Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

31º Tema da Semana - Criação ou Evolução?

Compartilhe

BAlvez
    Mewtwo

Reputação : 24

31º Tema da Semana - Criação ou Evolução?

Mensagem por BAlvez em 18/5/2013, 19:53

Ora boas pessoal!

Na Eurogamer vi o seguinte artigo:

Código:
    http://www.eurogamer.pt/articles/2013-05-18-evolucao-vs-criacao

E achei bastante interessante tal coisa e gostaria de saber a vossa opinião sobre o assunto e discutir sobre isso.
    Por isso pergunto-vos, preferem a criação de novos IP's ou a evolução daquilo que teve sucesso antes?

E créditos à Eurogamer pela criação deste Tema da Semana.

Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

lobito180
    Mewtwo

Reputação : 21

Re: 31º Tema da Semana - Criação ou Evolução?

Mensagem por lobito180 em 18/5/2013, 20:24

Um artigo muito interessante, sem dúvida.

Eu tenho uma opinião dividida neste caso...
    Jogos como Pokémon, Mario e assim são sempre mais do mesmo, mas é isso que se quer (pelo menos é o que eu quero), e podem continuar sempre com a sair jogos destas séries que eu vou sempre ter interesse.
    Agora, jogos como Call of Duty, FIFA, e outro títulos anuais, poderiam ter o mesmo efeito, mas o facto de saírem milhares de jogos, faz com que o meu interesse vá diminuindo.
    Peguemos no exemplo de Tekken.
    Jogo esta saga desde de que me deram o Tekken 2. Depois desse joguei o 3, o Tag Team Tournament, o 5 e o 6. Isto quer dizer que jogo esta série à uns bons 13 anos. Foi uma série que sempre que saia um novo (que não era todos os dias) eu ficava mesmo contente e queria jogá-lo. E isso aconteceu com todos.
    Agora pegando por exemplo em Uncharted.
    Joguei o primeiro um bom bocado depois de ter saído e adorei o jogo. Gostei tanto que comprei logo o segundo e também o acabei.
    Entretanto o 3 ainda não tinha saído, mas o hype começou-se a formar. Quando o jogo saiu foi uma festa no primeiro dia, porque depois começou a fartar um bocado.
    Não digo com isto que o jogo seja mau, porque não o é de todo, mas isto fez-me perceber que se calhar poderiam ter esperado mais para o lançarem.
    Com Gran Turismo aconteceu o mesmo que com Tekken. Joguei todos à excepção do 4, mas sempre que sai um novo eu jogava, e jogava e jogava. Quando lançavam outro, parecia que o anterior tinha saído há milhões de anos! xD

Sou a favor da continuidade, desde que seja bem aplicada. Felizmente existem companhias que percebem disto. Temos séries como Metal Gear Solid, Pokémon, Zelda, Mario, Tekken , Gran Turismo... A lista continua, mas por outro lado temos os anuais, FIFA, PES, CoD, e outros do género.

Também sou bastante a favor de novas IP's.
    Não só dão frescura à indústria, como também mostram (por vezes) que não é preciso um jogo fazer parte de uma séries conhecida para ser bom.
    Exemplos? Mirror's Edge, é um deles.
    Fiquei pasmando pelo jogo desde que joguei a demo, infelizmente demorei imenso a comprá-lo, mas quando comprei... Adorei o jogo.
    Neste jogo gostava realmente de ver uma sequela, mas não me parece que vá acontecer, pelo menos tão cedo.

Bem, isto já está a ficar grandito, depois acrescento mais quando o pessoal começar a comentar! xD

HBC
    Suicune

Reputação : 0

Mensagem por HBC em 19/5/2013, 18:15

lobito, tenho de discordar daquilo que disseste de Uncharted 3. Esse é aquele jogo de PS3 que nunca farta. Ainda hoje é dos mais jogados (até por causa do MP ser F2P) e está constantemente a receber novidades...

Sobre o artigo, achei muito interessante, e até acho que a Nintendo faz bem em so fazer jogos de certas series de tempos a tempos. Se não há grande inovaçao para que comprar esses jogos? Há exceçoes (tipo Pokemon), mas a maioria é assim. E novos IP's é um bocado arriscado, porque as pessoas preferem muitas vezes comprar jogos que já conheçam do que experimentar algo novo que até podem não gostar. Mas desde que os novos IP's tenham boa qualidade, tudo bem xD. O que a gente quer é jogos para jogar e daqueles bons, ninguem quer Rogue Warriors nem Leisure Suit Larry xD

A jogar: Pokemon Alpha Sapphire

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 19/5/2013, 18:41

Leisure Suit Larry já foi uma série muito boa! Não podemos falar de uma série num todo, apenas julgando um jogo...

HBC
    Suicune

Mensagem por HBC em 19/5/2013, 19:21

Não conheço assim tao bem a serie mas a impressao que tenho é que é uma serie um quanto badalhoca e o ultimo capitulo foi um 0 xD

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 19/5/2013, 19:55

Eu também não conheço, mas nos tempos dos jogos de disquetes (ou seja, no tempo dos dinossauros) acho que até era uma série boazita...

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 20/5/2013, 13:56

Antes de tudo tenho que dizer na minha opinião os IP's são a parte mais importante da indústria dos videojogos. Porquê? Vários motivos, o que salta logo à vista foi o que o lobito disse, torna a indústria fresca, mas mais importante que isso é o impacto que muitos causam. Se prometem algo novo e diferente, tal coisa promete destacar-se as séries que já estão no mercado à algum tempo pretendem superar aquilo que eles vão ou pensam fazer, por isso o nível de competição entre produtoras é maior e como temos visto nos últimos anos, os videojogos estão em alta e saem cada vez mais e melhores jogos. Também são importantes para as produtoras que os fazem porque se causam um primeiro impacto bom a probabilidade de fazer sequelas é grande e o objectivo delas é superar o jogo pioneiro, e também temos visto aí cada sequela que é de deixar água na boca.
    Com isto acho que mostro o porquê de achar que os IP's são o mais importante da indústria, mas não são só importantes para o melhor, infelizmente também para o pior porque se têm sucesso as produtoras tendem a fazer mais e mais e num pouco período de tempo as séries começam a fartar ao jogadores (muitas delas são mencionadas no tal artigo), e esse fartamento causa o desinteresse e a necessidade de procurar alternativas mais viáveis e não tão saturantes.
    Aqui entra a "Evolução", as séries que já têm uns quantos anos e que os jogos não saem com tanta frequência (por norma 1 ou 2 por cada plataforma) e que investem mais tempo a procurar novas formas de se jogar o que já conhece do que espremer algo que teve os seus frutos até a fonte secar, e isso torna-as em alternatívas mais viáveis e isso vê-se pelo hardware que se faz vender, quem compra uma consola da Nintendo compra essencialmente para jogar o que já todos conhecemos, e aqui tempos Software que vende Hardware.
    Neste lado da discussão acho que não preciso de dizer mais nada pois quer o lobito quer a pessoa que escreveu o artigo já disseram tudo, por isso entre criação e evolução eu vou pela evolução, pois é uma fórmula de sucesso quase intemporal e não cansa quem consome, a criação é importante mas só acontece por causa daquilo que foi evoluído até então e faz evoluir ainda mais a indústria, e num instante os novos IP's tornam-se em evolução do que foi feito antes e em pouquíssimo tempo, e aqui está a diferença entre a maioria das produtoras para outras como a Nintendo, a Bethesda ou até a Ubisoft com outras séries que não Assassin's Creed.

HBC escreveu:lobito, tenho de discordar daquilo que disseste de Uncharted 3. Esse é aquele jogo de PS3 que nunca farta. Ainda hoje é dos mais jogados (até por causa do MP ser F2P) e está constantemente a receber novidades...

Voltemos à discussão que nós os dois juntamente com o Nightwatch tivemos em 2011 ainda no fórum original, mas o que é que o Uncharted 3 troxe de novo face ao Uncharted 2? Na prática nada, é quase a mesma coisa que o seu anterior, apenas tem afinações. O jogo pode receber novos conteúdos aqui e ali mas que modo online não recebe? E para quem jogou o 2 este 3 não trás nada de novo e isso causa o enfartamento do pessoal e isso vê-se perfeitamente pelas comunidades sobre o jogo, grande parte estão às moscas pois em 4 anos foram lançados 3 jogos, bons? Sem dúvida, mas isso só não chega.

HBC escreveu:Se não há grande inovaçao para que comprar esses jogos? Há exceçoes (tipo Pokemon), mas a maioria é assim. E novos IP's é um bocado arriscado, porque as pessoas preferem muitas vezes comprar jogos que já conheçam do que experimentar algo novo que até podem não gostar. Mas desde que os novos IP's tenham boa qualidade, tudo bem xD

Desculpa, disseste que não existe grande inovação nos jogos da Nintendo? Já sei que em 100 séries exclusivas da Nintendo só ligas a 3 ou 4 no máximo mas não justifica que feches tanto aos olhos dessa forma. E pah, Pokémon é série que à muito não inova, recebe uma ou outra afinação, só o X & Y é que prometem mudar isso após tanto tempo.

Última edição por BAlvez em 23/5/2013, 19:56, editado 1 vez(es)

HBC
    Suicune

Mensagem por HBC em 23/5/2013, 17:36

Sobre o Uncharted, dizes que teve afinações aqui e ali, tudo bem, mas há coisas tipo os cenários do Singleplayer do jogo, que não têm tanto a ver com os dois 2 anteriores jogos, e o Multiplayer renovado e cheio de melhorias acho que trouxe ainda algumas coisas novas ao jogo. E acho que estás errado, o online do Uncharted 3 não farta nada, agora está melhor que nunca com o MP sendo F2P, para mim o online do Uncharted 3 tirando os habituais FPS's é o mais jogado do momento.

Sobre a Nintendo, desta vez tu é que percebeste mal xD. Eu não disse que eles têm falta de inovação, eu disse que é assim que eles pensam, porque se eles acham que não há nada para inovar em certa série, entao devem deixá-la de lado por um tempo e quando aparecerem ideias boas que a refresquem entao ai pegam nela e fazem algo novo. E Pokemon está bem assim em ter lançamentos anuais, há sempre coisas novas em cada jogo (e ainda bem para nós xD).

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 23/5/2013, 19:59

HBC escreveu:Sobre o Uncharted, dizes que teve afinações aqui e ali, tudo bem, mas há coisas tipo os cenários do Singleplayer do jogo, que não têm tanto a ver com os dois 2 anteriores jogos, e o Multiplayer renovado e cheio de melhorias acho que trouxe ainda algumas coisas novas ao jogo. E acho que estás errado, o online do Uncharted 3 não farta nada, agora está melhor que nunca com o MP sendo F2P, para mim o online do Uncharted 3 tirando os habituais FPS's é o mais jogado do momento.

Obviamente, claramente, que sentido faria fazer uma sequela e o jogo se situar numa zona similar? Nenhum e isso só prejudicaria a série.
    E desculpa, MP renovado? Aonde? Que saiba a base é a mesma do Uncharted 2. Quanto isso do fartar ou não é relativo de pessoa para pessoa, o que disse foi que grandes comunidades sobre a série desapareceram neste espaço de ano e meio após o seu lançamento, e se desapareceram foi porque se encheram do jogo ou encontraram alternativas mais recentes e quiçá melhores.

HBC escreveu:Sobre a Nintendo, desta vez tu é que percebeste mal xD. Eu não disse que eles têm falta de inovação, eu disse que é assim que eles pensam, porque se eles acham que não há nada para inovar em certa série, entao devem deixá-la de lado por um tempo e quando aparecerem ideias boas que a refresquem entao ai pegam nela e fazem algo novo. E Pokemon está bem assim em ter lançamentos anuais, há sempre coisas novas em cada jogo (e ainda bem para nós xD).

Desta vez entendi bem o que quiseste dizer, nas tua anterior afirmação e que eu citei colocas uma pergunta a meio que não faz muito sentido com o que disseste antes e foi o que me confundiu na tua opinião, agora se o problema é da minha interpretação ou da tua expressão é que não sabemos xD

Sobre Pokémon, isto de nos últimos 5 anos (incluindo 2013) saírem todos os anos um novo deve-se mais à internacionalização dos jogos que algo intencional pois inicialmente demoravam 2 anos, reduziram para 1, depois uma questão de meses e agora irá ser mundial. E já se sabe que para "ganhar tempo" a Game Freak lança versões entre a geração actual e a próxima mas elas realmente se justificam? Eu acho que não, como é a minha série preferida claro que como e acabo por gostar, mas também nunca escondi o meu descontentamento sobre a fórmula já mais que gasta e isso afecta a série enquanto jogo de uma forma negativa.

HBC
    Suicune

Mensagem por HBC em 25/5/2013, 15:10

A base do MP é a mesma sim, mas foi renovado porque o melhoraram bastante, tornaram-no mais apelativo aos jogadores e continuam a adicionar conteudos novos, apesar de nao o fazerem ha um mes por causa do Last Of Us, mas vao continuar a mudar isso tudo depois desse jogo ser lançado.

Sobre o Pokemon, acho que mesmo que a formula seja antiga, acho que funciona bem e deve ser usada nos próximos jogos de Pokemon. E tambem esta não é daquelas series que ao mudar atrai novos jogadores, nada disso, é como Dinasty Warriors, só existe para agradar os fãs de longa data, o mesmo passa-se com Pokemon, e até resulta, fãs antigos que começaram a cagar na serie estao a voltar a jogá-la, porque estão a melhorá-la cada vez mais e nao a reformular tudo.

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 25/5/2013, 15:32

HBC escreveu:A base do MP é a mesma sim, mas foi renovado porque o melhoraram bastante, tornaram-no mais apelativo aos jogadores e continuam a adicionar conteudos novos, apesar de nao o fazerem ha um mes por causa do Last Of Us, mas vao continuar a mudar isso tudo depois desse jogo ser lançado.

Desculpa mas isso não é renovação, para mim renovar é pegar em algo existente e moldar para algo novo e fresco nas mesmas bases e jogar o MP do Uncharted 2 e o do Uncharted 3 é a mesma coisa, tal como um Call of Duty para o novo. Exemplos de renovação? Qualquer Battlefield para o 3 pois existem novos modos de jogo e muitas mais opções de como jogar (veículos e isso), o FIFA Ultimate Team é essencialmente um modo Online mas a criação de equipas através de "cromos" oferece ainda mais opções que os FIFA's anteriores tinham e ainda mais recente, o Crysis 3, tem modos de jogo completamente distintos do Crysis 2 onde antes era uma carnificina autêntica e agora despertou um lado mais Stealth da coisa, para mim estes são bons exemplos de renovação, Uncharted 3 teve muitas e boas afinações mas nada de novo dentro daquilo, e eu tenho ambos os jogos e joguei o MP durante algum tempo, acho que consigo ver isso muito bem.

HBC escreveu:Sobre o Pokemon, acho que mesmo que a formula seja antiga, acho que funciona bem e deve ser usada nos próximos jogos de Pokemon. E tambem esta não é daquelas series que ao mudar atrai novos jogadores, nada disso, é como Dinasty Warriors, só existe para agradar os fãs de longa data, o mesmo passa-se com Pokemon, e até resulta, fãs antigos que começaram a cagar na serie estao a voltar a jogá-la, porque estão a melhorá-la cada vez mais e nao a reformular tudo.

Na minha opinião estás completamente errado. Fãs de longa data? Eu nunca vi tanta malta jovem a jogar Pokémon como nos dias de hoje, é frequente ver crianças com DS's e a jogar Pokémon, um grande exemplo disso é a categoria júnior dos torneios mundiais, quantas crianças participam naquilo? Umas 3 vezes mais que a categoria sénior.
    Quanto à fórmula de Pokémon eu não me queixo, é a mesma desde 96 e apaixonei-me por tal coisa e hoje ainda a acho brilhante, o quis dizer antes e que coloco em causa são as formas de jogar e isso sim é que está datado mesmo em Hardware recente, felizmente X & Y prometem renovar isso, olha, mais um exemplo de renovação.

HBC
    Suicune

Mensagem por HBC em 26/5/2013, 17:34

Mas o Uncharted 3 também tem modos de jogo diferentes do 2, tem a Arena Cooperativa para Caçadores, tem aqueles tesouros para desbloquear itens, tem missoes para ganhar mais dinheiro, tem os modos de jogo únicos do laboratorio e aqueles mapas tipo Lego, acho que isso tudo é renovação... E atenção que eu não contestei acerca dos exemplos que deste, mas acho que apesar de teres razão, o MP de Uncharted 3 está nas bases do outro e é de certa forma parecido, mas acho que ele teve novidades suficientes para se considerar o MP dele como sendo renovado.

E sobre o Pokemon até tens razão não reparei nesse aspeto, mas se calhar a Game Freak tenta agradar a todos eles, tanto aos veteranos como aos mais novos.

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 27/5/2013, 00:37

Certo HBC, eles adicionaram novos modos de jogo, são bons e divertidos, sim senhor, mas é algo que já se viu em vários MMO's de acção por isso é que não considero uma renovação mas sim uma implementação/adaptação para a série Uncharted.
    E pah, não me interpretes mal, eu considero Uncharted algo realmente bom e já perdi umas quantas horas nessa série (mais no 2º), só estou a constatar que o 3º não é muito mais que o 2º.

O objectivo da Game Freak é esse, agradar os fãs de longa data e tentar "angariar" novos fãs, por algum motivo é que ainda existe a Anime de Pokémon e só isso é uma montra para a malta jovem.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 02:25

Data/hora atual: 3/12/2016, 02:25