Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

    Pokémon FireRed Version & LeafGreen Version (GBA)

    Compartilhe

    BAlvez
    Mewtwo

    Mensagens : 6024
    Reputação : 24
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 24
    Localização : Vila Nova de Gaia

    Pokémon FireRed Version & LeafGreen Version (GBA)

    Mensagem por BAlvez em 1/3/2013, 19:04



    Versão testada: Pokémon FireRed

    Pokémon, uma das séries mais conhecidas no mundo dos videojogos, foi lançada pela primeira vez no ano de 1996 no Japão com duas versões distintas denominadas de Red e Green e com... Bem, já todos nós conhecemos esta história, e para quem não conhece lamento mas não vou falar dela neste espaço, só quando falar dos jogos originais da série, pois aqui vamos falar de Pokémon FireRed e LeafGreen, os remakes desses mesmos jogos.
    Estes jogos foram lançados em 2004 em todo o mundo (se bem que em alturas diferentes) para o Game Boy Advance e muito antes de serem lançados já existia muito hype, e porquê? Por este jogo nos introduziu a um novo acessório que ia ser oferecido juntamente com cada cópia dessas novas versões e permitia ligações sem fios entre consolas GBA, acessório este conhecido como GBA Wireless Adapter. Este acessório foi uma espécie de teste em massa relação ao eventual hardware que a Nintendo poderia estar a produzir mas também serviu para renovar aquele objecto que inspirou Satoshi Taijiri a criar Pokémon que foi o Link Cable, por isso Pokémon era a série perfeita para receber este acessório.
    Mas sendo estes jogos Remakes esperavam-se uma só coisa, que era o jogo fosse fiel aos originais mas que surpreendesse, será que a Game Freak conseguiu?

    Começando um novo jogo nota-se logo a diferença gráfica comparando as versões originais, coisa que não surpreende pois estamos a jogar numa consola de 16-bits e não numa de 8-Bits com um esquema de cores horrível. Também se vê o professor Oak a introduzir-nos ao mundo de Pokémon com as mesmas palavras de antes, mas surge aí a primeira diferença, escolher entre um rapaz ou uma rapariga. Nos jogos originais apenas podíamos jogar com um rapaz que por muitos era conhecido como Ash, agora tinha-se dois géneros, uma novidade tremenda tendo em conta os jogos originais, logo depois vem aquele momento memorável onde o professor nos pergunta qual o nome do neto dele pois não se lembra.
    Já a história do jogo é praticamente a mesma (mais à frente explico), acordamos e saímos de casa em direcção à Route 1 com o objectivo de sair de Pallet Town, aí o Professor Oak vê-nos e diz "não entres aí, os Pokémons selvagens podem atacar-te" e assim leva-nos para o seu laboratório e já lá está o nosso rival, aí o professor introduz-nos aos Pokémons dizendo que podem ser nossos amigos e protegem-nos de outros Pokémons, dito isso vamos escolher uma das três Pokéball's que estão em cima da mesa, eles são os tão bem conhecidos Bulbasaur do tipo Grass (e Poison), Charmander do tipo Fire e Squirtle do tipo Water. Escolhido vamos abandonar o laboratório e aí o nosso rival desafia-nos para uma batalha. Vencendo ou perdendo ele vai-se embora e podemos colocar-nos a caminho pela Route 1 a cima com o nosso Pokémon. Não existe muito para explorar a não ser duas Routes, a Pokémon League e Viridian City, algo muito restrito, mas aí temos de ir ao Poké Mart e o senhor pede-nos para levar uma encomenda ao Professor Oak. Ao entregar o pacote ele diz-nos que contém uma Pokébola personalizada (possivelmente a famosa GS Ball) e logo de seguida aparece o seu neto ele diz-nos que os nossos Pokémons estão felizes e desafia-nos em preencher as páginas da Pokédex enquanto testamos as nossas forças frente aos Gym Leader. Para isso temos de viajar por todo o continente de Kanto e assim começa a nossa aventura mas não será tão simples quanto isso. No Mt. Moon encontramos pela primeira vez a Team Rocket, uma organização de criminosos que têm como objectivo controlar toda a região e iremos tentar travar os seus planos.
    Este remakes introduz-nos a uma novidade muito grande face aos jogos originais que é o arquipélago das Sevii Islands. Este conjunto de ilhas é composto por 7 ilhas (ou 9 por causa de eventos) onde as 3 primeiras são logo desbloqueadas assim que vencermos o Blaine, onde aparece Bill dizendo que nos quer apresentar a um amigo dele chamado de Celio que pretende criar uma rede onde os PC's da Sevii Island se podem ligar com os computadores de Kanto e para isso precisa da ajuda de Bill que é um especialista na matéria. Até eles resolverem o assunto, não podemos utilizar nenhum PC das ilhas nem voltar a Kanto o que nos obriga a viajar entre as ilhas onde vemos que existem algumas situações para resolver, como encontrar uma menina perdida ou expulsar um Gang de Motards que causam problemas de uma ilha. Na 3ª Ilha existe o Mt. Ember, uma montanha vulcânica onde agora vive Moltres (originalmente estava na Victory Road) que podemos desafiar e talvez apanhá-lo, ou então (e por experiência pessoal) podemos treinar os Pokémons com os treinadores perto das termas, o que é excelente pois podemos treinar antes de desafiar o último ginásio, antes podíamos desafiar o 8º logo após o 7º e podíamos estar a um nível menos recomendado. Depois de tudo explorado o Bill diz que já está tudo pronto e não só podemos utilizar os computadores da ilha como também voltar a Kanto e desafiar os Gym restante e também a Liga Pokémon.
    Depois de concluído o jogo se for como Red, Green, Blue ou Yellow podemos ir à Cerulean Cave apanhar o Mewtwo certo? Não, aí o nosso objectivo passa por capturar 60 diferentes espécies de Pokémon e aí podemos ir a essa caverna onde vive o Pokémon mais forte de todos mas também o Professor Oak faz um upgrade à nossa Pokédex propõe-nos em voltar para as Sevii Islands para "ver aquilo que ele nunca viu". Ao voltar à primeira ilha, Celio confessa que pretende expandir ainda mais a sua rede para que consiga ligar a outras regiões mas o sinal que tem agora não é muito forte, então precisa de um Rubi e uma Safira para intensificar o sinal. Este passa a ser o nosso novo objectivo e em primeiro lugar precisamos de visitar Mt. Ember novamente que é onde está o Rubi, no fundo de uma caverna, mas rapidamente descobrimos que a Team Rocket está por lá a tramar das suas (é aqui que a história difere). Depois de recuperado e oferece-lo a Celio, ele diz-nos para procurar nas outras 4 ilhas a Safira e oferece-nos um Rainbow Ticket que nos permite viajar entre as 7 ilhas disponíveis. Nas novas ilhas vemos que a Safira foi roubada pela Team Rocket e temos de a recuperar, o que posso dizer é que aqui vemos o verdadeiro fim que a Team Rocket teve e vamos descobrir novas coisas que justificam acontecimentos futuros. Depois de entregar a Safira a Celio, ele diz que a operação foi um sucesso e que agora a sua rede consegue ligar-se a Hoenn e por ventura agora podemos comunicar com as versões Ruby, Sapphire e Emerald, útil para completar a Pokédex seja de uma ou de outra versão pois nas Sevvi Islands existem muitos Pokémons da 2ª Geração. O curioso é que as Sevii Islands estavam planeadas em estar nas versões originais de Red e Green mas a limitação de hardware fez com que esse conteúdo fosse removido.

    Para além deste arquipélago existem mais novidades, como as características dos Pokémons que foram introduzidas nos jogos da 3ª geração e que hoje são essenciais neste universo, que são as habilidades, naturezas, sexo, podem segurar itens e introduziram dois novos tipos de Pokémon, o Dark e o Steel, sendo que o Magmenite e evolução ganharam um segundo tipo, mas estas duas últimas já foram introduzidas na 2ª geração. Também existe uma espécie de resumo antes de voltarmos a jogar o jogo, que mostra aquilo que fizemos até chegarmos ao momento onde salvamos o jogo, coisa útil para quem deixava de jogar durante algum período de tempo, e ao entrar em algumas localizações (como a Viridian Forest ou Digglet's Cave) vê-se uma imagem na perspectiva da primeira pessoa para nos introduzir ao local. Também existem dois itens bastante úteis neste jogos, o Vs. Seeker, aparelho que quando utilizado identifica os treinadores que querem voltar a desafiar-nos e o Exp. Share, que já existia na 2ª geração mas face à primeira é novidade pois exista o Exp. All que partilhava os pontos de experiência com todos os Pokémons na Party, e também os HM's Rock Smash e Waterfall, inexistentes nos originais. E já me esquecia, após defrontar o Brock oferecem-nos os Running Shoes! O problema é que jogando sozinho não existe uma grande diversidade de conteúdo.
    Agora falando especificamente dos aspectos técnicos do jogo, graficamente o jogo está muito belo, um grande trabalho de 16-bits que oferece alguns detalhes interessantes, como quando um treinador nos desafia, se nós estivermos a olhar para um lado que não a direcção do treinador o treinador fica na mesma posição tal como nos jogos originais (em todos os outros nestas situações o nosso personagem vira-se), contudo os combates são algo estáticos (como tem sido sempre). Também os Sprites dos Pokémons estão muito bem conseguidos, até os sprites overworld pois antigamente existiam uns modelos e eles era atribuídos a um conjunto de Pokémons, agora são únicos. O problema que tenho com este jogo é que os cenários parecem-me algo vazios num mundo extenso e não existe muito detalhe nos cenários, Final Fantasy na SNES já fazia um excelente trabalho nesse aspecto
    A nível sonoro, este jogo faz as delícias dos fãs. Todas as músicas são Remixes das versões originais mas é de tal forma fiel que existe pouca variedade, nas ilhas até existem remakes de músicas da 2ª geração que são bons, o problema é que se pedia músicas originais para estes novos locais. Outra situação é que se ouvirmos atentamente a música de fundo numa Route conseguimos ouvir os gritos dos Pokémons que vivem nela, algo interessante para se descobrir que espécies vivem lá, isto para não falar dos efeitos sonoros que são de qualidade.
    Já a jogabilidade, introduziu as novidades da 3ª geração o que tornam os combates bem mais divertidos, variados e maiores estratégias para dentro do campo, para além disso com ambientes bem mais agradáveis e a introdução dos Running Shoes, explorar é divertido, existem vários puzzles para nos fazer chegar ao objectivo que são interessantes de ser feitos, também introduziram os Pokémons Shinies, enfim. Para além disso existem as comunicações entre jogos sem fios, o que é bem mais prático que o cabo e até nos permite jogar alguns mini-jogos.
    Já a longevidade, o jogo é sempre igual, cada um joga o que quer e como quer, podem demorar 20 horas para terminar a história do jogo e nunca mais jogar como podem demorar muitas mais e jogar sem um objectivo que o jogo nos dá, jogando com ou sem amigos, e também existe a Battle Tower que permite desafios maiores, mas não introduz nada mais do que Pokémon Ruby e Sapphire já fizeram e embora seja desafiante, quem jogou esses jogos sabe para onde vai.

    Gráficos 8 - Estão bons mas pedia-se mais detalhe;
    Jogabilidade 9 - Simples mas viciante, temos uma região divertida de explorar, podemos fazer certas coisas da ordem que quisermos e quando quisermos e os combates são vício, faltam actividades secundárias de grande relevo para Single-Player;
    Som 8 - Os Remixes dos temas clássicos estão fantásticos mas pedia-se mais, novas músicas e assim, mesmo as "novas" são alguns Remixes da 2ª geração para as Ilhas;
    Longevidade 8 - Cada um joga o que quer e como quer e existe muito que fazer, mas não existe tanta diversidade de conteúdo como que Ruby e Sapphire tinha;
    Dificuldade 9 - O jogo está mais equilibrado que os originais e até existe uma Battle Tower, mas não existe uma grande diversidade de desafios.

    Nota Final - 8,4

    Por isso não, a Game Freak não surpreendeu, mas também esteve longe de desiludir. Temos aqui uma aposta segura e um belo Remake de um dos jogos mais conhecidos de sempre e é uma excelente forma de nos aventurar por Kanto neste vasto universo conhecido por Pokémon.


    Última edição por BAlvez em 11/3/2014, 16:20, editado 7 vez(es)


    _________________


    Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

    lobito180
    Mewtwo

    Mensagens : 5234
    Reputação : 21
    Data de inscrição : 20/01/2012
    Idade : 21

    Re: Pokémon FireRed Version & LeafGreen Version (GBA)

    Mensagem por lobito180 em 1/3/2013, 21:50

    Nunca reparei nos sons dos Pokémon que estão "escondidos" nas músicas...
    Gostei da review, e concordo com ela! XD

    HBC
    Suicune

    Mensagens : 4639
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 21
    Localização : In the cosmos!

    Re: Pokémon FireRed Version & LeafGreen Version (GBA)

    Mensagem por HBC em 2/3/2013, 13:49

    A review tá muito boa, e não sabia que o jogo tinha assim tanta coisa nova comparando com outros jogos. Se calhar tenho também de começar a jogar outros jogos de Pokemon, para os experimentar a todos xD


    _________________


    A jogar: Pokemon Alpha Sapphire

    BAlvez
    Mewtwo

    Mensagens : 6024
    Reputação : 24
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 24
    Localização : Vila Nova de Gaia

    Re: Pokémon FireRed Version & LeafGreen Version (GBA)

    Mensagem por BAlvez em 2/3/2013, 16:40

    lobito180 escreveu:Nunca reparei nos sons dos Pokémon que estão "escondidos" nas músicas...
    Gostei da review, e concordo com ela! XD

    Ainda bem que gostaste Wink
    Para reparares nesses detalhes sonoros tens de estar uns segundos/minutos no mesmo sítio sem fazeres nenhuma acção muito relevante (batalhas sobretudo). A primeira vez que reparei neste detalhe foi na Viridian Forest o som do Pikachu, o Pokémon mais raro de se encontrar nesse sítio.

    HBC escreveu:A review tá muito boa, e não sabia que o jogo tinha assim tanta coisa nova comparando com outros jogos. Se calhar tenho também de começar a jogar outros jogos de Pokemon, para os experimentar a todos xD

    Obrigado Wink
    Tu saltaste a 3ª geração não foi? É natural que muitas destas coisas sejam "novidade", entre aspas pois hoje conheces mas não sabias quando foi introduzido. Mas quando falar do Ruby e Sapphire falarei dessas novidades mais a fundo pois foram nesses jogos que foram introduzidas, e na minha opinião esses dois títulos da terceira geração foram os mais importantes na série, mesmo sendo esses os jogos que menos gosto. Mas depois de HG/SS falo disso, agora é terminar a Fire Red para passar à Soul Silver xD


    _________________


    Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

    HBC
    Suicune

    Mensagens : 4639
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 21
    Localização : In the cosmos!

    Re: Pokémon FireRed Version & LeafGreen Version (GBA)

    Mensagem por HBC em 2/3/2013, 20:14

    Tipo, saltar não saltei, joguei o Ruby e o Platinum num emulador no PC, limitei-me a passar só a história, não os joguei a fundo...


    _________________


    A jogar: Pokemon Alpha Sapphire

    Miguelcmb
    Suicune

    Mensagens : 2459
    Reputação : 21
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 19
    Localização : Lisboa

    Re: Pokémon FireRed Version & LeafGreen Version (GBA)

    Mensagem por Miguelcmb em 4/3/2013, 18:54

    Boa análise!
    Ainda me lembro de quando comprei o Fire Red. O meu inicial foi o Charmender. Nesse dia, fui almoçar a um restaurante e estava na Viridian Forest quando as pilhas deixaram de funcionar. Fiquei mesmo chateado por não poder jogar mais xD

    E HBC, tenta jogá-los a todos, nem que seja num emulador Wink


    _________________
    A jogar: Pokémon Alpha Sapphire e Fallout New Vegas
    RPG Team: Oshawott () lv.9 / Spearow () lv.10 / Elekid () lv.10 / Cleffa () lv.8 / Phanpy () lv.8


    HBC
    Suicune

    Mensagens : 4639
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 21
    Localização : In the cosmos!

    Re: Pokémon FireRed Version & LeafGreen Version (GBA)

    Mensagem por HBC em 4/3/2013, 18:57

    Oh, não dá pica jogar num emulador, no PC tenho outras coisas para jogar, por algum motivo comprei uma 3DS, que, por acaso, já não pego nela há mais de uma semana por causa do jogo que tou a fazer para Apps xD


    _________________


    A jogar: Pokemon Alpha Sapphire

    Conteúdo patrocinado

    Re: Pokémon FireRed Version & LeafGreen Version (GBA)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 20:12


      Data/hora atual: 7/12/2016, 20:12