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    Mensagem por BAlvez em 27/3/2013, 00:25


    Versão testada: Pokémon Blue

    Em Outubro 1999 chegaram ao mercado europeu aqueles jogos que iriam revolucionar a vida das crianças daquela época e que fez vender imensos Game Boy's (mais a versão Color), era quase pecado não ter um exemplar. Mas de raios estou eu a falar? Do "Pokémon Vermelho" e "Pokémon Azul" carago! Mas bem antes de chegar ao nosso mercado, estes jogos têm uma história por detrás, que nem todos conhecem e eu vou passar a contar.
    Nos anos 80, Satoshi Tajiri começou a editar uma revista feita só por ele chamada de Game Freak, uma revista sobre videojogos não profissional mas que era distribuída e vendida em alguns quiosques. Um dia Ken Sugimori, um jovem com talento para o desenho, passa por um quiosque e vê um exemplar dessa revista, compra-o, acha a revista interessante e decide contribuir de alguma forma para esse projecto de Satoshi e entra em contacto com ele. Por causa do seu fascínio pelos videojogos, na altura em que saiu a NES a Nintendo lançou a Family BASIC que é uma linguagem de programação que se tornou a base dos jogos para a "Famicom", o senhor Tajiri começou a estudar tal coisa e mais tarde comprou as ferramentas necessárias para desenvolver jogos para as consolas da Nintendo. Com o passar dos anos a pequena equipa da revista Game Freak (foram juntando-se uns poucos membros com o passar dos anos) concordavam que na altura não saíam jogos com grande qualidade, tinham conhecimentos de programação e então em 1989 decidem fundar a Game Freak produtora de Videojogos. Eles realizaram alguns trabalhos como o Mendel Palace para a Namco ou Yoshi para a Nintendo, mas também trabalharam noutras séries como The Legend of Zelda, mas o seu grande sucesso ainda estava para vir. Em 1990 Satoshi Tajiri ao passear por uma loja viu um Game Boy à venda e reparou que este tinha conectividade com outra consola igual e idealizou o seguinte: criar uma aventura que se possa levar para qualquer lado e que dê para ligar com outros para se jogar com os amigos. Ele pegou na ideia e apresentou-a aos responsáveis da Nintendo e eles não entenderam bem o conceito de início mas gostaram da atitude visionária de Satoshi e apoiaram-no no projecto. Pegando nessa ideia base e no seu hobby de criança como tema (caçar e coleccionar insectos), Tajiri chega a Pocket Monsters, ou simplificando, Pokémon. Este projecto demorou 6 anos a ser concluído mas entre o inicio e o final a empresa teve imensos problemas, sobretudo a nível de salários que fez com que perdesse 5 funcionários e para não perder mais Satoshi Taijiri decidiu que ele próprio não devesse receber salário e assim estiveram durante uns meses, só que a Creatures Inc. (uma produtora First-Party da Nintendo) decidiu apoiar financeiramente no projecto da Game Freak para que a conclusão se tornasse realidade e para salvar a Game Freak de uma eventual banca-rota. Este investimento acabaria por dar os seus frutos, de tal forma que em 1998 criaram uma empresa para gerir o Marketing da série chamada de The Pokémon Company. Por isso em 1996 foram lançadas no seu território as versões Red e Green de Pokémon, duas versões do mesmo jogo mas cada uma com Pokémons exclusivos para que o objectivo de "Apanhá-los Todos" (expressão que virou slogan) passasse pela troca de Pokémons entre versões e obrigasse a interacção com amigos. Poucos meses depois foi lançada a versão Blue que tinha um grafismo melhorado (por causa do Game Boy Color que tinha sido lançado) e menos Bugs e Glitches. Dois anos depois decidiram exportar para os territórios ocidentais esta série pelo seu enorme sucesso no Japão, e por estas bandas saíram as versões Blue e Red (esta optimizada) mas ficou de fora a versão Green pois esta versão e a Blue eram muito idênticas no que toca a exclusividades e optimizar a versão Red seria menos dispendioso que lançar três versões. Mas estes jogos revelaram-se nos RPG's mais bem vendidos de sempre, de tal forma que fez com que os Game Boy ganhassem um novo fôlego com um enorme impulso de vendas pois esta consola da Nintendo vivia dias negros.

    Depois desta história ficou uma questão por responder, o que é Pokémon? Pokémon são criaturas que correspondem aos animais deste universo, alguns vivem juntos aos humanos enquanto outros na natureza, mas estes não são uns animais quaisquer. Muitos dos humanos capturam Pokémons selvagens através de Pokébolas (uma tecnologia criada pela Silph Co. que permite transportar os Pokémons para qualquer lugar) para que possam tê-los como animais de estimação e tornarem-se amigos, mas para capturar um Pokémon é necessário lançar a então Pokéball (ou variantes) durante uma batalha contra um Pokémon selvagem e é recomendado baixar o HP do alvo de forma ficar baixo mas não ao ponto de fazê-lo desmaiar para que assim seja mais fácil de capturar e quando a bola abanar 3 vezes significa que foi capturado. Mas para além de se querer ter Pokémons como bichos de estimação, ainda existem os treinadores que treinam os Pokémons de forma a ficarem fortes para que saiam com sucesso dos combates e o principal foco da série são os combates entre essas criaturas pois assumimos o papel de um treinador. No papel de treinador o objectivo fazer evoluir de nível os nossos Pokémons ganhando experiência e isso ganha-se através dos combates quer contra Pokémons selvagens quer contra Pokémons de outros treinadores (os Pokémons treinados dão mais experiência) e quando se ganhar um x de experiência o Pokémon aumenta de nível, de forma a ficar cada vez mais forte a nível de Stats, aprendendo novas moves ou ainda evoluir de forma (coisas que falarei mais à frente).
    Continuando a falar sobre estas criaturas, nestes jogos existem 151 espécies diferentes e cada um deles tem características únicas, como o seu tipo por exemplo. Existem 15 tipos diferentes e cada um tem as suas vantagens e desvantagens face aos outros tipos, aqui fica uma tabela que mostra isso:


    Onde diz 1x quer dizer que o tipo da move atacante causa dano normal no tipo do Pokémon que defende, onde diz 2x quer dizer que o tipo do ataque do Pokémon que ataca causa um dano forte pois o tipo do que defende é fraco. Depois ainda existe o 0x que quer dizer que não recebe qualquer dano do tipo atacante, ou seja, é imune, já o 1/2x quer dizer que o tipo que defende é resistente face ao tipo de move atacante. Eu falei muito nos tipos mas não referi duas coisas, certas espécies de Pokémons podem ter dois tipos o que oferece um maior leque de ataques que um Pokémon e pode alterar o tipo de dano que recebe, a outra é que um Pokémon do tipo X pode aprender moves do tipo Y ou Z, por exemplo, um Pokémon do tipo Água é fraco face ao tipo de Erva, mas se tiver um ataque do tipo Gelo ao atacar um do tipo erva com essa move causa danos consideráveis de forma a ter alguma vantagem mesmo sendo de um tipo fraco. Estas combinações também se aplicam nos Pokémons com dois tipos, um Gyarados por exemplo, como é do tipo Água e Voador os ataques de erva apenas causa dano normal (1x) pois embora o tipo Água seja fraco face a esse, o tipo Voador é resistente a Erva, contudo esses dois tipos são fracos em relação ao tipo Eléctrico, por isso um ataque desse tipo causa danos super-efectivos a dobrar (4x) por ser de tal forma fraco face a eles. Mas também temos o exemplo do Bulbasaur, por ser do tipo de erva já era resistente face a moves do mesmo tipo, mas como também é do tipo Veneno ainda mais resistente é (recebe apenas ¼ do total de danos em vez de metade). Outra situação importante de referir face aos ataques  é que se um ataque for do mesmo tipo do Pokémon que o use recebe um bónus que causa ainda mais dano, um Bónus de 1,5, ou seja, um ataque com um poder de 50 passa a ter um poder de 75.
    Outras características que os Pokémons têm são os seus Stats (estatísticas), que são cinco, e eles são:


    • Hit Points (HP) - Determinam quanto podem receber de dano antes de desmaiar;
    • Attack - Determina quanto dano um Pokémon causa ao outro com uma Move física, quanto maior mais dano causa;
    • Defense - Determina quando dano um Pokémon pode receber de uma Move física, quanto maior este valor menos dano recebe;
    • Special - Determina quanto dano pode causar ou receber quando se tratam de moves de cariz especial, quanto maior este valor mais dano causa ou menos dano recebe;
    • • Speed - Determina a velocidade que um Pokémon tem, quanto maior este valor for, mais possibilidade tem de ser o primeiro Pokémon a atacar numa batalha e para isso acontecer tem que ser maior que do seu adversário.

    Outra coisa importante nos combates são os Status ailment, que são condições que condicionam as habilidades de um Pokémon combater e podem ser causadas através de ataques do adversário, que são:


    • Burn (queimado) - Condiciona os ataques de cariz físico reduzindo para metade os danos que causa e ainda tira 1/8 de HP por cada turno. Fora de combate por cada 4 passos perde 1 ponto de HP, se não for curado quando o HP terminar desmaia;
    • Freeze (congelado) - Que torna o Pokémon completamente inútil durante uma batalha pois não pode atacar. Para o descongelar é preciso usar um item para isso ou ser atingido por uma move do tipo Fogo, mas existe uma pequena chance do Pokémon se descongelar sozinho;
    • Paralysis (paralisado) - Reduz o Speed do Pokémon de forma a poder apenas utilizar 25% do total desse valor e também 25% de chance de Pokémon não poder atacar nesse turno;
    • Poison (envenenado) - Perde 1/16 do total do seu HP por turno, contudo, um Pokémon pode ser "badly poisoned", ou seja, quando é envenenado pela move Toxic que faz com que por cada turno o veneno seja mais forte, no primeiro tira 1/16, no segundo 2/16, no terceiro 3/16 e por aí em diante. Fora de batalha se o Pokémon estiver envenenado até ser curado por cada 4 passos perde 1 ponto de HP e chegando ao fim desmaia;
    • Sleep (adormecido) - Um pokémon quando está a dormir fica sem poder utilizar qualquer ataque entre 1 a 5 turnos e pode acordar a qualquer momento. Um Pokémon trocado que não nos obedece pode dormir por sua própria vontade, tal como um Pokémon que use Rest para se curar, mas podem acordar a qualquer momento seja por iniciativa do Pokémon seja pela nossa intervenção;
    • Confusion (confuso) - Quando um Pokémon está confuso tem uma chance de 50% de causar danos a si próprio, e o dano que causa depende muito dos Stats que ele tem pois resulta sempre num ataque físico com poder de 40. Durante um Pokémon pode sair desse estado entre 1 a 4 turnos ou então trocando por outro Pokémon desaparece tal condição.

    Antes falei numa outra coisa que são em moves físicas e especiais, aqui ficam os tipos que causam danos físicos:


    • Normal;
    • Fighting;
    • Flying;
    • Ground;
    • Rock;
    • Bug;
    • Ghost;
    • Poison.

    E aqui os tipos que causam danos de cariz especial:


    • Water;
    • Grass;
    • Fire;
    • Ice;
    • Electric;
    • Psychic;
    • Dragon.

    E ainda sobre os diversos ataques, os Pokémons podem aprender várias moves de diversos tipos (uns mais que outros) mas só podem ter em simultâneo 4 no seu moveset. Para aprender uma nova move existem duas formas, naturalmente ao evoluir de nível ou artificialmente através de TM’s (Technical Machine) e HM’s (Hidden Move). Ao tentar aprender um novo ataque é necessário substituir-se uma antiga pela nova se assim quisermos, senão podemos dizer que esse ataque não nos interessa. Esses TM's e HM's encontram-se pela nossa aventura e uma vez que usado um TM não se pode mais utilizar, já as Hidden Moves pode-se usar as vezes que se quiserem pois são bem especiais. Existem 5 ao todo e cada ataque destes pode ser usado quer em batalha quer na nossa aventura para nos ajudar a progredir pelo cenário, que são:


    • HM1 Cut - É um ataque do tipo normal que serve para cortar pequenas árvores;
    • HM2 Fly - É um ataque do tipo voador que serve para nos transportar para qualquer cidade com um Pokémon Center que já visitamos;
    • HM3 Surf - Ataque do tipo água que serve para nos movermos pelos rios ou mares do jogo (pois o personagem não sabe nadar);
    • HM4 Strength - Ataque do tipo normal com grande poder ofensivo que serve para mover objectos pesados (sobretudo pedras nas cavernas);
    • HM5 Flash - AAtaque do tipo normal que serve para iluminar locais escuros.

    Uma vez que estes ataques sejam aprendidos jamais podem ser esquecidos, por isso é algo a ter em conta antes de ensinar a um Pokémon.
    E para terminar de falar sobre os Pokémons, um grande aspecto neles é a Evolução. A evolução torna os Pokémons mais fortes de forma considerável e instantânea e existem Pokémons que em vez de evoluir uma só vez (como a Clefairy ou Pikachu) podem evoluir duas vezes (como os Pokémons iniciais ou Nidoran macho ou fêmea), mas também existem outros Pokémons que nem evoluem (como o Magmar, Pinsir ou Electabuzz). Os que evoluem não só evoluem ao evoluir de nível como também através de pedras especiais que se podem comprar ou encontrar, e ainda existem 4 espécies de Pokémon que apenas evoluem para a sua fase final quando se troca com outro jogo (que são o Machoke, Haunter, Graveler e Kadabra).
    E estas são as noções básicas sobre os Pokémons e como batalham, nós no papel de treinador temos de dizer qual movimento deve de usar nesse turno na batalha, utilizar algum item que tenha influência no nosso Pokémon (Potions, Antídotos, etc.) ou ainda trocar o Pokémon activo por outro (seja por nossa vontade ou quando o Pokémon que estava em campo desmaia), no caso de batalhas com Pokémons selvagens ainda podemos tentar fugir dele. Isto pode até parecer um pouco complexo por ter explicado tudo por aqui, mas na prática não é nada e vai-se aprendendo à medida que se joga, muito simples de apanhar o jeito e o resto é prática. Uma pequena nota, tudo que aqui falei é em relação a esta primeira geração, mudanças futuras falarei nas suas respectivas análises.

    O início desta aventura começa na nossa terra natal (Pallet Town) na região de Kanto, após nós darmos o nome que quisermos ao nosso personagem e ao seu rival. Um dia o Professor Oak chama-nos ao seu laboratório juntamente com o nosso rival (que é neto dele) para falar sobre algo, mas na tentativa de sair da vila o professor impede-nos e leva-nos para o seu laboratório. Lá ele introduz-nos aos Pokémons e oferece-nos um não só para o criar como também para nos proteger de Pokémons selvagens enquanto se viaja. O professor apresenta três pokébolas que contêm pokémons diferentes e temos de escolher um deles, o Bulbasaur do tipo Erva (e Veneno), Charmander do tipo Fogo e Squirtle do tipo de Água, e assim que escolhido o nosso rival escolherá o Pokémon que tem vantagem de tipo sobre o nosso pois quer estar sempre à nossa frente, e logo aí desafia-nos para uma batalha. Assim que terminada podemos explorar um pouco de Kanto e acabamos por chegar a Viridian, lá existem os principais edifícios para um treinador de pokémon, o Pokémon Center que é o hospital dos Pokémons que os curam a 100% sem qualquer custo e o Pokémon Mart loja com vários artigos que se podem usar nos Pokémons, como as Pokébolas para capturar Pokémons selvagens, os Potion para recuperar HP ou o Antidote para curar o veneno. No Pokémon Mart gasta-se dinheiro, para gastar dinheiro temos de ter e para o ganhar precisamos de vender coisas ou derrotar treinadores que eles dão-nos sempre um prémio em dinheiro sempre que são derrotados (e esta acaba por ser a principal fonte de rendimento de um treinador). Ao ir ao Mart de Viridian, o comerciante dá-nos uma encomenda que teremos de dar ao Professor Oak e o nosso objectivo torna-se esse. De regresso a Pallet Town e devolvendo tal coisa ao professor, aparece seu neto e Oak decide dar-nos uma tarefa, que é viajar pelo continente todo e conquistar as 8 insígnias de cada um dos Líderes de Ginásio e também completar todas as páginas do Pokédex capturando todos Pokémons, e este passa a ser o objectivo principal destes jogos. Os Líderes de Ginásio são treinadores conceituados certificados pela Liga Pokémon e que especializados num tipo de Pokémon, são bem mais fortes que os treinadores comuns e conseguem ser um desafio maior. Derrotando cada Gym Leader eles dão-nos uma insígnia (Badge) como prova da nossa vitória e conquistando as 8 da região é-nos permitido desafiar os maiores treinadores da Região, conhecidos como Elite 4, e depois de derrotados poderemos tentar derrotar o treinador mais forte de todos que é denominado de Champion. Se conseguirmos conquistar a Liga nós passamos a ser o novo Campeão, e é desta forma que funciona a liga dos treinadores neste mundo de Pokémon. Mas para além dos objectivos que o professor nos dá, existe uma organização maligna de nome Team Rocket que pretende controlar a região e iremos encontra-los muitas vezes ao longo da nossa jornada.

    Bem, agora falando do jogo jogado, e começando pela interface gráfica, o Game Boy Color permite que se escolha um esquema de cores ao iniciar o jogo pois como estes jogos são originais do Game Boy comum (sem cores) não têm um esquema de cores do próprio jogo mas sim da consola. As cores por defeito da versão Azul são o Preto, o Branco, o Azul em sua maioria e o Vermelho na personagem e em itens, já a versão Vermelha usa o Preto e o Branco mas o vermelho em maioria e o verde no personagem e nos itens. Podiam ter trabalhado mais neste aspecto, mas tendo em conta que quando saiu o jogo o Color não existia dá-se um desconto, por isso isto nem é o pior no que se toca a gráficos, o pior mesmo são os Sprites. Comparando os Sprites dos Pokémons com as Artworks desenhadas pelo Ken Sugimori muitos dos Pokémons estão mal feitos, assim de repente lembro-me do Koffing que tem a sua face de pernas para o ar, ou o Pidgey que parece um pombo comum, e os Sprites que têm a ver com o nosso personagem ou Pokémons estão muito Pixelizados, algo nada bonito de se ver. Já as animações nem estão más, os ataques estão bons pena os Pokémons não terem algum movimento, ficam estáticos mas isto é pedir demais.
    A jogabilidade, no que toca a combates está muito boa e viciante, no que toca à aventura tem aspectos que deixam a desejar. Algo muito importante na nossa aventura é a mochila para carregar os nossos itens, mas ela é muito limitada, só se pode carregar 20 itens diferentes (se bem que itens iguais acumulam no nosso espaço) por isso é preciso estar a recorrer com frequência ao PC para depositar itens que não se precisam, ou isso ou vender. Por falar no PC, este também serve para armazenar Pokémons pois enquanto treinador apenas podemos ter 6 Pokémons connosco (é uma das regras de treinadores), por isso temos de armazenar os outros em algum lado. O PC está dividido por Boxes, são 12 ao todo e cada um pode armazenar até 20 Pokémons, útil, mas temos sempre de trocar de Box a utilizar pois uma vez cheia se tentarmos capturar um Pokémon selvagem recebemos uma mensagem durante a batalha que não podemos tentar capturar o Pokémon porque a Box está cheia, algo muito chato, principalmente quando nos aventuramos pela Safari Zone (zona onde existe uma enorme diversidade de Pokémons e para os capturar não lutamos contra eles). Outra coisa são os HM's, para se utilizar temos de ir ao menu e seleccionar o que queremos usar, algo que se torna aborrecido de fazer pois bastava interagir com aquilo onde se vai usar o HM para o utilizar, o mesmo serve para itens, algo que se utiliza muito é a bicicleta para poder andar mais depressa mas temos sempre de ir ao menu e ir buscá-la. Nesse menu podemos alterar a ordem dos nossos itens e colocar os que mais interessam no topo mas mesmo assim, seria mais fácil poder atribuí-los a uma tecla e usar através daí, pois ao movimentar-se pelo cenário apenas se usa o botão A para interagir ou o Start para ir ao Menu. Outra coisa que pouco falei foi a conectividade com outras versões. Através de um Link Cable pode-se jogar com amigos, não só trocando Pokémons como também fazer batalhas contra eles usando os nossos próprios Pokémons, excelente. Algo que ainda não referi, é que os Pokémons trocados nem sempre nos podem obedecer, os de nível mais forte podem fazer o que bem lhes apetece durante um combate, mas para ter controlo deles precisamos de ter uma Badge que nos permita a isso, e isto baseia-se em torno do nível dos Pokémons. E estes pokémons também têm a particularidade de ganharem um bónus de experiência ganha, assim crescendo mais rapidamente que os nossos próprios Pokémons.
    Já o Som, existem várias melodias que até nos ficam pela cabeça durante anos (tararatata tararatata tararararatata), algumas músicas de batalha (a dos encontros selvagens, dos desafios de outros treinadores, desafios dos Gym Leaders ou do Champions, são alguns exemplos) e também os grunhidos dos Pokémons, bastante simples mas únicos que permitem identificar que Pokémon está em campo, e existem alguns detalhes sonoros como a da Pokébola a abanar, o som de vitória quando se apanha um item ou evoluir de nível, mas falta qualquer coisa que mostre que o mundo que nos rodeia está vivo.
    A longevidade, é algo interessante de se falar pois varia imenso, pois o verdadeiro objectivo do jogo é progredir na história de forma a poder derrotar o Campeão da Liga e isso pode demorar muitas horas como poucas, varia do tipo de jogador que joga, algo que é fantástico pois todas as pessoas são diferentes e não são obrigadas a fazer o que não querem. Depois existe a tarefa de completar a Pokédex e só isso pode demorar imensas horas.
    Por fim e falando da dificuldade, o normal num JRPG é quanto mais evoluída a nossa personagem, mais fácil se torna o jogo, e este não é excepção. Fora isso, os Pokémons adversários têm infinitos PP's (Power Points que corresponde ao número de vezes que se pode usar um ataque) torna-se chato em certos momentos do jogo.

    Gráficos 8 - Para um jogo para o Game Boy não estão nada maus mas os Sprites são a pior coisa porque não correspondem às Artworks de cada um deles e os Sprites de costas são feios por serem "pixelizados", contudo existem boas animações;
    Som 9,5 - Melodioso e as músicas ficam no ouvido e existe uma boa variedade delas, mas pedem-se mais detalhes sonoros no que toca ao mundo que nos rodeia;
    Jogabilidade 9 - Combates simples mas viciantes e dá imenso gosto poder explorar Kanto, seja pela terra ou pelo mar, contudo é chato ter de se recorrer imensas vezes ao menu;
    Longevidade 10 - Adapta-se a qualquer tipo de jogador pois pode-se demorar umas 10 horas como 100 pois não existe um fim;
    Dificuldade 8,5 - O normal dos JRPG's, quanto maior o nível dos nossos Pokémons mais fácil é, mas se não se treinar bem podemos ter aqui um belo desafio.

    Nota Final - 9

    Embora com algumas falhas técnicas, temos aqui um excelente jogo com imenso potencial para ser explorado no futuro. No início disse que estes jogos revolucionaram a vida das crianças, mas para ser sincero acho que até revolucionou o conceito de um JRPG pois é único e com uma fórmula muito bem pensada, talvez seja por isto que esta é a minha série de videojogos preferida desde criança.


    Última edição por BAlvez em 11/3/2014, 17:29, editado 6 vez(es)


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    Re: Pokémon Red Version & Blue Version (GB)

    Mensagem por xdjogs em 27/3/2013, 00:38

    Espectacular, isto sim eram jogos a sério XD Grande análise BAlvez!
    Bom tempo que passei a jogar Pokémon Red! Ainda me lembro bem de como me custou passar a liga e apanhar o trio de pássaros lendários XD


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    Re: Pokémon Red Version & Blue Version (GB)

    Mensagem por lobito180 em 27/3/2013, 19:45

    Bons velhos tempos em que todos os putos (ou quase todos) viciavam nisto com toda a força!
    Boa análise (e bastante longa! xD)!

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    Re: Pokémon Red Version & Blue Version (GB)

    Mensagem por HBC em 28/3/2013, 14:48

    Man, tu devias ir para redator da BGamer, fazes grandes e boas análises xD.

    Uma coisa que desconhecia era o facto dos tipos das moves serem Special ou Physical dependendo do tipo, nunca pensava que fosse assim na Gen I, apesar de saber que era diferente da Gen atual.


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    Re: Pokémon Red Version & Blue Version (GB)

    Mensagem por Miguelcmb em 28/3/2013, 16:16

    HBC escreveu:Uma coisa que desconhecia era o facto dos tipos das moves serem Special ou Physical dependendo do tipo, nunca pensava que fosse assim na Gen I, apesar de saber que era diferente da Gen atual.
    Foi assim não só na 1ª geração, mas também na 2ª e na 3ª. Só na quarta é que mudaram para o sistema atual.

    Também gostei da análise! Na altura todos tinham estes jogos, era mesmo um grande vício. Eu não tive nem o Blue nem o Red, tive o Yellow, mas o jogo em si não era muito diferente. Foi com esse jogo que conheci e passei a gostar de Pokémon xD


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    Re: Pokémon Red Version & Blue Version (GB)

    Mensagem por BAlvez em 28/3/2013, 18:35

    xdjogs escreveu:Espectacular, isto sim eram jogos a sério XD Grande análise BAlvez!
    Bom tempo que passei a jogar Pokémon Red! Ainda me lembro bem de como me custou passar a liga e apanhar o trio de pássaros lendários XD

    Obrigado rapaz!
    E apanhar o trio de pássaros trabalhoso? O Mewtwo é bem mais difícil xD

    lobito180 escreveu:Bons velhos tempos em que todos os putos (ou quase todos) viciavam nisto com toda a força!
    Boa análise (e bastante longa! xD)!

    Pokémon era quase como religião para as crianças daquela época aka do meu tempo xD
    Obrigado!

    HBC escreveu:Man, tu devias ir para redator da BGamer, fazes grandes e boas análises xD.

    Não me importava nada, mas teria que estar formado em jornalismo para que tivesse o mínimo das chances xD
    Obrigado! Wink

    Miguelcmb escreveu:Também gostei da análise! Na altura todos tinham estes jogos, era mesmo um grande vício. Eu não tive nem o Blue nem o Red, tive o Yellow, mas o jogo em si não era muito diferente. Foi com esse jogo que conheci e passei a gostar de Pokémon xD

    Ainda bem que gostaste Wink
    Este fim de semana ou na próxima semana irei começar a trabalhar numa pequena análise ao Pokémon Amarelo, fica atento!

    Conteúdo patrocinado

    Re: Pokémon Red Version & Blue Version (GB)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 04:32


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