Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

Golden Sun (GBA)

Compartilhe

xdjogs
    Suicune

Reputação : 1

Golden Sun (GBA)

Mensagem por xdjogs em 14/6/2014, 01:48

No ano de 2001, o Gameboy Advance tinha falta de verdadeiros JRPG, pelo que a Camelot lançou Golden Sun, um jogo que prometia ser familiar nuns aspectos, e inovar noutros. Não quero deixar de referir que teve um período de desenvolvimento entre 12 a 18 meses, o que é bastante para um jogo de uma portátil.

Mal o jogo começa, podemos escolher o nome da nossa personagem (Isaac é o predefinido). Tomamos em seguida controlo de um rapaz, que é acordado pela mãe, enquanto lá fora está uma enorme tempestade. Acontecem coisas que não vou revelar, e alguns anos mais tarde, a nossa personagem Isaac, o seu melhor amigo Garet e a amiga deles, Jenna, combinaram com Kraden subir ao Mt. Aleph, que é a enorme montanha que serve de base à aldeia de Vale, onde todos vivem. Em Vale, devido à proximidade à montanha, todos os habitantes são Adepts. Adepts são pessoas com a capacidade de usar Psynergy, ou seja, a habilidade de manipular os elementos. Ora, o Kraden é um investigador, e leva-os ao santuário do Mt. Aleph, o Sol Sanctum, ainda que tal fosse proibido, para estudar mais os fenómenos ligados a um poder conhecido como Alchemy. Ele explica aos rapazes que esse poder no passado estava liberto, e permitia aos homens realizar feitos como alcançar a imortalidade ou transformar matéria em ouro. Quando o grupo chega ao santuário, depois de resolver alguns puzzles, chegam a uma câmara secreta, onde estavam as Elemental Stars, 4 jóias (uma ligada a cada um dos 4 elementos), jóias que, segundo o Kraden, só uma bastaria para conquistar o mundo. Seguidamente, após outros acontecimentos, aparece um grupo que rouba as jóias com o intuito de acender os 4 Elemental Lighthouses (ou faróis, mas em português soa pior xD), de modo a libertar o poder da Alchemy do seu selo milenar. Somos, portanto, incumbidos de os perseguir e tentar impedir que acendam os faróis, de modo a evitar a destruição do mundo. Ora, isto parece muito cliché, mas com o desenvolvimento da história (em especial na sequela), perceberão que até tem muito que se lhe diga, mas não quero estragar nada XD Após algumas horas de jogo, terão na vossa equipa as 4 personagens principais: Isaac (Adept da terra), Garet (Adept do fogo), Ivan (Adept do vento) e Mia (Adept da água). Não vou revelar mais para não perder a piada XD

Relativamente à jogabilidade, quero falar de 2 aspectos: Batalhas e Mundo Interactivo.
    Batalhas: É um dos pontos de destaque deste jogo. Quando entram numa batalha, percebem as maravilhas deste jogo. Primeiro, todos os intervenientes têm sprites animados. Segundo, as batalhas estão feitas de modo a simular um efeito com modelos em 3D. Passo a explicar: todas as personagens têm um sprite com a frente e a parte de trás, e a câmara vai mudando de ângulo de forma a que os sprites também vão alternando entre a personagem vista por trás, e vista pela frente, simulando a presença de modelos 3D.

^
    |
    v
    (A câmara vai rodando dinamicamente, durante as batalhas, entre as duas perspectivas)

Nas batalhas têm várias opções. Podem usar items, atacar normalmente (existem golpes críticos, e armas com Unleashes, que são golpes críticos com efeitos visuais espectaculares, que tiram muito mais dano do que golpes críticos normais), usar Psynergy ou usar Djinns e Summons (já explico o sistema a seguir).
    Em relação ao Mundo Interactivo, o mundo no Golden Sun está cheio de puzzles e extras, e conseguem interagir com os vários puzzles usando Psynergy. Pois é, não serve só para combater. Algumas habilidades de Psynergy são utilizáveis tanto em batalhas como fora delas, mas outras apenas podem ser usadas no mundo exterior. Podem mover objectos à distância, ler mentes, congelar poças de água para criar pilares de gelo como apoio... Existem muitas formas de interagir, e os puzzles são criados de forma a nos obrigarem a pensar, nunca tendo resoluções estúpidas. Depende apenas de saber usar os vários tipos de Psynergy que temos.

Passemos então ao sistema de Djinns e Summons. Ora, depois de as Elemental Stars serem sido roubadas, os Djinns (por acaso diz se Djinni, mas eu prefiro Djinns xD), que estavam selados pelas ditas jóias, libertaram-se e espalharam-se pelo mundo. Neste jogo temos 28, ou seja, 7 para cada elemento. Eles encontram-se nalguns puzzles, aparecem como batalhas aleatórias em certas zonas do mapa mundo... Enfim, no geral dão trabalho, mas compensam, e muito, ter que refazer um puzzle para os obter, por exemplo. Para que servem então? Os Djinni podem estar activos ou em Standby. Estando activos, contribuem com bónus de stats de forma passiva, e influenciam também as classes e as habilidades de Psynergy de cada personagem. Isto quer dizer que mesmo sendo o Isaac um Adept de Venus (ligado ao elemento terra), com um djinn de outro elemento, poderá usar Psynergy de fogo ou água, por exemplo.
    Durante as batalhas, cada Djinn tem um nome diferente, e enquanto alguns têm como efeito um ataque especial, outros dão bónus de defesa ou até podem reviver membros da equipa (no total são 28, portanto, existe muita variedade). Depois de serem usados, entram em Standby. O que é que isto nos traz? Ora, por um lado, as nossas personagens vão perdendo os bónus de stats que os Djinni activos lhes traziam. Por outro, é possível realizar os Summons, que são os ataques visualmente mais espectaculares de todo o jogo, e também aqueles que mais vos ajudarão a lutar contra os bosses. Quantos mais Djinni em standby, mais fortes os summons a que têm acesso, ou seja, após terem 4 Djinni em standby, terão acesso ao Summon mais forte relativo a esse elemento. Após o usarem, os Djinni entrarão em recuperação, e todos os turnos seguintes, cada um dos que foi usado no summon irá sendo activado na personagem que os possui. É um sistema que parece complexo, mas é muito intuitivo e original, e um dos melhores pontos da saga.

Agora, quero falar um pouco sobre a envolvente do jogo. Nomeadamente, os gráficos e a banda sonora.

Relativamente aos gráficos, somos apresentados com um mundo pintado por uma paleta de cores extremamente viva e vibrante, como poucos conseguem no GBA, por sprites detalhados e efeitos visuais muito bons. Nas batalhas é que os gráficos do jogo brilham, com Psynergies espectaculares e o tal sistema a simular modelos 3D, que na minha opinião, é único e revolucionário para um jogo que saiu em 2001! Quero aqui deixar também duas imagens, para terem ideia das diferenças visuais entre estar no mundo exterior e estar numa dungeon ou numa vila. Aqui fica:

Mundo Exterior:

Vilas:

Quanto ao som, deixem que vos diga... É difícil imaginar melhor. É uma banda sonora épica no verdadeiro sentido da palavra, e custa a crer que não temos uma orquestra no nosso cartucho de jogo. Fica aqui a música do mapa mundo, que é espectacular, e já ficam com uma ideia:

E quanto à dificuldade do jogo? Bem, digo-vos já que o grinding não é necessário, mas a exploração recomenda-se, porque os Djinni são o elemento central do vosso poder, e é explorando que os conseguem obter. As batalhas de boss exigem cuidado, porque têm de conseguir saber quanto dano conseguem levar, quanto conseguem dar e quando se devem curar. É um jogo em que se não tiverem cuidado, irão morrer muito, especialmente nos bosses, mas não demasiado difícil, é até bastante equilibrado.

Pontos negativos? O jogo tem muitos diálogos. Isso não é problema para mim, porque desenvolvem a história, e é interessante ficarmos a conhecer as personagens, mas há pessoas demasiado impacientes que odeiam o jogo por isso... Enfim, não podia deixar de indicar isto.
    Portanto, têm aqui um dos melhores RPGs de sempre, muito bem equilibrado, com uma identidade própria bem vincada (especialmente no sistema dos Djinni), e no fundo, um jogo em que música, gráficos, história e ambiente se juntam num só, equilibrando-se de forma incrível.

Para quem joga o jogo pela primeira vez, a aventura deverá demorar cerca de 20 horas, talvez um pouco mais, e quem já o tiver jogado, é capaz de o passar em 12/16 horas (dependendo se é um playthrough a despachar ou nas calmas). O mapa mundo é enorme, como poderão ver aqui:

Mapa Mundo:

Gráficos: 10/10
    Som: 10/10
    História: 8/10
    Jogabilidade: 10/10
    Durabilidade: 10/10
    Nota Final: 9,6/10

Comentário final: saquem um emulador e joguem este grande RPG, é dos melhores alguma vez feito e não se vão arrepender. E se acham alguma das minhas notas exagerada, quero só relembrar que este jogo foi lançado em 2001, e cabia num cartucho de uma consola chamada Game Boy Advance. É o meu jogo favorito de todos os tempos, e se tivesse de o resumir numa só palavra: Épico! XD

Última edição por xdjogs em 15/6/2014, 11:49, editado 3 vez(es)

O meu RPG: http://pokemaxi.foruns.com.pt/t693-cartao-de-jogador-xdjogs
    O meu perfil no Deviantart: http://elricmon.deviantart.com/

Tópico dos Jogos à borla para o Steam: http://pokemaxi.foruns.com.pt/t988-jogos-a-borla-para-o-steam

Thund3r
    Arcanine

Reputação : 0

Re: Golden Sun (GBA)

Mensagem por Thund3r em 14/6/2014, 12:08

Hmm... interessante, acho que vai ser mais um que vou adicionar à minha lista de jogos a jogar no futuro xD. Mas então e estudar, já não se faz disso? >.<

xdjogs
    Suicune

Mensagem por xdjogs em 14/6/2014, 12:11

Foi ontem à noite que fiz isto tudo XD

Tópico dos Jogos à borla para o Steam: http://pokemaxi.foruns.com.pt/t988-jogos-a-borla-para-o-steam

BAlvez
    Mewtwo

Reputação : 24

Mensagem por BAlvez em 14/6/2014, 22:35

Uma excelente análise xdjogs, foi um prazer lê-la e nota-se o amor (por vezes obsessivo xD) que tens por este jogo .

Tenho apenas duas anotações sobre o que escreveste.

Falaste no quão revolucionário que era o grafismo por tentar simular ambientes e modelos em 3D mas isso não é bem assim. Jogos 2.5D ou grafismo isométrico existe aos anos, um exemplo e comparação justa que me ocorre é o Super Mario RPG para a SNES ou o Sonic 3D Blast para a Mega Drive, mas também temos os clássicos Sim City e The Sims. Por isso acho que o valor que dás a este departamento do jogo é algo exagerado, isto para não falar da palete de cores pois a era 16-bits tem dos trabalhos mais notáveis a nível gráfico.

A outra, opah, se gostas assim tanto de um jogo tens é de recomendar que o comprem! Nada de piratada (se bem que para experimentar para ver se gosto é aceitável) xD

Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

xdjogs
    Suicune

Mensagem por xdjogs em 14/6/2014, 22:40

Eu acho revolucionário porque é uma consola portátil, e nunca tinha visto nada semelhante até à altura que simulasse algo assim xD
    E tendo em conta a dificuldade em arranjar o jogo, mais vale sacar um emulador e experimentar XD

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 14/6/2014, 23:07

xdjogs escreveu:Eu acho revolucionário porque é uma consola portátil, e nunca tinha visto nada semelhante até à altura que simulasse algo assim xD

Eu entendo-te, até uma pessoa conhecer a verdade fica sempre deslumbrado, mas penso que vou conseguir esclarecer-te xD

As portáteis da Nintendo têm uma performance muito melhor (por norma o dobro) que as versões das consolas em que são baseadas têm, o problema é que por serem portáteis não existe corrente eléctrica que as coloque ao máximo do seu poder e grande parte dele é usado para gerir recursos energéticos.
    Por isso na prática as diferenças são ligeiras e bastante comparáveis, NES e GB (também o Color), SNES e GBA, N64 e NDS e por fim GC/Wii e 3DS, o que vemos nas versões portáteis são mais efeitos a nível gráfico e uma melhor qualidade sonora.

Dito isto, não acho nada surpreendente que o desempenho numa portátil desta empresa seja de qualidade.

xdjogs
    Suicune

Mensagem por xdjogs em 15/6/2014, 10:08

Eu percebo o que tu dizes, mas continuo a achar uma manobra de incrível inteligência por parte da Camelot, porque para todos os efeitos, conseguem um efeito de modelos 3D num GBA, e isso acho genial XD

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 15/6/2014, 11:44

Bem, eu penso que é claro que não é nada do outro mundo tendo em conta o hardware da consola, mas se é o que achas que posso eu fazer? xD Mas o que dou mais crédito ao Golden Sun é o dinamismo em ângulos de câmara nos combates, para mim é o ponto de maior destaque deste jogo e que mostra o que é possível fazer com uma ligeira melhoria no sistema.

Uma outra nota sobre algo que reparei à pouco, no início da análise fazes uma referência aos ports de Final Fantasy que não é a mais correcta pois estes saíram depois do Golden Sun.

xdjogs
    Suicune

Mensagem por xdjogs em 15/6/2014, 11:47

Então eu estava enganado, já corrigi o início XD Já agora, o jogo foi relançado na Virtual Store da Wii U, para quem quiser aproveitar XD

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 04:58

Data/hora atual: 10/12/2016, 04:58