Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

Pokémon Emerald Version (GBA)

Compartilhe

BAlvez
    Mewtwo

Reputação : 24

Pokémon Emerald Version (GBA)

Mensagem por BAlvez em 8/8/2013, 22:52

Versão testada: -----------

Por fim chegamos ao final da 3ª geração (já não era sem tempo), e desta vez vamos analisar o último jogo da série principal que saiu para o Game Boy Advance, ele é o Pokémon Emerald.
    Esta é uma versão aumentada de Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire, foi lançada em 2004 no Japão e em 2005 nos restantes territórios, e ao contrário de Pokémon Yellow ou Pokémon Crystal, este jogo não foi lançado com o propósito de ganhar tempo para os próximos jogos (vá, talvez um bocadinho), mas sim de forma a juntar as duas histórias distintas nos jogos originais da 3ª geração num único jogo de forma a oferecer complementar e oferecer a verdadeira aventura de Pokémon em Hoenn. Será que conseguiram fazer isso? É o que vamos tirar a limpo, mas primeiro, história!

A história é num todo semelhante às versões Ruby e Sapphire, mas desta vez não enfrentamos a Team Magma ou a Team Aqua, mas sim ambas as organizações no mesmo jogo! Por causa disso mesmo muitos dos eventos no jogo serão diferentes dos jogos originais e até existirão áreas novas a explorar, e é aqui onde muda substancialmente Pokémon Emerald. Embora hajam novos eventos, cada uma das Teams mantêm os mesmos propósitos, uma controlar a terra e outra os mares, e para isso têm de acordar Groudon e Kyogre, mas o facto de acordá-los cria instabilidade na região e se isso de facto acontecer, Hoenn ficará num caos impossível de controlar, então se esses dos lendários se encontrarem e decidirem lutar, será o verdadeiro Armageddon e isso colocará tudo e todos em risco. Caso isso aconteça (quero enganar quem? Claro que vai acontecer), será necessário despertar um 3º lendário que controla os céus, ele é Rayquaza, o Pokémon que dá cara a este jogo.

Como viram, eu não falei em grande detalhe da história pois na verdade o jogo segue a mesma linha que Ruby e Sapphire, só mudam as personagens e os diálogos nos eventos, por exemplo, quem ataca o museu é a Team Aqua e quem tenta activar o meteorito é a Team Magma, quem procura o submarino são os Aqua para despertar Kyogre na tal caverna enquanto a Team Magma está no seu esconderijo no Vulcão para despertar Groudon (sim, uma nova área, repleta de Geodudes). Onde existem verdadeiras mudanças são nos últimos eventos do jogo, entre o 7º e o 8º Gym e o que acontece foi o que falei na parte da história, depois disso o jogo volta ao "normal" e é tentar vencer a liga.
    Já após a nossa vitória no patamar mais alto da liga Pokémon, existe algo ainda mais grandioso para conquistar. Lembram-se da Battle Tower introduzida em Crystal e também presente em Ruby e Sapphire? Bem, agora existe a Battle Frontier que serve como sua "substituta", entre aspas pois a Battle Tower também lá está presente. Mas o que é mesmo a Battle Frontier? É um conjunto de edifícios com as suas próprias regras de batalhas e maneiras de progredir, algo muito mais competitivo e diversificado. Existem 7 diferentes edificios, e eles são:

• Battle Tower - Funciona na mesma forma que antes, temos de derrotar 7 treinadores consecutivamente em batalhas 3 vs 3 ou 4 vs 4 (Double Battles), e se mantivermos essa sucessão de vitórias por 35 vezes, conquistamos símbolo de prata da Battle Tower, se conseguirmos por 70 vezes, conquistamos o símbolo de ouro. E claro, o desafiante nº 35 e 70 é a líder da torre, a Anabel;
    • Battle Palace - No Battle Palace quem lutam são os Pokémons, literalmente, nós não podemos dar as nossas ordens que eles lutam como querem, e isso depende muito da natureza deles, e se derrotarmos 21 treinadores, obtemos o símbolo de prata, se forem 42 o de ouro. O líder deste edifício é o Spenser;
    • Battle Factory - Neste edifício nós só pudemos utilizar Pokémons fornecidos por eles, uma espécie de "aluguer". Ás 21 vitórias obtemos o símbolo de prata e às 42 o de ouro, isto após derrotar o líder Noland;
    • Battle Pyramid - Este edifício tem um sistemas bastante peculiar. É uma pirâmide de 7 andares e a forma de vencer este desafio é chegar ao topo, mas a tarefa é bastante difícil pois estamos às escuras, existem treinadores para lutar (sempre que um é derrotado, o nosso campo de visão aumenta) e ainda Pokémons selvagens, e mais, não é possível curar os nossos Pokémons com os nossos itens, contudo, é-nos dada uma mochila especial para se guardar os itens que estão espalhados pela pirâmide e esses itens são de recuperação. Após 3 vitórias neste edifício, recebemos o símbolo de prata deste local, após 10 o de ouro, e o líder é o Brandon;
    • Battle Dome - Neste edifício são realizados torneios entre 16 treinadores a eliminar onde o objectivo é chegar à final e vencê-la. Neste torneio é possível ver qual a equipa do adversário, de forma a podemos planear a nossa abordagem previamente, e claro, após 20 vitórias nestes torneios, recebemos o símbolo prateado deste edifício, às 40 o dourado do Tucker, o líder;
    • Battle Arena - Nesta arena, os combates são muito diferentes do habitual pois o que é avaliado são as "skills" dos nossos Pokémons, ou seja, como é que ele atacam, defendem, enfim, e isto em apenas 3 rondas de combate, se no final quer o nosso Pokémon quer o do adversário continuarem em campo, procede-se à atribuição dos pontos e do vencedor, caso um Pokémon derrote o outro, o vencedor é aquele que continua em pé. Ás 28 vitórias, símbolo de prata e às 56 o de ouro, dados pela líder Greta;
    • Battle Pike - Este edifício em forma de Seviper é talvez um dos desafios mais difíceis e imprevisíveis da Battle Frontier pois o jogador precisa de chegar ao final do edifício e para isso tem de ir por 21 salas, 3 salas em 7 intervalos, mas os seus Pokémons nunca serão curados ao final de cada batalha. Contudo, em cada intervalo temos de escolher um novo segmento de 3 salas, e em cada cada segmento pode acontecer algo que pode ajudar-nos ou prejudicar-nos, como curar todos os nossos Pokémon ou apenas 2 ou 1 deles, as batalhas seguintes serem todas Single Battle ou Double Battle, Ter uma batalha e os Pokémons serem curados de seguida, uma sala só com Pokémons selvagens, ter os nossos Pokémons com Status ailment (paralizado, queimado, etc.) ou ainda não ter qualquer batalha. Quando se vencer por duas vezes, recebemos de Lucy (a líder do Pike) um símbolo prateado, por 10 vezes o dourado.

Para além dos símbolos de cada edifício, por cada vitória os jogadores recebem BP's, que são a moeda corrente da ilha da Battle Frontier que permite comprar TM's, itens, decorações para a base secreta, utilizar serviços dos move tutor, etc.
    Outra novidade são as Battle Tents, substituíram todos os edifícios dos Pokémon Contest (que agora estão sediados apenas em Lilycove) e têm como base os modelos de batalhas de alguns dos edifícios da Battle Frontier, porém, podemos participar neles assim que quisermos, ao contrário da Battle Frontier que está apenas disponível após vencer a liga.
    Ainda falando em batalhas, uma novidade são as Tag Battles que foram implementadas na aventura, antes era apenas possível jogando com amigos, agora dois treinadores distintos podem abordar-nos ao mesmo tempo e lutamos contra ambos ao mesmo tempo, e em elementos de história também nos podemos juntar a um treinador e combater contra outros dois.
    Outra coisa remodelada foi o PokéNav, em vez da opção "Trainers Eyes" agora existe a Match Call, que funciona de forma similar ao telemóvel do Pokégear da geração anterior, ou seja, nós podemos ligar aos nossos contactos e receber chamadas deles, maioritariamente de treinadores a dizer que querem um "revanche". Nessa lista de treinadores também se incluem os líderes de ginásio e pela primeira vez em Pokémon, é possível lutar mais que uma vez contra eles.
    Para além disso tudo, foram introduzidos novos ataques e afinaram alguns movimentos, habilidades e movesets de alguns Pokémons.
    Vamos a gráficos, à primeira vista são iguais a Ruby e Sapphire e o mau design continua presente, mas os Pokémons voltaram a ter animações na entrada no combate, tal como em Pokémon Crystal, e para além disso existem mais efeitos visuais que mostram e bem o conflito entre o Mar e a Terra, para além de uma ou outra Cut-Scene para o mesmo efeito. Por isso, neste campo não existe nada de novo, apenas um ou outro efeito visual para abrilhantar o jogo.
    A nível sonoro, o jogo continua praticamente igual, contudo existem novas músicas para as novas áreas e estas são de qualidade e conseguem diferenciar-se das músicas já presentes nos jogos originais (a música de batalha frente aos líderes dos edifícios na Battle Frontier está épica).
    Por fim, o jogo só com a estreia da Battle Frontier deu muito mais que fazer ao jogador e isso aumenta consideravelmente a longevidade do jogo, e isso também dá um desafio maior de forma a aumentar a competitividade em Pokémon. Contudo, o mau design pode continuar a tornar a aventura aborrecida nos mesmos segmentos que os jogos originais.

Gráficos 7 - Embora hajam novos detalhes e efeitos, o jogo está tal e qual Ruby e Sapphire;
    Jogabilidade 10 - Se os jogos originais já davam muito que fazer, esta entrega consegue dar ainda mais e isso é de louvar;
    Som 8 - Numa fase inicial as músicas são sempre as mesmas, repetitivas e acabam por fartar, mas as novas áreas têm novas músicas que acabam por se distinguir das outras;
    Longevidade 8,5 - Tal como antes, o jogo por momentos pode ser aborrecido, mas a Battle Frontier acrescenta muito mais ao jogo;
    Dificuldade 9,5 - Aquela falta de equilibrio entre o 5º para o 6º Gym continua presente, por isso é que este aspecto não leva nota máxima pois a vertente competitiva está ainda mais completa.

Nota Final - 8,6

Embora Pokémon Emerald seja na prática igual a Ruby e Sapphire e nem melhore o que de mal foi feito, este jogo consegue diferenciar-se e na minha opinião é a opção mais viável da 3ª geração de Pokémon pois é bem mais completo a todos os níveis, mesmo a história consegue ser bem cativante.

Última edição por BAlvez em 23/9/2013, 21:36, editado 1 vez(es)

Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

HBC
    Suicune

Reputação : 0

Re: Pokémon Emerald Version (GBA)

Mensagem por HBC em 8/8/2013, 23:26

Boa analise, ao nivel do que costumas fazer Razz

Nunca joguei este, mais apos ler isto tudo deu-me vontade de ter um GBA e jogá-lo. Essa Battle Frontier do Emerald é igual à de HGSS ou difere em algo? E em termos de dificuldade? É mais dificil aqui ou em HGSS?

A jogar: Pokemon Alpha Sapphire

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 9/8/2013, 08:48

Ao nível que costumo fazer? Eu já tinha falado de (quase) tudo em Ruby e Sapphire, por isso aqui não existia muito que falar, logo acho que o nível não é bem o mesmoxD Mas obrigado Wink

Antes demais a Battle Frontier de HG e SS é a mesma da que foi introduzida em Pokémon Platinum, mas sim, a Battle Frontier da 4ª geração é muito diferente da da 3ª geração, desde logo existem apenas 5 edifícios nela, e os estilos de batalha também são diferentes da anterior. Na minha opinião, a Battle Frontier de Emerald é bem mais difícil e competitiva pois existe muito estilo de batalha hardcore, quem é que faz batalhas sem dar ordens ao nosso Pokémon? Quem é que sobe pirâmides ou atravessa um Seviper com montes de obstáculos só para uma vitória? Só por aqui vês logo do que falo.

Um aparte, no tópico do Pokémon X e Y eu respondi à tua mensagem HBC, ficou foi "tapada" pela mensagem do lobito, por isso vai lá ver xD

Miguelcmb
    Suicune

Reputação : 21

Mensagem por Miguelcmb em 9/8/2013, 11:07

Boa análise!
    Passei muito tempo nessa Battle Frontier e os diferentes edifícios eram muito originais. Os que gostei menos e joguei menos tempo foram o Battle Palace, o Battle Arena e o Battle Tower, este último por ser igual ao do Ruby/Sapphire e eu já tinha passado muito tempo lá. Mas joguei muito os outros. Um dia tenho de voltar a pegar no Emerald (há uns meses estive a jogá-lo de novo) e tentar chegar aos líderes xD

xdjogs
    Suicune

Reputação : 1

Mensagem por xdjogs em 9/8/2013, 12:05

Mais uma grande análise BAlvez! Eu também gostei bastante do Emerald, mas por alguma razão prefiro o Ruby, há qualquer coisa, não sei se é por preferir os sprites da nossa personagem aos verdes do Emerald, mas há qualquer coisa XD

EDIT: ah, em relação à Battle Frontier, é uma grande adição, mas odeio aquela pirâmide XD

O meu RPG: http://pokemaxi.foruns.com.pt/t693-cartao-de-jogador-xdjogs
    O meu perfil no Deviantart: http://elricmon.deviantart.com/

Tópico dos Jogos à borla para o Steam: http://pokemaxi.foruns.com.pt/t988-jogos-a-borla-para-o-steam

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 9/8/2013, 15:33

É verdade, já agora digo que não testei a Battle Frontier no meu jogo no GBA, cheguei àquela parte onde a Team Aqua rouba o submarino e depois para progredir tinha de ir para o vasto mar, encostei o jogo passado uns dias pois essa fase é a que mais detesto na série e não consegui quebrar essa barreira psicológica xD Por isso é que arranjei um save na net e experimentei de novo a Battle Frontier através de um Emulador, senão nunca mais lá chegava e nunca mais teria escrito isto xD

Miguelcmb escreveu:Boa análise!
    Passei muito tempo nessa Battle Frontier e os diferentes edifícios eram muito originais. Os que gostei menos e joguei menos tempo foram o Battle Palace, o Battle Arena e o Battle Tower, este último por ser igual ao do Ruby/Sapphire e eu já tinha passado muito tempo lá. Mas joguei muito os outros. Um dia tenho de voltar a pegar no Emerald (há uns meses estive a jogá-lo de novo) e tentar chegar aos líderes xD
    Obrigado Wink
    Tenho de concordar contigo, esses também são os edifícios que menos gosto, acho rídiculo que a gente tenha de ver os nossos Pokémons lutar por eles mesmos e avaliar batalhas por outras cenas, para isso mais valia investir tempo nos Contests xD Já a torre vá, faz-se bem aquilo.

xdjogs escreveu:Mais uma grande análise BAlvez! Eu também gostei bastante do Emerald, mas por alguma razão prefiro o Ruby, há qualquer coisa, não sei se é por preferir os sprites da nossa personagem aos verdes do Emerald, mas há qualquer coisa XD

EDIT: ah, em relação à Battle Frontier, é uma grande adição, mas odeio aquela pirâmide XD
    Eu acho que entendo-te, na 1ª e 2ª geração eu também prefiro as versões originais que as versões aumentadas, já na 3ª e 4ª geração prefiro muitas vezes mais as terceiras versões lançadas por serem realmente mais completos e no caso do da 4ª geração, o jogo corrigir erros dos originais.
    Quanto à pirâmide, essa e o Pike são os maiores desafios da Battle Frontier pois existe uma bela sensação de imprevisibilidade, foram mesmo feitas para os fãs hardcore.

xdjogs
    Suicune

Reputação : 1

Mensagem por xdjogs em 9/8/2013, 16:29

Pois, eu no caso da 1a geração prefiro a Yellow, por andares com o Pikachu atrás e dar para teres os 3 starters originais, e ter semelhanças à série de TV. O Crystal nunca joguei, portanto não tenho opinião XD
    Em relação à pirâmide, o que chateia é que nunca mais acaba XD

O meu RPG: http://pokemaxi.foruns.com.pt/t693-cartao-de-jogador-xdjogs
    O meu perfil no Deviantart: http://elricmon.deviantart.com/

Tópico dos Jogos à borla para o Steam: http://pokemaxi.foruns.com.pt/t988-jogos-a-borla-para-o-steam

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 09:37

Data/hora atual: 9/12/2016, 09:37