Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

    Phoenix Wright: Ace Attorney - Justice for All (NDS/Wii/iOS)

    Compartilhe

    BAlvez
    Mewtwo

    Mensagens : 6024
    Reputação : 24
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 24
    Localização : Vila Nova de Gaia

    Phoenix Wright: Ace Attorney - Justice for All (NDS/Wii/iOS)

    Mensagem por BAlvez em 15/8/2013, 22:45


    Versão testada: Nintendo DS

    No mesmo ano em que o Port aumentado de Phoenix Wright: Ace Attorney foi lançado nos EUA, Europa e Austrália, um Port da sequela Justice for All foi lançado no Japão, e no ano seguinte (2007) lançado nos restantes territórios. E esta sequela teve o mesmo tratamento do 1º jogo, também uma versão Wii e faz parte da trilogia para o sistema iOS.
    Ao contrário do port do primeiro jogo da série, esta sequela não tem qualquer conteúdo adicional. Existem 4 capítulos e cada um deles é um caso, sendo que o primeiro funciona como tutorial, e para além disso foram introduzidas umas novas mecânicas na forma de jogar, mas como esta série merece ser jogada pela história, em primeiro lugar tenho de dar uma pequena introdução a ela.

    Os eventos passam-se sensivelmente um ano após o primeiro jogo, e Phoenix acorda após estar a ter um terrível pesadelo enquanto esperava que a secção da sua cliente começa, mas do nada leva uma pancada na cabeça e fica com amnésia e sujeita-se a defender o réu nessas condições. No mínimo uma forma interessante para se iniciar neste jogo.
    Após concluído o primeiro caso, Phoenix é convidado por Maya em ir à sua aldeia onde ela pratica o espiritualismo, e nesse mesmo local conhecemos novas personagens (de salientar a Pearl, prima de Maya) e reencontramos velhos conhecidos, mas como se é de esperar, um crime acontece quando Maya está na Câmara de Canalização de Espíritos com um cliente que quer ouvir uma confissão de alguém já morto, mas esse mesmo cliente é morto e aparentemente por Maya quando esta está possuída por um espírito, e por causa disso mesmo é presa e o nosso objectivo como é claro é provar a sua inocência.
    E isso é só uma pequena introdução ao 2º caso, o 3º caso aborda um homicídio num circo, já o último e 4º caso não irei falar para não estragar surpresas, só posso dizer que é um homicídio (mais outro), mas cada capítulo tem muitas reviravoltas e de encher o olho, este é o maior argumento desta sequela.

    Já no que toca a jogabilidade, como não há qualquer caso adicional, não existe um uso tão profundo das capacidades da Nintendo DS como existiu no 5º caso no Port do 1º jogo, basta utilizar o ecrã táctil para seleccionar uma opção. Mas foram introduzidas novas mecânicas, a mais notória é que agora não existem os tais 5 pontos de tolerância para os nossos erros, agora existe uma barra com o nome de HP onde caso falhemos em alguma coisa, ela diminui e não existe um valor fixo por engano, depende da situação, se estivermos numa fase de levantar hipóteses no tribunal, a "multa" é pequena, caso estejamos num momento crítico o engano é critíco que faz descer essa barra na totalidade, algo que cria mais tensão no tribunal para o jogador mas caso falhemos é um momento de frustração pois temos de repetir o capítulo. Outra novidade é que agora é possível apresentar o perfil dos intervenientes do caso às pessoas, seja para usar como prova ou argumento em tribunal seja para apresentar a pessoas quando se fala com elas nas secções de investigação, para além disso, no 2º caso a Maya dá-nos o seu colar (Magatama) e num determinado momento do jogo a Pearl realiza uma espécie de encantamento que permite-nos ver correntes e fechaduras à volta das pessoas quando estas estão a mentir (Psyche-Lock é o nome, uma barreira mental). Para desbloquear as fechaduras de forma a chegar ao segredo, temos de apresentar o Magatama para iniciar esse processo e através da conversa temos de apresentar provas para desbloquear as fechaduras e no final a pessoa está disposta a contar o que esconde, contudo, se errarmos nas provas que apresentamos, os HP descem tal como no tribunal, e esse HP é o mesmo para todo o capítulo, ou seja, se perdermos cerca de 50% dessa barra, continuaremos com esses 50% para os próximos eventos. Mas isto não é assim tão reles como posso ter feito parecer, existe forma de recuperar durante um capítulo que é realizar um Psyche-Lock com sucesso e a barra restaura a 100%.
    Agora falando dos visuais, o jogo continua com animações de grande qualidade, novas personagens com os seus designs bem trabalhados assim como os cenários, contudo as personagens e os ambiente que já conhecíamos permanecem intactos e esse é o ponto mais fraco neste campo. O jogo continua em 2D tal como a versão original do GBA mas também continua bem vivo e de encher o olho.
    Em questão de música, existem umas quantas melodias antigas e umas quantas outras novas, e embora exista uma estranheza inicial nas novas músicas (principalmente àquelas no tribunal), elas são de qualidade e acabamos por nos habituar a elas rapidamente, contudo não são tão épicas como as do primeiro jogo. Fora isso os detalhes sonoros estão ainda melhores e muito mais presentes que antes, este é o factor com maior destaque neste campo, de resto, o dinamismo continua e é o que dá tanta vida ao jogo como as animações.
    Por fim, como este jogo são só 4 casos, acaba por ser bem mais curto que o anterior mas podem contar com umas 12 horas de jogo à vontade e como a história é de qualidade o factor repetição volta a ser uma mais valia (e até existem dois finais de jogo, o Bom e o menos Bom) pela história, contudo, o desafio do jogo quando se repete é praticamente inexistente, e juntando a isso o sistema de HP onde um simples erro pode deitar tudo a perder, ter de repetir na hora para progredir é bem chato e condiciona a experiência.

    Gráficos 8,5 - Continua com animações de encher o olho e é o que dá vida ao jogo, mas cenários e animações para locais e personagens que já conhecíamos são os mesmos;
    Jogabilidade 9 - Não tira o maior proveito das características da DS, mas para este estilo de jogo funciona de uma forma muito intuitiva e ainda complementaram o sistema de jogo;
    Som 9,5 - Não existem músicas tão épicas como no primeiro jogo, mas são de qualidade e existem muitos mais detalhes sonoros que dão ainda mais vida ao jogo;
    Longevidade 7,5 - Embora mais curto que o primeiro jogo, a longevidade ainda é grande e repetir pela história é algo que vale a pena, mas não oferece nada de novo e ter que repetir um capítulo por se ter falhado antes é bem chato;
    Dificuldade 7 - Tal como antes, jogando a primeira vez o desafio é grande e é preciso pensar muito bem antes de agir, depois como já se conhece os passos o desafio é nulo quando se repete, e o sistema de HP em momentos críticos pode ser bem frustrante quando se falha.

    Nota Final - 8,3

    A 2ª entrega deste jogo é de qualidade e isso já se seria de esperar após um primeiro jogo que surpreendeu muita gente, como jogo não é muito mais que o seu antecedente mas vale sobretudo a história e recomendo vivamente este capítulo, especialmente a quem já se iniciou na série.


    Última edição por BAlvez em 16/8/2013, 17:58, editado 1 vez(es)


    _________________


    Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

    lobito180
    Mewtwo

    Mensagens : 5234
    Reputação : 21
    Data de inscrição : 20/01/2012
    Idade : 21

    Re: Phoenix Wright: Ace Attorney - Justice for All (NDS/Wii/iOS)

    Mensagem por lobito180 em 15/8/2013, 22:57

    Esse sistema de HP parece bastante interessante. Gosto do facto dos erros serem mais graves, e como consequência perder-mos mais HP. Dá uma dinâmica bem diferente ao jogo.
    Estou quase a acabar o primeiro e depois venha este! Very Happy

    BAlvez
    Mewtwo

    Mensagens : 6024
    Reputação : 24
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 24
    Localização : Vila Nova de Gaia

    Re: Phoenix Wright: Ace Attorney - Justice for All (NDS/Wii/iOS)

    Mensagem por BAlvez em 16/8/2013, 23:33

    Sim, é um sistema bem mais interessante que os 5 pontos de margem de erro do primeiro jogo, disso não tenhamos qualquer dúvidas, mas imagina que levas uma sessão no tribunal até ao fim e nessa mesma sessão pedem-te provas concretas ou mandam-te dar uma volta, tu estás convencido que é aquilo mas erras e tens de começar o capitulo de novo e fazer tudo novamente. no mínimo uma situação chata não é? Podiam tolerar para dois erros quando o sistema de HP está cheio, quem já errou antes ficaria com a margem mais curta, pois não é justo um gajo levar o caso lindamente e estragar tudo no final xD


    _________________


    Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

    lobito180
    Mewtwo

    Mensagens : 5234
    Reputação : 21
    Data de inscrição : 20/01/2012
    Idade : 21

    Re: Phoenix Wright: Ace Attorney - Justice for All (NDS/Wii/iOS)

    Mensagem por lobito180 em 16/8/2013, 23:40

    Tens de ir gravando a meio! xD

    BAlvez
    Mewtwo

    Mensagens : 6024
    Reputação : 24
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 24
    Localização : Vila Nova de Gaia

    Re: Phoenix Wright: Ace Attorney - Justice for All (NDS/Wii/iOS)

    Mensagem por BAlvez em 16/8/2013, 23:42

    lobito180 escreveu:Tens de ir gravando a meio! xD
    Para isso tenho de gravar constantemente, sei lá eu quando é que aparecem esses momentos críticos durante o jogo, é que nunca joguei a série antes xD


    _________________


    Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

    lobito180
    Mewtwo

    Mensagens : 5234
    Reputação : 21
    Data de inscrição : 20/01/2012
    Idade : 21

    Re: Phoenix Wright: Ace Attorney - Justice for All (NDS/Wii/iOS)

    Mensagem por lobito180 em 16/8/2013, 23:43

    Sempre que te fizerem uma pergunta, gravas! xD

    BAlvez
    Mewtwo

    Mensagens : 6024
    Reputação : 24
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 24
    Localização : Vila Nova de Gaia

    Re: Phoenix Wright: Ace Attorney - Justice for All (NDS/Wii/iOS)

    Mensagem por BAlvez em 16/8/2013, 23:48

    lobito180 escreveu:Sempre que te fizerem uma pergunta, gravas! xD
    Olha, foi coisa que nunca fiz, aliás, foi raro eu utilizar o Save manual nos jogos, utilizava quase sempre o automático xD


    _________________


    Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

    lobito180
    Mewtwo

    Mensagens : 5234
    Reputação : 21
    Data de inscrição : 20/01/2012
    Idade : 21

    Re: Phoenix Wright: Ace Attorney - Justice for All (NDS/Wii/iOS)

    Mensagem por lobito180 em 16/8/2013, 23:54

    Eu no primeiro gravava, até porque tirando o primeiro não joguei nenhum capítulo sem parar! xD

    HBC
    Suicune

    Mensagens : 4639
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 21
    Localização : In the cosmos!

    Re: Phoenix Wright: Ace Attorney - Justice for All (NDS/Wii/iOS)

    Mensagem por HBC em 18/8/2013, 16:34

    Boa análise BAlvez. Quanto tempo dura cada caso + -? 3 horas?


    _________________


    A jogar: Pokemon Alpha Sapphire

    BAlvez
    Mewtwo

    Mensagens : 6024
    Reputação : 24
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 24
    Localização : Vila Nova de Gaia

    Re: Phoenix Wright: Ace Attorney - Justice for All (NDS/Wii/iOS)

    Mensagem por BAlvez em 18/8/2013, 23:20

    HBC escreveu:Boa análise BAlvez. Quanto tempo dura cada caso + -? 3 horas?
    Obrigado! Wink

    Isso é muito relativo pois cada um joga ao seu ritmo, mas por norma o 1º caso é sempre o mais curto por ser um caso bem simples que serem como tutorial, depois os outros são bem longos, mas há que dar destaque ao último que aquilo tem pano para mangas, não te sei dizer um valor exacto mas umas 4,5/5 horas deve de ter sido o tempo que dediquei e esse caso.


    _________________


    Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

    Conteúdo patrocinado

    Re: Phoenix Wright: Ace Attorney - Justice for All (NDS/Wii/iOS)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 09:39


      Data/hora atual: 9/12/2016, 09:39