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    Pokémon Gold Version & Silver Version (GBC)

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    Pokémon Gold Version & Silver Version (GBC)

    Mensagem por BAlvez em 30/5/2013, 18:48


    Versão testada: Pokémon Gold

    Desde o lançamento das versões Red, Green e Blue de Pokémon em 1996, a produtora japonesa Game Freak rapidamente percebeu que o projecto que demorou 6 anos a concluir tinha várias pernas para andar pois Pokémon virou um fenómeno e fenómeno este que recebeu adaptações para Anime e Mangá, para além do vário merchandise relacionado com a série e que isso levou a ter de criar uma empresa capaz de gerir isso tudo, a The Pokémon Company, pois uma simples produtora de videojogos não conseguia gerir o desenvolvimento de videojogos e Marketing da série. Eles já tinham em mente o que fazer para um novo jogo da série mas precisavam de mais tempo e todo este sucesso foi ofegante, por isso e para ganhar mais tempo é lançaram o Pokémon Yellow, uma versão melhorada das versões originais e que seguia alguns dos eventos da Anime, e juntamente com esse título a The Pokémon Company e a OLM, Inc. (os estúdios da Anime) conseguiram controlar a impaciência dos fãs lançando mais merchandise da série ou criar novas sagas para a Anime (Orange League) e foram revelando umas novas espécies de Pokémons (Togepi e Marril por exemplo). Graças a isso a Game Freak conseguiu ter o "descanso" necessário para concluir o projecto para os seus novos jogos.
    Este projecto iniciado entre 1996 e 1997 foi concluído em  1999 e lançado em Novembro do mesmo ano no Japão, em Outubro de 2000 na América e na Austrália e em Abril de 2001 na Europa, e ele tem o nome de Pokémon Gold Version e Pokémon Silver Version. Como antes são duas versões do mesmo jogo que têm algumas diferenças entre si, para além dos habituais Pokémons exclusivos de cada versão para incentivar trocas entre versões para completar a Pokédex (também é possível trocar com as versões da primeira geração, embora com restrições), também difere na ordem em que se pode apanhar os Pokémons lendários das capas Ho-oh e Lugia, na Gold podemos apanhar Ho-oh na primeira metade do jogo e Lugia na segunda, na versão Silver é o inverso. Para além disso este jogo está repleto de novidades, as maiores são sem dúvida as 100 novas espécies de Pokémon aumentando o número total de 251 espécies e ainda uma nova região para explorar chamada de Johto, que fica a Oeste de Kanto (a região dos jogos originais), e estes novos jogos são apresentados como sequelas directas de Red e Blue, por isso vamos à história deles:

    Três anos se passaram após as nossas aventuras em Kanto, ter conseguido os 8 crachás, desafiado a Elite 4 e tornado o novo Champion, para além de se ter derrotado a Team Rocket sozinhos e eles se separarem, e agora? Agora somos um rapaz que vive em New Bark Town na nova região de Johto, que um dia se levanta e que somos surpreendidos por o professor de Pokémon local, o Prof. Elm que se especializa na procriação dos Pokémon, que nos tem algo importante a propor. Assim que entramos no seu laboratório, Elm diz que um amigo dele conhecido como Mr. Pokémon fez uma descoberta incrível só que ele tem muito trabalho a fazer e não pode ir de imediato a casa dele ver a sua descoberta, por isso pede-nos para fazer esse favor. A casa dele fica a norte de Cherrygrove City só que existem muitos Pokémons selvagens pelo caminho, por isso diz-nos para escolher um dos Pokémons que estão em cima da mesa, Chikorita do tipo Erva, Cyndaquil do tipo Fogo e Totodile do tipo Água, para eles nos protegerem na nossa tarefa. Após a nossa escolha temos tudo pronto para começar a nossa tarefa, e ao sair reparamos que um rapaz de cabelo vermelho está ao lado do laboratório de Elm a espiar e se falarmos com ele somos pontapeados para longe, estranho. Assim que chegarmos à casa do Mr. Pokémon ele diz que descobriu um Ovo e diz-nos para levar a Elm para ele o estudar melhor, mas em visita a sua casa está o bem conhecido Professor Oak. O professor Carvalho (assim é o seu nome traduzido) fala connosco e diz que está de visita ao seu amigo e que agora tem um programa de rádio na cidade de Goldenrod e que agora não tem tanto tempo para estudar os Pokémons, e ao ver-nos com o nosso fica maravilhado por ele gostar tanto de nós e dá-nos uma Pokédex pedindo para nós registarmos todas as espécies nela, tal como ele pediu ao seu neto e à nossa personagem jogável três anos atrás. Á vinda embora, Elm liga-nos através do telefone do Pokégear (um aparelho importante que falarei mais à frente) dizendo que aconteceu uma catástrofe no seu laboratório e pede-nos para ir de imediato para lá. Ao sair da Cherrygrove somos surpreendidos pelo tal rapaz que espiava o laboratório quando saímos de New Bark Town, que que diz que está a treinar para ficar forte e desafia-nos para um combate e ele tem um dos Pokémons iniciais da região, por norma aquele que tem vantagem de tipo face à nossa escolha. Após a batalha ele diz-nos que vai ser o melhor treinador de Pokémon e vai embora. Quando chegamos ao laboratório de Elm está lá um polícia que nos diz que um Pokémon foi roubado do laboratório, e quem o roubou foi o tal rapaz de cabelo vermelho, e quando sabe que nós lutamos contra ele pede-nos para dizer qual o seu nome (e aí damos um nome à nossa escolha, mas o nome por defeito é Silver). Depois de dito o polícia vai embora e falamos com Elm, damos-lhe o ovo e ele diz-nos que é um Ovo de Pokémon e que pretende estudá-lo, e aí ele diz-nos para ficarmos com o Pokémon que escolhemos e diz-nos para nos tornar num grande treinador e quiçá o Champion, e assim é que começa a nossa aventura por Johto. Mais tarde no jogo vemos membros da Team Rocket, o que significa que eles voltaram, o que estarão eles a tramar? A essa questão são vocês quem devem de procurar resposta.

    Sendo estes jogos uma sequela directa, estão recheados de novidades, aquelas que a que somos apresentados logo de início são o factor tempo e o Pokégear. Assim que iniciamos uma aventura o jogo pede-nos as horas e um dia da semana, e isso no jogo tem um impacto notório pois quando existem 3 fases durante o dia, a manhã (que inicia às 4 da madrugada e termina às 9 e 59 da manhã), a tarde (que inicia às 10 da manhã até às 17 e 59 da tarde) e por fim a noite (que se inicia às 18 da tarde e termina às 3 e 59 da madrugada), e isto do tempo tem uma influência enorme nas espécies de Pokémons que aparecem, por exemplo, o Hoothoot só aparece em períodos da noite, já o dia da semana corresponde a eventos que só acontecem nesse dia, como no futuro, só se poderá voltar a desafiar o nosso rival às segundas e quartas. O Pokégear é oferecido pela nossa mãe logo de início e ele inicialmente apenas tem duas funções, a indicação das horas e dia da semana e também o telemóvel que terá logo o contacto da nossa mãe memorizado, um contacto muito importante pois uma nova função deste jogo é a poupança de dinheiro que por cada batalha vencida 25% do valor total ganho será descontado e irá para a nossa mãe. A qualquer momento podemos desactivar esta função e para isso basta ligar para ela, e se pretendemos depositar ou levantar um tanto de dinheiro basta ir ao encontro dela e tratar do assunto, tal como um banco funciona. E ela ocasionalmente poderá gastar o nosso dinheiro comprando itens para nós usarmos ou decorações para o nosso quarto (que é bastante personalizável, basta alterar usando o PC do quarto). Para além do contacto da mãe também temos o do Professor Elm que nos ligará algumas vezes, sobretudo para nos notificar eventos do jogo importantes para a história, e estes dois contactos não podem ser removidos do nosso telefone pois o Pokégear só pode memorizar 10 contactos em simultâneo e dois deles já estão ocupados. Nesses espaços vazios podemos memorizar sobretudo números de outros treinadores que eventualmente nos desafiarão para novas batalhas e ainda nos podem ligar a dizer que tem um item para nos oferecer ou ainda notificar que um Pokémon normalmente raro pode aparecer em maior abundância (como um Dunsparce na Dark Cave), a este fenómeno chama-se de Swarm. Mas existe um outro contacto importante de se obter durante o jogo e ele é do Bill, o individuo do sistema armazenamento de Pokémon. É um contacto opcional mas sempre que uma Box está cheia ele liga-nos a avisar de tal coisa e quando ligamos para ele podemos saber quanto espaço disponível temos na Box que se está a usar, assim sabemos sempre quando devemos mudar para não correr riscos de não poder apanhar um Pokémon por se ter a Box cheia. Para além destas duas funções iniciais, pelo caminho também podemos encontrar duas expansões, a do Mapa e a do Rádio. A do mapa é basicamente aquilo que substitui o Town Map, o rádio tem várias estações que para além de mudar a música de fundo no jogo também nos dá informações úteis, tal como que Pokémons se podem encontrar em determinado sítio ou que eventos acontecem naquele dia da semana.
    Outra novidade está na nossa Bag, agora chamada de Pack e que tem 4 bolsos diferentes, não só aumenta o número de itens em simultâneo face aos primeiros jogos da série como melhora a organização dos itens. Uma das bolsas serve apenas para guardar as Pokébolas, outra os Key Items (que se pode associar um ao botão Select para o usarmos de imediato sem ter de recorrer ao menu), a terceira para os TM's e para os HM's e por fim uma bolsa maior para os itens em geral. E agora os Pokémons têm a possibilidade de segurar itens (hold), e existem vários itens que podem fazer aumentar o poder dos ataques de um determinado tipo (Miracle Seed p.e.), outros que fazem aumentar os stats dos Pokémon (Stick p.e.), outros que têm efeitos diversos na batalha (como os Leftovers que fazem recuperar HP de turno para turno) e ainda itens que fazem os Pokémons recuperarem de algo durante a batalha e sozinhos, e eles são os Berries e existem vários e de diversos efeitos, desde recuperar HP a recuperar um Status Ailment como Veneno ou Confusão. Para além destes ainda existem uns itens especiais que quando os Pokémon os seguram e são trocados com outra pessoa fazem-nos evoluir, como um Metal Coat segurado pelo Onix faz evoluir para Steelix ou um Slowpoke com uma King's Rock evolui para Slowking em vez de Slowbro.
    Outro método de evolução novo é o de felicidade. Pegando no sistema básico introduzido em Pokémon Yellow cada Pokémon agora tem a possibilidade ou não de gostar do seu treinador e quando gosta pode evoluir, como um Golbat para Crobat, um Pichu para Pikachu, ou um Eevee para Espeon (evoluindo um nível durante o dia) ou Umbreon (evoluindo durante a noite), e para além da evolução isto da felicidade tem uma influência em dois ataques em específico, o Return, quanto mais o Pokémon gosta de nós mais dano causa, e o Frustration, que quanto menos o Pokémon gostar de nos, mais dano causa, e isto pode ser verificado em Goldenrod City.
    Uma outra novidade são a introdução dos sexos aos Pokémons e por causa disso é possível fazer criação. A maioria dos Pokémons ou é do sexo Masculino ou do Sexo feminino, mas também existem Pokémons com um só género como o Tauros que é são só machos ou a Milktank que são só fêmeas. Para além destes existem Pokémons sem Sexo como o todos os lendários e alguns Pokémons comuns como o Voltorb, Magnemite ou Staryu, a diferença destes Pokémons para os que têm sexo é que todos fazem parte do mesmo Egg Group (já lá vamos) e para fazer criação é necessário que no Daycare (que fica a sul de Goldenrod) se coloque por exemplo um Magnemite ou um Ditto, para assim se receber ovos de Magnemite, já os Pokémons lendários não são possíveis de fazer criação de qualquer maneira, assim como os Pokémon bebés (Pichu, Togepi e Magby são exemplos) e uns casos particulares, neles inserem-se o Unown, Nidorina e Nidoqueen, mas a Nidoran fêmea com um Ditto faz Nidoran's fêmea. Dito isto, todos os outros Pokémons podem fazer criação com um Ditto (independentemente do sexo), mas também falei em Egg Groups. Existem 15 deles e os Pokémons que fazem parte do mesmo grupo podem fazer criação entre si, por exemplo, se colocar-mos no Day Care um Pikachu macho e uma Clefairy fêmea, irá resultar num ovo de uma Cleffa pois esses dois Pokémons fazem parte do mesmo Egg Group (Fairy) e o Pokémon que nasce é por norma descendente do Pokémon fêmea, por isso se fosse o cenário fosse inverso e fosse um Clefairy macho e um Pikachu fêmea o resultado seria um Pichu. Isto dos Egg Groups não está escrito nos manuais de jogos nem nada assim, mas é possível ver se dois Pokémons diferentes podem ou não fazer criação e para isso tem-se de falar com o homem do "Centro de Dia" e ele diz-nos uma de quatro mensagens, e elas são:


    • "There Very Friendly..." - É certo que a relação trará Ovos;
    • "The two seem to get along" - É bem provável que a relação tenha os seus frutos;
    • "The two don't seem to like each other" - Os Pokémons não gostam um do outro por isso as chances de nascer um ovo são reduzidas (mas não impossivel);
    • "The two prefer to stay away from each other" - Ou esta mensagem ou uma variante dizendo que preferem brincar um com o outro quer dizer que esta relação não trará qualquer fruto.

    E é por aqui que podemos ver se determinadas relações podem ou não dar certo. Algo importante de referir é que os pais passam para os filhos determinados ataques, ao fazer criação de Cyndaquil, se o Typholosion tiver o Flametrower como um dos seus ataques, o pequeno Cyndaquil quando sair do Ovo a nível 5 (deveria ser nível 1 visto que é recém nascido) terá de imediato o Flametrower. E o cruzamento entre espécies também é benéfico neste aspecto pois um Pokémon que resulta de determinada relação pode ter desde início um ataque que a sua espécie normalmente não aprende.
    Já durante batalhas, o sexo não tem uma grande influência, contudo existe um movimento chamado de "Attract" que é um ataque que faz com que um Pokémon do sexo oposto sinta-se atraído pelo nosso, e em 50% dos casos o adversário não nos consegue atacar. Já os Pokémon sem sexo não são afectados por este movimento.
    Outra coisa que foi introduzida nestes novos jogos foi um detalhe engraçado chamado de Shiny Pokémon. De que isto se trata? Ora, são Pokémons que possuem uma cor diferente do normal e a chance de se encontrar um é muito reduzida, é de 1/8192, contudo, existe um Pokémon destes garantido que é um Gyarados que está no Lake of Rage, e ele é vermelho. Outra particularidade destes Pokémons é que quando se faz criação existe uma possibilidade de 1/64 do filho também ser Shiny, agora se forem dois Pokémons normais a fazer criação o número de chances volta a ser o mesmo de 1/8192.
    Outra coisa rara de se encontrar são Pokémon com Pokérus, é um vírus ainda mais raro de se encontrar que Pokémons Shiny (1/21845) que faz com que os Pokémons cresçam ainda mais rápido dobrando a experiência ganha. A forma de ser infectado com esse vírus é lutando contra um Pokémon selvagem que também o tenha ou capturando esse mesmo, e para infectar aos outros Pokémons é necessário estar na nossa Party juntamente com os outros. Este vírus é apenas benéfico e os Pokémons só podem ser infectados uma vez por ele, depois tornam-se imunes, e o vírus pode ficar no sistema imunitário do Pokémon entre 1 a 4 dias, mas se o Pokémon for depositado no PC ele não irá curar.
    Algo importante de referir é a navegação do nosso personagem pelo cenário, que melhorou bastante. Ao fazer um toque rápido numa direcção do D-Pad, a nossa personagem muda-se para essa direcção sem dar um passo assim têm-se um controlo mais preciso da mesma, outra coisa introduzida foi a interacção para o uso de HM's. Ao interagir com uma árvore que se pode cortar pergunta-nos se queremos fazer Cut, assim como ao interagir com água perguntar se queremos fazer Surf, o mesmo se aplica a blocos com o Strength e aos novos HM's, já o Flash e o Fly é necessário ir ao menu para os activar.
    Como disse existem novos HM's mas também existe um TM que também é importante para a exploração, e eles são:


    • TM08 - Rock Smash: Um ataque do tipo Lutador que permite partir certas pedras no cenário (na Dark Cave existem umas quantas);
    • HM06 - Whirlpool: Um ataque que serve para remover os remoinhos de água que se encontram no mar (Nas Whirl Islands existem alguns);
    • HM07 - Waterfall: Um ataque que serve para "trepar" as cascatas (em Tohjo Falls encontram-se cascatas).

    Algo importante de refirir é que para usar os HM's 06 e 07 é necessário já estar dentro de água a usar o Surf. Outra novidade é a existência de um homem conhecido como "Move Deleter", ele está na cidade de Blackthorne e ele pode fazer os Pokémons esquecerem um ataque qualquer, mesmo os HM's! Assim esses ataques já não são permanentes como antes.
    Outra novidade que se encontra com frequência pelo cenário são as árvores, diariamente é possível apanhar uma espécie de fruto e existem dois tipos de frutos, os Berry's e os Apricorns. Os Berries são frutos muitos estimados pelos Pokémon que servem para a recuperação deles, os Apricorns são frutos não comestíveis que servem para fazer Pokébolas. Existe um sujeito em Azalea Town chamado de Kurt que consegue transformar os Azalea em Pokébolas e elas são diferentes das normais e têm os seus efeitos, e elas são:


    • Level Ball - Feita através de um Red Apricorn e que apanha com maior facilidade Pokémons com nível inferior ao nosso em batalha;
    • Lure Ball - Feita através de um Blu Apricorn e que apanha com maior facilidade Pokémons pescados;
    • Moon Ball - Feita através de um Ylw Apricorn e que apanha com maior facilidade Pokémons que evoluem através de uma Moon Stone;
    • Friend Ball - Feita através de um Grn Apricorn e que torna o Pokémon apanhado nosso amigo instantaneamente;
    • Love Ball - Feita através de um Pnk Apricorn e que apanha com maior facilidade Pokémons do sexo oposto ao nosso Pokémon em campo;
    • Heavy Ball - Feita através de um Blk Apricorn e que apanha com maior facilidade Pokémons pesados;
    • Fast Ball - Feita através de um Wht Apricorn e que apanha com maior facilidade Pokémons que fogem da batalha.

    Estas Pokébolas todas dão-nos mais alternativas viáveis para capturar Pokémons, principalmente a Fast Ball para apanhar o trio lendário Raikou, Entei e Suicune, que uma vez libertados da Burned Tower eles percorrem toda a região de Johto sendo possível encontrar cada um deles em diversos locais aleatórios, e quando encontrados eles fogem de imediato, por isso é que a Fast Ball tem mais chances de os capturar. Uma nota sobre estes pokémons é que qualquer dano causado a eles é permanente enquanto eles forem selvagens, se derrotarmos um deles ele nunca mais irá aparecer.
    Acham que tudo que disse antes já são muitas novidades para estes jogos? Não se preocupem que ainda existem mais, e uma delas e grande novidade trata-se após a conclusão do jogo. Assim que vencermos a Liga Pokémon (onde existem umas 3 caras já bem conhecidas) estamos no nosso quarto e recebemos uma chamada do Professor Elm, felicitando pelo nosso feito mas quer pedir-nos uma coisa. Ao ir ao seu laboratório ele dá-nos um bilhete (S.S. Ticket) para podermos ir para navio S.S. Aqua que está em Olivine City, e esse barco leva-nos para a Cidade de Vermilion em Kanto, isso mesmo, a região da primeira geração de Pokémon! O Professor Elm dá-nos o bilhete dizendo que é uma região que ele gostaria muito de ir, mas como não pode oferece-nos o seu bilhete. Uma vez viajados para a Região de Kanto é possível desafiar todos os 8 Gyms dessa região, praticamente da ordem que a gente entender (é necessário realizar algumas coisas para poder ir para outras cidades), e uma vez que tenhamos todos os Badges dessa região (16 no total), o Professor Oak permite-nos ir para a Route 28, que fica a Oeste da Victory Road e esse caminho leva-nos a Mt. Silver, montanha esta onde "reside" Red, o treinador de Red, Blue, Green e Yellow! Após tornar-se Campeão da liga ele ficou com o estatuto de "Mestre de Pokémon" (o que quer que isso seja) e ele aguarda-nos no topo da montanha para ser desafiado. E podemos alternar de região sempre que quisermos, para isso basta viajar barco ou então assim que tivermos o passe usar o Magnet Train que nos transporta rapidamente para Goldenrod ou Saffron.
    E para concluir este capítulo da jogabilidade, falta-me falar das novidades nas batalhas. No que toca a Stats o "Special" dividiu-se, agora é Special Attack e Special Defence, assim um Pokémon pode ser bom a atacar com ataques especiais e mau a defender-se de ataques desse tipo, o contrário pode acontecer ou mesmo ser bom a atacar e a defender nesse departamento, assim criando maior variedade e mais estratégias para se usar. Outra coisa importantíssima foi a introdução de dois novos tipos de Pokémon, o Dark (Obscuro) e o Steel (Aço), cada um claro com as suas vantagens e desvantagens, aqui fica o diagrama disso mesmo nesta 2ª geração:


    Como podem ver existem algumas mudanças notórias nos tipos já conhecidos, tal como o tipo Ghost que agora é super afectivo no tipo Psíquico em vez de não ter efeito, tal como os tipos Bug e Poison que antes eram mutuamente super afectivos e agora causam dano normal ou o tipo Fire ser resistente ao tipo Ice. Quanto aos novos tipos, o tipo Dark é de cariz Especial e é forte contra os tipos Ghost, Psychic, fraco contra os tipos Bug e Fighting e é imune ao tipo Psychic, já o tipo Steel é de cariz físico é resistente a quase tudo mas os tipos que lhe ganham vantagem são o Fighting, Fogo e Ground, e ele é forte face a Pokémons do tipo Rock e Ice e é imune ao tipo Poison.
    Este jogo para além de introduzir novos ataques também trouxe umas quantas mudanças aos ataques já conhecidos, como o Bite agora é um ataque do tipo Dark, o Gust um ataque do tipo Flying, o Sand Attack do tipo Ground e o Katate Chop que virou um ataque do tipo Fighting, o mesmo se aplicam a dois Pokémons, Magnemite e evolução que antes eram apenas do tipo Electric e agora também são do tipo Steel.
    Agora vamos a gráficos, comparando aos títulos anteriores as melhorias são significativas pois embora estes jogos sejam compatíveis com o Game Boy, eles foram desenhados para o Game Boy Color. O mundo Pokémon está por fim colorido e variado, relva verde, água azul, rochas castanhas, dá um ar mais vivo à série, coisa que não aconteceu no Pokémon Yellow. No que toca a Sprites as melhorias são de tal forma grandes, de imediato os Sprites trazeiros não são ridiculamente feios como antes, dá para perceber cada traço do desenho do nosso personagem e Pokémon, assim como os Sprites frontais, e todos eles estão devidamente coloridos com várias cores e não no máximo duas como foi no Pokémon Yellow. Para além disso, os ataques, animações diversas, movimentadas, bem coloridas, de encher o olho. As melhorias gráficas foram significativas e para melhor, contudo tenho um ponto negativo a apontar, que são alguns pontos de Kanto. A Viridian Forest por exemplo, agora é apenas um labirinto de rochas ou então a Ilha de Cinnabar que está praticamente inexistente com a "desculpa" de ter existido uma erupção vulcânica.
    No que toca a Som, existem várias e diversas melodias de encher o ouvido, podem ser mais ritmadas como mais calmas, conseguem transmitir a essência do local onde estamos e isso é bastante bom e nem sempre fácil de ser conseguido. Para além disso muitas das músicas de Kanto foram refeitas para estes jogos o que é de deliciar qualquer fã da série, contudo, tal como nos gráfico existe um ponto negativo, é que existem locais sem uma variante da sua música nos primeiros jogos e foram substituídas por de outras cidades, nomeadamente as cidades de Cerulean e de Fuchsia que agora têm a música de Pewter.
    Já a longevidade deste jogo, com uma aventura completamente nova numa nova região mais uma região de Kanto que em que podemos voltar a explorar com motivos para o fazer, só isto dão imensas horas de entretenimento sem qualquer repetição, e a juntar a isso temos a coisa do jogo não ter fim e de cada um jogar aquilo que quer e quanto quiser. Já a dificuldade, depois de se viajar para Kanto o jogo torna-se de alguma forma mais difícil pois lutamos contra treinadores com Pokémons acima do nível da Liga, e no fim temoos o Red, que tem Pokémons até ao nível 82 e derrotá-lo pode não ser tão fácil como muitos julgam. Concluindo, a transição para Kanto pode ter uma adaptação difícil, mas depois volta ao normal da série e os desafios que se seguem podem belos desafios..

    Gráficos 9,5 - Simplesmente maravilhosos, contudo sente-se a ausência de alguns locais em Kanto;
    Jogabilidade 10 - Imensas melhorias nas mecânicas e introdução de outras quantas vieram trazem funções quase infinitas;
    Som 9,5 - Como nos gráficos, um trabalho fantástico mas sente-se a falta de músicas refeitas de alguns locais;
    Longevidade 10 - O jogo é enorme e com muito que fazer e sem enjoar, pode-se pedir mais que isto?;
    Dificuldade 9,5 - O típico de um RPG, quanto mais evoluído mais fácil é, mas a transição para a  região de Kanto pode trazer problemas a alguns, mas depois existem uns belos desafios pela frente.

    Nota Final - 9,7

    Na minha opinião estes jogos estão de tal forma bem conseguidos que quase roçam a perfeição. São intemporais e trouxeram um enorme leque de novidades que vieram preencher o mundo de Pokémon de uma forma enorme, cheio de coisas para fazer e nem enjoam, facilmente um fã de Pokémon repete este aventura.
    Para mim estes são os melhores jogos da série.


    Última edição por BAlvez em 3/3/2014, 22:51, editado 11 vez(es)


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    Re: Pokémon Gold Version & Silver Version (GBC)

    Mensagem por xdjogs em 30/5/2013, 19:00

    Concordo plenamente com a tua análise BAlvez, muito fixe como de costume!
    Eu li que estes estavam planeados ser os últimos jogos da série, pelo que eles meteram lá tudo o que conseguiam, e saiu a obra-prima que nós conhecemos. É o único jogo com 16 ginásios, e ainda dá para lutar com o super-treinador Red. Muito fixe mesmo XD


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    Re: Pokémon Gold Version & Silver Version (GBC)

    Mensagem por HBC em 30/5/2013, 19:32

    Boa analise, e ainda bem que estes não foram os ultimos da serie, nem sei como seriam as coisas se nao houvessem mais jogos de pokemon xD


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    Re: Pokémon Gold Version & Silver Version (GBC)

    Mensagem por lobito180 em 30/5/2013, 19:49

    O tempo que eu viciei nesta pérola que é o Pokémon Gold.
    Análise 5 estrelas, BAlvez! Wink

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    Re: Pokémon Gold Version & Silver Version (GBC)

    Mensagem por BAlvez em 30/5/2013, 19:55

    Obrigado a todos! Mas só terminei a análise agora mesmo dando os últimos retoques pois devo de ter editado a mensagem original umas 10 vezes para corrigir algum erro ortográfico ou acrescentar coisas que me esqueci xD

    E xdjogs, isso é verdade e espero contar essa história assim que fizer a análise aos jogos da 3ª geração, mas antes ainda tenho de fazer ao Pokémon Crystal e terminar o Ruby ou Emerald xD

    EDIT: Afinal foram 8 vezes as edições xD


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    Re: Pokémon Gold Version & Silver Version (GBC)

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