Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

Phoenix Wright: Ace Attorney (NDS/Wii/iOS)

Compartilhe

BAlvez
    Mewtwo

Reputação : 24

Phoenix Wright: Ace Attorney (NDS/Wii/iOS)

Mensagem por BAlvez em 27/7/2013, 00:17

Versão testada: Nintendo DS

Ace Attoney, uma série bastante popular no Japão que teve direito a três diferentes entregas no Game Boy Advance, série esta que é conhecida por assumir-mos um papel de um advogado e termos de defender arguidos num tribunal. Esta série aborda um tema incomum nos videojogos, por isso suscitou o interesse a nível mundial, e a localização para o Inglês aconteceu em 2006 num port aumentado para a Nintendo DS que para além de incluir fielmente todos os 4 casos, inclui um 5º caso e ainda adiciona ferramentas únicas para tirar proveito das características da então novidade do mercado, a Nintendo DS. Este jogo também teve direito a um Port para a Wii através do Wiiware e também está incluído na trilogia para o iOS e com esse tal novo caso, mas a versão aqui analisada será o Port da DS, mas primeiro, história!

Neste jogo assumimos o papel de Phoenix Wright (ou Nick para os mais próximos), um advogado novato que iniciou a sua carreira recentemente e está a ganhar experiência com Mia Fey, uma advogada conceituada no país e dona do Fey & Co. Law Offices.
    Então chegou o dia em que Mia decidiu atribuir um caso ao seu pupilo, o seu primeiro caso, mas não seria tão simples quanto isso pois o arguido é um dos seus melhores amigos de infância Larry Butz, que está a ser acusado de homícidio da sua antiga namorada, e enquanto advogado de defesa dele o nosso objectivo é provar em tribunal que o seu amigo está inocente e quiçá apresentar provas para acusar o verdadeiro culpado.
    Isto é apenas o início pois a história tem muito que se lhe diga e apresenta muitas reviravoltas e mudanças ao longo dos capítulos e não é costume meu "spoilar", o efeito surpresa está bem presente neste jogo.

O local dos acontecimentos do jogo é no Japão logo o sistema jurídico é similar ao país nipónico e para os ocidente pode existir um ou outro detalhe estranho na estrutura dos julgamentos. Para um advogado defender os seus interesses precisa de investigar o caso em si fora do tribunal e em julgamento precisa de provas para fundamentar aquilo que defende e sempre que uma testemunha dê o seu testemunho, o advogado de defesa tem o direito de "espremer" a testemunha de forma a tentar contradições e provar que o seu cliente está inocente, a isto chama-se de Cross-examination.
    Dito isto, o jogo segue exactamente a mesma estrutura, à excepção do 1º caso que serve como tutorial de como funciona um julgamento. Primeiramente é nos dada uma pequena Cut-Scene onde mostram vagamente o crime que aconteceu e que vamos tomar conta (e como é claro, sempre na defesa do arguido) e a partir daí temos controlo da personagem e podemos movê-la pelas várias localizações que existem, isto no formato dos jogos clássicos de Point & Click onde vamos para uma localização em vista da primeira pessoa e ela estática, e nela podemos examinar coisas do cenário ou falar com as pessoas. Conversar é extremamente importante pois qualquer testemunho pode ter um pouco de informação capaz de fazer a diferença no que toca a evidências, e existem duas formas de conversar, uma é simplesmente pressionar o botão "Talk" e conversar sobre um dos temas apresentados ou então mostrar algo que está no nosso inventário e que faça essa pessoa falar quando não tem forma de continuar a negar. Para além disso, é possível examinar cada um dos cenários e neles descobrir mais informação sobre o caso ou até descobrir mais provas que poderão ser úteis, para isso basta pressionar o botão "Examine" e navegar pelo cenário a tentar descobrir alguma dessas coisas. Já no 5º capítulo do jogo vemos um lado mais "forense" deste campo, pois introduz um sistema de investigação dos objectos que temos em posse movendo os objectos, pressionando eventuais botões, enfim, podemos descobrir ainda mais informações que eles aparentam ter. Nos julgamentos o jogo já tem uma estrutura pré definida e nós temos de segui-la, mas nós temos total controlo nas decisões que podemos tomar que pode ser aconselhar o arguido a tomar alguma atitude quando questionado, se decidimos pressionar uma testemunha quando ela está a dar o seu testemunho (podemos examinar ao detalhe cada uma das suas afirmações) ou então aquilo que podemos apresentar como prova de contradição ao que a testemunha, o advogado de acusação ou juiz está a dizer, entre outras opções. Algo importantíssimo de referir é que durante uma audiência temos uma margem de erro de 5 erros, ou seja, se apresentarmos provas que não comprovem o que se quer provar, fazer-se falsas acusações ou então outras situações, um desses pontos será descontado e é-nos dada uma nova oportunidade para corrigir o nosso erro, e se errarmos as 5 vezes o juiz fica farto da nossa atitude e declara o arguido como culpado e isso é um Game Over, mas podemos repetir a audiência desde que tenhamos salvo o progresso antes do seu início.
    Já no que toca a grafismo, sendo este um port da versão GBA, os gráficos foram melhorados mas mantidos em 2D, mas as animações das personagens são excelentes e complementam a ausência de vozes de uma forma incrível e existem mais animações quando comparado ao jogo original, já os cenários das várias localizações estão muito bem conseguidos mas por vezes é difícil encontrar qual o passo seguinte quando estamos à procura de provas no cenário, um exemplo é no 3º capítulo quando precisamos de encontrar uma chave e o móvel que as tem não está minimamente visível. Para além disso no 5º capítulo quando se tenta examinar mais a fundo uma prova isso acontece com o objecto em 3D, algo que facilita essa tarefa.
    No que toca a som, este jogo surpreendeu-me bastante. As músicas são de grande qualidade e mesmo não existindo uma grande quantidade delas, existe um equilíbrio muito bom entre elas e o próprio jogo trabalha com elas de uma forma dinámica, num momento está-se tranquilo mas sobe a tensão da situação e de imediato isso reflecte-se no audio, também os efeitos sonoros estão dessa forma representados e ainda existem clips de audio com as expressões clássicas "Objection!" ou "Take That!", dá mesmo imensa vida a este jogo este trabalho sonoro. Contudo, nas secções de exploração temos de demorar o nosso tempo e ouvir a mesma faixa durante uns bons minutos pode cansar, é um mal menor pois são músicas de qualidade mas mesmo o que é bom enche.
    Já no que toca a longevidade, o jogo original já era grandito (umas 12 horas devem de ser suficientes para concluir os 4 primeiros capítulos), mas o 5º adicionou mais umas belas horas ou jogo, e para algo que se vai jogar pela história e esta consegue cativar-nos, isto é excelente, mas se repetirmos a "aventura" a experiência é a mesma, e agora falando em dificuldade, este jogo acaba por ser um jogo de raciocínio e na primeira vez que se joga Ace Attorney o jogo é bem desafiante, mas repetindo o jogo não oferece qualquer desafio extra e basta lembrar do que fizermos para o terminar e muito menos tempo que antes.

Gráficos 9,5 - Para um jogo maioritariamente 2D, este grafismo ainda consegue surpreender pois embora fiel à entrega original, adicionam mais animações e o 3D do jogo embora discreto é bem funcional e importante, o maior problema são os cenários pois existem situações não tão claras quanto tencionavam que fossem;
    Jogabilidade 10 - Este Port acaba por utilizar todas as funções da Nintendo DS (até o microfone), é simples e intuitiva, assenta que nem uma luva neste tipo de jogo;
    Som 9,5 - O aspecto que mais me surpreendeu, tremenda qualidade geral, pode é fartar um pouco quando se anda a investigar mas é um mal menor;
    Longevidade 8 - O jogo é bem grande e a primeira experiência com o jogo pode acabar por ser algo excelente, mas repetindo não oferece nada de novo, vale apenas pela história;
    Dificuldade 7,5 - No primeiro playtrought, este acaba por ser um jogo de raciocínio e por isso um desafio para qualquer pessoa, mas repetindo o jogo a dificuldade desaparece, basta lembrar do que fizemos antes.

Nota Final - 8,9

Já andava à um tempo para jogar esta série, finalmente surgiu oportunidade e fiquei deliciado por este jogo. O tema que tratam é algo que eu gosto de ver e isso foi um bom presságio para me iniciar, mas será que posso recomendar este jogo? Sim, claro que recomendo a qualquer pessoa, mas quem não tiver muito interesse no tema é bem capaz de não achar nenhuma piada à coisa, mas ao menos dêem uma oportunidade, pode ser uma bela surpresa.

Última edição por BAlvez em 3/9/2013, 22:26, editado 4 vez(es)

Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

lobito180
    Mewtwo

Reputação : 21

Re: Phoenix Wright: Ace Attorney (NDS/Wii/iOS)

Mensagem por lobito180 em 27/7/2013, 00:39

Bela surpresa, não esperava por esta análise! xD
    Este é um daqueles jogos que ando para jogar há já muito tempo, mas só sabia assim cenas por alto sobre ele. Com esta review vou pegar nele o mais cedo possível! Que é tipo amanhã! xD
    Tenho é de tirar o pó da DS. xD

Última edição por lobito180 em 27/7/2013, 13:19, editado 1 vez(es)

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 27/7/2013, 12:04

Acho que já te conheço suficientemente bem para dizer que vais adorar este jogo lobito, pois a história é o principal foco e sendo este um jogo de puxar pela mona, tenho quase que a certeza que são duas características que adoras em videojogos.

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 27/7/2013, 12:37

Sim, jogos que dão que pensar agradam-me, dai ter gostado de Catherine! xD
    Quando o jogar e acabar digo-te o que achei! Wink

EDIT: BAlvez, este jogo utiliza o botão "R"? É que o meu não funca Neutral 

Miguelcmb
    Suicune

Mensagem por Miguelcmb em 27/7/2013, 14:21

Desta série só joguei uma demo do Miles Edgeworth se não me engano e já foi há algum tempo atrás, mas gostava de jogar um dos jogos. Até podia jogar o quinto que vai sair para a 3DS em breve, ou então o Professor Layton vs. Ace Attorney, mas deve ser melhor começar com este.

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 27/7/2013, 15:38

lobito180 escreveu:EDIT: BAlvez, este jogo utiliza o botão "R"? É que o meu não funca Neutral 

Sim, mas basta apenas utilizar o Touch Screen para fazer a mesma função que o botão R que é olhar para as pistas/evidências e as pessoas relacionadas com o caso.

Miguelcmb escreveu:Desta série só joguei uma demo do Miles Edgeworth se não me engano e já foi há algum tempo atrás, mas gostava de jogar um dos jogos. Até podia jogar o quinto que vai sair para a 3DS em breve, ou então o Professor Layton vs. Ace Attorney, mas deve ser melhor começar com este.

Se não erro isso que jogaste é um Spin-Off da série após os acontecimentos do 3º jogo da série, o Trials and Tribulations, e o protagonista é precisamente esse que referiste, não faço é ideia de como o jogo é nem que história aborda pois ainda não comecei o segundo jogo e tão pouco o terceiro...
    Mas tendo em conta o que conheço da série isto é uma série onde embora os casos a tratar possam ser casos isolados, existe uma linha de eventos que convém respeitar e não deve de existir melhor forma de jogar isto se não for pela ordem cronológica de eventos ou de lançamento dos jogos. Imagina, tu em vez de jogar os primeiros jogos ias jogar o Appolo Justice, o 4º jogo da série, verias o Phoenix Wright e ele falava-te de eventos passados, não irias entender a ligação não é?
    Dito isto, se é série que vos interessa, comecem pelo o início.

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 28/7/2013, 19:24

Bem, já comecei a jogar e estou a gostar bastante. Vou a meio do segundo caso (conto o primeiro como um tutorial). Estou a gostar mesmo muito, obrigado por este "empurrão" que me deste para o jogar! xD

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 28/7/2013, 21:26

lobito180 escreveu:Bem, já comecei a jogar e estou a gostar bastante. Vou a meio do segundo caso (conto o primeiro como um tutorial). Estou a gostar mesmo muito, obrigado por este "empurrão" que me deste para o jogar! xD

Ora essa lobito, o jogo é de grande qualidade e merece a oportunidade de cada pessoa, confesso que também não esperava que me conseguisse fazer agarrar. Neste momento eu estou a terminá-lo e de facto o 5º caso tira todo o potêncial da DS, coisa que nos casos originais não acontece, e de inicio esse capítulo nem parece ser grande coisa, mas com o rolar da carruagem muda-se de opinião, é tão ou mais evolvente que os casos originais.
    Mas diz lá a verdade, logo o 2º caso dá um enorme Twist na história, que impacto não é verdade? xD

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 28/7/2013, 21:32

E que Twist! xD
    Fez-me lembrar um twist bastante semelhante logo ao início de Cross Game.
    Mas está bem fixe o raio do jogo. Nunca pensei que uma visual novel me fosse entreter tanto. Hoje joguei um bom bocado de seguida! xD

Já agora, há mais jogos da série na DS?

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 28/7/2013, 21:40

lobito180 escreveu:E que Twist! xD
    Fez-me lembrar um twist bastante semelhante logo ao início de Cross Game.
    Mas está bem fixe o raio do jogo. Nunca pensei que uma visual novel me fosse entreter tanto. Hoje joguei um bom bocado de seguida! xD

Já agora, há mais jogos da série na DS?

Tão prepara-te para o 4º capítulo, não será um impacto imediato, mas um enorme conjunto de twists que até ficas "paneleiro dos olhos" xD

E sim, o 2º e 3º jogo da série também mereceram Ports para a Nintendo DS, depois existe o jogo original da DS que é o Apollo Justice: Ace Attorney (um novo protagonista). Para além desses existem dois Spin-Off's onde jogamos com o Miles Edgeworth, um é sequela do outro mas o 2º não foi localizado nem lançado.
    Para além disso o 5º capítulo da série vai ser lançado para a 3DS por cá (onde jogamos quer com o Phoenix quer com o Justice) e ainda saiu apenas no Japão um Cross-Over com a série Professor Layton.

EDIT: Ah, e descobri que nas versões localizadas da série, o jogo tem lugar em Los Angeles.

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 28/7/2013, 21:48

Ah, então parece que a minha DS vai ter munições por uns tempos! xD
    É pena é a porra do botão ter deixado de funcionar. Ainda à bocado a abri com o meu pai e não vi nada de errado... Que treta...

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 28/7/2013, 22:37

lobito180 escreveu:Ah, então parece que a minha DS vai ter munições por uns tempos! xD
    É pena é a porra do botão ter deixado de funcionar. Ainda à bocado a abri com o meu pai e não vi nada de errado... Que treta...

Com 5 jogos, não duvido xD Mas se tens intenções de jogar o Spin-Off do Edgeworth, fá-lo depois do 3º jogo mas antes do Apollo.
    Sobre o teu botão estragado, é natural. Esse é um problema de má arquitectura da DS Lite e DSi onde esse botão R (é sempre o mesmo) acaba por queimar os circuitos e deixa de fazer contacto. A mim também me aconteceu o mesmo, só que a board da minha DS Lite teve um outro problema e tive de comprar outra.

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 28/7/2013, 23:50

Bem, ja encontrei a solução, e por muito parva que pareça, acabou por resultar.
    Bastou encostar o botão aos labios, soprar e ja está bom! XD

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 29/7/2013, 17:58

lobito180 escreveu:Bem, ja encontrei a solução, e por muito parva que pareça, acabou por resultar.
    Bastou encostar o botão aos labios, soprar e ja está bom! XD

Opah, grande sorte que tivesses, é reparar um botão desses é algo bem trabalhoso (isto feito por ti) ou dispendioso (se comprar-se uma board como eu).

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 29/7/2013, 19:43

Foi mesmo tipo "vou experimentar, mas não deve dar" e deu! xD
    Fiquei mesmo contente. Ah, e estou quase a acabar o terceiro caso! xD

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 29/7/2013, 22:08

lobito180 escreveu:Fiquei mesmo contente. Ah, e estou quase a acabar o terceiro caso! xD

Esse caso acaba por ter os seus pontos de interesse, mas não é tão bom quanto os que se seguem xD
    Já eu terminei este primeiro jogo, em breve pego no 2º, o Justice for All!

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 29/7/2013, 22:37

Fazes bem, fico à espera de uma análise também desse! lol! 

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 18:17

Data/hora atual: 7/12/2016, 18:17