Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 3 (PS3/X360)

Compartilhe

BAlvez
    Mewtwo

Reputação : 24

Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 3 (PS3/X360)

Mensagem por BAlvez em 19/3/2013, 00:03

Versão testada: PS3

Em 2012 a Namco Bandai lançou mais um jogo da série Naruto produzido pela Cyber Connect 2 com o título de "Generations" e foi um jogo onde se focaram mais na jogabilidade e modos de jogo que propriamente do Modo História, pois este modo contava a história toda da série desde o início até um determinado ponto da Temporada Shippuden mas de uma forma resumida sem cinemáticas ou Boss Battles, apenas um Narrador e depois realizar a batalha. Basicamente foi um "Spin-Off" que saiu entre os principais da .série, mas ainda antes saiu o Storm 2, um jogo onde o principal foco era a sua história onde a contava detalhadamente e num mundo aberto, por isso este Storm 3 iria regressar a essas "origens".
    Mas o jogo que antecede este novo capítulo conta as aventuras de Naruto e seus companheiros desde o início da temporada Shippuden até ao final da batalha de Naruto contra Pain, ou melhor para ser mais preciso, a tentativa de captura da besta de 8 Caudas (Killer Bee) por parte de Sasuke enquanto este se alia de certa forma à Akatsuki, a famosa organização dos maus da fita neste universo. Por isso este Storm 3 pega nos acontecimentos que se seguem, mas antes ainda conta uma história que ficou "esquecida" no 2 que é o incidente da 9 Caudas à Vila da Folha que se passou 16 anos antes, que foi contada por Minato (4º Hokage) a Naruto num momento de ruptura do seu selo durante a batalha contra Pain. Após este prólogo começa-se verdadeiramente a aventura na Vila da Folha que está a ser reconstruída após os ataques conduzi dos por Nagato e logo aí acontece a escolha para suceder a Tsunade no título de Hokage pois esta encontra-se em coma e é necessário um Kage de urgência pois o Raikage (o Kage da Vila da Núvem) convocou uma reunião entre os 5 Kages para discutir sobre a suposta morte de seu irmão (Killer Bee) e decidir o que fazer com Sasuke pois este tornou-se um criminoso procurado pelos seus feito. Por isso os conselheiros da Vila escolheram Danzo (um Ninja bastante antigo da Folha e líder da ANBU Raiz) para se tornar o novo Hokage, só que a sucessão nem foi formalizada por urgência de tal coisa. Entretanto tais notícias chegam aos ouvidos de muita gente, como a Sasuke que se dirige para o local de tal reunião para encontrar o Danzo para assim vingar o seu irmão Itachi, e também a Naruto que decide falar com o Raikage para tentar com que ele deixe de considerar Sasuke um criminoso. E é assim que começa este jogo e vai terminar num determinado ponto da 4ª Grande Guerra Ninja.

Eu posso ter falado muito da história anteriormente mas Naruto é um jogo de luta acima de tudo, e posso afirmar que este sistema de combate está muito bem conseguido embora não existam grandes novidades, a maior neste jogo é a possibilidade de libertar o Awakening a qualquer momento da batalha, contudo isto só funciona com algumas personagens, as restantes usam o método antigo de ter de perder um tanto de HP para poder libertar tal poder. Mas as personagens que usam o novo método de Awakening também fazem uso dele de uma forma diferente, enquanto os convencionais dão um "Boost" de poder aos seus ataques e passado algum tempo deixam desaparecem e deixam o personagem mais fraco, os novos consomem Chakra e sempre que utilizado a barra total diminui e chegando a um ponto que não exista mais o personagem deixa de poder invocar tal poder, contudo pode-se activar e desactivar tal coisa de forma a gerir melhor tal coisa. Outra situação nesse novo tipo é a inclusão de mais técnicas quando se carrega nos botões de Support, podem não ser tão fortes como os Ninjutsus mas existe uma maior variedade de ataques a usar. Por falar nos Support este aspecto continua com uma estrutura bastante similar aos dois títulos anteriores, pode-se jogar sem ajuda de companheiros mas jogando basta apertar os botões para os invocar, contudo, aprimoram alguns aspectos como fazer um ataque combinado, carregando algum tempo no Círculo ou no botão B o nosso personagem fica com uma aura amarelada e ao largar ataca o adversário, se acontecer com sucesso podemos chamar um companheiro ou até os dois para dar seguimento ao ataque. Fora isso eles continuam bastante similares aos jogos anteriores no que toca a atacar ou a defender-nos. Outra situação é a possibilidade de fazer com que o nosso adversário fique sem os seus companheiros de Support, atacando-os com um ataque realmente forte ou atira-los para fora da arena faz com que eles saiam de combate. Por falar em sair da Arena, em alguns Stages existe a regra "Ring-out", ou seja, a arena está rodeada por uma espécie de paredes de vidro, quando se atacar o adversário e ele bater lá o "vidro" parte-se (são necessários dois ataques para o mesmo sítio) e quando aberto se o adversário sair por lá ganha-se por Ring-Out. Ainda existem os Torneios introduzidos em Generations mas com a inclusão de um sistema de acréscimo de regras que tornam os combates mais variados, um exemplo dessas regras é quando o adversário é atingido com o Ultimate Jutsu é logo derrotado. Por falar nisso os Ultimate Jutsu's quando usados para terminar o combate, existe uma Cut-Scene de segundos a mostrar o pensamento da personagem, algo que inicialmente é agradável mas passado algum tempo torna-se chato de se ver e bem que nos combates fora do modo história podiam nem existir para não se tornar tão saturante e jogando Online nesses momentos é onde muito fazem Rage Quit, o que não é agradável de todo.
    Agora falando nas batalhas no modo história elas separam-se em três vertentes, os combates normais onde o objectivo é vencer e nada mais (com objectivos opcionais e suas recompensas), as Boss Battles e ainda uma outra que falarei a seguir. Nem todas as Boss Battles possuem Quick Time Events (nomeadamente a do Sasuke contra alguns Kages) mas sua grande parte têm e as cinemáticas estão fantásticas e tornam o momento bastantante interessante, também existe a Secret Action, uma nova adição onde nós fazendo uma determinada acção durante a batalha desbloqueia-se uma situação de Quick-Time Events, como por exemplo, na batalha de Minato contra o Masked Man se fizermos um Chakra Dash assim que o circulo a confirmar que existe tal acção, mostra aquela situação do 4º Hokage a descobrir como funciona a técnica da Materialização do adversário, mas em certos momentos temos de escolher entre o Hero Mode ou o Legend Mode nessas batalhas. Basicamente são um modo mais fácil e o mais difícil respectivamente, contudo cada uma delas apresentas cinemáticas ou funcionalidades únicas, e quando concluída a batalha num modo recebe-se pontos, que explicarei mais à frente. A outra vertente de combates é um Sistema Hack 'N Slash quando se controla Sasuke ou Darui, algo que já existia no Ultimate Ninja 5 para a PS2. Os controlos são iguais aos dos combates normais, contudo existem acções exclusivas como ao derrotar um inimigo ir directamente para as costas de outro ou ainda usar uma técnica especial de cortar todos os adversários no cenário quando a barra lateral estiver no máximo, que vai sempre crescendo com a quantidade de ataques.
    Mas parando de vez de falar nos combates, falemos mesmo na locomoção no cenário. Em Storm 2 tinha-se uma mapa grande do universo de Naruto onde podíamos explorar as vezes que quiséssemos que bem podíamos encontrar novas missões pelo cenário de forma a desbloquear personagens, neste Storm 3 não é bem assim, a locomoção por momentos parece-se bastante similar ao seu antecedente, mas não existem missões que nos dêem motivos de explorar, para além de não darem motivos também não nos permite pois o objectivo é ir a determinada parte continuar a história. Isto até pode nem parecer muito mau mas quando a história são Cut-Scenes que duram meia hora ou mais sem intervalos, algumas delas entre Boss Battles isto torna-se um degredo total, em vez de se jogar estamos a ver um filme ou melhor, à série animada de Naruto, as animações estão excelentes e está um trabalho muito bem feito (se bem que em algumas Boss Battles aconteçam algumas quebras de frames logo após o início), dignas de serem destacadas mas estamos a falar de um videojogo inspirado na série, não na série animada. E as cinemáticas são te tal forma longas que em 10 horas de jogo 7 delas foram apenas a assistir a isso. Mas voltando à locomoção para concluir este aspecto, antes existiam missões para desbloquear todas as personagens, agora não, basta amealhar dinheiro que elas vão-se desbloqueando, ou seja, nem é necessário jogar/assistir à história para as desbloquear, basta fazer "farming" de dinheiro no Modo Batalha e assim retira motivos para jogar a história. E por falar em personagens, existem muitos personagens que se lutam contra eles mas nem personagens jogáveis são, como Kinkaku e Ginkaku ou os 7 Espadachins, algo que chateia principalmente os fãs da série. Mas voltando ao modo história, quando se chega à parte da Guerra por momentos pode-se escolher quais caminhos seguir e que batalhas fazer algo bastante interessante, mas assim que se tomar controlo de Naruto e Bee ou Sasuke (este ainda com o Hack N Slash) o jogo volta à sua linearidade. E lembram-se do que falei antes do Hero Mode e do Lengend Mode? Essas escolhas embora boas o fim para que serve pode bem passar ao lado de muitos pois servem para desbloquear a utilização de itens nas batalhas, tal como em Storm 2 podemos personalizar as armas que levamos para a batalha, assim como utilizar itens antes para recuperar HP ou dar um Boost às nossas habilidades, mas digo que a funcionalidade das armas pode passar ao lado de muitos pois estes preferem usar os ataques das personagens que essas ferramentas, elas podem ser úteis mas no modo história tornam-se mal implementadas.
    Para além disto tudo, logo no início o Shikaku introduz-nos aos Ninja World Time Line, que basicamente são páginas de um livro que contam todos os eventos de Naruto desde o inicio da série e desbloqueiam-se mais páginas fazendo os objectivos opcionais das batalhas, e essas páginas são batalhas dos acontecimentos antigos, para além de sempre que se concluir um capítulo da história tudo fica registado lá e podemos sempre repetir as batalhas por lá (sejam do Storm 3 ou aquelas que se vão desbloqueando) e até as cinemáticas (apenas deste Storm 3), uma adição bastante interessante.
    Após este longo texto, só não falei do Som deste jogo, existem vozes em Inglês e Japonês mas são de tão forma fiéis à anime que acabam por não surpreender de todo, é só mais um bom trabalho, e mesmo as músicas e efeitos têm aquela essência oriental que nos tem habituado, não surpreende nada.

Gráficos 9,5 - Estão ainda melhores que antes muito pelas grandes animações realizadas, contudo quebras de frames e sombras dos personagens são detalhes técnicos que não foram bem conseguidos;
    Jogabilidade 7 - Os combates estão mais divertidos que nunca e só neste ramo podemos perder umas quantas horas, mas o modo história deixa muito a desejar, o Storm 2 podia ser mais "chato" para alguns mas era opcional, aqui nem opção existe;
    Som 7,5 - Vozes muito fiéis à série animada, seja versão Japonesa ou Americana mas nem existem diálogos exclusivos para o jogo, e detalhes sonoros banda sonora são apenas "mais do mesmo";
    Longevidade 6 - É um jogo de luta por isso existem formas de se jogar bastante, mas o modo história embora grande torna-se de tal forma chata por não existir muita acção e por ser de tal forma linear que satura um jogador, e saltando as Cut-scenes fica bem curto;
    Dificuldade 9 - As Boss Battles podem ser um belo desafio para muitos e as dificuldades mais difíceis nos modos normais também, mas nota-se algum desequilíbrio entre algumas personagens.

Nota Final - 7.8

Detestei analisar este jogo pois tem mais pontos positivos que negativos, mas os negativos são enormes e condicionam a nossa experiência no jogo. Eu até consigo apreciar as cinemáticas e dou-lhes todo o crédito por estarem realmente muito boas mas não existe uma boa gestão nesse aspecto nem dar uma maior liberdade na história. Posso até gostar do jogo por ser seguidor da Mangá, mas não o aprecio como um todo, por isso a recomendar este jogo são aos fãs de Naruto, quem não é não se vai introduzir neste jogo.

Última edição por BAlvez em 16/7/2013, 20:11, editado 4 vez(es)

Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

lobito180
    Mewtwo

Reputação : 21

Re: Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 3 (PS3/X360)

Mensagem por lobito180 em 19/3/2013, 11:52

Ainda só consegui jogar um pouco do jogo... Depois digo se concordo com tudo se não! xD

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 19/3/2013, 15:59

Editei os campos da jogabilidade, da longevidade e por ventura a nota final de forma a ter uma nota mais "justa" a meu ver.

E lobito, do que jogaste com que é que concordas ou discordas?

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 19/3/2013, 20:45

Concordei com o excesso de cutscenes. E um cena que não gostei mesmo foi quando tás a ver uma cutscene depois ela acaba e controlas o Naruto, segues caminho por onde deverias ir e apanhas com mais uma cutscene de meia hora...
    As cutscenes são muito longas e acredito que chateie quem não seja grande fã da série. Eu gosto, mas é para jogar com calma e "gozar o momento". Não é como eu estou a jogar em casa do meu amigo só para "acalmar o vício". xD
    Ah, e acho mesmo muito mau não ser possível jogar com os Edo Kages, com 6 dos Espadchins nem com o Kinkaku e Ginkaku.
    Ainda para mais a CC2 já anunciou DLC's mas já confirmaram que não iam ser personagens extra, porque aparentemente não as podem colocar através de um patch...

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 20/3/2013, 14:09

Como disse na conclusão, acho que este é um jogo de fãs para os fãs pois as cenas estão realmente muito boas e bem construídas e nota-se um enorme cuidado neste campo (quando vires a longa cena do Naruto com a Kushina notas isso perfeitamente) mas como jogo a estrutura está muito mal feita. Se o Storm 2 conseguiu arranjar fãs, este 3 nem de longe nem de perto o consegue, só os fãs é que conseguirão tirar algum proveito deste jogo.
    Em relação aos personagens, a Namco Bandai confirmou que no final deste mês vai participar numa conferência chamada de WonderCon na Califórnia e vão dar duas conferências, uma delas sobre o Storm 3 e prometendo um anuncio especial por parte do CEO da CC2 sobre o jogo. Rumores recentes falam numa versão PC por terem visto tal coisa num site relacionado com a Steam mas eu não descarto a hipótese de adição de novas personagens independentemente do que eles tenhas dito pois parece-me uma treta tal justificação.

Depois quando tiveres mais horas de jogo voltamos a falar disto, até lá ainda vou ver se termino o meu que ainda estou no início da guerra xD

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 20/3/2013, 17:58

Ok! xD
    Com sorte jogo um bocado amanhã! Razz

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 20/5/2013, 21:19

Agora que PS3 já funciona vou começar a jogar à séria este jogo.
    Quando desbloquear a malta toda depois combinamos umas lutas! Wink

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 20/5/2013, 21:38

lobito180 escreveu:Agora que PS3 já funciona vou começar a jogar à séria este jogo.
    Quando desbloquear a malta toda depois combinamos umas lutas! Wink

Antes disso ainda quero saber a tua opinião sobre o jogo xD

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 20/5/2013, 21:59

Estou a ver se o começo ainda hoje! xD
    Tenho um teste na sexta, não o devo acabar tão depressa, muito menos ter a platina! Razz

Chuck
    Suicune

Reputação : 19

Mensagem por Chuck em 21/5/2013, 15:13

Depois também jogo umas jogatinas com vocês (se qusierem XD), ainda não o comecei mas o próximo a pegar é este jogo.

E por falar nisso, lobito acho que ainda não te tenho na lista de amigos, logo adiciono.

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 3/7/2013, 21:28

Bem, agora que já acabei a história já posso falar com mais conhecimento! xD
    Um ponto que acho que pode ser favorável é que no Storm 2 tínhamos aquelas "missões de treta" entre as sequências da história, e neste isso foi colocado no final. Por um lado é bom para quem só joga pela história, mas também pode ser negativo porque agora vou fazer isto só para tentar a platina e porque sou fã, caso contrário não iria voltar ao modo de história.
    Voltando à cenas das cutscenes. São o ponto alto e o ponto baixo do jogo, na minha opinião.
    O ponto alto porque estão soberbas. Estão super bem feitas, com a história toda bonitinha, e animação Top. Mas acredito que sejam maçadoras para muitos porque demoram MUITO tempo, fazendo com que isto seja mais um anime com cenas interactivas do que outra coisa.
    Passando aos combates.
    Gostei da inovação dos Ring-Outs. Pensei que fosse ser uma coisa muito à sorte, mas o facto de termos de bater 3 vezes no mesmo sítio faz com que se posso usar mais "estratégia" nisto, o que é bom.
    Outra coisa que gostei de ver foram as instant awakenings, se bem que nalguns personagens aquilo é só para fazer spam, como com o Nagato (Edo Tensei), que por diversas vezes joguei online contra ele e só usavam aquele ataque que parece uma bazuca. Tirando esse aspecto, achei que foi uma inovação bastante interessante.
    Em termos de personagens, como já tinha referido, nota-se a ausência de bastantes personagens, como os Edo-Kages, Espadachins, etc. E não percebo. A CC2 tinha dito que não dava para adicionar personagens via DLC e agora vão lançar um DLC com o Kabuto em Mode Sennin...
    Em questão de dificuldade, acho que a última parte do jogo é lixada como tudo! Só passei aquilo graças ao bentos, e mesmo assim morri umas quantas vezes! Não sei se vou conseguir um S nessa luta...

Juntando estas coisas todas, acho que a nota que deste é merecida! Razz

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 3/7/2013, 22:42

Finalmente pude ler a tua opinião lobito xD

Estamos praticamente de acordo, à excepção de um ponto que são as "missões da treta". No Storm 2 elas eram opcionais e estavam disponíveis à medida que se ia avançado na história, a meu ver esta estrutura está bem conseguida e as missões secundárias tinham um objectivo de interesse grande que era desbloquear mais personagens, neste Storm 3, em primeiro lugar elas mal existem durante a história, tudo reservado para o final e mesmo realizando-as, é só mesmo para os 100% do jogo pois não existe algo que apele o pessoal a fazer isso pois acumulando guita desbloqueias tudo. Não me interpretes mal, eu acho que existirem coisas para fazer depois de terminar a história é excelente (e no Storm 2 existiram umas quantas que eu fiz com gosto), mas não está bem estruturado.

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 3/7/2013, 23:08

É isso que eu acho. Não existem quaisquer benefícios, é só mesmo para ter 100% e ver o resto do mundo que mal se explora durante a história...

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 4/7/2013, 18:42

lobito180 escreveu:É isso que eu acho. Não existem quaisquer benefícios, é só mesmo para ter 100% e ver o resto do mundo que mal se explora durante a história...

É verdade lobito, antes falaste da introdução do Modo Sage do Kabuto via DLC, mas ainda à pouco li que vai sair uma edição "Full Burst" deste jogo onde inclui essa personagem, o arco onde ela aparece, cut-scenes com ainda mais detalhes e ainda uma versão PC do jogo (daí eles acrescentarem esses detalhes, o PC tem mais RAM), mas não li nada sobre isto vir como DLC.
    A única coisa que quero saber é se mudam o final ao jogo nesta versão, foi a única coisa que detestei na estrutura da história.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 16:37

Data/hora atual: 5/12/2016, 16:37