Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

Tactics Ogre: Let us Cling Together

Compartilhe

xdjogs
    Suicune

Reputação : 1

Tactics Ogre: Let us Cling Together

Mensagem por xdjogs em 19/1/2014, 11:43

Ora, tenho andado a jogar este jogo e, tendo em conta que acabei o jogo num dos caminhos  possíveis e agora ando a recrutar as personagens principais, posso dizer que estou apto a fazer uma análise.
    Portanto, Tactics Ogre: Let us Cling Together, é um port para a PSP, com mais conteúdo e novos efeitos gráficos, do jogo original para a SNES. Para quem não conhece, é um jogo ao estilo de Final Fantasy Tactics (que vou jogar a seguir xD). Pertence à saga The Ogre Battle, e revolucionou o género RPG, criando o género que todos hoje conhecemos como "Tactics".
    Em relação à história, passa-se em Valeria e vocês encarnam um rebelde chamado Denam Pavel (acho que dá para mudar o nome, mas eu não mudei), que juntamente com a sua irmã Catiua e o seu amigo Vyce são órfãos (todos com 18 anos), e perderam os pais numa guerra entre dois clãs, os Wallister e os Galgastani, que dura há uma série de anos e matou uma série de inocentes. Ora, há algumas figuras que eles consideram responsáveis por muitas mortes, os Dark Knights Loslorien. Os Dark Knights vêm de outro país/região (chamada Lodis), e são responsáveis por muitas manobras políticas de grande impacto na guerra entre os Wallister e os Galgastani.
    O jogo começa com Vyce a dizer aos outros dois que Lanselot, o líder dos Dark Knights, estava na cidade, pelo que decidem montar-lhe uma armadilha e tentar matá-lo. Chegada a altura, realmente encontram Lanselot, mas não era o que esperavam. Este homem partilhava o mesmo nome mas, não era o líder dos Dark Knights, era um dos Holy Knights of Xenobia (outra região), e estava ali com uma missão (a qual só sabemos mais à frente). Ficam aliados, já que Denam, Catiua e Vyce organizavam uma resistência contra os Galgastani, e a partir daí a história vai aumentando de importância, até envolver anjos e demónios do submundo, tudo enquanto vão havendo manobras políticas e a guerra continua.
    Em relação à jogabilidade, o campo é dividido em quadrados, e cada personagem tem um número de casas que se pode mover (que é influenciado por diferenças de alturas ou tipo de terreno). Cada personagem tem uma diversidade de classes enormes a que pode pertencer, e é no sistema de classes que o jogo se distingue dos outros. 

Nesta imagem podem ver a vossa personagem à esquerda, o alvo à direita, depois o dano do ataque, e a percentagem de acertar. Em baixo podem ver a ordem das personagens que vão actuar a seguir. Aquele saquinho é um Bag of Loot, que é deixado quando derrotam um inimigo. Se pararem nessa casa, apanham o seu conteúdo, se um inimigo o fizer, perdem-no para sempre. Se repararem, tanto a vossa personagem como o alvo têm 3 barras: H (pontos de vida), M (Mana) e T (Tactical Points).

Durante o jogo, e com as suas acções, as personagens vão acumulando Tactical Points (TP), que são usados nos Finishing Moves (como o nome indica, são ataques muito fortes, que custam TP), mas também para usar certas Skills activas que tenham. Para além disso, as Skills como só trazem efeitos passivos, podem ser usadas antes ou depois de se moverem e atacarem ou usarem um feitiço, tendo um menu diferente do que lista as acções de ataques.
    Aqui, cada personagem não tem um nível fixo, quem tem nível são as classes, e são as classes que vão ganhando experiência. Ora, como é que então se torna um jogo equilibrado e com personagens diferenciadas? Pode ser verdade que qualquer personagem que mude de Cleric a nível 1 para Knight a nível 31 fique 30 níveis mais fortes, e isso reflecte-se nos stats, mas não é nos stats que as personagens se diferenciam. Depois de cada batalha recebem, além de experiência para a classe, Skill Points. E são esses Skill Points que são usados para comprar skills, que vão desde activas a passivas (como aumentar ataque, defesa, ou permitir dois ataques seguidos, no caso de algumas classes). E as passivas que aumentam o ataque, ou o dodge, é que influenciam bastante o jogo. Ou seja, um Knight que vos tenha acompanhado desde o início do jogo será mesmo muito mais forte que o Cleric acabado de ser recrutado que seja passado para Knight, pois este não terá skills que o ajudem.
    Para se mudar de classe, não há requisitos a não ser que tenham uma Classmark específica. As mais básicas compram-se nas lojas, outras mais específicas recebem em eventos do jogo ou calham como drops dos inimigos.
    Além disso, em vários pontos do jogo poderão fazer escolhas no meio de diálogos. Essas escolhas influenciarão a história e as personagens especiais que poderão recrutar (e são muitas, e bem porreiras). Numa das bastalhas iniciais, terão uma escolha que vos colocará no Lawful Path ou no Chaos Path, e caso escolham Chaos, mais à frente terão outra escolha que vos colocará no Neutral Path. Estas são apenas algumas no meio de muitas, que decidirão o destino de personagens que vão aparecendo ao logo do jogo.
    Quando passarem a batalha final, desbloqueiam o World Tarot, que vos permitirá voltar atrás no tempo para vários Anchor Points, podendo refazer batalhas e escolher novos caminhos, podendo recrutar assim outras personagens desse novo caminho, ou evitar que morram aquela que queriam recrutar. Os inimigos fazem scaling com o vosso nível, tendo também equipamentos apropriados.

World Tarot, com as várias ramificações que vão desbloqueando devido às diferentes escolhas que fazem

Portanto, para acabar finalmente, um comentário final. Comecei a jogar este jogo porque tinha jogado o Tactics Ogre: The Knight of Lodis, que descobri ser uma prequela deste, e como gosto muito do género, decidi experimentar. Ora, confesso que adorei o jogo, é bem complexo, é enorme e tem muitas personagens especiais para recrutar. Percebo porque marcou (e criou) o género "Tactics", e neste momento é o meu número 1 deste tipo de jogos. Bastante equilibrado em termos de jogabilidade, o sistema de Skills está bem desenvolvido e tem batalhas bem difíceis.

EDIT: Em relação à banda sonora, tem um tom entre o épico e a fantasia, cumpre bem o seu dever, e não cansa ouvir.
    Em relação à qualidade gráfica, em jogo os sprites são basicamente os mesmos da SNES, mas os efeitos dos feitiços e ataques especiais foram refeitos, e têm bastante qualidade. Os retratos de cada personagem para mim são um ponto de destaque, pois têm uma qualidade soberba.
    A primeira passagem do jogo fica em cerca de 50 horas de jogo, e acabar tudo, pelo que vi, durará mais entre 100 a 120 horas de jogo, portanto tem bastante conteúdo xD Eu neste momento tenho 66 horas de jogo, e valeu a pena!

Nota Final: 9/10

Última edição por xdjogs em 19/1/2014, 20:05, editado 2 vez(es)

O meu RPG: http://pokemaxi.foruns.com.pt/t693-cartao-de-jogador-xdjogs
    O meu perfil no Deviantart: http://elricmon.deviantart.com/

Tópico dos Jogos à borla para o Steam: http://pokemaxi.foruns.com.pt/t988-jogos-a-borla-para-o-steam

lobito180
    Mewtwo

Reputação : 21

Re: Tactics Ogre: Let us Cling Together

Mensagem por lobito180 em 19/1/2014, 13:07

Uma análise bem interessante a um jogo que eu desconhecia.
    Esse World Tarot é bastante interessante. Normalmente neste tipo de jogos, quando queremos ver todos os finais, temos de começar sempre do início, mas isso foi uma solução bem interessante, e que até é capaz de fazer com que mais pessoas façam por ver os diferentes finais...

Adicionado ao índice de análises! Wink

BAlvez
    Mewtwo

Reputação : 24

Mensagem por BAlvez em 19/1/2014, 16:37

Mais um jogo que desconhecia, ou melhor, uma série que eu não conhecia de todo mas compreende-se por não ser o maior fã de RPG's de estratégia, não? xD

De qualquer das formas, gostei do que li mas lamento que não tenhas dado a tua opinião sobre o grafismo e o som do jogo, para além da durabilidade dele (no entanto deu para ver que motivos para repetir existem).
    Também tenho que perguntar, este capítulo segue a estrutura habitual deste género de jogo? Ou seja, apenas diálogos e combates?

Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

xdjogs
    Suicune

Mensagem por xdjogs em 19/1/2014, 20:03

Tens razão BAlvez, já acrescentei Razz

É assim, tens um mapa mundo com várias cidades e locais, e os objectivos aparecem com outra cor, mas podes ir andando e aparecem batalhas aleatórias, que são opcionais.

Tópico dos Jogos à borla para o Steam: http://pokemaxi.foruns.com.pt/t988-jogos-a-borla-para-o-steam

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 19/1/2014, 21:28

Então tem o seu lado de RPG comum embora opcional? Começa-me a interessar este título.
    E obrigado pelas opiniões daquilo que faltava, daí só posso concluir que o tratamento é o normal nos Ports para a PSP, o Final Fantasy IV é um exemplo.

Uma outra questão, o World Tarot já estava incluído na versão original do jogo ou foi uma das adições da versão PSP?

EDIT: Reparei agora, esta foi a minha mensagem 5000, ou seja, já estou no Asian Level!

xdjogs
    Suicune

Mensagem por xdjogs em 19/1/2014, 22:08

Que eu saiba, o World Tarot sempre existiu, o que a PSP tem a mais são eventos a seguir à batalha final como extras e efeitos gráficos melhorados.
    Não percebi bem foi a tua primeira pergunta. É que os elementos de RPG tens sempre. Em relação às batalhas aleatórias, servem para fazeres grinding, apanhares equipamentos ou tentares recrutar gajos genéricos (que é desnecessário por teres uma carrada de personagens especiais com stats melhores e aspecto e sprites diferenciados), portanto a vertente RPG não é opcional, já que está presente em todo o jogo e se não fores comprando as skills e equipamento novo não consegues passar xD

lobito180
    Mewtwo

Reputação : 21

Mensagem por lobito180 em 19/1/2014, 22:24

Acho que o BAlvez se referia a uma estrutura tipo Final Fantasy, em que tens a tua equipa e podes explorar o mundo à tua vontade, visitando cidades, fazendo quests secundárias, e isso...

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 19/1/2014, 22:26

A primeira pergunta foi uma retórica, ou melhor, um pensamento meu xD
    Mas o que me referia é precisamente àquilo que o lobito referiu.

xdjogs
    Suicune

Mensagem por xdjogs em 19/1/2014, 22:29

Yup, é isso, até porque muitas das personagens principais e equipamentos são obtidos em missões secundárias.
    EDIT: A próxima análise é do Enslaved, mas não sei quando será xD

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 04:37

Tópicos similares

-

Data/hora atual: 3/12/2016, 04:37