Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

26º Tema da Semana - "Geração Desilusão"? Ou não?

Compartilhe

Nightwatch
    Suicune

Reputação : 17

26º Tema da Semana - "Geração Desilusão"? Ou não?

Mensagem por Nightwatch em 4/12/2012, 14:21

Durante os meus períodos de refleção, ou seja insônias, estava a pensar o quanto Final Fantasy XIII é inferior ao Final Fantasy X, a partir dai comecei a pensar quantas séries perderam qualidade esta geração, Resident Evil, Devil May Cry, etc, são só exemplos que me lembrei, portanto este tópico serve para discutir se esta geração "matou" algumas das séries que já foram das mais importantes da industria? E quais manteram ou até melhoraram o nível de qualidade? O futuro vai ser apenas com jogos violentos, de tiros, foto-realistas, etc?

BAlvez
    Mewtwo

Reputação : 24

Re: 26º Tema da Semana - "Geração Desilusão"? Ou não?

Mensagem por BAlvez em 4/12/2012, 14:28

Nightwatch, antes de responder ao tópico pergunto-te: dás-me licença de mover este tópico para o "Tema da Semana" para assim ficar o desta semana?

Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

Nightwatch
    Suicune

Mensagem por Nightwatch em 4/12/2012, 14:39

BAlvez escreveu:Nightwatch, antes de responder ao tópico pergunto-te: dás-me licença de mover este tópico para o "Tema da Semana" para assim ficar o desta semana?
    É na boa podes mover.

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 4/12/2012, 15:12

Nightwatch escreveu:É na boa podes mover.

Muito obrigado rapaz, já na sexta que passou esqueci-me de colocar aqui um tema e não tinha ideias para isso.

Sobre o tema, "Geração Desilusão"? No sentido literal da coisa não concordo pois existe muitas grandes maravilhas na actual geração, seja de novas séries como de séries mais antigas com grande historial.
    Agora num sentido figurativo já concordo, e chamo mais a esta geração da "Geração da Ilusão". O que quero dizer com isso? Que muitas empresas (produtoras/editoras) sonharam muito alto e foderam-se. E porquê? Porque pensavam "Epah, isto suporta altos gráficos, metemos o jogo visualmente fantástico e temos alto jogo", focaram-se nisso e esqueceram dos outros parâmetros, Som, jogabilidade e claro, argumento (para os jogos que tenham).

Um exemplo muito recente é a colectânea de Doom que saiu ainda este ano, visualmente fantástico, mas de resto igual aos clássicos (quer dizer, mudaram a visão 180º para 360º, também mal era). Ora a jogabilidade do século passado encaixava-se nesta geração? Claro que não, e foi por aí que esse conjunto pecou.
    E este exemplo serve para muitas outras séries, Sonic, o jogo de 2006 é horrível, tem gráficos bonitos, dá uma boa sensação de velocidade mas é terrível de controlar, um jogo mesmo muito mau e só confirmou o degradamento da série (se bem que desde que saiu o Colors a coisa tem melhorado).

Depois existem outros casos como as das séries que referiste Nightwatch que mudaram o estilo de jogo. Resident Evil mudou de um Survival Horror para um jogo de acção "clássica", ou seja, matar pessoal e prosseguir, ver cut scene e por aí. O porquê de eles mudarem não faço ideia mas provavelmente quiseram aproveitar a capacidade gráfica das consolas (no Resi 5 existe um lugar muito iluminado onde se tem de derrotar uma quantidade massiva de negros, é que nem são bichos mas sim humanos), pensavam que se safavam mas pelo contrário, caíram em cima deles com más criticas (o mesmo se aplica ao Resi 6, já o Revelations da 3DS é diferente pois aproveitam as funções da consola e o estilo de jogo é o "clássico").

Já outras séries notam-se um degradamento, uns pelo uso sistemático da mesma fórmula, outros voltaram ao passado sabe-se lá porquê.
    A minha série preferida, Pokémon, hoje nota-se um desgaste, não a nível de batalhas (a fórmula está bem feita) mas sim de aventura pois é sempre o mesmo ambiente chato e nada apelativo, mesmo com alguns gráficos 3D da DS, mas não é um jogo puramente 3D e precisa desse salto para voltar a maravilhar meio mundo (pelo menos os modelos 3D dos Pokémons já estão feitos e estão excelentes). Deve de ser por esse ambiente chato e preso no passado que hoje ainda devo de estar a meio do Black 2.
    Outra que falaste, Final Fantasy, o XIII mudaram para o clássico combate por turnos do tempo da NES e por aí e esqueceram o modelo de combate da geração PS2 (eu não sou fã da série mas o do XII estava muito bom), se não fosse pela jogabilidade o jogo seria bem mais agradável.
    Visualmente está muito bom mas não faz jus à qualidade do resto.

Dito isto e para concluir, as produtoras pensaram mal e isso reflectiu-se na qualidade de muitos jogos, de tal forma que até querem fazer reboots (DmC) para ver se resulta. Acho que uns já perceberam e outros estão a perceber como dar a volta para estas grandes séries voltarem a ter o mesmo sucesso, mas ainda existem outros que pretendem dar uma volta ainda maior para ver se resulta.
    Por isso para mim esta foi a geração da ilusão para muitos, mas acredito que a próxima seja da recuperação.

lobito180
    Mewtwo

Reputação : 21

Mensagem por lobito180 em 4/12/2012, 16:08

Em termos de jogos antigos, penso que as séries precisam de inovar, mas eles fazem-no da maneira errada... Resident Evil, por exemplo, mudaram completamente o jogo, escreveram na caixa "Resident Evil 5" e ficaram à espera que os fãs de RE (Ou até mesmo de outros survival horror tipo Silent Hill ou Dino Crisis) comprassem o jogo e gostassem apenas porque diz lá que é um Resident Evil.
    Acho que os gajos das grandes companhias (EA, Capcom, e outras que tal), pensam que nos gostamos da série X seja o jogo que for, ou seja (acho que me expliquei mal), compramos um jogo pelo nome, e não pelo que o jogo é. Para mim é a única justificação porque, digam-me, que ficou fã de Resident Evil com os primeiros 3 jogos, o que é que dirá do 5? Quem jogou Final Fantasy na NES, o que dirá do FF XIII (este acho que está tudo bem, menos o facto de ser sempre a andar para a frente, já que da história não posso dizer nada. Existem sempre histórias melhores e outras piores...)?
    Mas existem também as séries antigas que souberam aproveitar sempre a mesma formula, inovando algumas coisas, mas mantendo-se sempre fieis às suas origens. Quais? Tekken, Gran Turismo, Street Fighter, e outros. Tudo bem que estes jogos são mais "arcade" no sentido que pouco têm a inovar, mas o que inovaram, fizeram-no bem e continuam altos jogões!
    Uma coisa que estou a gostar de ver nesta geração (deve haver quem não gosta, mas eu gosto) são as HD Collections (quando bem feitas!!!). Temos bons exemplos como Ratchet & Clank, Devil May Cry, Spliter Cell, Prince os Persia, Metal Gear Solid e devem haver mais uns porreiros, mas agora só me lembro destes. Isto é fixe porque, não só podemos jogar jogos mais antigos que por vezes tornam-se difíceis de arranjar, mas também é uma forma de comprarmos mais jogos, por menos. 30€ por 3 jogos... Acho que é muito bom! Mesmo não sendo jogos "novos".
    Claro que existem sempre as "ovelhas negras" (Silent Hill HD Collection, sim, estou a falar de ti). Quando se fazem as coisas, é para fazer bem!
    De resto, acho que os "originais" desta geração são bons. Acho que a grande maioria das séries que apareceu agora são de grande qualidade. Assassin's Creed, Uncharted, Little Big Planet, Dead Space e outros.
    Acho que a pior coisa desta geração acaba mesmo por ser as grandes séries a fugirem às suas origens...

Lightwalker
    Magikarp

Reputação : 0

Mensagem por Lightwalker em 4/12/2012, 20:44

Já referiram aqui algumas coisas que realmente batem em sincronia com a minha opinião relativa a este assunto, pegando no Pokémon referido pelo BAlvez, sem dúvida que apesar de a jogabilidade, longevidade do jogo, som, grafismo e plot terem melhorado cada vez mais com a saída de novas gerações, o grande problema é mesmo a monotonia que o jogo vai criando para quem sempre acompanhou a série. Eu falo por mim quando digo que conforme vão criando mais gerações, apesar de melhorarem os outros parâmetros, tornam o jogo chato e aborrecido.

Resident Evil, sempre achei que foi um jogo que até teve uma boa evolução, isto também porque não sou grande fãn dos primeiros, visto que eu não sou muito de Survival Horror e mais de acção/FPS, dai a minha opinião ir um bocado contra a restante, apesar de o jogo na sua criação era uma coisa e agora ser outra é uma desilusão para os fãns que sempre adquiriram os jogos, mas para mim a evolução até foi positiva para o meu estilo de jogos, mas bem, são gostos, I guess. xD

Final Fantasy, não podia concordar mais com o Nightwatch, o que era, o que foi, e o que é, sinceramente, desiludiu-me. Sou fãn da série desde o FF7, e até ao 10, nunca me deixou decepcionado, a partir dai, foi sempre a cair.

Btw, Nightwatch, és uma bitch quem nem me dizer boas-vindas no tópico de apresentações foste capaz. Vais levar tareia!

Última edição por Lightwalker em 4/12/2012, 20:57, editado 2 vez(es)

Chuck
    Suicune

Reputação : 19

Mensagem por Chuck em 4/12/2012, 20:49

Vou ser muito sincero, não li nada do que escreveram acima, normalmente até leio mas hoje já vi muitos testamentos por isso passo XD

E em relação ao tema, até dava uma opinião mais completa mas sinceramente só me liguei ao mundo dos jogos mais nesta geração, antes era mesmo um jogador casual (se jogava umas 3h por semana já era muito, exceção a Pokémon no GBC que era viciadito), mas acho que como todas as gerações, algumas séries piorarão outras melhoraram...
    E aqui também entra o que cada um prefere, porque enquanto para uns uns ajustes de gráficos e pouco mais chega, para outros não é suficiente...

Pessoalmente, acho que esta geração foi (e está a ser) muito boa, mas como disse não tenho muito com a que comparar XD

Miguelcmb
    Suicune

Reputação : 21

Mensagem por Miguelcmb em 4/12/2012, 21:43

Lightwalker escreveu:Btw, Nightwatch, és uma bitch quem nem me dizer boas-vindas no tópico de apresentações foste capaz. Vais levar tareia!
    Spoiler:

Sobre o tópico, não posso falar acerca do Resident Evil e o Final Fantasy, mas todos dizem que estas séries estão cada vez a cair mais fundo quando antes eram a referência dos respectivos géneros. Quanto a Pokémon, acompanho a série desde a 1ª geração e concordo que se tem vindo a tornar mais repetitiva ao longo dos jogos, a fórmula é sempre igual, apesar de não deixarem de ser bons jogos. Talvez a grande mudança ocorra na 3DS e espero que seja para melhor.

Aparte disto, tal como já disseram, esta geração tem novas séries muito boas e jogos memoráveis, e as HD Collection foram uma das melhores coisas desta geração. Deram a oportunidade a muita gente de experimentar alguns dos melhores jogos da geração passada. Eu pessoalmente pude jogar os Sly, Jak and Daxter e Ratchet & Clank da PS2. Mesmo que os pudesse ter jogado na PS2, este é um método melhor e mais prático na minha opinião. As piores coisas desta geração foram os DLC e os Pass Online, na minha opinião. Acho que, para algumas produtoras, são "ferramentas" para tirar mais dinheiro das carteiras dos consumidores.

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 4/12/2012, 21:52

Lightwalker escreveu:Já referiram aqui algumas coisas que realmente batem em sincronia com a minha opinião relativa a este assunto, pegando no Pokémon referido pelo BAlvez, sem dúvida que apesar de a jogabilidade, longevidade do jogo, som, grafismo e plot terem melhorado cada vez mais com a saída de novas gerações, o grande problema é mesmo a monotonia que o jogo vai criando para quem sempre acompanhou a série. Eu falo por mim quando digo que conforme vão criando mais gerações, apesar de melhorarem os outros parâmetros, tornam o jogo chato e aborrecido.

E digo-te já, estava com grande Hype para estes Black 2 e White 2, joguei o inicio e adorei, depois veio aquelas zonas que já visitamos em Black e White e achei o jogo muito aborrecido, é que para além das zonas serem as mesmas não mudaram nada de conteúdo nelas, faz-se a mesma coisa.
    Felizmente já estou no outro lado do mapa (Lentimas Town ou lá como se chama), é uma área nova por isso espero não fazer intervalos tão longos como tenho feito.
    Mas se na 3DS eles tornarem Pokémon uma série 3D por inteiro (pois só nos movimentamos de quadrado em quadrado) e dar um pouco de aventura às zonas, acredito que isto passe por inteiro, e quando falo em aventura é dar mais liberdade à personagem como escalar montanhas ou até nadar, pois é incrivel que todas as cavernas tenham escadas em todo lado (principalmente a Cerulean Cave onde todos no jogo diziam que nenhum humano lá entrou).

EDIT: E vocês falaram de outras duas coisas interessastes, as Colecções HD e DLC's/Season Pass.
    Sobre as Colecções, não concordo nem discordo com a existência delas. Por um lado dá a oportunidade de muitos jogarem jogos de plataformas que não tiveram (eu não tive a PS2 na altura dela, mas só depois) o que acho bem, e enquanto fã de outras séries gostaria de ver esses mesmos jogos com melhores gráficos e jogabilidade aperfeiçoada (pois muitos nem usam o 2º analógico). Por outro lado, muitas são só "ports" mal feitos e com jogabilidade parada no tempo e dá mais dinheiro às produtoras por trabalhos já feitos e muitas nem lançam novos jogos, andam nesta vida das colecções.

Já sobre as DLC's, esta geração marcou sobretudo pelo serviço online e as DLC's existem em quantidades massivas. Eu não sou contra elas, mas quando elas são lançadas juntamente com o jogo e vêm à parte dele, ou quando anunciam uma DLC quando este ainda não saiu, eu aí detesto as DLC's, fora isso acho muito bem que existam para aumentar a longevidade dos jogos e dar motivos aos jogadores a continuar a jogar. Quando bem implementados concordo com as DLC's, pois são bem mais baratas que as expansões que já existam antes e continuam a marcar presença.

Última edição por BAlvez em 4/12/2012, 22:55, editado 1 vez(es)

Nightwatch
    Suicune

Mensagem por Nightwatch em 4/12/2012, 22:53

Lightwalker escreveu:Btw, Nightwatch, és uma bitch quem nem me dizer boas-vindas no tópico de apresentações foste capaz. Vais levar tareia!

Lol eu bem te desafio para me vires dar uma tareia mas nunca apareçes xD
    Mas ainda nem tinha reparado que cá estavas, não venho cá sempre pá, vou já ao tópico das apresentações dar as boas-vindas xD

Última edição por Nightwatch em 5/12/2012, 00:46, editado 1 vez(es)

Lightwalker
    Magikarp

Mensagem por Lightwalker em 5/12/2012, 00:31

BAlvez escreveu:E digo-te já, estava com grande Hype para estes Black 2 e White 2, joguei o inicio e adorei, depois veio aquelas zonas que já visitamos em Black e White e achei o jogo muito aborrecido, é que para além das zonas serem as mesmas não mudaram nada de conteúdo nelas, faz-se a mesma coisa.
    Felizmente já estou no outro lado do mapa (Lentimas Town ou lá como se chama), é uma área nova por isso espero não fazer intervalos tão longos como tenho feito.
    Mas se na 3DS eles tornarem Pokémon uma série 3D por inteiro (pois só nos movimentamos de quadrado em quadrado) e dar um pouco de aventura às zonas, acredito que isto passe por inteiro, e quando falo em aventura é dar mais liberdade à personagem como escalar montanhas ou até nadar, pois é incrivel que todas as cavernas tenham escadas em todo lado (principalmente a Cerulean Cave onde todos no jogo diziam que nenhum humano lá entrou).

Sou-te sincero, ainda não experimentei nem o B/W nem o B/W2, mas pelo que estás-me a dizer realmente só fortifica ainda mais aquilo que disse acima. E sim, acredito que se eles dessem uma maior liberdado jogo em termos 3D aquilo era capaz de ficar uma cena assim espectacular. No entanto, tendo em conta o seguimento que a série teve desde os seus primórdios, duvido seriamente que a Nintendo vá apostar em algo assim...

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 5/12/2012, 13:59

Lightwalker escreveu:Sou-te sincero, ainda não experimentei nem o B/W nem o B/W2, mas pelo que estás-me a dizer realmente só fortifica ainda mais aquilo que disse acima. E sim, acredito que se eles dessem uma maior liberdado jogo em termos 3D aquilo era capaz de ficar uma cena assim espectacular. No entanto, tendo em conta o seguimento que a série teve desde os seus primórdios, duvido seriamente que a Nintendo vá apostar em algo assim...

Mas o que disse é só a respeito dos BW2, tecnicamente até os acho melhores que os antecedentes, o problema são os mapas, ou melhor, o que se faz nos mapas que é o mesmo que antes.
    Já os BW na altura eu colei-me mesmo neles pois era uma novidade por inteiro, novo continente, Pokémons e personagens (se bem que podiam parar de fazer novos Pokémons por um tempo xD).

E correcção, não é a Nintendo que faz Pokémon, mas sim a Game Freak xD Mas não concordo contigo, o salto para a 3DS pede uma reformulação do jogo, não vamos andar sempre com a mesma estrutura e acredito-me que eles vão dar esse salto.
    Também vê bem, eles lançaram a Pokédex 3D Pro onde existem os modelos de todos os Pokémons em 3D, e estão fantásticos, as animações também estão muito boas, seriam muito burros se não aproveitassem tal trabalho para um novo jogo (e também espero que para a Wii U os Spin Off's sejam mesmo feitos pela Game Freak, só ganhavam com isso).

HBC
    Suicune

Mensagem por HBC em 10/12/2012, 16:31

Sei que já venho tarde mas que se lixe, comento na mesma.

Esta geração teve muitas mudanças, algumas delas foram más, tipo a caça aos jogos usados, mas teve muitas boas, o HD, o 3D, Uncharted Razz e outras coisas mais. Penso que o futuro será melhor, mas vamos a ver, isto agora está tudo mudado, e até está bom, só espero que no futuro não mudem tudo para pior...

A jogar: Pokemon Alpha Sapphire

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 16:32

Data/hora atual: 5/12/2016, 16:32