Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

    Resident Evil 2 (PSOne, PC, N64, DC, GC)

    Compartilhe

    lobito180
    Mewtwo

    Mensagens : 5234
    Reputação : 21
    Data de inscrição : 20/01/2012
    Idade : 21

    Resident Evil 2 (PSOne, PC, N64, DC, GC)

    Mensagem por lobito180 em 31/5/2014, 23:44

    Versão testada: PlayStation

    Depois do sucesso do primeiro jogo em 1996, a Capcom apresentou-nos a sua sequela em 1998. Resident Evil 2 chegava assim à PlayStation, versão exclusiva até ao lançamento do jogo para diversas outras plataformas apenas em 1999.
    Esta análise poderá conter leves spoilers sobre o enredo do primeiro jogo.

    Em Resident Evil 2 o jogo desloca a acção para Raccon City. Depois do incidente do jogo anterior, a Umbrella conseguiu encobrir as pesquisas que levara a cabo na mansão, e os avisos dos membros sobreviventes da equipa S.T.A.R.S. não formam ouvidos.
    Este jogo, assim como o primeiro, conta com dois personagens. Leon S. Kennedy é um jovem polícia que chega a Racoon City para o seu primeiro dia de trabalho e Claire Redfield vem para Racoon City à procura do seu irmão Chris, um dos protagonistas do jogo anterior.
    Estes dois personagens conhecem-se logo no início do jogo e depressa vêm que a cidade foi invadida por zombies. Os dois separam-se graças a um camião que explodiu e bloqueia a rua e combinam encontrar-se na esquadra da Polícia.
    É neste momento que começamos a controlar um dos personagens. A chegada à esquadra de Polícia é rápida e é a partir daí que começamos a desvendar os novos mistérios.
    Enquanto navegamos pelos cenários contamos com os habituais zombies e alguns tipos novos de inimigos, os documentos espalhados pelo cenário que nos vão mostrando o que aconteceu nos últimos dias em Racoon City e também as portas trancadas que estão à espera de uma chave escondida algures noutra divisão.

    O esquema de jogo é em tudo semelhante ao anterior, mas esta sequela viu um mapa de jogo muito maior e, talvez a melhor coisa deste jogo, os cenários são muito mais distintos do que eram no primeiro jogo, o que incentiva a passar os dois. No cenário da Claire vamos encontrar a rondar pela esquadra uma rapariga chamada Sherry Birkin que, a aviso dos pais, fugiu para lá e no cenário do Leon vamos deparar-nos com Ada Wong, uma misteriosa mulher que está à procura do seu namorado que trabalha para a Umbrella.
    Estas duas personagens de suporte têm propósitos diferentes e isso vai fazer com que a Claire e o Leon tenham de fazer coisas diferentes no decorrer do jogo, ir a locais diferentes e arranjar objectos diferentes, por exemplo.
    Outra das novidades deste jogo é o cenário “B”. No primeiro jogo apenas podíamos jogar o jogo através dos olhos da Jill ou do Chris, mas neste jogo, quando acabamos o cenário de um dos personagens é desbloqueado o cenário ”B” do outro personagem. Este cenário é mais difícil do que o primeiro, a localização de diversos items é alterada e temos de jogar este cenário para termos acesso ao verdadeiro final do jogo. Neste cenário existem também um novo inimigo, Mr. X (responsável por muitos jump scares). Neste cenário jogamos o jogo de um personagem, mas controlando o outro. Isto é, durante o normal decorrer do jogo, o Leon irá encontrar a Claire nalgumas zonas, e vice-versa. Neste cenário vemos o que um personagem fez enquanto jogámos o cenário do outro. É assim que a história se liga e, graças a isto, o final é muito mais claro, já que nenhum dos finais do primeiro jogo é verdadeiramente certo, mas sim a junção dos dois.
    Existe um mini-jogo chamado “The 4th Survivor” que é desbloqueado quando passamos dois cenários com classificação “A”. Neste jogo tempos de controlar HUNK, um representante enviado pela Umbrella para recolher uma amostra do G-Virus, o responsável pelo desastre químico de Racoon City. Um outro “The Tofu Survivor” que é desbloqueado quando se consegue acabar os 4 cenários com “A” ou “B” e em menos de três horas cada, é uma paródia do The 4th Survivor, neste modo jogamos com o Tofu, que era um modelo de teste de colisão. Este modo é em tudo igual ao outro mas apenas temos acesso a uma faca e dois conjuntos de ervas. Em ambos os modos, o objectivo é chegar ao local onde está um helicóptero pronto a resgatar-nos daquela localidade.

    Em termos gráficos este jogo viu diversas melhorias. Os modelos são mais detalhados e os zombies (os inimigos mais comuns) são mais variados sendo que há, pela primeira vez, zombies fêmeas. Os cenários continuam a ser pré-renderizados, o que lhes dá um detalhe que não poderia ser conseguido de outro modo. Neste jogo não há nenhuma sequência em live-action (felizmente) e a substituir esses filmes, temos agora filmes em CG de grande qualidade, tendo em conta a consola em questão.

    A banda sonora continua a ser um dos pontos mais fortes do jogo. As músicas conseguem transmitir diversas emoções, sejam elas medo, calma ou desconfiança (isto mais no caso do silêncio, sempre bem usado).
    As vozes estão muito melhores, mas ainda têm as suas falhas. Uma das coisas que me fez muita confusão foi o facto de o volume das vozes estar um pouco baixo e quando há uma música de fundo, algumas falas acabam por não se perceber (e a ausência de legendas não ajuda).

    A jogabilidade é a mesma do primeiro jogo. Os dois personagens continuam com as diferenças em termos de capacidade de transporte de items, mas para compensar esta desvantagem inicial, o Leon tem acesso a armas mais fortes do que as da Claire e tem ainda acesso a upgrades nas armas. A certa altura visitamos um local onde existe uma bolsa que nos dá dois novos espaços no inventário. Neste mesmo sítio encontra-se uma sub-machine gun e, é interessante ver que se apenas levarmos um destes ítems, o outro fica disponível no cenário B do personagem contrário.

    Gráficos: 9 – Tendo em conta o tamanho do jogo os cenários estão muito bons. Os modelos estão melhores e os zombies são muito mais variados do que no primeiro jogo. Agora além de headshots, alguns tiros podem despedaçar-lhes um braço ou uma perna.
    Som: 8 – A música ajuda imenso a construir uma atmosfera sombria. As vozes sofreram melhorias, mas o som das vozes devia sobressair na música, e não vice-versa.
    Jogabilidade: 8,5 – Depois de nos habituarmos aos controlos, tal como no primeiro, o jogo corre muito bem. O jogo corre sem cortes e a variedade dos cenários é muito bem vinda.
    Longevidade: 9 – Ao contrário do primeiro, este jogo dá-nos bastantes razões para voltar a jogá-lo de outro modo. Cada cenário tem uma duração média de quatro horas e isto pode-se estender por mais, caso tenham a paciência de tentar as melhores pontuações para desbloquear os minijogos.
    Dificuldade: 8,5 – No primeiro playtrough a dificuldade é crescente, mas no segundo cenário existem mais inimigos, um boss diferente e menos munição.

    Total: 8,5 – Não é à toa que este é um dos Resident Evil's mais amado pelos fãs da série. O jogo pegou em tudo de bom que nos foi apresentado no primeiro jogo e expandiu. A história foi muito mais trabalhada e toda a viagem do jogo é bem variada. Um jogo a não perder.


    Última edição por lobito180 em 20/6/2014, 22:51, editado 2 vez(es)

    BAlvez
    Mewtwo

    Mensagens : 6024
    Reputação : 24
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 24
    Localização : Vila Nova de Gaia

    Re: Resident Evil 2 (PSOne, PC, N64, DC, GC)

    Mensagem por BAlvez em 1/6/2014, 21:10

    Gostei bastante da tua análise grande lobito! Partilho a mesma opinião que tu relativamente a este jogo pois é uma versão bastante aprimorada daquilo feito no primeiro título da série e existem razões para repetir os diversos cenários mudando apenas a ordem dos personagens, e isto numa história bem mais interessante na minha opinião. Entendo perfeitamente o respeito e a paixão que os fãs têm em volta deste segunda entrega.

    Como não podia faltar tenho dois apontamentos em relação ao teu artigo xD Um é quando descreves a Ada a palavra "mistérios" não está bem, o outro é que usaste em demasia a palavra "jogo" xD


    _________________


    Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

    lobito180
    Mewtwo

    Mensagens : 5234
    Reputação : 21
    Data de inscrição : 20/01/2012
    Idade : 21

    Re: Resident Evil 2 (PSOne, PC, N64, DC, GC)

    Mensagem por lobito180 em 1/6/2014, 21:19

    Obrigado pelas palavras, amigo BAlvez! Very Happy

    Eu quando escrevi fiquei com ideia que escrevi muitas vezes "cenário", mas é difícil não usar muito esse termo já que tenho de referir as diferenças e não me passaram muitas outras palavras pela cabeça além de "jogo", palavra que também usei em demasia, como apontas.
    Já não vou ter este problema daqui para a frente porque os outros jogos já não têm cenários diferentes. Razz
    E esse erro ortográfico já foi corrigido, obrigado. Wink

    BAlvez
    Mewtwo

    Mensagens : 6024
    Reputação : 24
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 24
    Localização : Vila Nova de Gaia

    Re: Resident Evil 2 (PSOne, PC, N64, DC, GC)

    Mensagem por BAlvez em 1/6/2014, 21:26

    Assim de repente lembro-me da palavra "caminho" e variantes como sinónimo de cenário.
    Verdade, sem querer antecipar a tua análise ao Resi 3 e aí certamente teremos uma discussão melhor, a terceira entrega devia de ter-se ficado como um Spin-Off, e mais não digo para já xD


    _________________


    Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

    lobito180
    Mewtwo

    Mensagens : 5234
    Reputação : 21
    Data de inscrição : 20/01/2012
    Idade : 21

    Re: Resident Evil 2 (PSOne, PC, N64, DC, GC)

    Mensagem por lobito180 em 1/6/2014, 21:29

    Hum, assim de repente parece-me que concordo contigo, mas tenho de voltar a jogar até ao fim para me lembrar a 100% do plot! Razz

    Conteúdo patrocinado

    Re: Resident Evil 2 (PSOne, PC, N64, DC, GC)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 18:12


      Data/hora atual: 7/12/2016, 18:12