Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

    Pokémon Crystal Version (GBC)

    Compartilhe

    BAlvez
    Mewtwo

    Mensagens : 6024
    Reputação : 24
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 24
    Localização : Vila Nova de Gaia

    Pokémon Crystal Version (GBC)

    Mensagem por BAlvez em 17/6/2013, 15:30


    Versão testada: -----------

    Após a conclusão das versões Gold e Silver de Pokémon, Tsunekazu Ishihara (agora o presidente da The Pokémon Company) juntamente com a equipa da Game Freak disseram para eles mesmos que estavam satisfeitos com o trabalho realizado até então e que esses jogos iriam ser os últimos da série, de forma a permitir que no futuro conseguissem fazer novas séries de igual ou maior sucesso. Hoje em 2013 sabemos que a coisa não foi bem assim, mas porquê? Porque Gold e Silver tiveram ainda mais sucesso que os jogos da 1ª geração de jogos Pokémon de tal forma que fez as vendas dos Game Boy Color disparar pois até ao lançamento destes jogos a consola não tinha muita procura, e por causa disso esta série tornou-se um dos pilares da Nintendo e por isso mesmo e por causa da legião de fãs que conquistada, não podiam simplesmente acabar com a série.
    Por causa disso mesmo começaram a trabalhar num novo jogo da série mas para um novo hardware (Game Boy Advance), e à semelhança da primeira geração, para acalmar os fãs, decidiram criar uma nova versão dos novos jogos e a essa versão foi dado o nome de Pokémon Crystal, que foi lançado no final de 2000 no Japão e em 2001 nos restantes territórios. E tal como a versão Amarela de Pokémon face às versões Vermelha e Azul, este jogo segue uma estrutura bem similar aos Gold e Silver onde a história é praticamente a mesma mas tem adições que complementam as dos jogos anteriores.

    Como disse, a história é praticamente a mesma das versões Gold e Silver, contudo e ao contrário das versões originais, existe história sobre os lendários e outros Pokémons, nomeadamente as três bestas lendárias, Ho-oh e Unown.
    Começando pelo principio, quando se começa um novo jogo uma nova adição salta logo à vista quando o jogo nos pergunta se somos um rapaz ou uma rapariga, pois pela primeira vez podemos protagonizar uma rapariga, a mesma que está na imagem desta análise. Mas isto difere alguma coisa? Não, independentemente do sexo do nosso personagem os acontecimentos são os mesmos.
    Já quando chegamos às Ruin of Alph notamos algo diferente, uns painéis por detrás dos Puzzles que mostram uma mensagem dos Unown a dizer como se pode desfazer o painel onde está cravada a mensagem com os seus símbolos, e uma vez que o jogador descubra o que fazer será recompensado com itens que são presentes dessas criaturas e ainda temos acesso a mensagens deles, mas que mistério eles guardam? A isso cabe vocês descobrir.
    A outra novidade é quando chegamos à Burned Tower em Ecruteak, lá encontramos uma nova personagem chamada de Eusine, um homem que segue o Suicune à mais de 10 anos mas nunca se conseguiu aproximar dele, e por isso anda à procura do respeito do Suicune (sabe-se lá o porquê). Assim podemos ir despertar as "Bestas Lendárias" e enquanto Raikou e Entei fogem, Suicune sente-se atraído por nós e só depois é que foge, por isso ao longo da aventura vamos encontra-lo muitas mais vezes (e ao Eusine também) e ao contrário dos seus irmãos, a besta azul não anda por Johto à espera que o encontremos, pois no final da história de Johto ele vai desafiar-nos na Tin Tower para assim o desafiarmos (sem ele fugir), isto após obter o Clear Bell.
    Mas aqui vê-se uma nova diferença, é que após conquistar-se os 8 Badges, não podemos ir capturar o Ho-oh ou a Lugia, ambos estão no mesmo sítio mas só disponíveis quando obtermos a Silver Wing em Pewter e ter capturado todas as três bestas lendárias e após vencer a liga mostrar aos Monges que guardam a Tin Tower o nosso feito eles dão-nos a Rainbow Wing e dizem que após 150 anos, o Ho-oh voltou.
    E no que toca a história, estas são as novidades, de resto é tudo igual a Gold e Silver.

    Já falando de Gameplay, a história é outra, uma das novidades que já referi que é a possibilidade de escolher uma rapariga como nosso personagem, e outras foi como se obtêm os lendários e como tentar desvendar os mistérios dos Unowns. Mas é só? Claro que não, ainda existem mais algumas e uma delas é a quantidade de Pokémons que se podem obter neste jogo que é um número quase absurdo, que são 222 e sem a necessidade de recorrer a trocas! Por causa disso as localizações de Pokémons foram reestruturadas e é possível encontrar muito cedo no jogo que normalmente não eram como o Growlithe perto de Violet City. Já em Azalea, o Kurt agora consegue fabricar várias Pokébolas do mesmo tipo ao mesmo tempo, em vez de apenas fazer uma de cada vez. Outra novidade é o telemóvel do Pokégear, que está exactamente como era mas as personagens em vez de dizer sempre o mesmo dizem várias coisas onde podemos obter várias informações, como quando no telhado do Shopping de Goldenrod está a vender algo (pois ocasionalmente vendem lá itens em promoção) ou a dizer que têm algo para nos dar, incluindo Fire Stones ou Water Stones, itens impossíveis de obter em Gold e Silver. Ainda no Pokégear mas desta vez no rádio, existe um novo programa chamado de "Buena's Password" que sempre que ouvirmos (e está no ar apenas num horário específico) recebemos uma Password e se formos à Radio Tower e dissermos a correcta, recebemos um ponto no nosso "Blue Card" (e só é possível obter um ponto por dia) e depois de acertarmos num bom número de Passwords (entre 2 a 5) podemos trocá-los por itens como Rare Candies, Nuggets ou Vitaminas para os nossos Pokémons.
    Para além disso, antes de chegarmos a Goldenrod damos caras com o Day Care, que continua exactamente igual, mas na nossa primeira visita o homem dá-nos um ovo chamado de Odd Egg, ovo este que é bastante especial. Porquê? Porque o Pokémon que nascer conhece o ataque Dizzy Punch e existe uma chance de 14% desse mesmo Pokémon ser Shiny. E quem é que nasce desse ovo? Um dos sete novos Pokémons "bebés", e eles são: Pichu, Cleffa, Igglybuff, Tyrogue, Smoochum, Elekid, e Magby.
    Uma outra coisa diferente, é a forma que ganhamos a Rising Badge. Antes tinha-se de ir ao Dragon's Den falar com a Claire e ela lá nos daria, no Pokémon Crystal é diferente pois nesse local agora existe um Templo. Nesse templo está o avô de Claire que é o líder do Clã de quem usa Pokémons Dragões e faz-nos imensas questões sobre a nossa pessoa, no entanto a Claire aparece e diz que se recusa em dar-nos a Badge e aí o homem ameaça que irá contar o que se passa ao Lance e ela fica aterrorizada com tal coisa e dá-nos de imediato a Badge que ganhamos. Depois disso o seu avô dá-nos um Dratini, e se respondermos a todas as questões "correctamente", esse mesmo Dratini conhece o ataque Extremespeed.
    E ainda falando de ataques, após vencer a liga, em todas as Quartas e Sábados um velhote visita o Game Corner e ele ensina movimentos aos nossos Pokémons em troco de 4000 moedas de jogo. Ele é o Move Tutor, pela primeira vez a série introduz algo novo para ensinar movimentos aos nossos Pokémons que não sejam os TM's.
    Por fim, uma novidade do Pokémon Crystal está presente na Route 40, a Oeste de Olivine City, e essa novidade é a Battle Tower. Esta Torre tem imensos desafios e bastante diferentes das batalhas que temos ao longo da aventura pois são bastante ao estilo de Pokémon Stadium, pois não se podem usar itens durante as batalhas e todos os Pokémons têm de estar ao mesmo nível, ou seja, um lado bem mais competitivo de Pokémon. E isto fica disponível assim que tivermos todos os 8 Badges de Johto.
    No que toca a Gráficos, como sabem os Sprites de Gold e Silver são diferentes de uma versão para outra, e em Crystal foi feita uma grande selecção desses Sprites e criaram uns novos para uns poucos Pokémons, mas para além disso animaram-nos! Sim, quando o Pokémon adversário entra em combate ele mexe-se, um Pidgey por exemplo bate as asas e a Chikorita faz rodar a folha da sua cabeça, todos os Pokémons na posição adversária têm animações de entrada, um detalhe bem interessante, mas também recoloraram alguns outros Pokémons. Para além disso, redesenharam muitas das áreas já conhecidas, como o Ice Path que para além de ter um aspecto mais "gelado" também tem novos Puzzles, a sala do Lance na Liga agora tem um novo aspecto, o National Park agora tem uma fonte no meio do lago ou o telhado do Shopping de Goldenrod, para além de colocarem mais relva e árvores de Headbutt em novas áreas. Contudo, estas novidades são apenas relativamente a Johto, Kanto permanece inalterada e as ausências dos jogos anteriores continuam a notar-se
    No que toca ao Som, não existem diferenças, apenas acrescentaram novas músicas às novas áreas e em algumas batalhas (a de batalha dos cães lendários é excelente), em Kanto as músicas que faltavam continuam a fazer falta.
    Já no que toca a Longevidade e Dificuldade, é exactamente o mesmo, contudo tentar apanhar todos os Pokémons disponíveis é um aliciante pois existe um grande número deles e isso pode durar imensas horas, e também existem os desafios da Battle Tower que não só pode fazer-nos perder umas horas nela como também aumenta o desafio quando comparado ao "Pokémon convencional", mas não existe muito mais que isso, é apenas um ponto a mais comparando com as versões originais.

    Gráficos 8 - As animações dos Pokémons são a principal neste campo e fizeram uma "lavagem" a muitas das áreas de Johto, mas em Kanto ainda continua a faltar a Viridian Forest;
    Jogabilidade 8,5 - No geral permanece inalterada, existem umas quantas novidades e afinações que complementam o que já era "perfeito" mas nada de novo;
    Som 7,5 - Uma ou outra melodia nova de qualidade, mas não muito mais que Gold e Silver;
    Longevidade 9 - Novidades como a Battle Tower ainda nos dão muito mais que fazer que em Gold e Silver, ainda conseguiram complementar ainda mais o que era completo, mas não trouxe nada de muito novo;
    Dificuldade 10 - A Battle Tower veio trazer uma vertente competitiva à série e era o que fazia falta para os fãs mais dedicados.

    Nota Final - 8,6

    A pergunta que se deve de fazer sobre este jogo é: Vale a pena? É uma experiência ainda mais completa que Gold e Silver, por isso se procuras um jogo para jogar a 2ª Geração este é o indicado, mas não é muito mais que Gold e Silver por isso se já tens um desses jogos não estás a perder grande coisa.

    ----

    Como já devem de ter reparado, esta análise não fala de muita coisa que Pokémon Crystal introduziu, como a GS Ball para capturar o Celebi ou o Mobile Adapter GB e a espécie de GTS, etc, pois enquanto consumidor europeu do jogo nunca tive a hipótese de experimentar essas funcionalidades todas e acho que não faria sentido falar de coisas que não se conhece numa análise, muito menos quando aquilo que nos chegou às mãos não nos oferece tudo que o mesmo jogo no Japão ofereceu.


    Última edição por BAlvez em 16/7/2013, 20:12, editado 2 vez(es)


    _________________


    Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

    lobito180
    Mewtwo

    Mensagens : 5234
    Reputação : 21
    Data de inscrição : 20/01/2012
    Idade : 21

    Re: Pokémon Crystal Version (GBC)

    Mensagem por lobito180 em 17/6/2013, 16:47

    Não fazia ideia que havia tantas coisas novas nesta versão...
    Boa análise (como já vai sendo costume)! Wink

    HBC
    Suicune

    Mensagens : 4639
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 21
    Localização : In the cosmos!

    Re: Pokémon Crystal Version (GBC)

    Mensagem por HBC em 17/6/2013, 18:50

    Também desconhecia essas novidades no Crystal, só sabia do Eusine, o resto não. E é mais outra boa review, continua assim Razz


    _________________


    A jogar: Pokemon Alpha Sapphire

    Conteúdo patrocinado

    Re: Pokémon Crystal Version (GBC)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 03:51


      Data/hora atual: 9/12/2016, 03:51