Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

    Mass Effect 3 (PC/PS3/X360/WiiU)

    Compartilhe

    BAlvez
    Mewtwo

    Mensagens : 6024
    Reputação : 24
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 24
    Localização : Vila Nova de Gaia

    Mass Effect 3 (PC/PS3/X360/WiiU)

    Mensagem por BAlvez em 20/5/2013, 19:03


    Versão testada: PS3

    Mass Effect 3 é o último capítulo desta famosa trilogia e conclusão do ciclo Shepard, foi lançado em Março de 2012 a nível mundial e entre Novembro e Dezembro do mesmo ano foi lançada a Special Edition para a Wii U, versão esta que inclui todos os DLC's gratuitos até então (incluindo o Extended Cut que apaziguou as críticas negativas ao polémico final) e ainda uma nova versão da BD interactiva que também conta os eventos de Mass Effect 2.
    Para além da campanha este Mass Effect 3 apresenta-nos um novo modo de jogo e ele Online, que é um modo Cooperativo para 4 jogadores em simultâneo onde protagonizamos um soldado a combater na guerra que está a acontecer (e que tem a sua influência na campanha) pois no modo Single Player nós vemos o outro lado da Guerra, a procura de alianças para combater o mal maior.

    O início deste 3º capítulo acontece após os eventos da DLC The Arrival para o Mass Effect 2, onde no desfecho acontece a destruição de um Sistema Solar inteiro (habitado por Batarians) e que isso pode causar uma enorme guerra, por isso a pedido do Almirante Hackett nós temos de ir para a terra responder pelas nossas acções.
    Aqui começa a história do Mass Effect 3, Shepard está à 6 meses retido na Em Vancuver (Canadá) por causa dos acontecimentos anteriores, mas do nada é perdido o contacto com todas as suas frotas espalhadas pelo Sistema Solar e porquê? Porque os Reapers chegaram e começaram a atacar a terra e ninguém está preparado para combater tal coisa, assim, com a terra a ser destruída, o Capitão Anderson dá permissão a Shepard a poder sair da terra para tentar conseguir alianças com outras raças para combater esta ameaça iminente. Assim que se sai da órbita da Terra o Almirante Hackett ordena-nos em ir para Marte pois lá foi descoberto algo que pode ser a chave para a vitória face aos Reapers, e assim juntamente com Kaidan Alenko ou Ashley Williams (denpendendo de quem salvaram no primeiro capítulo) e com tenente James Vega (um novo companheiro mas já conhecido das BD's de ME) vamos para o planeta vermelho. Ao chegar lá vemos que a Cerberus também lá está para conseguir o que foi descoberto assim somos obrigados a lutar contra tal organização que tem os seus ideais e procura combater a guerra paralelamente à Alliance. Em Marte encontramos a Liara T'Soni, que diz que o que descobriu foram planos para uma Super-Arma desenhada pelos Prothean e que é capaz de derrotar os Reapers. Assim que recuperada tal coisa falamos com o Illusive Man (agora estando numa posição diferente) que afirma que quer usar tal arma para controlar os Reapers e que vai fazer tudo para que isso aconteça. Assim a única chance que se tem para combater esta terrível ameaça é esta arma e começa de imediato a construção de tal coisa que tem o nome de "Crucible", e nós no papel de Shepard continuaremos à procura de formar uma aliança entre espécies para não só combater os Reapers como para também ajudar a construir essa arma de qual dependemos.

    Este jogo desta vez não é nem um jogo de acção nem um RPG, por fim é um jogo de Acção/RPG perfeitamente equilibrado (que tem o nome de RPG Mode), mas também existe um Action Mode onde não fazemos escolhas e um Story Mode para quem quer fazer as escolhas mas não tem muita dificuldade nos combates. Para quem começar a jogar com uma personagem importada, o modo por defeito é o RPG Mode por ser o mesmo que se fez nos jogos anteriores.
    O jogo jogado é bastante similar ao Mass Effect 2 mas este jogo sofreu alterações sobretudo ao sistema de cobertura, agora nós movimentamos facilmente de uma posição de cobertura onde podemos "saltar" entre elas de forma a trocar para procurar um maior ponto de vantagem de forma mais fluída e segura, também pressionando um dos analógicos quando estamos na ponta de um local de cobertura, Shepard desloca-se para um novo lado desse local sem tem que se mover muito, útil para não ser visto pelos inimigos. Outra coisa que reintroduziram foi o sistema de saúde, no Mass Effect 2 bastava ficar na cobertura uns segundos que recuperávamos o nosso escudo/barreira e a saúde por completo, agora temos 5 barras de saúde para além da de barreira/escudo. Se os inimigos derrotarem a nossa protecção começam a causar danos sérios e sempre que uma das barras é reduzida a zero o Shepard não recupera essa porção de saúde, mas se ficar pela metade e não sofrermos danos recuperamos essa barra por inteiro para além da nossa protecção, por exemplo, se um inimigo nos tirar 2,5 de saúde nas barras, quando recuperar-mos temos 3 barras de saúde. Para recuperar as barras perdidas temos de usar Medi-Gel, cada "porção" recupera 3 barras e se algum dos nossos companheiros desmaiar também os fazemos recuperar à distância, mas se formos à beira deles podemos fazê-los recuperar sem usar qualquer Medi-Gel, para isso basta usar o botão de selecção.
    Agora falando do lado mais RPG da coisa, o sistema de Level-Up continua a ter as mesmas bases, quanto maior o nível mais saúde e protecção temos, mas quanto a cada um dos poderes que existem algumas diferenças ao nível da personalização. É possível melhorar cada um dos poderes 6 vezes (ao contrário das 4 de ME2) e a partir do 3º nível de cada poder é possível escolher o que esse Upgrade faz, pode melhorar de tudo mas é necessário escolher o que queremos que melhore ou que efeito tenha, um exemplo é escolher se queremos que tal poder tenha um enorme boost às nossas capacidades ou um pequeno boost mas a todos os companheiros, e o mesmo acontece quando melhoramos os poderes dos nossos companheiros. Para além disso existe uma enorme personalização de armas. Ao longo do jogo podemos comprar mais armas e encontrar outras pelo cenário mas cada arma tem mais 4 versões dela para desbloquear (pagando um valor, isto está na "Shuttle Bay" da Normandy) e cada versão aumenta a estabilidade e os danos que causa, o mesmo se aplica aos Attachments, coisa que existiu no primeiro Mass Effect. Existem mais 4 versões de cada um e é possível adicionar no máximo 2 a cada arma e cada um com a sua função específica por exemplo, uma pode ser uma mira e outra um aumento de cada carregador das munições. Para além disso foi adicionada uma característica a todas as armas que são o seu peso. Shepard pode carregar 5 armas em simultâneo e cada uma tem o seu peso e isso pesa-lhe nas costas, literalmente, mas quanto mais peso mais tempo ele demora a recuperar o fôlego para voltar a usar os seus poderes, assim é possível fazer uma selecção de armas quer em qualidade quer em quantidade pois podemos remover armas, eu por exemplo, era raro usar SMG's e caçadeiras por isso removi essas duas categorias de armas das costas e fiquem com a Assault Riffle, Sniper e uma pistola, assim Shepard tinha as costas leves e a utilização de poderes era maior e mais rápida, por isso foi uma excelente adição esta funcionalidade. Para além disso existe a personalização de armadura, sistema este que prevalece intacto face ao ME2.
    Já os diálogos continuam a ter a mesma estrutura que antes mas nota-se uma remoção nas opções Neutras, ou é Paragon ou Renegade, e em grande parte dos casos uma vez falado não ouvimos as mesmas coisas novamente, removendo quase por completo conversas "automáticas", mostram um lado mais pessoal da coisa. Para além dos diálogos existem à mesma a interacção "simples" com personagens  como escutar as conversas, não temos opções mas nota-se uma interacção entre o nosso personagem e outras quando estas estão a fazer algo, assim assistimos a um lado mais vivo das personagens por ao contrário de antes elas não ficam num só local durante o jogo todo, pode ir bem conversar com outra num outro local da Normandy ou mesmo em Citadel, que temos de visitar regularmente e nota-se por fim uma grande importância desse local pois é o centro da galáxia e muitas das missões secundárias iniciam-se lá. Não só através da Citadel como também a nossa assistente Samantha Traynor que nos dá várias notificações tal como viajando e procurando no Mapa, aspecto este bastante similar ao do ME2 mas existe a presença de Reapers de quem temos fugir, caso formos caços é "Game Over", e a recompensa de muitas das missões secundárias são War Assets, que como disse antes o objectivo de Shepard é conseguir alianças e isso tanto pode ser conseguido com as secundárias como com as missões principais e quantos mais tivermos, mais pessoas temos a trabalhar no Crucible e a ajudar na guerra.
    Para concluir o capítulo da jogabilidade vamos falar do Modo Multi-jogador. É um modo de jogo para 4 pessoas em cooperativo e a maneira de se jogar é bastante similar à campanha, mas jogamos num dos diversos mapas contra uma das possível facções inimigas (Reapers, Geth's, Collectors e Cerberus) num período de 10 rondas mais outra, nas 10 rondas os objectivos podem ser diversos, derrotar todos os inimigos, alvos específicos, activar ou desactivar aparelhos, hackear computador, fazer escolta a glyphs ou ainda recuperar artefactos e a 11ª ronda é ganhar tempo para que consigamos escapar de tal local. É um modo de jogo muito variado que em média demora 20 minutos cada secção. Fora do jogo jogado podemos escolher várias personagens para se jogar, existem 6 classes, as mesmas do modo principal e podemos de inicio escolher e personalizar a nossa personagem humana, mas quanto mais jogamos mais evoluímos a personagem (sistema bastante similar ao da campanha, só que as personagem só podem ir até ao nível 20) e ganhamos Credits. O dinheiro deste modo serve para comprar "packs", e este sistema faz-me lembrar o modo Ultimate Team de FIFA pois cada pack tem consumíveis para usar em campo (Medi-gels por exemplo), desbloquear armas, attachments temporários (que dá para usar numa só secção) ou novas personagens das diferentes raças. Por fim, o MP tem uma importância no modo SP porque ao consultar o menu dos War Assets na Normandy existe um campo chamado de Special Readiness que tem uma percentagem, essa percentagem é do modo MP e mostra se as forças aliadas estão ou não a conseguir combater a ameaça dos Reapers e quanto maior a percentagem a força militar torna-se mais eficaz e isso ajuda a construir o Crucible por inteiro, para que no fim hajam várias hipóteses face ao desfecho do jogo e não estar condenado a uma quando a percentagem ou o número de War Assets é bem menor, e essa percentagem vai decrescendo ao longo dos dias, assim criando um equilíbrio entre jogar a campanha e o MP, o que é excelente.
    Vamos a gráficos, as versões de consolas começam a sentir o peso da idade do seu Hardware e têm algumas quebras de frames durante o Gameplay, mas na versão PC são quase inexistentes tais coisas. Mas este jogo tem uma qualidade gráfica de enorme qualidade, os ambientes captam a essência que pretendem transmitir, seja qual for, gráficos, texturas, animações tudo de alto nível mas há que salientar as Cut-Scenes, existe um cuidado nelas que deliciam os olhos do jogador mesmo muito bem conseguidas. Não é um salto grande face ao Mass Effect 2, mas é algo mais cuidado e a diferênça na qualidade nota-se.
    No que toca a Som, como sempre um trabalho de actores de grande qualidade e as músicas também com igual qualidade, existe bem mais variedade e músicas bem climáticas.
    A longevidade deste jogo, ele é muito grande, podem contar com umas 40 horas à vontade e ao contrário do 2º jogo as missões secundárias têm um objectivo por qual vale a pena lutar, o problema é que continuam desinteressantes e passam um pouco ao lado do tema do jogo mas é um "mal menor". Para além disso existe um modo Multi-Jogador que vale bem a pena ser jogado, não só por ser divertido e variado como também tem o seu impacto na campanha.
    Já a dificuldade, como os jogos anteriores existem várias dificuldades, quer na campanha quer no modo Multi-jogador e isso adapta-se a qualquer tipo de jogador e suas necessidades, e a IA é bastante "inteligente".

    Gráficos 9,5 - Tem problemas casuais e face ao ME2 não existe uma grande evolução, mas existe mais qualidade;
    Jogabilidade 10 - Por fim acertaram na fórmula para a série, um jogo de Acção e RPG que à tanto tempo procuravam;
    Som 10 - Igualmente de grande qualidade como tem vindo a ser;
    Longevidade 10 - Este jogo tem "pano para mangas", campanha variada e um MP bastante sólido que dá para perder horas;
    Dificuldade 10 - Como antes, várias dificuldades para os vários tipos de jogador e uma IA bem conseguida.

    Nota Final - 9,9

    A triologia fechou em grande e temos aqui um jogo de enorme qualidade, jogo e história e percebe-se muito bem o porquê do culto que fazem desta série. Não sei que diga mais a não ser "Joguem isto!".


    Última edição por BAlvez em 16/7/2013, 20:13, editado 2 vez(es)


    _________________


    Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

    Chuck
    Suicune

    Mensagens : 3474
    Reputação : 19
    Data de inscrição : 30/12/2011

    Re: Mass Effect 3 (PC/PS3/X360/WiiU)

    Mensagem por Chuck em 21/5/2013, 15:12

    BAlvez escreveu:Não sei que diga mais a não ser "Joguem isto!".

    Conseguir arranjar a trilogia e a bom preço é que está quieto.
    Ontem estive pela 1ª vez com uma na mão (tinha essa e outra lá), mas estava a 70€, ficou lá... XD

    Estou a ver que vai ter que ser o 1 digital e depois compro a Collector's do 3 que até está barata...

    Bela análise BTW. Wink


    _________________


    BAlvez
    Mewtwo

    Mensagens : 6024
    Reputação : 24
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 24
    Localização : Vila Nova de Gaia

    Re: Mass Effect 3 (PC/PS3/X360/WiiU)

    Mensagem por BAlvez em 21/5/2013, 18:55

    Acrescentei umas coisas à análise, relativamente ao modo MP.

    Chuck escreveu:Conseguir arranjar a trilogia e a bom preço é que está quieto.
    Ontem estive pela 1ª vez com uma na mão (tinha essa e outra lá), mas estava a 70€, ficou lá... XD

    Estou a ver que vai ter que ser o 1 digital e depois compro a Collector's do 3 que até está barata...

    Bela análise BTW. Wink

    É a melhor coisa a fazer pois embora seja muito bonito ter tudo em formato físico, a trilogia não acrescenta nada de mais às versões normais de cada um dos jogos por isso fica bem mais económico comprares dessa forma pois já tens o ME2 e já não existe a trilogia a preço de pechincha (50€).

    E obrigado Wink


    _________________


    Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

    Chuck
    Suicune

    Mensagens : 3474
    Reputação : 19
    Data de inscrição : 30/12/2011

    Re: Mass Effect 3 (PC/PS3/X360/WiiU)

    Mensagem por Chuck em 21/5/2013, 19:44

    Existir até existe, ainda à uns dias estive com ela a 10€ na mão, mas era para PC, e como prefiro jogar em consola acabei por não comprar...

    Mas está visto que vai ter mesmo que ser assim, well, melhor que nada.


    _________________


    Thund3r
    Arcanine

    Mensagens : 508
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 20/11/2013
    Idade : 22

    Re: Mass Effect 3 (PC/PS3/X360/WiiU)

    Mensagem por Thund3r em 2/2/2014, 14:45

    Estava por aqui a ver que analises já tinham feito, até porque estava a pensar em fazer uma do mass effect 3 e também tirar e ideias de como fazer e deparei-me com esta Razz

    Uma excelente analise, defendeste bem o jogo e a pontuação que lhe daria está muito próxima da tua, não tive acesso ao multi do jogo pois infelizmente fui pirata com este, mas o singleplayer está muito bom, gostei da história principalmente com o dlc genesis que ajuda a perceber os eventos que sucederam nos anteriores.

    Confesso que inicialmente fiquei um bocado desiludido com o final pois fui preguiçoso e fiz um playthrough somente para passar a história e não liguei muito ao resto, mas no segundo que fiz já com os dlc todos tive a hipotese de perceber que o jogo tinha muito mais que eu pensava ter na primeira instancia e acabei por gostar ainda mais do jogo...

    Em suma, excelente análise e de mass effect 3 já não faço que tu fizeste justiça ao jogo xP

    BAlvez
    Mewtwo

    Mensagens : 6024
    Reputação : 24
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 24
    Localização : Vila Nova de Gaia

    Re: Mass Effect 3 (PC/PS3/X360/WiiU)

    Mensagem por BAlvez em 2/2/2014, 21:43

    Obrigado pelas palavras Thunder, mas não te prives de fazer a tua própria análise xD

    Mas só jogaste o ME3? Então faz um favor a ti mesmo e joga a trilogia de inicio ao fim importando sempre o save do jogo anterior, vais ver que vais desbloquear muitas mais coisas em cada jogo do que jogando individualmente.


    _________________


    Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

    Thund3r
    Arcanine

    Mensagens : 508
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 20/11/2013
    Idade : 22

    Re: Mass Effect 3 (PC/PS3/X360/WiiU)

    Mensagem por Thund3r em 2/2/2014, 23:46

    Sim só joguei o mass effect 3 e por acaso tenho estado tentado em experimentar os outros dois para ter conhecimento de toda a trilogia Razz acho que é isso que vou fazer xD

    Conteúdo patrocinado

    Re: Mass Effect 3 (PC/PS3/X360/WiiU)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 01:51


      Data/hora atual: 4/12/2016, 01:51