantes como o caso do Gran Turismo 3, 4, Gran Turismo A Spec, Metal Gear Solid 2, 3, Final Fantasy X, Final Fantasy XII, Tekken 3, 4, Devil May Cry 1, 3, a série Ace Combat, a série Ratchet & Clank, a série Jak and Daxter, ICO, Shadow of the Colossus, God of War, Kingdom Hearts, entre muitos outros.
    Em termos de acessórios a consola a consola mantém a compatibilidade dos acessórios feitos para a primeira Playstation, como o cartão de memória mas não gravava os dados dos jogos da Playstation 2, os comandos possíveis de serem usados em todos os jogos da primeira Playstation e em vários nas não em todos da Playstation 2, entre outros acessórios. Em termos de acessórios feitos propositadamente para a Playstation 2 ela conta com o comando DualShock 2 que é praticamente uma actualização do primeiro DualShock, cartão de memória de 8 MB, Multitap que é um adaptador que permite vários jogadores simultaneamente, adaptador de rede Ethernet, disco rígido, comando remoto para controlar as funcionalidades dos filmes (avançar, pausa, etc), auscultadores com microfone usados por exemplo nos títulos da série Socom, Microfones usados na série de jogos SingStar, câmara usada por exemplo na série Eyetoy, guitarras usados por exemplo da série Guitar Hero, tapete, pistolas laser como a G-Con 2, rato, teclado.
    A Sony lançou também um kit Linux que para além do sistema operativo incluía teclado, rato, disco rígido e adaptador Ethernet.
    É possível também ouvir MP3, ver DiVx em consolas que tem instalado um chip (alteração não oficial) ou através de software de rede como o GameShark's.
    No verão de 2004 a Sony deixa de produzir o modelo da Playstation que fabricava até então, passando a construir um mais pequeno conhecido como Playstation 2 (PSTwo), para além do tamanho algumas diferenças são o facto do transformador passar a encontrar-se fora da consola, trazer já incluído o adaptador de rede Ethernet, deixar de ter o compartimento para colocar o disco rígido.
    Em Janeiro de 2007 altura em que este texto está a ser escrito a Playstation 2 continua a ser popular mesmo com o lançamento a nível mundial da Xbox 360 da Microsoft e da Wii da Nintendo e do lançamento da Playstation 3 no Japão e EUA.


    Modelo inicial da PS2


    PS2 Slim


    Gran Turismo 3


    Grand Theft Auto San Andreas


    Metal Gear Solid 2 Sons of Liberty


    Final Fantasy X


    Kingdom Hearts II


    Ratchet and Clank


    Pro Evolution Soccer 5

    2001 - Nintendo Game Cube

    Anunciada em 1999 com o nome de código Dolphin, a Nintendo lança a 14 de Setembro de 2001 no Japão a Gamecube, sucessora da Nintendo 64, já nos EUA e na Europa foi lançada a 18 de Novembro de 2001 e a 3 de Maio de 2002, respectivamente.
    Com receio da pirataria, a Nintendo aposta num formato que não o DVD para distribuir os jogos, mas sim uma espécie de mini-DVDs com capacidade para 1,5 gigabytes e aproximadamente 8 centímetros de diâmetro. Devido a este formato proprietário, e à imagem "familiar" da Nintendo, muitos fabricantes preferiram dar o ou maior apoio à Playstation 2, passando a consola a ser suportanda principalmente por jogos da própria Nintendo.
    Alguns dos sucessos feitos pela Nintendo para esta consola foram: Luigi's Mansion, Wave Race: Blue Storm, The Legend of Zelda: The Wind Waker, Super Mario Sunshine, Super Smash Bros. Melee, Metroid Prime, outros títulos também bem sucedidos de outros produtores de jogos foram Resident Evil, Baten Kaitos, Metal Gear: Twin Snake, Eternal Darkness e Sonic da ex rival Sega.
    Uma das novidades desta consola foi o facto de permitir a interacção com a consola portátil Game Boy Advance.
    Em termos de acessórios a consola teve uma grande variedade como comandos iguais ao distribuído com a consola com a capacidade de vibrar, uma versão sem fios por ondas de rádio do comando anterior, um comando moto serra especifico para o jogo Resident Evil 4, cartão de memória com capacidades de 59, 252 e 1019 blocos, Game Boy Player que permitia jogar os jogos de todos os tipos de Game Boy na televisão, os DK Bongos para usar por exemplo no Donkey Konga, cabo RF, Microfone usado por exemplo em Mario Party 6, 7 e Karaoke Revolution Party, Modem e Teclado usados para jogos Online como por exemplo o Phantasy Star Online Episode I & II.
    Mesmo sendo uma consola mais potente que a rival PS2, não teve tanto sucesso pela a ausência de jogos 3rd Party (jogos de produtoras independentes).


    Game Cube


    O Comando Moto Serra


    Luigi's Mansion


    Super Mario Sunshine


    Super Mario Kart Double Dash




    Pokémon Colosseum


    The Legend of Zelda The Wind Waker


    Resident Evil 4

    2001 - Microsoft Xbox

    Em Novembro de 2001 com o lançamento da Xbox nos EUA, a Microsoft, gigante da informática, entra no mercado das consolas.
    O lançamento no Japão ocorreu a 22 de Fevereiro de 2002 e na Europa a 14 de Março de 2002.
    Os jogos eram distribuídos em DVD, possuía a capacidade de ler CD's de música e filmes em DVD sendo necessário para ver filmes em DVD adquirir o comando remoto, o que não acontecia com a Playstation 2.
    A consola possuía um disco rígido que permitia guardar várias informações dos jogos e permitia guardar músicas que poderiam ser ouvidas em qualquer momento incluindo durante os jogos.
    A consola teve poucos jogos exclusivos, sendo o mais bem sucedido a série Halo. Geralmente das conversões feitas para a Xbox, Playstation 2 e Gamecube eram na Xbox que ficavam melhor. Alguns jogos bem sucedidos na Xbox foram Project Gotham Racing, Dead or Alive 3, MotoGP, Ninja Gaiden,Star Wars: Knights of the Old Republic, Halo, etc.
    Com a Xbox é possível jogar e conversar enquanto se joga pela Internet sendo para isso necessário adquirir o serviço Xbox Live.
    Em termos de acessórios, para além do comando que inicialmente saia com a consola, foi lançado o comando controller S que era mais pequeno e tinha uma disposição dos botões diferente, acabando a determinado momento por ser aquele que acompanhava a consola. Existia também cartão de memória de 8MB, o Xbox Live Comunicator uns auscultadores com microfone, cabo RF para televisões mais antigas e o cabo advanced scart cable.


    A Xbox com o seu comando original


    O Controller S


    Halo


    Halo 2


    Project Gotham Racing 2


    Ninja Gaiden Black

    Portáteis

    2001 - Game Boy Advance

    O Game Boy Advance foi lançado no Japão no dia 21 de Março de 2001, nos EUA a 11 de Junho de 2001 e na Europa no dia 22 de Junho de 2001.
    É o sucessor do Game Boy Color, último produto da linha Game Boy, sendo esta a 3ª Geração de Game Boy's.
    O GBA é retrocompatível com os jogos lançados para o Game Boy e o Game Boy Color, assim como foi o Game Boy Color com os jogos para o Game Boy Original, assim tendo um enorme catálogo mesmo no dia do seu lançamento.
    É alimentado por duas pilhas AA, que duram cerca de 5-10 horas de jogo, assim como o acessório da bateria e da seu respectivo carregador.


    Modelo original do GBA

    No final de 2003, a Nintendo lançou uma versão actualizada do Game Boy Advance.
    Essa nova versão tinha o nome de Game Boy Advance SP (SP significa Special), onde a principal novidade (para além do design inovador e "dobrável") era o ecrã luminoso, com a possibilidade de jogar em ambientes mais escuros com todo o conforto. Também tem uma bateria recarregável de Li-ion e o seu respectivo carregador, assim corrigindo as críticas feitas ao modelo original do GBA, que eram o tamanho, a ausência de um ecrã luminoso e também a necessidade de pilhas.
    Este modelo também mantinha a retrocompatibilidade com os jogos do Game Boy e Game Boy Color, sendo o modelo com mais sucesso do GBA.


    Modelo original prateado do GBA SP


    Versão de comemoração dos 20 anos da NES do GBA SP

    Em Setembro de 2005, a Nintendo lançou uma segunda versão do Game Boy Advance, chamado de Game Boy Micro. Este modelo volta mais uma vez ao sentido horizontal do Game Boy Advance, mas muito menor e mais moderno. O Game Boy Micro também oferecia ao jogador a opção de escolher entre diversas frentes coloridas para permitir a customização, uma funcionalidade fortemente usada no marketing do produto. Ao contrário dos modelos anteriores ele não oferece suporte aos jogos de Game Boy ou Game Boy Color, e foi o modelo menos vendido pois pouco tempo depois saiu a Nintendo DS.


    Game Boy Micro com uma capa baseada num comando da NES

    E assim fica completo o capitulo da 6ª geração de consolas, onde todos nos lembramos e bem desta geração por ser bem recente e recheada de grandes jogos. Não falei de uma consola que é o N-Gage pelo mesmo motivo que não falei do ZX Spectrum, pois ambos têm jogos para eles mas não são inteiramente consolas, assim mais tarde irei falar desses e doutros em capítulos especiais após a conclusão deste projecto.
    O próximo capítulo irá ser sobre a ainda actual geração de consolas.
    E mais uma vez agradeço ao senhor António Paulo Santos pelo excelente trabalho que fez e que me estou a basear como base deste pequeno "projecto".


    _________________


    Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

    BAlvez
    Mewtwo

    Mensagens : 6024
    Reputação : 24
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 24
    Localização : Vila Nova de Gaia

    Re: História das Consolas Parte 8 - 6ª Geração

    Mensagem por BAlvez em 18/5/2012, 16:38

    BUMP!

    Este tópico só tinha 8 visualizações o que é sinal que poucos viram, por isso aqui fica o BUMP para chamar à atenção Smile


    _________________


    Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

    Miguelcmb
    Suicune

    Mensagens : 2459
    Reputação : 21
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 19
    Localização : Lisboa

    Re: História das Consolas Parte 8 - 6ª Geração

    Mensagem por Miguelcmb em 18/5/2012, 16:53

    BAlvez escreveu:BUMP!

    Este tópico só tinha 8 visualizações o que é sinal que poucos viram, por isso aqui fica o BUMP para chamar à atenção Smile

    lol!

    Agora já tem 13 Smile


    _________________
    A jogar: Pokémon Alpha Sapphire e Fallout New Vegas
    RPG Team: Oshawott () lv.9 / Spearow () lv.10 / Elekid () lv.10 / Cleffa () lv.8 / Phanpy () lv.8


    Nightwatch
    Suicune

    Mensagens : 2340
    Reputação : 17
    Data de inscrição : 30/12/2011

    Re: História das Consolas Parte 8 - 6ª Geração

    Mensagem por Nightwatch em 18/5/2012, 21:16

    Digo o que disse sobre a outra parte, tópico awesome! Lol. Ai ai a Game Cube, ainda hoje em dia jogo na minha, consola que me fez adorar a Nintendo xD

    lobito180
    Mewtwo

    Mensagens : 5234
    Reputação : 21
    Data de inscrição : 20/01/2012
    Idade : 21

    Re: História das Consolas Parte 8 - 6ª Geração

    Mensagem por lobito180 em 18/5/2012, 21:42

    Muito fixe!
    O meu GBA SP é o da NES! lol!

    Conteúdo patrocinado

    Re: História das Consolas Parte 8 - 6ª Geração

    Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 04:23


      Data/hora atual: 5/12/2016, 04:23