Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

Ni No Kuni (PS3)

Compartilhe

Chuck
    Suicune

Reputação : 19

Ni No Kuni (PS3)

Mensagem por Chuck em 2/6/2014, 21:47

Ni No Kuni é um RPG desenvolvido pela Studio-5 com ajuda do Studio Ghibli, responsável por vários filmes de anime. Inicialmente lançado apenas para a Nintendo DS – exclusivamente em território Japonês -, Ni No Kuni foi lançado na PS3 em território japonês um ano mais tarde, e, volvidos mais 14 meses teve direito a lançamento mundial. Infelizmente a versão para a Nintendo DS não seguiu o caminho da consola caseira e manteve-se apenas em terras nipónicas. Assim, e como já devem saber, esta “análise” é feita à versão PS3 do jogo.

Oliver. É este o nome da personagem que encarnámos em Ni No Kuni. A nossa missão? Salvar a nossa mãe. Impossível? Quem sabe, mas é com esse fim que embarcámos numa viagem para outro mundo na tentativa de nos tornarmos um feiticeiro e trazer a nossa mãe de volta dos mortos. Mas vamos voltar ao início, e, mais importante, vamos por partes.
    No início do jogo somos nada mais, nada menos que um normal rapaz de 13 anos que vive com a sua mãe em Motorville até que num acidente assistimos à morte da mãe. Da nossa tristeza nasce a oportunidade de embarcarmos nesta aventura única. As lágrimas que caíram em cima de um boneco dado a Oliver pela mãe dão vida a Drippy, o nosso primeiro e mais fiel companheiro. É ele que nos diz que ainda há a possibilidade de salvar a nossa mãe, e nos explica tudo o que vamos encontrando durante a nossa aventura. Mas chega de falar acerca da história, o resto terão que descobrir por vocês próprios, passemos então a outros pontos.

À semelhança de Pokémon – e preparem-se, que as semelhanças ainda são algumas -, podemos ir juntando “criaturas” à nossa equipa. As criatura podem ser de quatro naturezas diferentes:
    - Sun;
    - Moon;
    - Planet;
    - Star.

Todas elas diferentes e, todas elas, com forças e fraquezas diferentes. As criaturas podem ser metamorfoseadas quando atingem certos níveis à semelhança dos pokémons. A diferença está na força em como isso acontece. Em Ni No Kuni não basta um familiar (nome das “criaturas”) atingir um certo nível para sofrerem metamorfose “automaticamente” à semelhança de Pokémon. A decisão passa sempre pelo jogador que pode dar uma drop ao familiar e fazer com que ele sofra a metamorfose, ou pode simplesmente deixar o familiar continuar a evoluir na sua forma. Parece simples, não é? Mas a coisa é um bocado mais complicada, vamos lá à explicação do porquê. Quando um familiar é metamorfoseado passa a nível 1 novamente, mas ganha acesso a novos ataques quando atingem os níveis que os mesmos exigem, tal como acontece em Pokémon. Normalmente os familiars podem sofrer duas metamorfoses – mais uma semelhança com Pokémon -, mas na segunda podemos escolher entre duas “formas”, com ataques diferentes, bastante para isso escolher entre dois tipos - predefinidos, e não uns que queiram - de Jumbo drops (drops “maiores” destinadas apenas à última metamorfose dos familiars - a dar aos mesmos. Existem quatro tipos diferentes de drops e respectivas Jumbo drops, são elas:
    - Sundrops;
    - Stardrops;
    - Moondrops;
    - Planetdrops.

Não é difícil imaginar qual delas se usam para cada natureza de familiars, pois não? Resta-me apenas dizer que caso não façam um familiar metamorfosear ele atingirá um nível e evolução máxima de stats, pelo que convém acabar por o deixa passar à etapa seguinte, perdem mais tempo a voltar a ganhar níveis, mas acabam por ganhar stats e familiars mais poderosos. Como viram a metamorfose é mais complexa do que parecia à primeira vista, mas simples de se lhe apanhar o jeito, acaba por adicionar uma pequena dose extra de estratégia ao jogo já que têm que decidir se e quando metamorfosear um ou mais familiars, sendo sempre um risco fazê-lo antes de enfrentarem um boss.

Passemos então a outras características dos familiars. Todos têm stats básicos, são eles:
    - Attack;
    - Defense;
    - Magical Attack;
    - Magical Defense;
    - Evasion;
    - Accuracy;

Estes stats são melhorados com o aumento do nível do familiar e dando “guloseimas” – que podem ser ganhas ou roubadas (sendo que este método apenas está disponível a partir de uma certa altura da história) nas batalhas, ou comprando nos sítios específicos, e disponíveis em cada cidade, para isso - que vão aumentar um stat em específico. Cada familiar tem uma guloseima preferida e quantas mais lhe forem dadas mais familiarity ganham. Isto serve para aumentar o número de stats que é possível aumentar através deste método. De início apenas podem ser aumentados 10 stats, e, a cada nível de familiarity é possível aumentar mais 10 stats até um máximo de 50. Contudo não basta apenas dar as guloseimas já que os familiars podem ficar cheios, sendo que a única maneira de voltar a “libertar” espaço é batalhando.
    Além disso cada familiar pode ser equipa com 3 itens, desde espadas a escudos e anéis, que vão aumentar os stats enquanto estiverem equipados. Isto oferece mais uma componente de estratégia já que se podem melhores certos stats ou resistências de maneira a facilitar certas zonas ou etapas do jogo. Estes itens podem ser ganhos, roubados ou adquiridos tal como as guloseimas, mas podem também ser o pagamento por completarem errands ou bounty hunts, conceitos que vou explorar mais à frente nesta análise.
    A única maneira de capturar familiars é derrotá-los em batalha e rezar para que tenhamos a possibilidade de os “encantar”. Sim, neste jogo não podemos simplesmente escolher capturar um familiar, temos que os batalhar tantas vezes quantas forem necessárias para termos essa possibilidade. A probabilidade de os capturar ronda os 4% ou 5% na maior parte dos familiars, o que faz com que estejamos dependentes da sorte, e tanto possamos apanhar um na primeira vez que o combatemos como nunca o conseguir, e aqui podem confiar em mim que em 250 que constam nas minhas estatísticas de jogo – e tenham atenção que aqui também entram as metamorfoses, pelo que o número de capturado anda certamente abaixo de metade deste número –, enquanto alguns tive a sorte de os conseguir rapidamente outros custaram a deixarem-se ser capturados e tive mesmo alguns casos em que desisti de tentar. Podemos tentar quantas vezes quisermos mas apenas o podemos fazer depois de uma nova personagem se juntar a nós em Al Mamoon, a segunda cidade do jogo se a memória não me falha.
    Para terminar esta parte sobre os familiars, falta-me falar brevemente sobre a maneira de começar as batalhas. Enquanto andamos pelos cenários podemos ver alguns familiars a divagar, e podemos escolher enfrentá-lo ou evitá-lo (ou tentar evitá-lo pelo menos). Assim que um familiar se apercebe da nossa presença vai tentar iniciar uma batalha seguindo-nos, excepto quando estamos a um nível já muito alto e a maior parte dos familiars foge de nós, e enquanto alguns são lentos e fáceis de evitar, outros acabam por nos apanhar. Caso um familiar nos apanhe pelas costas começamos a batalha sem puder fazer nada, passamos uma “ronda” simplesmente a fugir dos ataques físicos, sem nos pudermos defender ou atacar. Caso sejamos nós a apanhar o familiar pelas costas sucede o mesmo mas com os papéis invertidos, caso nos encontremos de frente a batalha tem início de forma normal.

Aproveite-se o mote e passemos então às batalhas propriamente ditas.

Aqui o jogo não é um combate por turnos normal, já que temos liberdade de movimento e com isso a possibilidade de evitar os ataques físicos dos adversários. Durante as batalhas temos acesso a várias opções, ataque físico, defesa, às provisões – que têm vários fins, desde regenerar vida a pontos de magia – e à de fugir, que pode, ou não, dar o resultado esperado. No fim de cada batalha todos os nosso companheiros e familiars ganham o mesmo número de pontos de experiência quer tenham participado, ou não, na batalha. Além disso podemos ter acesso a novos itens que os inimigos deixam cair quando perdem.
    Esses itens vão para a mochila que pode ser usada a qualquer momento pelo jogador. Nos menu onde podemos aceder à mochila temos também acesso a várias outras opções, como a cage, onde dá-mos as guloseimas e drops aos familiars, à telling stone onde podemos aceder a todos os tutoriais novamente, consultar a “Pokédex” do jogo ou  um gráfico de progressão nas várias vertentes, desde o número de tesouros encontrados como a percentagem de receitas de alquimia produzidas.

Falemos então na alquimia ponto que ainda não tocamos. É com a alquimia que podemos pegar em itens, juntá-los e produzir novos itens mais poderosos, desde guloseimas a armas, Jumbo drops, entre outros. Apenas temos acesso ao caldeirão que nos permite fazer isto a certa altura do jogo, e vamos coleccionando as receitas ao longo do mesmo, sendo que algumas apenas ficam disponíveis depois de certas errands ou alturas do jogo. Mas não estamos limitados às receitas para alquimiar os itens já que podemos tentar as nossas próprias combinações de itens.

Em termos de longevidade o jogo tem bastante para oferecer, contem com mais de 40h se forem completando as errands e os bounty hounts que forem ficando disponíveis  à medida que avançam na história. Mas se pensam que o jogo termina quando acabam a história estão muito enganados, depois disso ficam disponíveis mais algumas errands e bounty hunts, tais como voltar a enfrentar alguns dos bosses do jogo, ou melhor, uma forma melhorada dos mesmos, o que apesar de parecer mais difícil acaba por ser mais fácil derrotar os mesmos já que estão mais evoluídos e já conhecem as melhores tácticas para enfrentar os mesmos. Com isto acredito que juntem mais umas 10h à vossa aventura, e podem ser muitas mais se decidirem dar uma de” gotta catch ‘em all”, ou tentarem a platina. Se o objectivo for ainda além disto conseguindo os 100% no gráfico de progresso contem com mais de 85h de “diversão”. Poucos são os jogos que conseguem isto, e poucos são os que os fazem de maneira tão boa, e aqui falo sobretudo sobre as 40h em que fazem a história principal porque os outros objectivos podem trazer alguma repetibilidade ao jogo.

De uma forma geral, aqui ficam as notas que me parecem justas para este jogo, e tenham em atenção que nunca gostei muito de RPG’s:

Gráficos 9.5 – Para o tipo de jogo que é os gráficos estão algo de magnífico, dei por mim a absorver as paisagens um par de vezes. Além disso as próprias personagens têm um chame muito próprio, estão todas (ou quase) muito bem conseguidas, fossem todos os jogos tão agradáveis visualmente.
    Som 9 – A banda sonora está bastante porreira, assim como os efeitos sonoros, só não leva mais porque achei que a certo ponto estava a ser demais ouvir sempre o mesmo, se bem que acredito que as 85h tenham ajudado a encher. Não é uma obra prima que me faça ouvir só por ouvir mas assenta muito bem no jogo.
    Jogabilidade 10 – Melhor era quase impossível. Está tudo no sítio certo, não senti dificuldade neste aspecto, o facto de ter tutoriais para tudo e mais alguma coisa também ajuda.
    Longevidade 9.5 – Quantos jogos é que podem dizer que oferecem 40h de SP sempre com uma mestria irrefutável? Muito poucos.
    Dificuldade 7.5 – O jogo por si não é difícil, os bosses é que oferecem um bocadinho mais de dificuldade. Caso não percam algum tempo a subir uns níveis acreditem que vão passar um mau bocado em alguns sítios, daí esta nota. Por vezes a IA dos nossos companheiros também não ajuda, mas no geral e com um bocado de tempo a subir uns níveis o jogo é acessível.
    Nota Final 9.1 – Acho que está tudo dito, uma pérola que devem jogar.

Provavelmente o texto ficou confuso a certo ponto, e faltam algumas coisas, assim como terá alguns erros, peço desculpa mas a escrita nunca foi o meu forte  XD

Leiam (se quiserem) e qualquer pergunta disparem à vontade, todos menos o BAlvez...   Very Happy 
    (joking  Razz)

BAlvez
    Mewtwo

Reputação : 24

Re: Ni No Kuni (PS3)

Mensagem por BAlvez em 2/6/2014, 22:07

Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

Chuck
    Suicune

Mensagem por Chuck em 2/6/2014, 22:16

BAlvez escreveu:

Facepalm 

Acho que dava para perceber que era disparem perguntas, não gifs inúteis  Facepalm 

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 2/6/2014, 22:17

Chuck escreveu:Acho que dava para perceber que era disparem perguntas, não gifs inúteis   Facepalm 

Tu disseste que todos podiam disparar perguntas menos eu, sendo assim pus outra coisa a disparar.

Chuck
    Suicune

Mensagem por Chuck em 2/6/2014, 22:19

BAlvez escreveu:Tu disseste que todos podiam disparar perguntas menos eu, sendo assim pus outra coisa a disparar.

É preciso explicar tudo ao pormenor para entenderes? O que queria era que te remetesses ao silêncio (ou para que percebas, te abstenhas de comentar) aqui, compreendes?

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 2/6/2014, 22:21

Chuck escreveu:É preciso explicar tudo ao pormenor para entenderes? O que queria era que te remetesses ao silêncio (ou para que percebas, te abstenhas de comentar) aqui, compreendes?

Mas dentro de parêntesis dizes "Joking", logo também vim para aqui "brincar". Não vejo onde está o problema.

Chuck
    Suicune

Mensagem por Chuck em 2/6/2014, 22:25

BAlvez escreveu:Mas dentro de parêntesis dizes "Joking", logo também vim para aqui "brincar". Não vejo onde está o problema.

O problema reside no facto de (infelizmente) estares presente neste tópico e constantemente a entrar em off-topic...

lobito180
    Mewtwo

Reputação : 21

Mensagem por lobito180 em 2/6/2014, 22:27

Gostei bastante desta análise, Chuck, os meu parabéns.
    Escusado será dizer que isto me abriu apetite para jogar esta masterpiece. Razz

PS: Adicionado ao índice de análises.

Última edição por lobito180 em 2/6/2014, 22:32, editado 2 vez(es)

Chuck
    Suicune

Mensagem por Chuck em 2/6/2014, 22:30

lobito180 escreveu:Gostei bastante desta análise, Chuck, os meu parabéns.
    Escusado será dizer que isto me abriu apetite para jogar esta masterpiece. Razz

PS: Adicionado ao índice de análises.

Obrigado  Smile 

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 2/6/2014, 22:33

Aproveito também para vos pedir e isto aplica-se aos dois, Chuck e BAlvez, tentem parar com esses picanços. Acho que não faz bem nenhum ao espírito de amizade que todos tentamos manter aqui no fórum (pelo menos eu penso que todos o tentamos)...

Chuck
    Suicune

Mensagem por Chuck em 2/6/2014, 22:39

Estás contente BAlvez? Parabéns por este "prémio" é totalmente merecido da tua parte...

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 2/6/2014, 22:42

Chuck escreveu:O problema reside no facto de (infelizmente) estares presente neste tópico e constantemente a entrar em off-topic...

Chuck escreveu:Estás contente BAlvez? Parabéns por este "prémio" é totalmente merecido da tua parte...

Infelizmente também o fizeste na minha mais recente análise, não vejo que moral tens para me dizeres isso.
    Mas já vi que também não gostas disso por isso, fui!

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 2/6/2014, 22:50

Tiveram os dois culpa, mas vamos esquecer isto e seguir em frente. Smile

Miguelcmb
    Suicune

Mensagem por Miguelcmb em 7/6/2014, 19:15

Boa análise! O jogo é muito bom, experimentem-no!

Chuck
    Suicune

Mensagem por Chuck em 8/6/2014, 21:24

Miguelcmb escreveu:O jogo é muito bom, experimentem-no!

Só para concluir, é isto!

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 18:17

Tópicos similares

-

Data/hora atual: 7/12/2016, 18:17