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    Ratchet and Clank QForce (PS3/PS Vita)

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    Ratchet and Clank QForce (PS3/PS Vita)

    Mensagem por HBC em 30/12/2012, 13:52


    Ora bem, vou fazer uma pequena análise ao novo jogo da série, e vou dividi-la por partes, Singleplayer e Multiplayer.

    Singleplayer: Ora bem, a história arranca quando o Qwark está na nave Phoenix com Ratchet, Clank e o Canalizador, e está aborrecido por não haver nenhum vilão para atacar. Até que entra um vilão, que conhece bem o Qwark... É uma história pouco interessante, mas pronto...

    Após isto, o jogo arranca, e há 5 níveis de historia: no primeiro, serve como que introdução ao jogo, com inimigos fraquinhos e tal... A partir do 3º é que a coisa começa a ficar muito dificil, e aborrecida... É que nos niveis, é tudo a mesma coisa, andar de um lado para o outro do mapa e tal, é aborrecido... Chega-se ao 4º nivel e os niveis de aborrecimento aumentam drasticamente, porque o jogo torna-se a certo ponto, tão dificil, mas tão dificil, que se o jogador estiver sempre a perder, frustra-se e perde a vontade de jogar. É mesmo pouco estimulante. Já o nível final é mais interessante, porque já não tem a ver com defender a base, é só entrar lá e dar cabo de tudo.

    Uma coisa que mudou neste jogo é o facto de não usarmos bolts para comprar armas. Estas são obtidas através da exploração do mapa, e os parafusos são usados para comprar defesas. Em cada nível há 5 parafusos de ouro, que servem para obter skins, e há cento e tais skills points para obter, tem muita coisa para desbloquear, além das skins tem uns desbloqueável de conceção artística, mirrored levels, munição infinita, tem mesmo muita coisa. Há também alguns desbloqueáveis que são opções para usarmos em jogo online, tal como limitar as armas disponíveis, entre outras opções que não me lembro agora, mas tem um pouco de tudo. E só se podem usar os desbloqueáveis após completar o jogo.

    Acho que o principal sobre o SP está dito, agora passo a falar do multiplayer:

    Para mim, o modo multiplayer é uma evolução natural e muito melhor do Ratchet and Clank 3. Nesse jogo, capturar nodes, invadir a base inimiga e tudo isso demorava rápido demais, em 2 minutos um jogo acabava. Aqui não. Há 3 fases: A de reconhecimento, que serve para capturar nodes e atraves disso, arranjar armas, a de Esquadrão, é um tempo para comprar defesas e reforços inimigos para destruir a outra base, e podemos escolher qualquer inimigo do jogo, até o infames Tanques Grungarianos, que são para mim o inimigo regular mais forte de todos os jogos da série, e depois a fase de invasão, que é para invadir a base inimiga.

    O online está excelente, temos as hoverboots de Crack In Time sempre disponiveis, tal como em SP, dái não haver veículos, e está bem estruturado, podendo haver confrontos de 1 vs 1 ou 2 vs 2. E podemos escolher as skins desbloqueadas no SP ou comprar mais por PS Store. Uma coisa má é o facto de ser frustrante, é enervante quando nós levamos uma tareia, tanto dos bots, como dos humanos...

    Agora o veredicto:

    Gráficos: 6/10 Não surpreendem, apenas cumprem.

    Jogabilidade: 9/10 Não está mau a meu ver, está bastante bom, o sistema do jogo é que estraga o brilho da jogabilidade, porque até está ligeiramente melhor que nos outros jogos...

    Som: 6/10 Não gosto da musica do jogo, mas até gosto dos diálogos, senão dava pior nota neste aspeto.

    Longevidade: 6/10 É curtinho, mas quem gostar do online tem aqui muito para jogar. E os trofeus, apesar de haver alguns complicados, até são estimulantes para a longevidade do jogo, pelo contrario, se uma pessoa se frustrar a jogar, dificilmente vai pegar nele a longo prazo...

    Nota final: 6.5/10

    A série já não é o que era, este jogo não brilha muito, recomenda-se só a quem gostar deste tipo de jogos, de defesa de bases, e a quem gosta muito da série. Recomendo jogarem a demo caso queiram comprar, antes de comprar...


    Última edição por HBC em 30/12/2012, 15:33, editado 1 vez(es)


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    Re: Ratchet and Clank QForce (PS3/PS Vita)

    Mensagem por BAlvez em 30/12/2012, 14:51

    Bem HBC, tenho de concordar em pleno com a tua análise e claro, com as valores dados (6,5 a 7 é mesmo a nota que o jogo merece).
    Aqui está um exemplo de um jogo que tinha tudo para dar certo, o problema são os detalhes. A história praticamente não existe e numa campanha a solo isso é obrigatório, se existisse aumentaria a longevidade drasticamente e tornaria o jogo bem mais interessante, mas como não é assim o jogo torna-se tão frustrante que acaba por estragar a experiência, mesmo com uma jogabilidade divertida.

    Mas gostei da tua análise (podias detalhar mais alguns pontos) e há que salientar a tua imparcialidade mesmo sendo fã da série (coisa nem sempre aconteceu). Uma sugestão é colocares uma imagem alusiva ao jogo aqui no tópico, senão fica muito morta a análise.


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    Re: Ratchet and Clank QForce (PS3/PS Vita)

    Mensagem por HBC em 30/12/2012, 15:00

    Que pontos achas que devia ter detalhado mais? Diz aí quais e eu acrescento. E eu sou imparcial, quando é para criticar critico sem espinhas, quando é para elogiar elogio demais XD. E vou por uma imagem sim, vou procurar uma fixe.


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    Re: Ratchet and Clank QForce (PS3/PS Vita)

    Mensagem por BAlvez em 30/12/2012, 15:03

    Isso não é imparcialidade, é ser de extremos xD

    Por exemplo, dizes que vamos desbloqueando isto e aquilo e depois dizes "entre outras coisas", gostaria de saber quais são as outras coisas e que impacto essas coisas desbloqueáveis têm no jogo.


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    Re: Ratchet and Clank QForce (PS3/PS Vita)

    Mensagem por HBC em 30/12/2012, 15:12

    BAlvez escreveu:Isso não é imparcialidade, é ser de extremos xD

    Por exemplo, dizes que vamos desbloqueando isto e aquilo e depois dizes "entre outras coisas", gostaria de saber quais são as outras coisas e que impacto essas coisas desbloqueáveis têm no jogo.

    Hm, ok, para não fazer edit vou responder neste post.

    Tipo, tem muita coisa para desbloquear, além das skins tem uns desbloqueável de conceção artística, mirrored levels, munição infinita, tem mesmo muita coisa. Há também alguns desbloqueáveis que são opções para usarmos em jogo online, tal como limitar as armas disponíveis, entre outras opções que não me lembro agora, mas tem um pouco de tudo. E só se podem usar os desbloqueáveis após completar o jogo. Tás esclarecido? Razz


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    Re: Ratchet and Clank QForce (PS3/PS Vita)

    Mensagem por lobito180 em 30/12/2012, 15:16

    Isso ficava melhor se editasses a primeira mensagem, para quem quiser ler, não ter de ler todo o tópico. Lê o teu post e fica logo a saber "tudo".

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    Re: Ratchet and Clank QForce (PS3/PS Vita)

    Mensagem por HBC em 30/12/2012, 15:19

    lobito180 escreveu:Isso ficava melhor se editasses a primeira mensagem, para quem quiser ler, não ter de ler todo o tópico. Lê o teu post e fica logo a saber "tudo".

    Então quando tiver a imagem ponho tudo de uma vez, mas vai demorar um cado


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    Re: Ratchet and Clank QForce (PS3/PS Vita)

    Mensagem por BAlvez em 30/12/2012, 15:25

    Concordo com o lobito, andas a usar o modelo das DLC's e isso não é bonito, o principal no topo e o resto nas outras mensagens? Se existe um botão "Editar" é para o usar rapaz. E podes demorar os "cados" que quiseres, desde que deixes tudo direitinho a malta agradece.


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    Re: Ratchet and Clank QForce (PS3/PS Vita)

    Mensagem por HBC em 30/12/2012, 15:34

    Tá editado. Go take a look


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    Re: Ratchet and Clank QForce (PS3/PS Vita)

    Mensagem por Miguelcmb em 30/12/2012, 22:12

    Boa análise. É pena, este jogo podia ter sido muito melhor se tivessem acrescentado uma história decente com as cutscenes e as personagens habituais da série. E o jogo devia ser menos repetitivo. Espero que a Insomniac ouça os fãs e faça um próximo jogo da série como deve ser, um verdadeiro Ratchet & Clank. Por acaso não tinha a noção que o jogo era assim tão difícil, e ainda por cima és um "veterano" em Ratchet & Clank, para um novato deve ser muito complicado. Acabei por comprar este jogo porque sou um grande fã de Ratchet & Clank, não é muito caro, tem Cross Buy (para quando comprar uma Vita, mas só daqui a algum tempo) e até gostei da demo (não me entusiasmou como a demo do A Crack in Time, longe disso, mas até gostei). Praticamente não joguei ainda, mas espero não me arrepender...


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    Re: Ratchet and Clank QForce (PS3/PS Vita)

    Mensagem por HBC em 31/12/2012, 15:08

    Miguelcmb escreveu:Boa análise. É pena, este jogo podia ter sido muito melhor se tivessem acrescentado uma história decente com as cutscenes e as personagens habituais da série. E o jogo devia ser menos repetitivo. Espero que a Insomniac ouça os fãs e faça um próximo jogo da série como deve ser, um verdadeiro Ratchet & Clank. Por acaso não tinha a noção que o jogo era assim tão difícil, e ainda por cima és um "veterano" em Ratchet & Clank, para um novato deve ser muito complicado. Acabei por comprar este jogo porque sou um grande fã de Ratchet & Clank, não é muito caro, tem Cross Buy (para quando comprar uma Vita, mas só daqui a algum tempo) e até gostei da demo (não me entusiasmou como a demo do A Crack in Time, longe disso, mas até gostei). Praticamente não joguei ainda, mas espero não me arrepender...

    Quer dizer, o jogo em si não é dificil, se morreres fazes respawn e continuas o que estavas a fazer, mas se perderes os geradores todos, aí continuas a partir do checkpoint anterior, e no 4º nível, quando te aparecem dois tanques grungarianos e montes de inimigos menores também fortes, um gajo fica passado da cabeça, eu enervei-me com aquilo a sério, é que os tanques grungarianos, apesar de não atacarem a personagem diretamente, se chegarem á base é destruição certa, e em full force demora-se dois ou tres minutos para destruir aquilo. Se calhar até tou a exagerar, mas que é lixado é, e enquanto te concentras nesse tanque (está na imagem até, não referi isso), aparecem inimigos de outros lados e depois enquanto tás a matar o tanque e os outros inimigos tão na base a lixar tudo aparece outro tanque do outro lado... É mesmo enervante...

    Se gostaste da demo, deves de gostar do jogo, mas prepara-te para muitos momentos frustrantes... Recomendo o uso do Lança Chamas e da Serra Zumbidora, essas armas a nível maximo dão muito jeito para o final...


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    Re: Ratchet and Clank QForce (PS3/PS Vita)

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