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    Pokémon X Version & Y Version (3DS)

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    Pokémon X Version & Y Version (3DS)

    Mensagem por BAlvez em 24/10/2013, 21:19


    Versão testada: Pokémon X

    Desde à muito que o desejo dos fãs de Pokémon era ter uma aventura sólida em três dimensões, e até existiram dois jogos para a Nintendo Game Cube desse estilo mas sem grande sucesso, mas em Janeiro de 2013 a Game Freak e a Nintendo tiveram algo muito importante a comunicar aos fãs. Nesse dia, 8 de Janeiro, a Nintendo realizou uma "Pokémon Direct" e nela revelaram as novas entregas da série, Pokémon X e Pokémon Y, jogos estes que primam por uma nova aventura numa região desconhecida totalmente (e finalmente) em três dimensões, e que seriam lançados a nível mundial a 12 de Outubro de 2013, algo inédito nesta franchise. Pelo facto destes novos jogos fazerem a transição para 3D, um grande impacto foi causado no mundo dos videojogos nada comum de se ver, pois não só criou hype nos seguidores da série como também captou a atenção de volta dos que seguiram a série até à 2ª geração e também das pessoas que nunca tiveram contacto com a série antes. Só por aqui dá para ver que mesmo com 10 meses de distância, Pokémon X e Y foram dos jogos mais amados e esperados de sempre, mas será que o jogo é realmente bom? Será que cumpriu ou superou as expectativas? É isso que gostaria de tirar aqui a limpo, mas como é habitual nas minhas análises, primeiro vamos à história!

    Nesta nova aventura começamos em Vaniville Town, uma cidade da região de Kalos, pouco depois de nos termos mudado para lá, e assim que colocamos um pé fora de nossa casa, para além do nosso Rhyhorn de estimação (que é um companheiro de corridas da nossa mãe) estão duas pessoas à nossa porta, a Shauna (uma rapariga bem animada) e Serena/Calem (dependendo do sexo da nossa personagem, uma dessas personagens será do sexo oposto), que vêm cumprimentar o novo vizinho e dizem-nos para nós nos encontramos com um grupo de miúdos em Aquacorde Town. Depois de lá chegar, para além dos nossos vizinhos também estão lá dois rapazes, Tierno e Trevor, com o objectivo de dar Pokémons e a Pokédex aos miúdos de Vaniville Town a mando de Sycamore, o professor desta região que quer saber que Pokémons vivem em Kalos e encontrar-se connosco. Os Pokémons iniciais desta região são:

    Chespin - Erva
    Fennekin - Fogo
    Froakie - Água

    Depois de escolher o nosso parceiro e receber a Pokédex, temos de levar uma carta do professor à nossa mãe a pedir autorização para iniciarmos a nossa jornada, e depois de entregue e de autorizados, partimos à aventura onde o nosso objectivo passa em ir a Lumiose City encontrar-mos com o Professor Sycamore.
    Depois de um longo caminho e de chegarmos a essa enorme cidade, o nosso destino é ir ao laboratório do homem, e na primeira abordagem ele desafia-nos para uma batalha. Nessa batalha ele utiliza os 3 iniciais de Kanto, que são:

    Bulbasaur - Erva/Veneno
    Charmander - Fogo
    Squirtle - Água

    Após vencermos ele diz-nos para escolher um desses Pokémons e assim ficamos com o nosso 2º Pokémon dos iniciais de uma região, e juntamente com o Pokémon escolhido, Sycamore dá-nos uma de três misteriosas pedras, a Venusaurite (caso o escolhido seja o Bulbasaur), a Charizardite X ou Y (se escolhermos o Charmander e cada uma das letras corresponde à sua respectiva versão) ou a Blastoisinite (respectivo ao Squirtle) que têm algo a haver com um misterioso fenómeno chamado de Mega Evolução, coisa que dizem que faz os Pokémons evoluir ainda mais que o normal. Dito isto, o professor pede-nos para estudar tal coisa ao longo da nossa jornada e se possível saber como controlar, e é por aqui que passa a continuação da nossa aventura.
    E como é costume na série, existe sempre uma organização que pretende alcançar algo independentemente dos meios, e nesta entrega falamos da Team Flare, organização que aparentemente foca-se em conseguir bens superficiais, mas será que esse é o verdadeiro fim? É coisa que vamos descobrir com o decorrer da nossa aventura.

    Por fim vamos falar de aspectos técnicos, e desta vez vou voltar às origens das minhas análises e vou começar a falar do grafismo de Pokémon X e Y pois é aqui que estas entregas se destacam pois quando comparadas a todas as anteriores. A transição dos gráficos 2D (e meio) da Nintendo DS para o 3D da 3DS foi feito de uma forma a roçar a perfeição, excelente qualidade e ainda conseguiu surpreender. A região de Kalos, como é sabido, é inspirada em França, país este conhecido por ter um elevado número de turistas de todas os cantos da terra, muito pela a famosa Cidade da Luz Paris, mas é conhecido com um país belo. Por causa desta fama, Kalos é um mundo belíssimo com monumentos espectaculares quer de dia quer de noite (e até podemos tirar fotos ao pé deles), cenários variados (Montanhas, praias, sítios com neve, florestas, etc.) de encher o olho, e mesmo simples casas de NPC's estão muito bem desenhadas com detalhes minuciosos e isso é de louvar, o mesmo se aplica às próprias NPC's, Cut-Scenes e o nosso personagem que estão igualmente bem desenhadas com animações muito bem conseguidas (e temos um Snorlax!), e o protagonista podemos personalizá-lo como bem entendermos, inicialmente temos de escolher um modelo de personagem para o protagonista, muito pela cor da pele, mas depois ao longo do jogo podemos mudar a cor dos seus olhos utilizando lentes, a cor e o penteado do cabelo mas também as roupas, que podemos comprar pelas várias Boutiques espalhadas por Kalos e fazer os conjuntos que bem entendermos, coisa que os fãs pediam à anos e a Game Freak finalmente trouxe para os jogadores darem o seu toque pessoal ao jogo. Um outro detalhe que me chamou particularmente à atenção foi quando se faz Surf, normalmente o jogo apresenta a mesma estrutura que os outros onde estamos em cima de um Pokémon qualquer e a explorar as zonas aquáticas, mas se o Pokémon em questão for um Lapras, esse mesmo Lapras aparece e o nosso personagem agarra-se a tal Pokémon de forma a lembrar Ash e seus amigos na temporada da Liga Laranja no anime, um detalhe delicioso. Por fim, as batalhas, por fim estamos a ver modelos dos nossos Pokémons e não Sprites, a evolução foi enorme pois eles estão em constante movimento, várias animações diferentes e os próprios ataques dos Pokémons parecem credíveis, este é o factor de maior destaque nestes jogos para os fãs de Pokémon pois é um sonho tornado realidade, e os modelos estão muito bem conseguidos, quer dos Pokémons já conhecidos como dos novos. Mas existe algo que gostaria de dar ainda mais destaque nos combates são os cenários deles, podem acontecer no meio da rua, num beco de uma cidade, dentro de uma infra estrutura, num lago, no mar, na praia, enfim, independentemente do local onde nos encontramos, o cenário corresponde a esse local, um detalhe de enche o olho e dá uma enorme diversidade ao jogo. Resumindo, o trabalho gráfico está de excelência e foi uma evolução enorme, contudo, também tem os seus problemas. Uma das opções da Game Freak foi não ter o efeito 3D da 3DS em todo o jogo como é normal dos jogos desta plataforma, opção esta justificada por não querer banalizar o efeito, algo que me pareceu bem mas na verdade não é bem assim, sempre que se liga o 3D numa batalha existem quebras de frames que não são bonitas de se ver e em batalhas onde envolvam mais de 2 Pokémons o efeito é inexistente. As únicas criticas que posso fazer ao grafismo deste jogo são contraditórias, por um lado a ausência do efeito 3D da consola num todo é algo que lamento, mas a existência dele provocaria quebras de frames que prejudicariam a experiência.
    E agora para diferenciar as minhas anteriores análises, vou falar do som. As músicas em si são de grande qualidade, umas obviamente inspiradas em músicas das várias regiões de França (só aquele tema do Sycamore...) mas também outras com a sua própria identidade que assentam que nem uma luva nos vários locais do jogo, mas embora sejam de excelência, pessoalmente, não é aí que o som deste jogos se destacam. Para mim o que se destaca nestes jogos são os sons que têm a haver com entregas antigas, quando lutamos com um lendário de Kanto temos um Remix com a música original, ataques como o Hyper Beam, Psybeam, Psychic e entre muitos outros têm efeitos sonoros como dos jogos da 1ª geração e ainda, em combates online, temos a possibilidade de escolher uma de várias músicas para ouvir durante esse acontecimento. E ainda temos os sons dos Pokémons que após tantos anos foram refeitos Não existiu uma remodelação por inteiro, nada disso, são algo similares aos seus sons de todos os outros jogos mas têm um som mais orgânico que dá muita mais vida a estas criaturas que nos acompanham à anos, contudo, é de dar um destaque especial ao Pikachu que teve um tratamento de luxo onde lhe deram a sua voz do anime, algo interessante tendo em conta que ele é a mascote da série, mas por outro lado, sinto alguma falta do grito original. Em suma, um trabalho sonoro excelente por parte da Game Freak onde misturam o antigo com o moderno na perfeitos, premeiam com novas músicas de grande qualidade e têm uma atenção ao detalhe de louvar, um trabalho perfeito.
    Agora sim, vamos à jogabilidade! Primeiramente achei o controlo da personagem algo preso, mexe-se em 8 direcções em vez das 4 de todos os jogos anteriores mas continua-se a mover de "quadrado em quadrado", contudo é uma questão de hábito onde que facilmente se habitua e as diagonais são bastante importantes para resolver alguns Puzzles e explorar novas áreas, e não precisamos de qualquer Running Shoes, podemos correr desde o início. Mas uma das novidades são os Patins onde já nos permite mover em 360º pelo cenário, em contra partida quando estamos com eles calçados andamos lentamente nas zonas com ervas altas, já sem patins andamos normalmente (assim que os tivermos os movimentos normais ficam no D-Pad e os de Patins no analógico).
    Para além disso existe a habitual bicicleta mas também Pokémons que podemos montar (salvo seja) em certas áreas, como o Rhyhorn numa zona montanhosa ou um Skiddo numa zona mais rural, que para além de nos ajudar a movimentar também nos podem ajudar a alcançar outras áreas. Em termos de combate, uma das maiores adições foi sem dúvida um novo tipo de Pokémon, o tipo Fada, que não só está associado a novos Pokémons introduzidos como também a Pokémons já conhecidos como o Marril, Mawile ou Snubull e certos ataques como o Charm. Aqui fica um site que mostra a nova Type Chart, isto para ver que impacto causou na série:

    Código:
    http://pokemondb.net/type
    Para além da introdução do novo tipo, foram introduzidos alguns detalhes importantes como os Pokémons elétricos não podem ser paralizados ou os de erva são imunes a "spores", para além da remodelação de vários ataques e habilidades, como o Thunderbolt hoje ser um ataque de base 90, e ataques e habilidades que activam condições climatéricas duram sempre 5 turnos e não é mais permanentes.
    A outra grande novidade são as Mega Evoluções, como disse anteriormente, certos Pokémons podem Mega Evoluir e para isso precisam de segurar uma Mega Stone que corresponda a esse Pokémon e o nosso personagem tem de ter adquirido o Mega Ring, um item que cria uma ligação entre o treinador e o Pokémon que faz o Pokémon Mega Evoluir. Este novo tipo de evolução é temporária e apenas pode ser activada em combate, ao contrário da evolução normal que é permanente, e durante uma batalha só podemos fazer Mega Evoluir um dos nossos Pokémons, mesmo tendo 6 capazes de o fazer só um é que o faz só um deles é que vai fazer por batalha e será aquele que nós escolhermos para o fazer. Para activar tal coisa basta premir o botão "Mega Evolution" nos movimentos do nosso Pokémon e seleccionar um ataque que no turno que irá começar acontecerá tal fenómeno. Pessoalmente adorei esta adição mesmo o primeiro impacto não ter sido o melhor, pois os Pokémons mais antigos ganham uma nova vida e voltam a ser opções válidas no presente e não são "esquecidos", e como disse as Mega Evoluções, de momento, apenas acontecem em Pokémons mais antigos, os Pokémons desta 6ª geração não são capazes de tal (nem mesmo os da 5ª), por isso é que gostei desta adição. Também adicionaram dois tipos de batalhas, as Sky Battles onde apenas Pokémons que voam podem entrar (do tipo voador ou que tenham a habilidade Levitate, mas certos Pokémons como Hawlucha ou Gengar não podem), Inverse Battles (que apenas se consegue ter com um NPC no jogo) onde invertem as fraquezas dos Pokémons quanto a tipos e ainda as Horde Encounters, encontros estes onde uma manada de 5 Pokémons nos ataca e só podemos utilizar 1 Pokémon contra eles, a vantagem que podemos ter são ataques que acertem em vários oponentes de uma vez e a maior recompensa é a experiência que obtemos, mas também nessas manadas certos Pokémons têm as suas Hidden Abilities e existem casos onde os Pokémons atacam-se mutuamente, como os Zangooses e Sevipers.
    Por falar em experiência, nestes jogos a experiência recebida por batalha sofreu uma lavagem pela positiva. Antes sempre que entravam mais de dois Pokémons em combate para defrontar um Pokémon oponente, assim que o derrotássemos os nossos Pokémons que entravam em batalha recebiam a mesma experiência dividida não é? Em X e Y todos os Pokémons que entram em batalha recebem a mesma experiência mas por inteiro, o mesmo se aplica quando se captura um Pokémon pois agora recebe-se experiência por esse feito (experiência esta que é a mesma de quando se derrota um pokémon igual, nada de bónus). Para além disso, a grande novidade é o novo Exp. Share, agora um Key Item que quando activado dá 50% do total de experiência ganha a todos os Pokémons que não participaram na batalha. Este remodelado item causa um impacto muito grande à forma que o jogo decorre, mas falarei mais disso no campo da Dificuldade.
    Outra coisa que sempre foi falado em Pokémon foram os EV's, ou melhor, Effort Values, pontos de esforço que aumentam determinados Stats dos Pokémons mais que o comum e só os grandes aficionados em Pokémon se davam ao trabalho de explorar e trabalhar tais mecânicas. Em X e Y o treino de EV's tornou-se muito mais simples com a adição do Super Training, que se pode aceder a qualquer momento do jogo utilizando o ecrã táctil da consola e que permite não só trabalhar os EV's dos nossos Pokémons através de Mini-jogos e sacos de combate, como também permite visualizar através de um diagrama de que forma estão trabalhados e até nos indica quando chegamos ao máximo quer do treino de uma só característica como também do treino em geral. Após um regime de treino for cumprido podemos realizar mais mini-jogos do género com uma maior exigência mas que também nos dá recompensas como pedras evolucionarias.
    Através da tela inferior do jogo, para além do Super Training ainda temos o Pokémon Amie e o PSS. O Pokémon Amie é uma ferramenta que permite-nos brincar com os nossos Pokémons. Podemos fazer-lhes festas, alimentá-los ou participar nos três diferentes minijogos de forma a conseguir Poképuff's para alimentá-los. Qualquer Pokémon pode entrar no Pokémon Amie, e é de louvar o trabalho da Gamefreak neste aspecto pois nota-se que não foi só criar modelos 3D dos Pokémons, mas também deu vida a cada um deles, e existem detalhes deliciosos como se mexermos nas bochechas de um Pikachu levamos um choque ou num Pokémon com fogo no corpo podemos queimar-nos. A recompensa por brincar com eles são beneficios em batalha no jogo, ganha-se mais experiência, os Pokémons desviam ou acertam golpes críticos com mais facilidade e ainda podem curar-se de Status Ailment sozinhos e rápidamente. Já o PSS, que é a sigla de Player Search System é a evolução do C-Gear da 5ª geração, e que evolução. Sempre que estamos com as ligações sem fios da 3DS ligada podemos ver todos os jogadores que estão perto de nós fisicamente, mas se ligarmos à internet podemos encontrar muita gente e até ver se os nossos amigos estão Online. Caso a pessoa esteja ligada podemos fazer de tudo com ela como trocar ou batalhar e isto num formato tão simples, intuitivo e rápido que melhora consideravelmente a experiência de Pokémon. Não tens amigos que joguem o jogo? Não tem problema, liga-te à net que nunca estarás sozinho e a experiência é outra. Para além de ligações mais directas com amigos e desconhecidos, temos o GTS à distância de um clique (onde agora podemos procurar e pedir Pokémons que ainda não vimos no jogo) ou o Wonder Trades, um sistema de trocas random, entre outras opções que este jogo pode oferecer. No que toca a batalhas gostaria de salientar que agora é possível fazer batalhas 6 vs 6 com qualquer pessoa e os niveis ajustam sempre para 50, independentemente se os Pokémons estejam a baixo ou acima desse número. Em suma, temos um Online bem dinâmico, viciante e disponivel para todo o tipo de jogador, é algo opcional de activar mas experiência parece outra, algo nunca visto antes em Pokémon.
    Agora falando na longevidade, pelo que disse antes dá para ver que estes jogos têm muito que fazer e das mais diferentes formas, contudo, existe um pequeno grande problema que é o Post-Game. Após concluirmos a história somos apresentados a um novo local no mapa chamado de Kiloude City, cidade esta que ficam no sul de Kalos e nela existe a Battle Maison que é a Battle Tower/Battle Subway de X e Y onde o objectivo é derrotar vários treinadores em batalhas fervorosas para depois defrontar o Líderes e ainda a Friend Safari. Este novo estilo de Safari Zone foi uma adição muito interessante pois prima pela interacção entre jogadores porque cada amigo que tivermos adicionados na 3DS quer sejam jogadores de Pokémon ou não, será um dos nossos amigos de Safari. A cada amigo é atribuído um conjunto de 2 Pokémon mais 1 (esse 3º Pokémon só fica disponível após o nosso amigo vencer a liga) de um determinado tipo e caso o nosso amigo e nós estivermos Online, encontrar Pokémons com habilidades alternativas é mais frequente. Por falar em habilidades, na Battle Maison existe um item que custa 200BP's e que permite mudar a habilidade a um Pokémon que já temos. Para além disto, na Route 7 temos o Battle Chateau, que após a conclusão da liga começam a aparecer os Líderes de Gym, Elite 4 e até mesmo o Champion para desforras. Fora isto, o jogo não oferece muito mais, tem muito que fazer e de diversas formas, mas quando comparado a jogos anteriores o Post-Game deixa algo a desejar.
    Por fim a dificuldade, o novo Exp. Share veio facilitar e muito a nossa aventura quando activado, facilmente temos uma equipa bem evoluída sem grande esforço, contudo até somos capazes de chegar a um ponto onde evoluímos um Pokémon em 30 níveis sem se quer o utilizar uma vez, isto ao longo da aventura é algo que estraga a experiência de uma pessoa que está tão habituado ao formato de experiência anterior, contudo é algo opcional de utilizar e vale por isso, o Exp. Share é quase como uma mudança de dificuldade, activado é um jogo fácil, desactivado é mais trabalhoso e competitivo ter uma equipa bem trabalhada. Fora isso, a IA voltou a ter uma dificuldade Default após uma tentativa de introdução de dificuldades muito mal conseguida, e é pena que não o tenham tentando introduzir de uma forma mais conseguida de forma a agradar todos os jogadores, por isso um grande desafio por parte dos jogadores mais competitivos só se consegue jogando Online ou no Battle Maison, já no que toca a Pokémons selvagens, acho-os muito mais fáceis de os apanhar. Os quatro lendários que o jogo tem a oferecer por cada aventura foram ridiculamente fáceis de apanhar e bastou utilizar no máximo 10 pokébolas para conseguir. Criticas negativas de parte, é de louvar a acessibilidade de treino de EV's e dessas coisas mais complexas que só os mais dedicados investiam tempo, fora as batalhas, a aventura tem uns belos Puzzles que nos deixam a pensar, nada do outro mundo mas é um regresso às origens onde o cenário também tem a sua relevância na progressão.

    Gráficos 9 - De enorme qualidade, detalhados e variados, lamento é o 3D num todo e quando utilizado existem quebras de frames;
    Jogabilidade 10 - Estes jogos dão tanto que fazer e das mais variadas formas, o melhor na série;
    Som 10 - Uma banda sonora de grande qualidade, efeitos e detalhes também e tem os seus argumentos para agradar todo o tipo de fãs;
    Longevidade 9 - Muito que fazer ao longo da aventura, pena não existir tanto conteúdo no Post-Game como em jogos anteriores;
    Dificuldade 8 - O jogo não é nada difícil e existem ferramentas que podem ajudar consideravelmente no nosso progresso, por outro lado, a acessibilidade de coisas mais complexas como EV's é notória.

    Nota Final - 9,2

    Pokémon fez a transição para o 3D em grande, gráficos belíssimos recheados de pormenores deliciosos, oferece montes de coisas que fazer, online excelente, muitas novidades, enfim, estão uns jogos muito bem conseguidos que corrigiram muito do mal que as entregas anteriores têm vindo a trazer, onde peca são em pequenos detalhes onde os fãs mais hardcore sentem mais falta.
    Pessoalmente, esta geração foi uma espécie de regresso ao passado pois o sentimento de novidade e de descoberta foram uma constante ao longo da minha aventura, juntando a isso um sentimento de nostalgia pelo longo e belo leque de Pokémons escolhidos para esta nova região. Eu ainda não consigo dizer o quanto gosto desta geração pois acredito que ainda não vimos tudo que X e Y tem para oferecer, e caso se confirme um evento ou um DLC que desbloqueie ainda mais conteúdo, estarei aqui para fazer uma análise comparativa ao que temos agora.


    Última edição por BAlvez em 24/11/2013, 22:51, editado 3 vez(es)


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    Re: Pokémon X Version & Y Version (3DS)

    Mensagem por HBC em 24/10/2013, 22:00

    Mais uma boa (e grande) análise como é de costume, e concordo com tudo que disseste e com as notas dadas. Só achava que o post-game tivesse mais coisas para fazer, mas pronto, uma pessoa sempre arranja que fazer por lá, treinar pokemons é coisa que nunca falta xD. As notas aos 4 parâmetros estão bem dadas, principalmente ao som, para mim, estes jogos estão no meu top 3 em termos de banda sonora, algumas músicas são excelentes e no geral são todas boas. E o problema de lag por vezes acontece, deve ser do jogo ser pesado e tal.


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    Re: Pokémon X Version & Y Version (3DS)

    Mensagem por BAlvez em 24/10/2013, 22:04

    HBC escreveu:Mais uma boa (e grande) análise como é de costume, e concordo com tudo que disseste e com as notas dadas. Só achava que o post-game tivesse mais coisas para fazer, mas pronto, uma pessoa sempre arranja que fazer por lá, treinar pokemons é coisa que nunca falta xD. As notas aos 4 parâmetros estão bem dadas, principalmente ao som, para mim, estes jogos estão no meu top 3 em termos de banda sonora, algumas músicas são excelentes e no geral são todas boas. E o problema de lag por vezes acontece, deve ser do jogo ser pesado e tal.
    Sim, como é sabido Pokémon é uma série de jogos sem um fim concreto onde nós podemos traçar os nossos objectivos, pois não existe uma forma correcta nem errada de jogar.
    E pah, "notas aos 4 parâmetros estão bem dadas", e quanto ao 5º parâmetro?
    Já as quebras de frames é precisamente por isso, lembra-te que uma 3DS a utilizar o 3D está a processar 3 imagens diferentes, duas no ecrã superior e ainda a inferior, por isso é que a consola borra-se toda quando o 3D está ligado.


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    Re: Pokémon X Version & Y Version (3DS)

    Mensagem por HBC em 24/10/2013, 22:11

    Bem, o 5º parâmetro também está bem dado, algo entre 8,5 e 9,5 considero que é uma nota justa para estes jogos.


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    Re: Pokémon X Version & Y Version (3DS)

    Mensagem por BAlvez em 24/10/2013, 22:15

    HBC escreveu:Bem, o 5º parâmetro também está bem dado, algo entre 8,5 e 9,5 considero que é uma nota justa para estes jogos.
    Antes demais, obrigado pelas palavras no teu comentário anterior.

    Sendo assim já nos entendemos, a 5ª nota já me acompanha à bastante tempo xD
    Já eu sou mais restrito no intervalo de uma "nota justa", pelo que temos agora acho que entre 9 a 9,5, se aquilo que todo o mundo suspeita se vier a confirmar ainda mais, quer dizer, assim espero xD


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    Re: Pokémon X Version & Y Version (3DS)

    Mensagem por HBC em 24/10/2013, 22:25

    BAlvez escreveu:
    HBC escreveu:Bem, o 5º parâmetro também está bem dado, algo entre 8,5 e 9,5 considero que é uma nota justa para estes jogos.
    Antes demais, obrigado pelas palavras no teu comentário anterior.

    Sendo assim já nos entendemos, a 5ª nota já me acompanha à bastante tempo xD
    Já eu sou mais restrito no intervalo de uma "nota justa", pelo que temos agora acho que entre 9 a 9,5, se aquilo que todo o mundo suspeita se vier a confirmar ainda mais, quer dizer, assim espero xD
    Vai-se confirmar vai, até porque nota umas coisas:
    Spoiler:
    Dado aquilo que ocorreu em termos de história, não me parece que haja uma sequela direta destes jogos como houve com o Black/White.
    Além disto, eles já "esgotaram" as ideias todas no X/Y, já inovaram demais para virem a lançar um jogo novo para o ano que decorra em Kalos, seria muito parecido, o remake da Hoenn só deve aparecer lá para o final da 6ª geração, talvez em 2015 ou 2016, por aí, e como estes dois jogos ainda estão fresquinhos, até mesmo por causa do lançamento do Pokemon Bank que acontecerá brevemente, só vejo indícios de haver um evento ou DLC a desbloquear mais coisas. E lembra-te do que disseste acerca do post-game, disseste que depois de acabarmos o jogo que não havia assim tanta coisa para fazer, e isso poderia preencher essa lacuna.


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    Re: Pokémon X Version & Y Version (3DS)

    Mensagem por Nightwatch em 25/10/2013, 00:24

    Já disseram o bom da análise portanto não vou repetir elogios, vou dizer o que não concordo, não concordo com a nota dos gráficos, temos de ser realistas aqui, são bons quando comparados com outros jogos Pokémon, mas no geral estão muito ultrapassados, a 3DS já deu provas de produzir gráficos bem melhores, não sei se é a forma correcta de escrever mas os do Pokémon são tipo low defenition, vês muitos pixeis e afins, não sei se me faço entender.
    O outro aspecto que discordo é o som, sem vozes poucos jogos merecem um 10, apesar de este ter uma banda sonora excelente não acho que seja um deles.

    Mas não leves a mal as críticas, são sinal que concordei com mais coisas do que discordei, caso contrario tinha dito tipo "só concordo com A e C".

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    Re: Pokémon X Version & Y Version (3DS)

    Mensagem por BAlvez em 25/10/2013, 11:55

    Nightwatch escreveu:Já disseram o bom da análise portanto não vou repetir elogios (...)
    Repetir elogios? Mas eu não vi qualquer elogio teu por aqui, não vejo onde poderia existir repetição xD

    Nightwatch escreveu:Mas não leves a mal as críticas (...)
    Porque raios haveria de levar a mal? Isto é um artigo de opinião escrito por mim, quem o lê tem toda a legitimidade de ter a sua opinião e mostrá-la.

    Nightwatch escreveu:(...) não concordo com a nota dos gráficos, temos de ser realistas aqui, são bons quando comparados com outros jogos Pokémon, mas no geral estão muito ultrapassados, a 3DS já deu provas de produzir gráficos bem melhores, não sei se é a forma correcta de escrever mas os do Pokémon são tipo low defenition, vês muitos pixeis e afins, não sei se me faço entender.
    O outro aspecto que discordo é o som, sem vozes poucos jogos merecem um 10, apesar de este ter uma banda sonora excelente não acho que seja um deles.
    Sem vozes? E a do Pikachu não conta? xD
    Pah, se leste a minha análise não tenho muito mais a dizer para justificar a minha opinião e notas dadas, o que posso acrescentar é que para mim a função do grafismo e do som é dar vida a um jogo e estes jogos estão muito bem servidos nesse aspecto, não tenho nem um defeito a apontar ao som (mesmo com a ausência de vozes, para mim isso é apenas um detalhe. Conheces Journey?) e o que tenho a apontar ao grafismo são mesmo as falhas técnicas que prejudicam a experiência quando 3D está ligado. Mas reconheço isso dos Pixeis, mas isso não invalida que o jogo está belo em todos os sentidos (cenários, animações, variação, etc.) e tem um nível de detalhe enorme nada comum nos videojogos de hoje em dia e isso é de louvar, não é ao acaso que mesmo com texturas abaixo da média o GTA V tem uma apresentação belíssima tendo em conta as plataformas destinadas.


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    Re: Pokémon X Version & Y Version (3DS)

    Mensagem por Miguelcmb em 28/10/2013, 22:09

    Só li a análise agora, mas gostei, muito pormenorizada como de costume xD
    Ahahaha, eu sabia que não era o único que tinha achado aquele tema do Sycamore algo de extraordinário! A música dos Gym Leaders também é fora do habitual, mas nem por isso é pior que as outras.

    Sobre a dificuldade, pessoalmente fiquei um pouco desiludido com este Exp. Share porque sou o tipo de jogador de Pokémon que não treina muito porque não gosta de estar todo overpowered ao longo do jogo e prefere ter um desafio nas lutas contra os rivais e líderes de ginásio, e assim ter aquela sensação especial quando vencemos uma batalha difícil. Neste jogo, ia alternando o Exp. Share entre o ligado e o desligado, mas passou mais tempo ligado, isto porque também não me sentia bem em deixá-lo muito tempo desligado, nem sei bem porquê. Mais no final do jogo, perto do 6/7º ginásio, lá decidi desligar o aparelho e consegui ter um 8º ginásio, Victory Road e Liga mais desafiantes, como gosto. Mas mesmo se tivesse tentado alternar o Exp. Share igualmente entre o ligado e o desligado, não seria fácil manter um equilíbrio, e é por isso que prefiro que esta funcionalidade não apareça no futuro, pelo menos ao longo da história, mas isto é a minha opinião.

    Mas isto é um dos únicos defeitos do jogo para mim, de resto acho que trouxe várias mudanças necessárias para a série, e graças a algumas delas estou mais empenhado que nunca em formar uma equipa para jogar Online e tentar apanhá-los todos xD


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    Re: Pokémon X Version & Y Version (3DS)

    Mensagem por BAlvez em 28/10/2013, 22:56

    Miguelcmb escreveu:Só li a análise agora, mas gostei, muito pormenorizada como de costume xD
    Fico contente por teres gostado da análise! Wink
    E pormenorizado é a minha imagem de marca, para ser vago já temos a BGamer xD

    Miguelcmb escreveu:Ahahaha, eu sabia que não era o único que tinha achado aquele tema do Sycamore algo de extraordinário! A música dos Gym Leaders também é fora do habitual, mas nem por isso é pior que as outras.
    Até me arrepio a ouvir esse tema, é que para além de ser de enorme qualidade consegue transmitir um sentimento de nostalgia e conforto, está ali qualquer coisa de especial.
    Uma outra música que apreciei foi a da campeã, não é das minhas preferidas mas eu acho que consigo identificar temas dos campeões de outras regiões nela, não sei se é impressão minha ou é mesmo verdade, digam de vossa sentença! xD

    Já sobre o Exp. Share, partilho da mesma opinião que tu pois estive sempre com ele ligado ao longo do jogo e os meus Pokémons estavam sempre 15-20 níveis acima dos Pokémons adversários (acabar o jogo com 9 Pokémons a 80+? E o meu HM Slave a 60 e tal? Só em X e Y) e aí o jogo tornou-se algo ridículo, contudo perdi uma meia horita a jogar a versão de um amigo meu que está a jogar sem Exp. Share ligado, ele estava naquela zona da Terminus Cave com os Pokémons a 50+ e com os treinadores daquela zona tive umas belas batalhas (e até perdi com o gajo das reverse battles), mesmo assim a IA não é a mais esperta, quem é que tem um Pokémon lento e usa Trick Room duas vezes seguidas? xD
    Eu acho a opção boa para os jogadores que querem passar um bom bocado sem grande esforço, mas foi coisa que não dei grande valor, por isso quando pegar na minha versão Y irei jogar com isso desligado.
    O único ponto negativo que posso apontar a este jogo e à Game Freak ao longo dos anos é mesmo este, a dificuldade das suas aventuras, precisa de ser muito bem trabalhada de forma a agradar aos vários jogadores pois para além da experiência da pessoa, existem diferentes formas de jogar e eles devem de ter isso em conta.


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    Re: Pokémon X Version & Y Version (3DS)

    Mensagem por lobito180 em 28/10/2013, 23:22

    Também já li a análise, e gostei bastante, para variar! Parabéns! Very Happy

    Essa questão do Exp. Share que vocês falam é algo em que tenho estado a pensar. Quando tiver o jogo e o começar a jogar, será coisa que só irei ligar depois de vencer a liga, para treinar, já que durante o jogo não vejo grande piada na coisa... A piada deste tipo de jogos consiste em treinarmos a nossa equipa, e sinto que este item tira esse elemento, ou pelo menos diminui-o bastante.

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    Re: Pokémon X Version & Y Version (3DS)

    Mensagem por BAlvez em 28/10/2013, 23:37

    Obrigado lobito Wink

    Sim, diminui bastante, a única altura em que dei alto valor ao novo Exp. Share foi quando despachei 4 dos 10 Pokémons que treinava na altura e fui buscar 3 substitutos e em dois dias coloquei-os ao mesmo nível dos meus outros Pokémons. Para este tipo de tarefa e fazer evoluir Pokémons para completar a Pokédex, acho esta ferramenta excelente, fora isso não achei grande piada pois cheguei alturas onde não utilizava os meus outros Pokémons, estavam ali sentados a ganhar experiência.


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    Re: Pokémon X Version & Y Version (3DS)

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