Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

The Last Story Review - By Nightwatch

Compartilhe

Nightwatch
    Suicune

Reputação : 17

The Last Story Review - By Nightwatch

Mensagem por Nightwatch em 13/1/2013, 22:55

Introdução
    Em tempos muitos pensaram que The Last Story não ia sair do Japão, mas a NOE achou que valia a pena trazer o jogo para cá (sem termos de fazer campanhas ou petições), e ainda bem, porque o jogo é muito bom.
    Mas vamos por partes, The Last Story é um JRPG desenvolvido pela Mistwalker e tendo como director nem mais nem menos que o criador de Final Fantasy, Hironobu Sakaguchi, e como compositor o também conceituado Nobuo Uematsu, factores que só por si elevam as expectativas quanto à qualidade do jogo. No jogo em si assumimos o papel de Zael, um jovem órfão que por circunstâncias dá vida se torna mercenário, ok definitivamente não é aqui que o jogo inova, até é muito clichê este típo de protagonistas do JRPG's mas adiante, mercenários no universo do jogo são guerreiros que cumprem determinadas tarefas em troca de dinheiro, e são muitas vezes vítimas de discriminação pela população, que tem on extremo oposto cavaleiros que são venerados e tratados como heróis. Para realizar um trabalho Zael e os seus companheiros vão para Lazulis Island, onde Zael acaba por receber uns estranhos poderes que lhe vão mudar a vida de uma forma inesperada, mas não vou contar mais da história para não estragar surpresas, mas contem com uma história muito interessante e capaz de surpreender.

Parte técnica
    Gráficos - 9/10
    Muito bons para a Wii, principalmente a nivel de cenários, beneficiam também de um trabalho artístico FANTÁSTICO em todos os níveis, chega a valer a pena parar para olhar o cenário em volta ou até as armas e fatos das personagens.

Jogabilidade - 9/10
    Combates muitos bons, os ataques são automáticos quando estamos proximos do inimigo, mas é possivel aprender outras técnicas e até dar ordens aos nossos aliados, também oferece várias formas de abordar a ação, seja de forma furtiva, à distância com magias ou flechas ou corpo a corpo, oferece uma boa dose estratégica se assim quisermos. Também sobre os combates, os bosses são por norma épicos e cada um tem uma forma diferente de ser derrotado, alguns contando até com quick time events.
    Pontos negativos na jogabilidade é a ausência de algum instrumento que nos guie ou lembre as o que temos de fazer em determinadas quests, calma não pensem que vão andar perdidos no jogo, dificilmente vai aconteçer, o problema só se coloca mais quando fazemos favores de recolha de items para determinadas personagens da cidade, caso esqueçam o que devem arranjar a unica solução é voltar a perguntar à personagem, e, o jogo tem slowdowns ás vezes irritantes..

Som - 10/10
    Das vozes às músicas é um trabalho impressionante.

Longevidade - 9.5/10
    Cerca de 25 a 27 horas de jogo ofline com algumas side quests mais modo online cooperativo ou competitivo.

Nota Final 9/10

Depois digam o que acharam..da análise..ou do jogo xD

Nota dos extras da Limited Edition - 8/10
    A Limited Edition contém para além do jogo uma metal box para dois discos, um art book e um cd com a banda sonora do jogo, na minha opinião valem bem a diferença pedida entre a versão normal e limitada.

Última edição por Nightwatch em 14/1/2013, 01:27, editado 1 vez(es)

BAlvez
    Mewtwo

Reputação : 24

Re: The Last Story Review - By Nightwatch

Mensagem por BAlvez em 13/1/2013, 23:55

Gostei do que escreveste, mas noto aqui um pouco de "fanzice". O que quero dizer é que nota-se que gostaste muito do jogo, falaste do jogo e bem, principalmente dos pontos positivos do jogo mas tentaste esconder um pouco dos negativos, falas de alguns mas desvalorizas para a nota. Mas volto a dizer, gostei do que escreveste.

Já sobre o jogo tenho uma opinião ligeiramente diferente, por algumas coisas. Uma delas é o Grafismo, está bom, sim senhor, mas é muito pesado para a Wii, nota-se alguma queda de frames em alguns momentos mas principalmente nos combates. Outra coisa é o jogo ser muito linear para um RPG, uma pessoa não tem assim muita liberdade para o que pode ou não fazer. Outra cena é o argumento, do tempo que joguei (umas 2-3 horas) achei-o confuso e difícil de se introduzir, não me captou o interesse.
    Dito estas coisas menos boas do jogo na minha opinião, está aqui um bom jogo, um RPG japonês um pouco diferente do normal e é bem capaz de surpreender os fãs do género. Não é excelente, mas um bom jogo para a Wii.

Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

Nightwatch
    Suicune

Mensagem por Nightwatch em 14/1/2013, 01:57

Antes de mais informar que adicionei um comentário sobre os extras da Limited Edition do jogo.

BAlvez, primeiro vou já esclarecer que nada do que vou dizer é de forma agressiva ou com intenção de gerar discução. (Agora vou sempre dizer isto primeiro para não ser mal entendido).
    Sobre o teu comentário (obrigado por ele), se estivesses de acordo comigo é que era de estranhar, ainda assim vou opinar apesar de já saber que não altera opiniões. De facto gostei do jogo, ainda assim fiz a análise não tendo como base isso, pelo contrário, ora como podes ver eu na jogabilidade refiro slowdowns, penso que seja disso que te referes com quebras de frame, referi e descontei na nota, ok ainda assim dei 9, mas eu jogo e sou fã de JRPGs à algum tempo, joguei desde Pokémon, Final Fantasy, Dragon Quest, Shin Megami Tensei, Kingdom Hearts, e mais alguns que nem deves conheçer (e sem perder nada, mas também eram JRPGs), e a jogabilidade do The Last Story é das melhores, tem problemas sim, eu indico quais a meu ver, mas também a meu ver não mereçe menos de 90 visto os problemas não serem graves nem afetarem o jogo, se não por esse ponto de vista quando fizer análise ao Skyrim vou dar 5 por causa dos bugs, certo? Eu acho que quando os pontos maus não são graves e os bons se destacam devemos ter em conta os bons em primeiro lugar.
    Agora, se com quebras de frame queres dizer demoras a carregar texturas ou objectos não me aconteceu em 25h de jogo.
    Sobre a história acho que não devias julgar pelo pouco tempo que jogaste, isto não é COD, não é certamente o objectivo em 3h teres já um conto épico, se fores a ver a maioria dos jogos do género faz uma introdução calma à história e daí vai desenvolvendo, olha Pokémon, o início é calmo, e dai pouco a pouco são introduzidos elementos, primeiro o pokémon (parte calma), depois o rival/rivais (a melhorar), depois os GYM (já está mais interessante), depois os vilões (aqui já deve agarrar), lol só para dar um exemplo, mesmo os jogos que começam on fire típo Xenoblade voltam a acalmar o ritmo para re-indroduzir a história. Pronto paneleirisses à parte a história é boa, não é um Xenoblade que o ultimo terço do jogo é só surpresas mas é uma história interessante.

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 14/1/2013, 19:42

Epah não precisas de dizer isso nos teus comentários, calma lá rapaz xD É verdade, eu gosto de discutir, mas trocar ideias com o pessoal, não atirar-me para cima das pessoas a mostrar as garras e elas mostram as suas para se defender como muitas vezes aconteceu entre nós e entre tu e outros, por isso calma nisso que não quero discussões, ou melhor, troca de acusações sem sentido.
    E até parece que estamos sempre em desacordo ou quando estamos é só porque sim xD

Voltando ao que interessa, como deves de saber a tecnologia dos videojogos e dos Filmes funcionam por FPS, Frames por segundo, e quando existe uma queda nós não vemos uma imagem fluída como seria natural mas sim imagens paradas de segundo para segundo. E isto acontece porquê? Porque o Hardware não suporta mais capacidade e o Software pede melhor hardware. Por isso quando falo de quedas de frames falo disto, julgo que falaste no mesmo na tua análise mas na secção da Jogabilidade, se assim foi devias falar disso no grafismo porque os gráficos são aquilo que a consola emite para nós,a jogabilidade é aquilo que mandamos para ela e nós não mandamos slowdowns, mas sim ela a nós. E este é um grande ponto negativo do jogo pois é um exclusivo Wii mas dá a sensação que foi desenhado para uma consola mais potente, se fosse um jogo multi-plataformas aí sim daria um desconto a essas quebras de frame pois varia de plataforma em plataforma, como não é o caso acho que é um ponto negativo no jogo, e falaste de Skyrim mas tens de ter noção que é um jogo para várias plataformas e cada uma das plataformas tem as suas linguagens de programação, não é uma versão para todas (infelizmente). Por isso nesse jogo até consigo desculpar isso porque a própria produtora lançou vários patchs para as várias plataformas, mas não nego que é um ponto negativo a quantidade de bugs.
    E não, não falo na questão de carregar texturas, mas sim aquilo que disse antes, nesse aspecto também não vi problemas.

Sobre a jogabilidade, os combates estão realmente muito bons, ninguém tenha dúvida, foi o que mais gostei no jogo, contudo o jogo não é só combates, é um RPG e um RPG deve permitir-nos explorar o mundo. O The Last Story é um jogo bastante linear e nesse aspecto a jogabilidade deixa a desejar só neste ponto, na locomoção dos personagens, se não fosse o facto de ser muito linear para um RPG estaria aqui um jogo bem melhor na minha opinião. Mas também existem casos diferentes como o Pokémon, permite explorares a região toda como e quando quiseres, mas o problema do jogo para mim é que esse aspecto está mais que datado, é o mesmo desde 1996 e é por isso que neste Black 2 eu não sinto um prazer a jogar como em tempos, contudo os combates continuam bem e podem ter uma melhoria aqui ou ali mas remodelar não acho que valha a pena. Com isto quero mostrar que na minha opinião, ao falar da jogabilidade não devemos avaliar só o foco principal de um RPG que são os combates, também devemos falar dos outros aspectos que o jogo nos oferece, e quando não nos oferece criticar as suas ausências quando sentimos que faria falta.

Por fim a história, eu não a critiquei dizendo que era boa ou má, critiquei dizendo que era difícil de se introduzir, achei um argumento complexo, podia bem simplificar as coisas de inicio e aprofundar à medida que vamos conhecendo o mundo. Mass Effect por exemplo, tem uma história bastante complexa, mas facilmente nos conseguimos introduzir por causa das várias opções de diálogo, eu faço muitas perguntas às personagens, passo a conhecer mais coisas sobre a história dessa trilogia, e posso dizer que me introduzi na série, mas porque o jogo oferece-nos essa opção eu quis segui-la.

Nightwatch
    Suicune

Mensagem por Nightwatch em 14/1/2013, 20:13

Então pronto são slowdowns, não era preciso uma aula sobre frames eu sei do que se trata, apenas referi também demora nas texturas para não ser apanhado em contra-mão caso fosse disso que falavas. Mas bem como podes ler contei os slowdows e teve influência na nota.
    Também sobre o jogo ser linear, não é tanto quanto isso, tem uma estrutura semelhante a Monster Hunter, com a cidade principal muito grande e com muito para explorar e dai partimos para outras localizações, também por norma grandes e com coisas para descobrir, portanto discordo da tua critica, e claramente não jogaste FFXIII lol

Sobre a história também discordo (surpresa), nunca tive problemas, não achei difícil de introduzir, entendi tudo do primeiro ao ultimo minuto e até não é tão complexa quanto a maioria dos jogos do género. A meu ver claro.

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 14/1/2013, 20:28

Aula? Não sou professor, gosto é de colocar as coisas às claras para não te de me repetir xD E sim, já sabemos que referiste, a meu ver isso devia ser avaliado nos gráficos e não na jogabilidade porque aquilo que tu fazes no comando em momentos dessa queda de frames acontecem à mesma, não vês é a resposta que o jogo te dá na hora.

E agora falaste e bem das estrutura das localizações, cidade principal e outras localizações. Nessa estrutura tu tens de ir a um sitio, depois voltas à cidade, de lá para outra e à cidade novamente, não se torna linear e repetitivo? Do que eu joguei, o jogo não me ofereceu motivos para voltar atrás mas sim seguir em frente, andar sempre na mesma linha, e eu não gostei disso para o género que é o jogo. Mas pronto, tua opinião, respeito.
    E não vou analisar aqui o FF XIII, joguei sim mas aqui fala-se do The Last Story xD

Por fim a história, ainda bem que tiveste essa capacidade de entender o argumento de inicio ao fim, eu não consegui e lamento por isso. Também tenho que salientar que achas a história um pouco clichê, eu também (Final Fantasy IV! xD). Mais uma vez respeito a tua opinião e ainda bem que gostastes do jogo.

Tendo em conta aquilo que eu acho, uma nota geral entre 8 a 8,5 seria mais justa para o jogo.

É verdade Nightwatch, disseste-me antes o seguinte:

Nightwatch escreveu:(...) mas eu jogo e sou fã de JRPGs à algum tempo, joguei desde Pokémon, Final Fantasy, Dragon Quest, Shin Megami Tensei, Kingdom Hearts, e mais alguns que nem deves conheçer (e sem perder nada, mas também eram JRPGs)

Já agora quero conhecer esses JRPG's mais rascas para aprender mais alguma coisa hoje xD

Nightwatch
    Suicune

Mensagem por Nightwatch em 14/1/2013, 23:08

Bem antes de mais já vi que fui mal entendido again (vês a utilidade de por aquela frase antes de responder), tu pensas que quando falei de ter jogado outros JRPGs não era para me armar ou para dizer que percebo bué e tu não, era só para mostrar que tenho experiência no género, mas ok se queres falar sobre isso, na altura visto ter falado em pouca qualidade falava a pensar certamente em jogos tipo Drakengard, Drakengard 2, Unlimited Saga, por exemplo.

Sobre os gráficos ou jogabilidade, o meu critério foi, os slowdowns prejudicam gráficos ou jogabilidade? A meu ver jogabilidade, porque lixa a acção, apesar de a personagem responder de forma lenta tu se tiveres nua série de movimentos rápidos e de repende haver uma quebra ele já não faz todos e tu também tens de diminuir a velocidade que precionas botões, a meu ver os gráficos não são prejudicados por isso, continuam bonitos xD

Sobre ser linear como disse acho que não é e mantenho a opinião, não senti isso em nenhum momento, e referi FFXIII para dar um exemplo de um jogo do género realmente linear e com esperança de veres a diferença.

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 14/1/2013, 23:27

Mas viste mal rapaz, eu apenas fiz uma pergunta porque queria aprender mais, a mim não me interessa se tens realmente ou não a mania que sabes mais ou menos, mas sim aprender alguma coisa pois foi por isso que vim ao teu encontro fazer uma troca de ideias. Interpretaste-me mal? Peço desculpa pela minha forma de expressão.

Agora ao que interessa, olha, realmente não conhecia essa série Drakengard, estás a ver? Já me deste a conhecer algo xD Já o Unlimited Saga conheço e bem, um primo tinha esse jogo e dizia "Epah, é muito bom, parece quase Pokémon", joguei e não gostei, ficou a má recordação xD

A meu ver a quebra de frames não prejudica a jogabilidade mas sim a experiência do jogador. A jogabilidade é aquilo que o jogo te permite fazer nele, e por mais slowdowns que aconteçam o jogo permite-te fazer sempre o mesmo, não te reduz as possibilidades. Dito isto, prejudica o jogo é graficamente porque é através dos nossos olhos que recolhemos mais informações, não com os dedos. O grafismo continua igual, é certo, continua bonito, mas não processa de uma forma fluída e é isso que um jogador quer para ter uma experiência melhor.

E sim, concordo contigo quando falas do FF XIII ser liniar, sim senhor, mas cada um dos jogos o é à sua forma, um mais que o outro mas não deixa de ser linear a meus olhos.

Nightwatch
    Suicune

Mensagem por Nightwatch em 15/1/2013, 02:56

Ainda bem que esjamos a chegar a algum lado, já eliminamos alguns temas da troca de ideias.

Sobre os slowdowns também poderem ser incluidos na nota dos gráficos não discordo totalmente, mas também acho pelas razões que referi que se podem também incluir na jogabilidade, contudo mesmo incluindo nos gráficos penso que um 9 continuava a ser justo. Discordas da nota que dei aos gráficos por isso? E da nota que dei à jogabilidade por considerares linear?

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 15/1/2013, 11:19

Como te disse antes, para mim a nota mais "justa" para este jogo seria algo entre os 8 e os 8,5 e se tivesse de mudar algumas notas mudaria logo as dos gráficos e da jogabilidade pelas razões faladas antes. Um 8,5 no grafismo e na jogabilidade um 8 era o que daria. Nos outros aspectos não vou falar, do pouco que joguei gostei do trabalho sonoro mas não tenho noção se é merecedor de uma nota máxima, o mesmo se aplica à longevidade, sei que a campanha é longa e tem online, mas também já li em diversos sítios que não existem muitos motivos para continuar a jogar após a campanha pois não oferecem motivos para isso e o online torna-se chato, mas não vou julgar isto pois também não tenho noção desses parâmetros, achei o jogo linear sim mas não joguei assim muito para dar uma opinião sobre eles.

Nightwatch
    Suicune

Mensagem por Nightwatch em 15/1/2013, 14:02

Eu sinceramente não concordo com os teus critérios de avaliação mas pronto, até acho que teres já uma nota final defenida e quereres alterar as notas da parte técnica para chegar a essa nota que pretendes tendo apenas jogado 3h num jogo que está perto de 30h de longevidade não faz sentido. Mas pá ok obrigado por teres dado opinião sobre a minha análise, não concordo nem mudava a nota mas obrigado na mesma, só não gostei da parte do fanzismo ou que era, eu não sou pro mas nunca ia dar uma nota por ter gostado de jogo A ou B, se fazes assim é contigo mas eu mesmo que goste (ou até não) tento ser imparcial.

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 15/1/2013, 19:02

Nightwach, tu até abriste um tópico para falar de hipóteses de médias de jogos que ainda nem saíram, tão a supor, é certo, mas não estão a deixar de atirar valores ao ar quando não se conhece a qualidade final do jogo. Com isto quero mostrar que eu só coloquei em causa duas situações do jogo, as que mais me saltaram à vista (Grafismo, Jogabilidade e história, se bem que este último é relativo) e disse que não tinha opinião sobre o resto pois não me aprofundei como tu sabes, mas atirei valores entre 8 e 8,5 para uma nota final, um gajo já joga videojogos à mais de 15 anos e começa a perceber alguma coisinha, mas volto a dizer que é o acho face ao que joguei. Sobre a tua nota final não tenho nada a dizer por causa disso mesmo, de não ter aprofundado mais, só posso respeitar e nem concordo nem discordo.
    Tu interpretaste-me mal quando falei na "Fanzice", o que quero dizer com isso é que por vezes uma pessoa gosta de algo e fecha os olhos a alguns defeitos, muito fã fez isso e eu falei disso contigo por causa do grafismo e da jogabilidade e que já está discutido e já entendo os teus critérios e respeito. E não rapaz não beneficio ou fecho os olhos a muitos dos meus jogos preferidos quando partilho aqui uma análise, como está à vista dei um 8 aos Pokémon Black 2 e White 2, acho que eles são os melhores jogos de Pokémon de sempre mas como jogo mesmo deixa a desejar. Existiu gente que concordou e discordou com as minhas avaliações.

Nightwatch
    Suicune

Mensagem por Nightwatch em 15/1/2013, 22:33

Mas naquele tópico é diferente, ninguém jogou os jogos falados (exepto Rayman vá mas demo), e especular tendo como base o "nome", ou prestígio do jogo, agora aqui neste caso eu passei o jogo todo, nem estou a dizer para confiares na minha avaliação, isso depende do quanto me consideras capaz ou conheçedor do mundo dos videojogos para o fazer, o que também não é relevante, podias ter dito "olha não acho que entendas o suficiente de videojogos para ter a tua opinião em consideração", pá até não curtia mas ok, agora sem jogares muito opinares sobre alguns aspectos que requerem passar o jogo todo acho mal só isso.

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 15/1/2013, 22:57

Certo, mas por isso mesmo é que especulei uma nota de um jogo que não joguei muito, eu não estou a dizer "ah, este jogo é um 8 e meio e não se fala mais disso", não, disse que a mim parecia uma nota justa essa face ao que joguei, contudo não formei opinião sobre alguns aspectos e não te fiz uma "contra-proposta" geral do jogo. Dou-te o benefício da dúvida a ti como a qualquer outro critico, muitos gostaram imenso do The Last Story, outros nem tanto, e só posso respeitar as opiniões de cada. Por isso acho que não tens de achar mal este valor que atirei ao ar face ao que joguei, podes não concordar, certo, mas também não me podes "condenar".
    E não, nem coloco em causa o perceberes ou não de videojogos, já te partilhei a minha opinião pessoal acerca disso e ela mantém-se.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 20:14

Data/hora atual: 7/12/2016, 20:14