Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

Okami HD (PS3)

Compartilhe

Miguelcmb
    Suicune

Reputação : 21

Okami HD (PS3)

Mensagem por Miguelcmb em 7/7/2013, 23:50

Há vários anos atrás, uma serpente de oito cabeças, de seu nome Orochi, mantinha o mundo sob escuridão total. Todos os anos, numa determinada noite de lua cheia, Orochi escolhia uma donzela de Kamiki Village para ser sacrificada. Há exatamente 100 anos atrás, a serpente optou por uma jovem mulher de seu nome Nami. Nagi, um guerreiro que vivia nessa mesma vila e que estava apaixonado por Nami, dirigiu-se à gruta onde vivia Orochi e, juntamente com o lendário lobo Shiranui, matou a serpente e selou-a, embora o lobo também tenha falecido durante a batalha. Os dois ficaram conhecidos pelos heróis da lenda e por terem salvado o mundo. No tempo presente, alguém libertou Orochi da sua prisão e a serpente voltou a espalhar a escuridão pelo mundo. Shiranui ressuscita como Okami Amaterasu, o deus do Sol, e começa a sua aventura com a missão de recuperar os seus poderes perdidos ao longo dos anos de modo a libertar o mundo de Orochi. E é assim que a história começa. Okami tem um começo lento, mas quando o jogo arranca, fica espetacular. O jogador controla Amaterasu, que tem a companhia de Issun durante a sua viagem, um artista de uma espécie similar à humana, mas muito mais pequena, e é o típico acompanhante fala-barato e cómico.

Primeiro de tudo, é importante referir que Okami tem uma estrutura e atmosfera similar à de The Legend of Zelda. Temos um mundo mais aberto e que dá gozo de explorar, e também temos dungeons, com inimigos e puzzles. No entanto, Okami mantém a sua própria personalidade. Um dos elementos mais importantes do jogo é a Celestial Brush, que nos dá uma espécie de poderes especiais, as Brush Techniques. Cada um desses poderes pertence a um deus, que estão escondidos nas constelações, e um dos objetivos da aventura é também encontrar as 13 constelações para conseguir todas as Brush Techniques. Ao manter premido "R1", o jogo pausa e aparece um pincel que podemos usar para desenhar e utilizar esses poderes. Nas primeiras horas da aventura, temos técnicas como Rejuvenation, que serve para fazer aparecer objetos que deviam estar lá (como uma ponte). Também podemos usar Sunrise, com o qual podemos mudar de noite para dia desenhando um círculo no céu, e Power Slash, uma técnica bastante útil em combate e que serve para cortar inimigos ou objetos desenhando um traço horizontal no ecrã. Estas Brush Techniques são bastante fáceis de usar e o jogo deteta bem o desenho, salvas raras excepções, especialmente com a técnica Bloom.

As Brush Techniques têm uma grande influência em combate e nos puzzles. Nos combates, podemos usá-las para cortar a espada do adversário, ou queimar um inimigo que se baseia em gelo, por exemplo. Há três tipos de armas que Amaterasu pode usar: os Reflectors, armas para combate físico; as Rosaries, armas para um combate a longa distância; e Glaives, armas que fazem mais dano ao adversário se mantivermos premido o botão de ataque. Num combate, apenas podemos usar uma arma, mas também temos a possibilidade de equipar outra arma como arma secundária, que pode servir como escudo ou para atacar o adversário dependendo do tipo de arma. Existe uma grande variedade de inimigos, embora, um ou outro seja uma "evolução" de um anterior. As armas podem ser melhoradas com o Gold Dust, e podemos ainda aprender novos combos nos Dojos a custo de dinheiro. Os bosses requerem-nos que primeiro percebamos como derrotar o inimigo, tal como em Zelda. Os combates do jogo não são difíceis, antes pelo contrário, pois temos uma grande variedade de itens que podemos usar para restaurar a nossa vida, para fazer dano ao adversário, aumentar o nosso ataque ou defesa, e ainda para não sofrer dano durante um período de tempo, por exemplo. De facto, há um troféu que requer que o jogador não morra mais do que cinco vezes ao longo do jogo, o que não é nada difícil. Os puzzles requerem basicamente que usemos as Brush Techniques.

Outro elemento importante de Okami é a Praise, que ganhamos quando uma ação nossa faz com que os habitantes acreditem mais nos deuses. Ações como alimentar animais, restaurar árvores e trevos, e ainda ajudar alguém numa tarefa aumentam a nossa Praise. Esta serve para aumentar a nossa vida, a tinta disponível (usada nas Brush Techniques), a quantidade de dinheiro que podemos levar e ainda a Astral Pouch, que nos revive quando somos derrotados numa batalha. Ganhar Praise e procurar tesouros através da exploração do mapa nunca se torna cansativo. A história, apesar de parecer básica ao início, fica muito interessante, e as personagens estão muito bem caracterizadas e conseguem com que gostemos mesmo delas. Sem querer dar spoilers, há uma personagem em particular que ao início parecia tão simples e "sem coração", mas em pouco tempo o jogo consegue que nos afeiçoemos a ela.

Ao explorarmos novas áreas do jogo, estas vão estar em quase todos os casos sob o domínio do mal, e para Amaterasu as salvar, é necessário restaurar a Guardian Sapling dessa área, fazendo com que volte a ter as pétalas cor-de-rosa. Ao fazermos isso, vemos uma cutscene que demonstra uma espécie de "onda de flores" que se espalha pela área e faz com que esta recupere a sua vida, tudo isto acompanhado por uma música também espetacular.

O jogo é bastante longo, demorando à volta de 40/50 horas se não tiverem interesse no conteúdo opcional, sendo contrário, chega às 60 horas, e mantém a qualidade ao longo deste tempo. Estes números podem à partida afastar alguns, mas o jogo é tão bom que consegue convencer o jogador a continuar sem se cansar. Há muitas coisas opcionais para fazer, como um mini-jogo de escavação em 2D, pesca e corridas, e dá gosto fazer estas atividades. Em termos de gráficos, o jogo é fantástico. O mundo é mesmo muito bonito e tem algumas influências na cultura japonesa. Basta verem umas imagens para perceberem do que falo. Falando de som, as músicas também são muito boas. Umas são mesmo épicas, outras são tristes e comoventes, e foram todas muito bem trabalhadas, e obviamente que melhoram muito a experiência. O que pode irritar alguns são as falas das personagens, que não passam de pequenos sons já que não há mesmo "voice acting", mas pessoalmente, não achei isso um problema.

No fundo, é um jogo muito diferente do habitual, no bom sentido. Já passaram 7 anos desde o seu lançamento em 2006, mas o jogo continua "atual", envelheceu bastante bem.

Gráficos - 10
    Jogabilidade - 9,5
    Som - 9,5
    Longevidade - 10

Nota final - 9,5/10 (não me consegui decidir, fica ali no meio entre as duas notas)

Okami é realmente um jogo espetacular, muito original e diferente. Conseguiu-me agarrar a uma consola caseira como poucos conseguiram até hoje. Há pequenas falhas, como pequenos problemas de câmara ou a usar as Brush Techniques, mas não é nada de grave. A melhor maneira de perceber este excelente jogo é mesmo experimentando (quer seja na PS2, Wii ou PS3), por isso, de que estão à espera? Very Happy

lobito180
    Mewtwo

Re: Okami HD (PS3)

Mensagem por lobito180 em 8/7/2013, 00:17

Grande análise! Very Happy
    Por acaso não sabia que o jogo era de mundo aberto, tinha ideia que era até bastante linear, mas fiquei com esta ideia depois de ter jogado uma demo que vinha num DVD na PSM2...
    Bem, estava indeciso entre começar Okami e Ico, mas com esta análise já me decidi! xD
    Depois quando o acabar direi o que achei! Razz

Miguelcmb
    Suicune

Mensagem por Miguelcmb em 8/7/2013, 12:14

lobito180 escreveu:Grande análise! Very Happy
    Por acaso não sabia que o jogo era de mundo aberto, tinha ideia que era até bastante linear, mas fiquei com esta ideia depois de ter jogado uma demo que vinha num DVD na PSM2...
    Bem, estava indeciso entre começar Okami e Ico, mas com esta análise já me decidi! xD
    Depois quando o acabar direi o que achei! Razz
    Ainda bem que gostaste!
    As dungeons e outros locais podem ser mais lineares, mas o jogo em si tem várias zonas abertas que estão ligadas a locais mais fechados, como em Zelda. Não consigo explicar muito melhor...
    Eu experimentei ontem o Ico pela primeira vez e não gostei muito. Percebo que seja um clássico, mas o jogo não nos dá indicações absolutamente nenhumas sobre para que serve cada botão, nem o que podemos fazer e como fazer. Também não conseguia fazer com que a rapariga me seguisse como deve ser, e começámos numa espécie de castelo mas que não me deu muito gozo explorar. Pessoalmente não gostei muito, estava à espera de outra coisa... Depois fui experimentar o Shadow of the Colossus e desse já gostei muito mais. Ainda só derrotei o primeiro colosso (são 16), mas já deu para perceber que vai ser mesmo épico xD

BAlvez
    Mewtwo

Reputação : 24

Mensagem por BAlvez em 8/7/2013, 12:53

Bela análise Miguel Wink
    Gostaria era ler mais sobre os aspectos técnicos do jogo (gráficos e som) pois foi está um resumo bem resumido xD

Sobre o jogo, tenho-o em casa encostado, devo de o ter jogado uns 20 minutos dele mas aquilo não saía do sítio e coloquei-o de parte, tinha a noção do jogo que era na altura devia de ter uns 14-15 anos e queria era jogar algo de impacto imediato. Só por isso é que nem peguei no Okami a sério, mas gostaria de lhe dar uma oportunidade.

Do Shadow of Colossus a minha experiência com ele foi semelhante ao do Okami, jogo mas não sabia onde estava e o que fazer, depois cheguei ao primeiro colosso e vi-me fodido para o derrotar xD Depois encostei-o e até agora nunca mais.

Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

HBC
    Suicune

Reputação : 0

Mensagem por HBC em 8/7/2013, 19:47

Ora aí está um jogo que nunca joguei xD. Há alguma demo dele na PS Store para finalmente experimentar? Btw, boa análise Miguel Very Happy

A jogar: Pokemon Alpha Sapphire

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 8/7/2013, 21:15

HBC escreveu:Ora aí está um jogo que nunca joguei xD. Há alguma demo dele na PS Store para finalmente experimentar? Btw, boa análise Miguel Very Happy

Não, nada de demo.

Miguelcmb
    Suicune

Mensagem por Miguelcmb em 9/7/2013, 10:22

BAlvez escreveu:Bela análise Miguel Wink
    Gostaria era ler mais sobre os aspectos técnicos do jogo (gráficos e som) pois foi está um resumo bem resumido xD

Sobre o jogo, tenho-o em casa encostado, devo de o ter jogado uns 20 minutos dele mas aquilo não saía do sítio e coloquei-o de parte, tinha a noção do jogo que era na altura devia de ter uns 14-15 anos e queria era jogar algo de impacto imediato. Só por isso é que nem peguei no Okami a sério, mas gostaria de lhe dar uma oportunidade.

Do Shadow of Colossus a minha experiência com ele foi semelhante ao do Okami, jogo mas não sabia onde estava e o que fazer, depois cheguei ao primeiro colosso e vi-me fodido para o derrotar xD Depois encostei-o e até agora nunca mais.
    Obrigado!
    O problema é que não sei o que dizer mais... Posso é deixar aqui algumas imagens e músicas do jogo.

Imagens:
    Spoiler:

Músicas:
    Spoiler:

Música de quando se restaura uma zona amaldiçoada:

O Okami tem um início lento, mas até se passa bem. O Shadow of the Colossus é que me parece que é literalmente só bosses, mais nada, mas já derrotei o 3º colosso e estou a gostar.

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 9/7/2013, 11:22

Miguelcmb escreveu:Obrigado!
    O problema é que não sei o que dizer mais...

Existe tanto que falar em gráficos em questões técnicas xD
    Cenários, texturas, modelos, design de personagens, localizações e cenários, trabalho de luz enfim.
    Quanto a música existe menos a falar, mas é importante ver se são boas, se aparecem no momento certo e existe uma boa variedade.
    Um exemplo, o jogo que mais detesto, Zelda II, tem uma banda sonora muito boa, mas existe pouquíssima variedade e é aí que peca.

Miguelcmb escreveu:O Okami tem um início lento, mas até se passa bem. O Shadow of the Colossus é que me parece que é literalmente só bosses, mais nada, mas já derrotei o 3º colosso e estou a gostar.

Um gajo para começar a jogar Okami tem de estar na disposição a isso, não é jogo para se ir jogando em pequenas sessões tal como a minha postura quando me ia iniciar a isso.
    E sim, o Shadow of Colossus é só e apenas bosses, por não existir um objectivo intermédio é que não captou o meu interesse para o jogar mal tive oportunidade.

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 9/7/2013, 23:21

Bem, já comecei a jogar isto, ainda não fiz grande coisa, mas o posso dizer que é o jogo mais bonito que já joguei. Todo aquele ar 100% japonês, a juntar à música... Fiquei mesmo agarrado! xD

Só não percebo é porque é que aquela terra se chama Nippon e não Japão, mas isso é pieguice! xD

Miguelcmb
    Suicune

Mensagem por Miguelcmb em 10/7/2013, 09:16

BAlvez escreveu:Existe tanto que falar em gráficos em questões técnicas xD
    Cenários, texturas, modelos, design de personagens, localizações e cenários, trabalho de luz enfim.
    Quanto a música existe menos a falar, mas é importante ver se são boas, se aparecem no momento certo e existe uma boa variedade.
    Um exemplo, o jogo que mais detesto, Zelda II, tem uma banda sonora muito boa, mas existe pouquíssima variedade e é aí que peca.
    É que todo o jogo é assim em termos de gráficos. É mesmo muito bonito em todos os aspetos, mas o que realça mais são as paisagens e cenários. Como o lobito disse, tem mesmo um ar 100% japonês.
    Há uma grande variedade de músicas e são utilizadas no momento certo, e também são inspiradas no Japão.

Só não estava à espera de ouvir que o Zelda II era o jogo que mais detestavas. É por ser o pior da série? Dizem que mesmo assim, não é um mau jogo.

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 10/7/2013, 09:24

Todo o mundo é criado com base em arte antiga asiática, tanto japonesa como chinesa. Aqueles traços com um pincel chinês não enganam! xD E depois é aqueles elementos mais secundários como as grandes arcadas, flores de cerejeira (sakura), e todos os nomes. Está ali algo mesmo muito asiático, até me admiro como é que foi trazido para cá! xD

A única coisa que me irrita um bocado é que quando os personagens "falam" aquilo são mais guinchos do que sei lá o quê... Podiam ter baixado um bocado o tom! xD

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 10/7/2013, 10:27

Miguelcmb escreveu:Só não estava à espera de ouvir que o Zelda II era o jogo que mais detestavas. É por ser o pior da série? Dizem que mesmo assim, não é um mau jogo.

Não, não o acho o pior da série, simplesmente é o jogo mais difícil que joguei até hoje, e juntando a isso o facto de muitos jogos da NES ser necessário jogar com um guia tornou-se numa experiência que detestei, e se não fossem os Save States da Virtual Console da 3DS eu nunca o teria passado.

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 10/7/2013, 18:16

Para o pessoal que quiser a versão HD e não a teve graças ao Plus, está em promoção. 10€ na PS Store, juntamente com outros jogos PS2.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 20:16

Tópicos similares

-

Data/hora atual: 7/12/2016, 20:16