Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

    História das Consolas Parte 9 - Portáteis da 7ª Geração

    Compartilhe

    BAlvez
    Mewtwo

    Mensagens : 6024
    Reputação : 24
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 24
    Localização : Vila Nova de Gaia

    História das Consolas Parte 9 - Portáteis da 7ª Geração

    Mensagem por BAlvez em 28/6/2012, 11:27

    Boas pessoal!

    E finalmente chegamos à ainda actual geração de consolas! Mas só falarei das consolas portáteis neste capítulo.
    Não publiquei antes pois embora já tivesse preparado, não tive tempo nem muita vontade de dar os ajustes necessários, por isso ficam aqui as minhas desculpas para quem esperava este capítulo.
    Esta 9ª parte será organizada de forma diferente comparando a capítulos anteriores, pois nesta geração notou-se que as portáteis são consolas tão utilizadas como as domésticas e com o mesmo ou ainda mais sucesso que elas, ao contrário do passado que eram um mundo aparte pois sempre foi dominada pela Nintendo sem grande concorrência. Sendo assim merece um capítulo à parte pois existe muito que falar delas. Cá vai:

    Portáteis da Sétima Geração

    2004 - Nintendo DS

    Com uma forte tradição no mundo das consolas portáteis, a 21 de Novembro de 2004 a Nintendo lança nos EUA a Nintendo DS e a 2 de Dezembro de 2004 no Japão (curiosamente, uma semana mais tarde, algo incomum) e só a 11 de Março de 2005 na Europa.
    Tem um aspecto que a distingue das restantes portáteis ao trazer dois ecrãs (semelhante ao antigo Game & Watch), sendo o inferior sensível ao toque, também está embutido um microfone para a interacção nos jogos e ligação sem fios via Wi-Fi para interacção a pequenas distancias ou através da Internet ou maiores distancias com o acessório Nintendo Wi-Fi Connection.
    A consola possui duas entradas para cartuchos, um onde são inseridos os jogos da própria consola e outro usado para jogos do Game Boy Advance sendo portanto retro compatível com esta ultima mas não com o Game Boy original nem com o Game Boy Color. Devido à não retro compatibilidade com estas consolas iniciaram-se vários projectos para emular estas plataformas, um deles é o Goomba Emulator que permite jogar os jogos do Game Boy original no Game Boy Advance e por consequência na Nintendo DS.
    Além disso, esta consola trouxe a novidade que só com um cartuxo de jogo e vários sistemas Nintendo DS é possível jogar, a isto se chama Download Play, sendo Mario Kart DS o jogo mais utilizado nessa função.
    E a consola é Region Free, ou seja, permite também jogar os jogos de qualquer região mas jogos multi jogadores que requeiram que cada jogador tenha o seu cartucho, só irão funcionar se todos forem da mesma região.
    Em termos de jogos para além dos herdados do Game Boy Advance, conta com jogos próprios como os habituais feitos pela Nintendo: Super Mario 64 DS, Mario Kart DS, Mario & Luigi: Partners in Time, Yoshi's Touch & Go, Metroid Prime: Hunters entre outros desenvolvidos por outras empresas como Pokémon Diamond & Pearl (Game Freak) Castlevania: Dawn of Sorrow (Konami), Final Fantasy III, Kingdom Hearts 358/2 Days, The World Ends With You (Square Enix), Resident Evil: Deadly Silence (Capcom), Sonic Rush (Sega), Mega Man ZX (Capcom), Viewtiful Joe: Double Trouble (Capcom), entre muitos outros.
    A consola é vendida com carregador e bateria cujo tempo de vida pode varia entre as 4 e as 10 horas dependendo por exemplo do volume de som usado, da iluminação, e o uso do Wi-Fi. Para fazer pausa no jogo é possível fechar a consola fazendo com que esta entre no modo descanso.
    Em termos de acessórios oficiais existem o Rumble Pack, o Play-Yan que é vendido originalmente como acessório para o Game Boy Advance e permite que esta e por consequência a Nintendo DS exiba vídeos MP4 e toque músicas MP3 a partir de cartões de memória SD, Nintendo DS MP3 Player, Auscultadores com microfone, TV Turner, Nintendo Wi-Fi USB Connector.
    Mais tarde (no ano de 2006) saiu uma versão Lite da Nintendo DS, sento esta a versão mais vendida da consola, pois é mais compacta, elegante, existem mais opções em como poupar energia e acima de tudo, ergonómica. Continua a ter a mesma interface existente na DS normal e também a compatibilidade com os jogos do GBA. Além disso, a longevidade da bateria aumentou.
    Já no ano de 2008, saiu uma outra versão da DS chamada de DSi. Em questão de tamanho e formato é muito semelhante à DS Lite, contudo existiram algumas mudanças significativas.
    Incluíram duas câmaras de 0.3 Megapixéis que permite tirar fotografias e até é ferramenta em alguns jogos, a consola passa a ter um sistema de armazenamento através de cartões SD, introduziram uma loja virtual para a possibilidade de comprar e fazer o Download de jogos em formato digital, e claro, tem um novo sistema de interface com funções novas por causa de novo hardware (as câmeras), e uma bateria capaz de durar até 20 horas.
    No ano seguinte saiu uma outra versão da DSi, chamada de DSi XL onde aumenta significamente o tamanho da consola, mas no fundo continua a ser a mesma que a DSi.


    Modelo Original da DS


    DS Lite


    Nintendo DSi


    Nintendo DSi XL

    2004 - PlayStation Portable

    Em 12 de Dezembro de 2004 a Sony lança a sua primeira consola portátil no Japão a Playstation Portable conhecida também por PSP, nos EUA o lançamento foi a 24 de Março de 2005 e na Europa a 1 de Setembro de 2005.
    A PSP para além de ser uma consola de jogos permite ver vídeos, fotografias, ouvir música e acesso sem fios (Wi-Fi) à Internet. Em termos de capacidades gráficas e de processamento é superior do seu concorrente mais directo a Nintendo DS, possui um ecrã 16:9 com alta luminosidade e definição, ligações por infravermelhos e USB (útil para transferência de dados com o PC).
    Os jogos e filmes são geralmente distribuídos no formato UMD que tem uma capacidade de 1.8 GB sendo ainda possível usar também o Memory Stick Duo com capacidades que vão desde os 32 MB até aos 32GB para armazenar os vários tipos de dados, incluindo o armazenamento de dados de jogos (Save Games).
    A consola é vendida com carregador e bateria cujo tempo de vida pode varia entre cerca de 3 horas quando se está a aceder à Internet com as definições de brilho no máximo até cerca das 10 horas quando usada para ouvir MP3 com o ecrã desligado.
    A consola possui ainda muitos outros acessórios como bolsa PSP, correia de pulso, auscultadores com comando à distância, adaptador de carro e ainda é possível anexar uma câmara para filmar e fotografar (e também serve de ferramenta em alguns jogos) e também um receptor GPS que para além de fazer as funções de GPS normal pode ser usado em alguns jogos como Metal Gear Solid: Portable Ops.
    No que toca a jogos, tem imensos de qualidade como GTA Liberty City Stories e Vice City Stories, Patapon e Loco Roco, Kingdom Hearts Birth By Sleep e God of War Chains of Olympus.
    Em 2007 saiu uma nova versão da PSP conhecida como "PSP Slim & Lite" e também pelo seu nome de código 2000 (sendo a versão original a 1000). A grande novidade desta versão é mesmo a consola ser mais pequena e leve que a versão original e tem uma autonomia maior, e também permite a ligação à TV para ver fotografias e vídeos.
    Já no ano seguinte (2008) saiu uma outra versão conhecida como a 3000, onde mudam muito no ecrã. Comparando à versão 2000 o ecrã é ligeiramente maior onde também melhoraram a visibilidade das cores, tem um contraste ainda maior (o que permite jogar com boa visibilidade mesmo com sol a reflectir no ecrã), tem um microfone embutido e os botões têm um novo formato. Além disso, a possibilidade de ligar a TV tem novas características como poder jogar qualquer jogo na TV.
    E em 2009, a Sony lança a PSP Go, uma consola com um design totalmente diferente das consolas anteriores (os botões podem ficar "escondidos" atrás do ecrã) e com uma particularidade, não tem suporte para UMD's e só suporta jogos em formatos digital. Uma aposta ousada por parte da Sony, onde inicialmente esta consola pouco vendia pois os preços dos jogos são abusivos e assim não conseguiram vender muitas unidades. Mais tarde até lançaram um Pack com oferta de 10 jogos, vendeu mais mas mesmo assim as vendas não salvaram do fracasso que foi.
    Por fim, no final de 2011 a Sony lançou mais um modelo da PSP, chamado de E1000 só na Europa. É uma consola bem mais barata (custa 100€) e é destinada para o público infantil, pois é uma consola mais resistente, e tiraram o Wi-Fi da consola, e assim voltaram com os UMD's à consola.


    As várias versões da PSP, ordenadas da seguinte forma:
    PSP 2000, PSP 1000, PSP 3000 e PSP Go


    PSP E1000

    Em síntese

    Quer a Nintendo quer a Sony já têm novas consolas portáteis, por isso embora estas consolas continuem a serem comercializadas e terem jogos a sair para elas, podemos dizer que quem venceu, ou melhor, quem ainda vence esta guerra de duas consolas com sucesso é a Nintendo com a DS, pois no total (contando todas as versões) vendeu cerca de 146 Milhões de unidades em todo o mundo e a PSP cerca de 71 Milhões, que é uma diferença gigantesca.
    E como disse anteriormente, quer uma empresa quer outra têm novas consolas mas a Nintendo continua a produzir jogos para a DS (e muitos de grande qualidade como Black 2 e White 2), já a PSP não tem tanto suporte como tinha antes, atrevo-me a dizer que é uma consola abandonada.

    E com isto termino a 9ª parte da história dos videojogos. A 10ª parte será das domésticas da 7ª geração, não vou prometer qualquer data pois ainda estou a construir esse capítulo.
    E mais uma vez agradeço ao senhor António Paulo Santos pelo excelente trabalho que fez e que me estou a basear como base deste pequeno "projecto".


    Última edição por BAlvez em 29/6/2012, 23:48, editado 3 vez(es)


    _________________


    Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

    BAlvez
    Mewtwo

    Mensagens : 6024
    Reputação : 24
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 24
    Localização : Vila Nova de Gaia

    Re: História das Consolas Parte 9 - Portáteis da 7ª Geração

    Mensagem por BAlvez em 29/6/2012, 23:34

    BUMP!
    Epah, alguém leu este capítulo? xD


    _________________


    Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

    Jonas
    Arcanine

    Mensagens : 735
    Reputação : 5
    Data de inscrição : 02/01/2012
    Idade : 18
    Localização : Amarante

    Re: História das Consolas Parte 9 - Portáteis da 7ª Geração

    Mensagem por Jonas em 29/6/2012, 23:38

    já li um bocado e gostei Wink


    _________________





    _____________________________________
    A jogar: Metro: Last Light Very Happy

    Miguelcmb
    Suicune

    Mensagens : 2459
    Reputação : 21
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 19
    Localização : Lisboa

    Re: História das Consolas Parte 9 - Portáteis da 7ª Geração

    Mensagem por Miguelcmb em 30/6/2012, 08:10

    Também li, está muito bom Wink


    _________________
    A jogar: Pokémon Alpha Sapphire e Fallout New Vegas
    RPG Team: Oshawott () lv.9 / Spearow () lv.10 / Elekid () lv.10 / Cleffa () lv.8 / Phanpy () lv.8


    lobito180
    Mewtwo

    Mensagens : 5234
    Reputação : 21
    Data de inscrição : 20/01/2012
    Idade : 21

    Re: História das Consolas Parte 9 - Portáteis da 7ª Geração

    Mensagem por lobito180 em 30/6/2012, 11:21

    Está bom como sempre Very Happy

    xdjogs
    Suicune

    Mensagens : 2676
    Reputação : 1
    Data de inscrição : 05/01/2012
    Idade : 22
    Localização : Caldas da Rainha

    Re: História das Consolas Parte 9 - Portáteis da 7ª Geração

    Mensagem por xdjogs em 30/6/2012, 17:26

    Antes de ler tudo, já meti voto positivo e quero-te louvar por teres tido esta trabalheira toda até agora na História das Consolas. Agora vou ganhar coragem e ler tudo lol!


    _________________

    O meu RPG: http://pokemaxi.foruns.com.pt/t693-cartao-de-jogador-xdjogs
    O meu perfil no Deviantart: http://elricmon.deviantart.com/

    Tópico dos Jogos à borla para o Steam: http://pokemaxi.foruns.com.pt/t988-jogos-a-borla-para-o-steam

    BAlvez
    Mewtwo

    Mensagens : 6024
    Reputação : 24
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 24
    Localização : Vila Nova de Gaia

    Re: História das Consolas Parte 9 - Portáteis da 7ª Geração

    Mensagem por BAlvez em 30/6/2012, 17:39

    xdjogs escreveu:Antes de ler tudo, já meti voto positivo e quero-te louvar por teres tido esta trabalheira toda até agora na História das Consolas. Agora vou ganhar coragem e ler tudo lol!

    Obrigado pela mensagem xdjogs, se gostam dão motivação para realizar o próximo capítulo (e o 10º dará imenso trabalho). E se não sabes e queres saber, o motivo para eu realizar isto tudo está no 1º capítulo xD


    _________________


    Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

    xdjogs
    Suicune

    Mensagens : 2676
    Reputação : 1
    Data de inscrição : 05/01/2012
    Idade : 22
    Localização : Caldas da Rainha

    Re: História das Consolas Parte 9 - Portáteis da 7ª Geração

    Mensagem por xdjogs em 30/6/2012, 20:56

    Vou ver agora então. O 1º capitulo lembro-me vagamente, mas não me lembro do porquê. Só sei que te está a dar uma trabalheira e está muito bem feito Smile


    _________________

    O meu RPG: http://pokemaxi.foruns.com.pt/t693-cartao-de-jogador-xdjogs
    O meu perfil no Deviantart: http://elricmon.deviantart.com/

    Tópico dos Jogos à borla para o Steam: http://pokemaxi.foruns.com.pt/t988-jogos-a-borla-para-o-steam

    Conteúdo patrocinado

    Re: História das Consolas Parte 9 - Portáteis da 7ª Geração

    Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 06:04


      Data/hora atual: 4/12/2016, 06:04