Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

Catherine (PS3/X360)

Compartilhe

lobito180
    Mewtwo

Reputação : 21

Catherine (PS3/X360)

Mensagem por lobito180 em 5/7/2013, 16:38

Versão testada: PS3

Catherine é um jogo produzido e publicado pela Atlus que foi lançado a 10 de Fevereiro de 2012.
    Em Catherine, tomamos controlo de Vincent Brooks, um homem que tem uma namorada chamada Katherine. Vincent é um tipo bastante indeciso sem saber o que fazer da sua vida.
    Certa noite, Vincent está no bar onde se costuma encontrar com os amigos e aparece um rapariga que mete conversa com ele. Falam por um tempo e depois ele vai para casa dormir e começa a sonhar com um mundo constituído por blocos. Ele está de boxers e tem uns chifres de ovelha na cabeça. Quando dá por si, ouve uma voz que lhe diz para subir já que os blocos vão desabar.
    E é aqui que nos é apresentado o conceito deste jogo de puzzles. O objectivo é subirmos a montanha de blocos até encontrarmos o topo, onde está uma corda dourada num pedestal. Para subirmos, temos que usar os blocos para nossa conveniência, podendo empurrá-los e puxá-los conforme nos dê mais jeito.

A ideia parece simples, e no início é. Mas conforme vamos passando de níveis e subindo naquele mundo, vão aparecendo novos tipos de blocos que pretendem dificultar-nos a subida.
    Quando Vincent acorda, repara que a rapariga que conhecera na noite anterior está nua ao seu lado. Quando ela acorda, pergunta-lhe como ele está e se gostou da noite passada.
    Vincent fica confuso, não se lembrando de nada. Nem da sua noite com a rapariga, nem do seu sonho estranho que não lhe permitiu descansar como deve de ser.
    A rapariga revela o seu nome, Catherine, e entende que eles têm uma relação, coisa que Vincent não consegue negar. Começa aqui então a aventura amorosa deste pacato homem que não faz mal a ninguém. Tentando explicar a Catherine que não existe nada entre eles e tentando ao mesmo tempo esconder o sucedido a Katherine.

A história é o ponto alto do jogo. Existem várias partes do jogo em que nos são colocadas questões cuja resposta determina o nosso karma. Este karma vai determinar a resposta de Vincent a determinadas situações, levando também a um dos 8 finais distintos. Além das questões que nos vão colocando, também temos a opção de responder a mensagens de Catherine e de Katherine, tal como também temos algumas opções quando conversamos com os nossos amigos no Bar, que também influenciam a mente de Vincent.

No bar, podemos beber, falar com os outros clientes, com os amigos de Vincent, com Erica, a empregada de mesa e com Boss, o dono do Stray Sheep (o bar). Além disso temos também possibilidade de jogar um jogo arcade - Rapunzel. Para jogar nesta máquina, temos de gastar um crédito, sendo que nos são dados 3 por noite. Este jogo funciona da mesma maneira que os pesadelos de Vincent, com a variante de que não temos qualquer limite de tempo (os blocos não caem), e apenas podemos mover os blocos conforme o número de jogadas que for dado em cada nível. Este jogo contém 64 níveis + 64 que são desbloqueados se apanharmos os 6 amuletos escondidos pelo jogo.
    Um ponto engraçado é que à medida que vamos bebendo e Vincent vai pensando na sua vida, sempre que acabamos uma bebida, o narrador conta-nos alguma curiosidade sobre a bebida em questão. Existem Whisky, Cerveja, Cocktail (Rum e Cola) e Sake.
    A bebida também é importante porque conforme o que bebermos numa noite, a velocidade a que Vincent se desloca nos pesadelos aumenta (Isto só acontece até à terceira bebida, depois disso, não existe qualquer benefício).

Falando do jogo propriamente dito, os níveis vão ficando cada vez mais difíceis. Ao início existe apenas um tipo de blocos, mas aparecem muitos mais: Blocos de Gelo, Blocos Trampolim, Blocos em ruína, Blocos Bomba, Blocos Vivos, Dark Blocks, entre outros.
    Cada bloco tem efeitos diferentes, por exemplo ao andarmos por cima de Blocos de Gelo Vincent só irá parar se for em direcção a um bloco normal, ou se embater noutro bloco. Se não tiver nenhum destes, Vincent cai da torre e morre. Os blocos em ruínas desfazem-se depois de os pisarmos três vezes, os blocos armadilhados que mal os pisamos libertam espinhos que matam Vincent se ele não sair de imediato,  os blocos bomba explodem um certo tempo depois, os Dark Blocks são mais pesados (pelo que demoram mais tempo a serem movidos) existem também Blocos que não se podem mover de qualquer maneira.
    Todos estes blocos dão uma grande frescura ao jogo, que os vai adicionando aos poucos e aumentando o grau de dificuldade dos níveis.

Quando completamos um nível, temos acesso a um local onde podemos conversar com outras ovelhas (que depois vimos a ver quem são na realidade) e podemos por vezes comprar ajudas a uma ovelha gananciosa, com o dinheiro que vamos recolhendo nos níveis. Estes extras podem ser Blocos, Vidas extra, ou uma poção que nos permite subir dois blocos de uma vez. Quando quisermos, entramos num confessionário onde uma voz fala connosco e nos faz as tais perguntas de karma.
    Catherine pode ser um jogo impiedoso. Por vezes apenas encontramos a forma certa de arranjar os blocos por pura sorte. Mas por outras vezes parece fácil de mais.
    Em alguns níveis também existem outras ovelhas que vão atrapalhando o caminho a Vincent, mas basta chegarmos ao pé delas que Vincent empurra-as para baixo. Existe ainda um outro tipo de ovelha que se estiver ao nosso lado nos pode matar acertando-nos com um machado
    Todas as noite Vincent tem o mesmo pesadelo, mas vai subindo e subindo. Cada sector tem entre 3 a 6 níveis, e no total são 7 noites + 1 noite final.
    No último nível de cada secção, um Boss persegue Vincent enquanto este trepa os blocos. Estes são sem dúvida os níveis mais difíceis e frustrantes do jogo. Por vezes o nível em si até é simples, mas os ataques dos Bosses fazem com que fiquemos com os nervos em franja. Isto na dificuldade Normal! Felizmente existem Checkpoints a partir de certo ponto, sendo que em alguns níveis chegam a existir 3.
    Quando acabamos o modo história pela primeira vez, é desbloqueado o modo Colosseum e o modo Babel. O modo Colosseum é um modo para dois jogadores que é basicamente uma corrida para ver quem chega ao topo primeiro.
    Já o modo Babel é um modo de desafio, em que vamos desbloqueando níveis conforme os nossos resultados no jogo normal. Para irmos desbloqueando os níveis temos de ir tendo troféus de ouro nos níveis da história, mas isto apenas é valido para as dificuldades normal e difícil.

Graficamente o jogo está muito bom. Existem muitas cenas de anime e estão mesmo boas. Sendo um jogo que aposta tanto na história e na jogabilidade, é bom saber que não ficaram só por ai. Mesmo quando não assistimos a cutscenes neste formato, os próprios gráficos do jogo estão bons, dando uma personalidade, bem ao estilo da Atlus, no jogo (sendo parecidos com a saga Persona, por exemplo).

Em termos sonoros o jogo também brilha. Tanto na banda sonora como nas vozes dos personagens. Os temas que tocam durante os níveis ajudam sempre a aumentar os nosso batimentos cardíacos quando vemos que estamos a ficar sem blocos e quando vemos  que Vincent irá cair e vamos ter de repetir novamente o nível todo, ou uma secção do nível. O mesmo acontece com os Bosses onde a música parece que faz de propósito para nos "irritar" ainda mais.
    Já as vozes, ligam muito bem com os personagens.

A jogabilidade está também bastante boa, apenas quando Vincent está pendurado na traseira e nos lados da torre é que confunde um bocado mas nada de muito grave, já que não acontece muitas vezes.

A história, como já disse, é, para mim, o ponto alto do jogo. Se não fosse por ela não sei se teria vontade de passar aqueles níveis e Bosses impiedosos (mas que quando passamos sentimos um grande sentido de realização). É daquelas histórias que pensamos que vai acontecer uma coisa e depois acontece outra, ou seja, existem bastantes reviravoltas bastante interessantes e inesperadas. Existem muitos finais, e bastante diferentes pelo que dá vontade de repetir, mesmo sabendo que provavelmente vamos ficar presos novamente e que vamos chatear-nos mais um bocado. Pelo menos eu pretendo voltar a pegar no jogo. A história é mesmo muito boa.

Gráficos 10 - Tanto os gráficos como as sequências animadas são muito boas e têm muita identidade, pelo que olhamos para eles e pensamos logo na Atlus.
    Jogabilidade 9 - Conseguimos controlar bastante bem Vincent enquanto ele sobe a torre, mas existem vezes em que andamos trocados com as direcções (isto quando Vincent está pendurado "nas traseiras" da torre) e andamos a tentar perceber como sair de lá.
    Som 10 - Músicas bastante adequadas. Também as vozes estão magníficas.
    Longevidade 8 - Em Normal, o jogo rendeu-me cerca de 15 horas, mas isto porque existe muita tentativa-erro, já que se soubermos os caminhos, cada nível demora uns 5 minutos. Mas o facto de existirem muitos finais faz com que estas 15 horas se multipliquem. Existe ainda o modo Babel que também rende umas boas horas.
    Dificuldade 8 - Existem níveis muito difíceis, principalmente os níveis dos Bosses, mas nada que um pouco de persistência não resolva.

Total: 9
    Catherine merece ser jogado, pelo menos pela história. Os níveis também são apelativos, mas os seus picos de dificuldade podem afastar os mais impacientes. Em todo o caso, experimentem que não se deverão arrepender principalmente se gostarem de uma boa história.

PS: Porra que grande análise! xD Nunca escrevi tanto! Razz

Última edição por lobito180 em 6/7/2013, 13:14, editado 1 vez(es)

BAlvez
    Mewtwo

Reputação : 24

Re: Catherine (PS3/X360)

Mensagem por BAlvez em 6/7/2013, 12:22

Um jogo com nota 9 e deve de ser jogado mais pela história? Seguindo a mesma lógica então devem de existir momentos de muita frustração, seja na jogabilidade, longevidade (aqui mais variedade) ou dificuldade e só por esse ponto julgo que o jogo deveria ter uma nota mais baixa. Mas como sabes lobito, nunca joguei este jogo então não tenho argumentos nem devo criticar as tuas notas, isto foi só o seguimento da lógica do que foste dizendo xD

De qualquer das formas, gostei da análise, como sabes já estava à espera dela à uns meses pois este sempre foi um jogo que me suscitou interesse e faltava-me ter opiniões pessoais para entender melhor o jogo e decidir o que fazer, e acho que me convenceste a dar uma oportunidade a este jogo. Pode ser completamente diferente do normal, mas isso é só um ponto para se dar a conhecer. Dito isto, obrigado por esta análise Wink

Contudo, uma coisa que não falaste em muito detalhe foram as dificuldades, a dificuldade Difícil que é que faz? "Apenas" torna o jogo mais competitivo com uma IA mais exigente ou acrescenta ainda mais coisas que a Normal não fazia?

Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 6/7/2013, 12:33

A IA não tem grande efeito aqui, apesar de existirem outras ovelhas, elas raramente impedirão o progresso.
    A dificuldade muda os puzzles, tornando-os mais fáceis ou difíceis.

E eu justifico a nota. Se fosse o mesmo jogo mas a história não fosse minimamente interessante, dar-lhe-ia prai um 7, mas a história faz mesmo com que queiras passar os níveis para saber o que vai acontecer a seguir. Se não fosse por isso acho que não tinha acabado o jogo! Razz
    Dito isto, acho que a história é um dos factores mais importantes do jogo, porque é ela que faz com que haja uma justificação em continuar.

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 6/7/2013, 12:46

Mas coloco-te outra questão, os puzzles aumentam de dificuldade, mas o jogo torna-se chato e repetitivo nessa área?

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 6/7/2013, 13:00

Em termos de repetição... É assim o objectivo é sempre o mesmo, mas o facto de irem aparecendo novos tipos de blocos também nos obriga a arranjar novas estratégias para subir, o que como disse na análise dá sempre um ar fresco e de novidade.
    Eu nunca achei o jogo chato. Como disse houve umas quantas vezes que estive cerca de uma hora para passar um nível, mas nunca achei que fosse chat ao ponto de não o querer jogar mais, mas sim altamente desafiante (o que resulta em frustração se ficarmos muitas vezes a morrer na mesma parte), em certas partes. Mas existe sempre aquele sentimento de "só mais uma vez, é desta!" e acabava por descobrir a maneira certa, e quando chegava ao topo sentia-me mesmo contente. Posso dizer que não me sentia assim com um jogo à muito tempo! xD

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 6/7/2013, 13:06

Então começo a entender melhor a tua nota, continua-me a parecer que um 9 parece ser coisa a mais mas já entendo e bem o teu ponto de vista pois chegando ao fim e teres um sentimento de realizado é óptimo e não é um jogo qualquer que consegue isso. Um dia que por fim jogue este jogo darei a minha opinião clara sobre ele Wink

Mas lobito, inicialmente não estava a entender bem o que querias dizer "só pela história" pois lembrei-me de vários exemplos mas vamos pegar num, primeiro Assassin's Creed, o jogo era chato e repetitivo como tudo mas a história estava bem interessante e atirando um valor ao ar acho que esse é jogo para um 7,5 pois lá está, jogo chato de se jogar, com tarefas que realizadas parecem que foi tempo perdido pois no final não se tira proveito algum.

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 6/7/2013, 13:12

Compreendo esse ponto de vista, mas acho que isso depende de pessoa para pessoa.
    Se o jogo não inovasse os puzzles seria chato sim, mas com a quantidade de coisas novas que vão aparecendo nenhum nível te vai parecer semelhante ao anterior, e acho isso um ponto bastante positivo do jogo, que mesmo tendo a mesma fórmula do princípio ao fim, sabe usá-la bem e ir tendo variações ao logo do jogo, o que ajuda a combater a repetição.
    E isso que disseste do AC que é chato de se jogar, eu nunca tive esse sentimento com Catherine, porque, lá está, o jogo desafia-te constantemente e obriga-te a melhorar e pensar cada vez mais rápido. Mas acho que isso é de pessoa para pessoa. Se fores uma pessoa que não gosta de jogos de puzzle então nem a história te vai levar a jogar isto, mas se tiveres uma predisposição mínima para tal, então vais acabar e sentir que valeu a pena o esforço.

Miguelcmb
    Suicune

Mensagem por Miguelcmb em 6/7/2013, 22:00

Boa análise! Tenho este jogo no Plus, mas ainda não toquei nele. A história parece-me muito interessante, talvez o comece a jogar, mas primeiro gostava de jogar o Ico e o Shadow of the Colossus que também estão no Plus.

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 7/7/2013, 22:45

Por acaso também já tenho o Ico instalado... Tenho de pegar nesse e no Okami! xD

HBC
    Suicune

Reputação : 0

Mensagem por HBC em 8/7/2013, 19:40

Já li a tua análise e tá boa, mas tenho uma pergunta: para ti, que já o jogaste, qual é o jogo mais parecido com este? Ou este jogo é tão único que não há comparação possivel com outro jogo?

A jogar: Pokemon Alpha Sapphire

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 8/7/2013, 21:17

HBC escreveu:Já li a tua análise e tá boa, mas tenho uma pergunta: para ti, que já o jogaste, qual é o jogo mais parecido com este? Ou este jogo é tão único que não há comparação possivel com outro jogo?

Não digo que não haja nada minimamente parecido, mas se há eu não o conheço! xD

Mas basicamente pegas numa boa história, juntas a um bom jogo de puzzles e tens Catherine, se vires uns dois ou três níveis no youtube vês logo como é o jogo. Wink

HBC
    Suicune

Reputação : 0

Mensagem por HBC em 9/7/2013, 12:29

lobito180 escreveu:
    HBC escreveu:Já li a tua análise e tá boa, mas tenho uma pergunta: para ti, que já o jogaste, qual é o jogo mais parecido com este? Ou este jogo é tão único que não há comparação possivel com outro jogo?

Não digo que não haja nada minimamente parecido, mas se há eu não o conheço! xD

Mas basicamente pegas numa boa história, juntas a um bom jogo de puzzles e tens Catherine, se vires uns dois ou três níveis no youtube vês logo como é o jogo. Wink

Bem, realmente não há muitos jogos com puzzles e com uma historia assim. Vi um bocado no Youtube e achei engraçado, tenho de um dia experimentar :p

A jogar: Pokemon Alpha Sapphire

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 15/7/2013, 21:42

Bem lobito, graças a um amigo meu já tive oportunidade de experimentar este jogo.
    Neste momento estou no 2º dia e no bar com os amigos (agora posso explorar o bar mas ainda não o fiz) e estou realmente a gostar da experiência pois quando começam elementos históricos o jogo fica num ritmo lento, mas mal começamos a ir para os Puzzles o jogo fica com um ritmo alto e por isso viciante e aliciante, epah, não conheço muitos jogos de Puzzles que me conseguiram despertar tanto interesse como este.

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 15/7/2013, 21:59

Ainda bem que estás a gostar. Quando acabares avisa! xD
    Já agora, estás a jogar em que dificuldade?

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 15/7/2013, 22:08

lobito180 escreveu:Ainda bem que estás a gostar. Quando acabares avisa! xD
    Já agora, estás a jogar em que dificuldade?

Estou a jogar em Normal.
    Já agora, o indicador de Karma influencia de que maneira o jogo? Isso e as perguntas ao final de cada nível, respondi a duas questões e depois apareceu a percentagem mundial xD

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 15/7/2013, 22:21

O Karma vai fazer variar as reacções do Vincent a certas situações, mas o mais importante é o final do jogo, esse sim vai variar dependendo do teu Karma.
    E isso de mostrar as opiniões mundiais foi um bónus que por acaso achei bastante engraçado! xD

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 16/7/2013, 12:50

Pelas críticas que li anteriormente eu tinha ideia que eram escolhas que determinavam as acções do Vincent e não um medidor de Karma, mas sendo assim as escolhas nas respostas que damos têm influência de inicio ao fim de forma a serem válidas, ao contrário de muito jogo onde podes virar a casaca de um momento para o outro.

Mas pelo que joguei, tenho de discordar da nota que deste aos gráficos lobito, as animações deixam muito a desejar xD

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 17/7/2013, 10:59

Não acho. Não é um jogo que precise de animações mega-realistas tipo um GTA, acho que as que tem são o suficiente, mas em termos gráficos, no geral, achei-o bastante bom. É bem ao estilo da Atlus.

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 17/7/2013, 13:59

lobito180 escreveu:Não acho. Não é um jogo que precise de animações mega-realistas tipo um GTA, acho que as que tem são o suficiente, mas em termos gráficos, no geral, achei-o bastante bom. É bem ao estilo da Atlus.

Claro que não precisam de ultra realistas, o problema é que para "desenhos animados" são maus pois a personagem fala e a boca dela está sempre aberta de uma forma surpreendida, nem mexe, é apenas um exemplo no que toca a expressões. Para além disso as movimentações dos corpos nas Cut-Scenes parecem robóticos, muito ao estilo do final da 5ª geração, inicio da 6ª geração de consolas. Fora isto não tenho qualquer coisa a apontar, quando se está a jogar mesmo as animações estão de qualidade e o design/arte também, como tu bem dizes, estilo da Atlus.
    Dito isto eu nunca daria um 10 bem redondinho aos gráficos do jogo, entre 8,5 a 9 seria a nota indicada na minha opinião.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 09:40

Data/hora atual: 9/12/2016, 09:40