Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

    Pokémon Yellow Version (GB)

    Compartilhe

    BAlvez
    Mewtwo

    Mensagens : 6024
    Reputação : 24
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 24
    Localização : Vila Nova de Gaia

    Pokémon Yellow Version (GB)

    Mensagem por BAlvez em 2/4/2013, 16:10


    Versão testada: -----------

    Um ano depois do lançamento das versões Red, Green e depois Blue no Japão, em 1997, devido ao fenómeno dos videojogos estreou uma série televisiva chamada de "Pocket Monsters", baseada nos videojogos e contava as aventuras de Satoshi (Ash) na região de Kanto. Esta personagem, que tem o mesmo nome que o criador da série Pokémon (uma forma de homenagem), espera ansiosamente pelo dia onde pode escolher o seu Pokémon oferecido pelo professor Okido (Oak no ocidente), mas acorda tarde e no caminho para o laboratório encontra Shigeru (Gary no ocidente, é personagem que homenageia o histórico produtor da Nintendo Shigeru Miyamoto), o seu rival, que já tinha escolhido o seu Pokémon e partido para a sua aventura. Na altura de escolher já não existia nenhum dos três iniciais, por isso o professor ofereceu-lhe um Pikachu único pois não gosta de estar dentro da Pokébola e seguia Satoshi para todo lado fora dela. E assim começou a sua (longa) aventura.
    No ano de 1998 a anime começou a ser transmitida nos EUA na mesma altura que as versões Red e Blue foram lançadas, mas em terras nipónicas era lançada mais uma versão dos jogos, a Pocket Monsters Pikachu, versão que segue de alguma forma as aventuras vividas na primeira temporada da Anime e corrigiu alguns erros e falhas das versões originais, e também teve como objectivo ganhar mais algum tempo antes de lançar jogos futuros. Esta versão saiu em 1999 nos EUA e em 2000 na Europa e com o nome de Pokémon Yellow: Special Pikachu Edition ou simplesmente Pokémon Yellow, jogo que sofreu uma lavagem gráfica face à versão japonesa, para além da habitual tradução.

    O jogo começa de forma diferente dos seus antecessores, saímos de casa em direcção à Route 1 e aparece o Professor Oak a avisar para não ir para lá por causa dos Pokémons selvagens, mas de repente aparece um Pikachu selvagem e o Professor apanha-o. Depois vamos para o laboratório e lá está o nosso rival à espera de receber o seu primeiro Pokémon, mas existe um problema, é que Oak apenas tem um Pokémon para oferecer em cima da mesa e diz-nos para ir buscar a Pokébola, e no momento que vamos a pegar nela o Gary (vou chamá-lo assim a partir de agora) roído de inveja empurra-nos e fica ele com a Pokébola. Oak intrevem e diz que apenas tem mais um Pokémon disponível para oferecer que é o Pikachu que tinha capturado à pouco e oferece-nos tal Pokémon (tal como a Ash na Anime), e ao sair do laboratório o Gary desafia-nos para uma batalha e nela vemos que o seu Pokémon é um Eevee (na Anime foi um Squirtle), aquele Pokémon que pode evoluir para três formas diferentes (três, pois...). Agora aqui está uma mecânica importante de falar que é para que Pokémon o Gary vai evoluir o seu inicial, e isso depende do nosso desempenho contra ele nas duas batalhas que temos cedo no jogo. A primeira é a do laboratório de Oak, a outra é a batalha opcional da Route 22 (rua de acesso à Pokémon League), e estas são as condições para cada uma das evoluções:


    • Se vencermos o Gary no laboratório e também na Route 22, ele evoluirá o seu Pokémon para um Jolteon;
    • Se vencermos uma batalha e perdermos outra ou se vencermos a batalha no laboratório e ignorar a outra o Eevee evoluirá para um Flareon;
    • Se perdermos ambas as batalhas ou perdermos a do laboratório e ignorar a outra a evolução será para um Vaporeon.

    Isto tudo só para dar vantagem ou resistência entre iniciais face ao desempenho nas batalhas contra ele. Mas voltando ao laboratório, após a batalha o Pikachu sai da sua Pokébola e segue-nos para todo o lado, e podemos falar com ele a qualquer momento e ele responde com uma animação. Ele inicialmente não gosta muito de nós mas à medida que formos progredindo ele começa a gostar, foi introduzido um sistema de felicidade ao Pikachu. E mesmo quando ele está sobre o efeito de Status ailments a sua animação modifica por causa disso, mesmo quando está fraco, existem várias condicionantes que podem gerar animações únicas, mas é importante referir que este Pikachu é único, no jogo só existe esse exemplar e mesmo trocando um Pikachu de outra versão esse mesmo não nos seguirá. E para dar mais um gostinho da Anime, o nosso Pikachu também não evolui quando lhe damos uma Thunderstone, mas só se ele gostar imenso de nós caso contrário ele evolui sem problemas mas para isso ele tem de estar no PC (e claro, ele deixa de nos seguir). E claro, se evoluído o Raichu não nos seguirá.
    Uma outra particularidade na Anime são os Pokémons que o Ash apanha, na Viridian Forest por exemplo, não existem Weedles ou Kakunas, apenas Caterpies ou Metapods, mas também tem Pidgeys e ainda Pidgeottos (a nível 9!) por causa disso mesmo, para se poder ter a mesma equipa que o Ash nos momentos em que ele também teve esses Pokémons. Também é possível obter os 3 iniciais deste jogo, é de uma forma diferente da anime, por exemplo, em Cerulean existe uma rapariga que tem um Bulbasaur, mas só nos dá se o nosso Pikachu estiver realmente feliz connosco (a tal situação da Felicidade), na Route a Norte de Cerulean existe um Rapaz que nos dá o Charmander assim do nada, e em Vermilion após derrotar o 3º Gym, uma agente Jenny oferece-nos um Squirtle.
    Por falar no 3º Gym lembrei-me que o Lt. Surge em vez de ter três Pokémons tal como nos jogos originais, tem apenas o seu Raichu tal como na anime, o mesmo se aplica a outros Gym Leaders e outros personagens, e sendo este um jogo baseado na Anime não falta aqui qualquer coisa? Team Rocket com os tão bem conhecidos Jessie, James e Meowth, que em vez de estarem atrás do Pikachu são de uma patente alta da Team Rocket. As batalhas contra eles são os dois contra nós ao mesmo tempo, mas com um Pokémon de cada vez, eles têm um Ekans, Koffing e o Meowth (que por acaso consegue usar o Pay Day), Pokémons estes que não podem ser capturados no jogo. Também falta o Lickitung da Jessie ou o Victreebel do James nessas batalhas.
    Outra situação importante de referir são os Movesets dos diversos Pokémons. Muitos na versão Amarela foram alterados, rapidamente reparamos que o Pikachu consegue aprender o Tail Whip e este é apenas um exemplo. Também alteraram a compatibilidade de alguns Pokémons com TM's e HM's, agora o Charizard pode aprender o Fly, por exemplo.
    E esta versão ainda tem um mini-jogo que requer que primeiro o nosso Pikachu aprenda o Surf (apenas através do Pokémon Stadium), e depois de aprendido basta ir à Route 19 falar com uma personagem que está dentro de uma casa, curiosamente a Anime teve um episódio baseado neste mini-jogo.

    Como disse no inicio da análise, as versões ocidentais deste jogo receberam uma lavagem gráfica, mas foi no que toca a cores. Sempre que mudamos de localização, como de uma cidade para uma rua, a cor do ecrã muda de cor, de forma a utilizar as várias paletes de cor que um Game Boy Color pode oferecer, algo interessante e útil para se saber quando se entra numa outra região, mas quem já conhece os cantos à casa é um departamento que passa ao lado. Isto das cores também se aplicam aos Sprites do jogo, todos os Sprites frontais foram refeitos e agora sim, os Pokémons parecem-se com as Artworks do Ken Sugimori (se bem que o Metapod é algo estranho, mas está lá a ideia) e os Pokémons têm a sua respectiva cor (lá está, só nas versões ocidentais), algo excelente e que corrige uma das críticas mais negativas dos jogos originais, mas os Sprites traseiros continuam iguais, com cor mas iguais. Os de alguns treinadores também foram refeitos, principalmente o Brock, Misty ou até o da nossa personagem, têm um ar semelhante à da série animada. Também a Cerulean Cave foi redesenhada por ser de alguma forma confusa nas versões originais.
    No que toca ao Som, não existiram grandes mudanças, contudo o nosso Pikachu ganha voz e expressa-se através dos "Pika" que diz tal como na Anime e de várias formas e feitios, um detalhe interessante.
    Já no que toca a longevidade e dificuldade, é o mesmo que as versões Blue e Red, nada de novo nem mais desafios.

    Gráficos 9 - Os Sprites e as cores nas batalhas estão excelentes, tal como as animações com a interacção com o Pikachu, melhoraram significativamente esse aspecto mas os Sprites traseiros continuam iguais e o trabalho de cores em "overworld" é muito básico;
    Jogabilidade 8,5 - Melhoraram alguns aspectos no que toca a batalhas e adicionaram o Pikachu mas passado algum tempo é apenas um "detalhe". Nada de significativamente novo;
    Som 8 - As mesmas músicas de antes e a voz do Pikachu, nada de surpreendente;
    Longevidade 9,5 - Este campo é na mesma "perfeito" no que toca a horas de jogo, não leva nota máxima porque não adicionaram nada de novo;
    Dificuldade 8 - Quase todas as mesmas batalhas, os mesmos Pokémons e mesmos níveis por parte dos adversários, não existe um desafio extra.

    Nota Final - 8,6

    Como já se seria de esperar este jogo não traz nada de novo, é um conjunto de detalhes que fazem deliciar os fãs que seguem a anime. Como jogo a única melhoria que se pode salientar e aproveitar para o futuro é o grafismo, principalmente os Sprites que agora se parecem com aquilo que deviam parecer-se desde início.
    Se vale a pena jogar este jogo em vez de Red ou Blue? São jogos muito similares, por isso jogar este ou aquele é indiferente, pessoalmente prefiro as versões originais por ser uma aventura mais genuína no que toca a Pokémon, esta Yellow é mais condicionada, mas trata-se de uma questão de preferências.


    Última edição por BAlvez em 16/7/2013, 20:20, editado 1 vez(es)


    _________________


    Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

    Miguelcmb
    Suicune

    Mensagens : 2459
    Reputação : 21
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 19
    Localização : Lisboa

    Re: Pokémon Yellow Version (GB)

    Mensagem por Miguelcmb em 2/4/2013, 21:06

    Boa análise Wink
    Este sim é o jogo que me ocupou muitas horas quando era mais novo! Lembro-me de tantas histórias que me aconteceram com este jogo... Era um vício, nem sei quantas horas devo ter passado a jogar este jogo. A imagem do cartucho até está um pouco estragada com o uso xD


    _________________
    A jogar: Pokémon Alpha Sapphire e Fallout New Vegas
    RPG Team: Oshawott () lv.9 / Spearow () lv.10 / Elekid () lv.10 / Cleffa () lv.8 / Phanpy () lv.8


    HBC
    Suicune

    Mensagens : 4639
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 21
    Localização : In the cosmos!

    Re: Pokémon Yellow Version (GB)

    Mensagem por HBC em 3/4/2013, 17:34

    Boa análise BAlvez, como é costume. Este foi o primeiro jogo a sério que joguei, se não o tivesse recebido se calhar nunca teria gostado de Pokemon... Ainda bem que o tive xD


    _________________


    A jogar: Pokemon Alpha Sapphire

    lobito180
    Mewtwo

    Mensagens : 5234
    Reputação : 21
    Data de inscrição : 20/01/2012
    Idade : 21

    Re: Pokémon Yellow Version (GB)

    Mensagem por lobito180 em 3/4/2013, 17:41

    Eu tinha este jogo! Jogava este e o Red e era espectacular! Depois perdi-o! Sad
    Mas eu quando era puto era mesmo lerdo e tentava sempre defrontar o Brock só com o Pikachu! xD

    HBC
    Suicune

    Mensagens : 4639
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 21
    Localização : In the cosmos!

    Re: Pokémon Yellow Version (GB)

    Mensagem por HBC em 3/4/2013, 17:46

    lobito180 escreveu:Eu tinha este jogo! Jogava este e o Red e era espectacular! Depois perdi-o! Sad
    Mas eu quando era puto era mesmo lerdo e tentava sempre defrontar o Brock só com o Pikachu! xD

    Nessa gym battle não podes "Soak" com o Pikachu e usar um Thunderbolt super-effective no Onix como aconteceu no anime xD


    _________________


    A jogar: Pokemon Alpha Sapphire

    lobito180
    Mewtwo

    Mensagens : 5234
    Reputação : 21
    Data de inscrição : 20/01/2012
    Idade : 21

    Re: Pokémon Yellow Version (GB)

    Mensagem por lobito180 em 3/4/2013, 17:46

    Ya. Grande fail do jogo!!! xD

    BAlvez
    Mewtwo

    Mensagens : 6024
    Reputação : 24
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 24
    Localização : Vila Nova de Gaia

    Re: Pokémon Yellow Version (GB)

    Mensagem por BAlvez em 3/4/2013, 19:31

    Obrigado a todos Wink
    Uma curiosidade, existe uma Hack Rom do Pokémon FireRed chamada de Ash Gray e esse jogo segue fielmente a anime, até essa cena do Thundershock/Thunderbolt afectar o Onix. Agora se tal coisa já está completa é que não sei, mas o projecto era ambicioso e pensavam fazer até à Liga Laranja (inicialmente até queriam fazer Johto).


    _________________


    Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

    lobito180
    Mewtwo

    Mensagens : 5234
    Reputação : 21
    Data de inscrição : 20/01/2012
    Idade : 21

    Re: Pokémon Yellow Version (GB)

    Mensagem por lobito180 em 3/4/2013, 21:14

    Eu uma vez comecei a jogar, mas foi só mesmo começar! xD
    Se fosse para a frente seria algo bem interessante! Very Happy

    Conteúdo patrocinado

    Re: Pokémon Yellow Version (GB)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 04:37


      Data/hora atual: 3/12/2016, 04:37