Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

Tearaway (PS Vita)

Compartilhe

Chuck
    Suicune

Reputação : 19

Tearaway (PS Vita)

Mensagem por Chuck em 18/2/2014, 23:25

Tearaway é um jogo de plataformas desenvolvido pela Media Molecule em exclusivo para a consola portátil da Sony, a PS Vita.
    No início do jogo podemos escolher se queremos jogar com uma personagem masculina, Iota, ou com uma personagem feminina, a Atoi. Após estar feita a escolha somos introduzidos ao mundo do jogo e ficámos a conhecer a nossa missão. Entregar uma mensagem ao “Tu”. E quem é esse “Tu”? Nada mais, nada menos que o próprio jogador, que vai ter que ajudar o mensageiro a finalizar a sua missão, mas falaremos disso mais à frente.
    Esta “introdução” é feita em jeito de cutscene por dois “narradores” que vão estar presentes ao longo do jogo. Estas duas vozes são, também elas, uma de cada sexo, uma masculina e uma feminina. Todo o ambiente proporcionado pelas imagens e especialmente pelas vozes trouxe-me uma certa nostalgia, bons tempos de miúdo, que, infelizmente, já lá vão. Desabafos à parte, a verdade é que, em certos momentos, dava por mim simplesmente assoberbado pelo jogo, como se ainda fosse um miúdo que estava a jogar pela primeira vez ou a ver os melhores desenhos animados do mundo.
    Passando para o jogo propriamente dito, e voltando à parte em que dizia que o “Tu” tinha que ajudar o mensageiro a entregar a mensagem, durante o jogo temos que lhe dar uma “mãozinha” tanto a ver-se livre de Retalhos – nome dado aos inimigos – como a chegar a sítios onde o mensageiro não chegaria sozinho e até mesmo a desobstruir o caminho. É exactamente neste capítulo que o jogo se destaca, porque para o ajudar temos que fazer uso das capacidades únicas da consola. Vamos usar constantemente o painel traseiro como o ecrã táctil, e, mais esporadicamente das câmaras – tanto a traseira como a frontal -, e até mesmo a de gravação de voz! É, até ao momento, o único jogo no mercado que faz verdadeiro uso das funcionalidades da consola, mas, mais do que isso, alia a isso uma história que apesar de não ser extraordinária cumpre o seu papel e tem um pequeno toque de magia, por vezes simples é melhor, aqui está uma boa prova.
    O jogo acaba por ir também além do próprio jogo. Confuso? Passo a explicar. Durante o jogo o mensageiro recebe uma câmara que lhe permite tirar fotografias (obviamente). Com essa mesma câmara podemos “recolher” moldes para, mais tarde imprimir, pintar e montar. Tudo o que esteja sem cor - sejam seres vivos, objectos, etc. – pode ser fotografado e dá-nos acesso a um novo molde. Esses moldes podem ser “exportados”, e no site do jogo podemos ter acesso a eles para os imprimir. Para isso basta actualizar no jogo sempre que encontrar-mos um novo, e fazer login com o PSN ID no site do jogo e voilá! Mais diversão de forma gratuita e original. Uma boa adição especialmente para os mais novos.
    Em jeito de conclusão, Tearaway é muito provavelmente um dos melhores jogos – senão o melhor - no mercado para a pequena consola da Sony, um jogo mágico e que vai agradar a qualquer tipo de jogador, não se deixem enganar pelo aspecto mais infantil do jogo que certamente não se arrependerão de o jogar.

Jogabilidade – 10
    No ponto certo, faz bom uso das funcionalidades da Vita.

Longevidade – 8
    Têm uma boa longevidade, mas não é jogo que dê pano para mangas, nem tem grande valor de replay.

Dificuldade – 6.5
    Jogo bastante acessível, ideal para jogadores dos 4 anos aos 80.

Gráficos – 9.5
    Mundo de jogo deslumbrante.

Som – 9.5
    Experiência bastante agradável.

Nota final – 9.5
    Não é bem a média, já que acho que a dificuldade é ideal tendo em conta que o jogo tem como alvo também os jogadores mais novos, mas para jogadores mais experientes pode ser pouco desafiante.

Análise feita como prometido, acho que se percebe, mas nunca tive muito jeito para escrever XD
    Qualquer dúvida basta perguntarem e críticas construtivas estão à vontade Wink

lobito180
    Mewtwo

Reputação : 21

Re: Tearaway (PS Vita)

Mensagem por lobito180 em 19/2/2014, 11:12

Gostei do que li, sou bem capaz de o comprar nos próximos tempos! Very Happy

BAlvez
    Mewtwo

Reputação : 24

Mensagem por BAlvez em 19/2/2014, 11:29

Gostei da tua análise Chuck, mas a nota que deste à dificuldade faz-me confusão tendo em conta o comentário feito.

Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

Chuck
    Suicune

Reputação : 19

Mensagem por Chuck em 19/2/2014, 11:43

Ainda bem que gostaram Wink

Eu na dificuldade fiquei um bocado na dúvida sobre o que dar (até pensei em nem dar nota), por um lado para mim (e para a maior parte dos jogadores) o jogo não era nada difícil, mas também percebo que se queriam ter como alvo o público mais pequeno não podiam fazer o jogo mais difícil.
    Sinceramente por um lado podia dar pouco porque o jogo não é realmente nada difícil, mas por outro podia ter dado mais porque penso que se a ideia era realmente atingir os miúdos a dificuldade está no ponto.

lobito180
    Mewtwo

Reputação : 21

Mensagem por lobito180 em 19/2/2014, 13:06

Eu percebo essa indecisão.
    Um jogo pode ser muito fácil e nós desfrutamos muito dele, senti isso com Little Big Planet...

PS: E vou já adicionar isto ao índice de análises para não me esquecer! Wink

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 06:56

Data/hora atual: 10/12/2016, 06:56