Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

    Kingdom Hearts HD 1.5 ReMIX (PS3)

    Compartilhe

    BAlvez
    Mewtwo

    Mensagens : 6024
    Reputação : 24
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 24
    Localização : Vila Nova de Gaia

    Kingdom Hearts HD 1.5 ReMIX (PS3)

    Mensagem por BAlvez em 9/7/2014, 21:54


    Versão testada: -----------

    Kingdom Hearts é uma das séries de videojogos mais amadas desde que há memória, existe um culto enorme em torno desta franchise que junta dois mundos bastantes distintos de uma forma única e por isso tem uma Fan Base muito forte, tão forte que não deixam de criticar a Square Enix quando se justifica. A principal razão disso é que embora esta seja uma série mundial, sempre existiu uma atenção mais focada para o seu país de origem pois foram lançadas diversas edições definitivas de alguns dos jogos da série (as versões Final Mix) que nunca foram localizadas e até existem jogos exclusivos.
    Com o virar da primeira década do século XXI, esta conhecida empresa japonesa decidiu mudar a sua ideologia a que podemos chamar de “universalização”, ou seja, pretendem que todos os jogos que lhes digam respeito sejam multiplataforma e lança-los em todo o lado. Algo que mostra isso são alguns jogos ocidentais distribuídos pela Square Enix no Japão, séries como Call of Duty, Diablo, WRC ou os jogos da Tell Tales (Walking Dead é um exemplo) finalmente viram a luz do dia nesse território, juntando a isso o vasto catálogo da Eidos que desde 2009 pertence a esta gigante nipónica. Isto conseguiu mudar a mentalidade dos japoneses que, generalizando, antes jogavam apenas o que lá era feito e não davam valor ao que era ocidental, felizmente vê-se que essa foi uma missão bem-sucedida que está a ser continuada a cada dia que passa. Mas assim só uma parte é que tirava proveito do trabalho da Square Enix, certo?
    Tetsuya Nomura anunciou em Setembro de 2012 que iria ser lançado uma colectânea da sua série em exclusivo na Playstation 3 (por causa da exclusividade dos jogos que fazem parte do conjunto). Esta HD Collection de Kingdom Hearts conta com a versão Final Mix do primeiro capítulo, o remake para a Playstation 2 do jogo Chain of Memories (originalmente lançado para o Game Boy Advance) e ainda as cinemáticas do exclusivo Nintendo DS 358/2 Days, todas refeitas em alta-definição e algumas delas até são novas, e a isto ainda se junta o suporte para troféus. Este conjunto de jogos foi lançado em Março de 2013 no Japão mas no mês anterior a Square Enix anunciou que em Setembro desse mesmo ano todos os outros territórios poderão experienciar a edição Final Mix do primeiro Kingdom Hearts pela primeira vez, e no caso dos europeus até o Re: Chain of Memories que nunca havia sido lançado. Dessa forma Nomura cumpriu a promessa que tinha feito em 2007 em relação a estas edições definitivas, mas para além de satisfazer as vontades será que esta colecção de jogos consegue ser tecnicamente boa? Vamos descobrir.

    Existe um ditado bem conhecido que é “existem males que vêem por bem”, pois meses antes do lançamento ocidental desta colectânea foi revelado que muitos dos dados do primeiro Kingdom Hearts haviam sido perdidos e tiveram de restaurar o jogo por completo, e ainda bem. A maioria das críticas do jogo original tinha a ver com o sistema de combate que não era o mais fluido e a câmara de jogo era algo prejudicial por causa de estranhos ângulos que apresentava, mas isso tudo foi corrigido. O combate assemelha-se bastante ao de Kingdom Hearts II no que toca à mobilidade tornando assim o jogo mais agradável mas mantendo a essência do original, e a câmara agora é móvel, pode ser personalizada com foco manual ou automático e até invertendo a movimentação dela. Não se podia pedir melhor, porém existe um pequeno problema, ao botão “triângulo” foram atribuídas as funções que eram acessíveis no primeiro e no último slot do menu “Command” como abrir tesouros, falar com personagens ou utilizar técnicas especiais, o que é bom e melhorou a experiência num todo, mas sempre que utilizarmos uma dessas técnicas que referi os nossos companheiros irão focar as suas atenções no adversário que nós estamos a atacar tal como no primeiro jogo. Isto até pode ser benéfico na maioria dos casos, mas quando procuramos com que um certo inimigo deixe cair um item chamado de Serenity Power isso é tremendamente prejudicial. No que toca a grafismo, este jogo conseguiu ficar belíssimo e levou uma série de actualizações, muitas das personagens utilizam o seu modelo de Dream Drop Distance (que foram refeitos para esse jogo) e muitas Cut-Scenes parecem novas, mas é aqui que também pecam. Nas imagens de promoção viu-se muitas das caras com novas expressões e bonitas como a série nos têm habituado, mas isso não aconteceu e voltaram a usar as suas caras por defeito na maioria desses casos, foi uma mentira por parte da Square Enix que até faz o consumidor sentir-se enganado. A nível de som esta entrega teve um tratamento de luxo onde trabalho de vozes foi refeito e as músicas reorquestradas dando uma sensação de frescura, só a voz de Sora é a de arquivo pois o seu actor já é mais velho e já não consegue fazer a mesma voz que tinha aos seus 13 anos. Por isso, o que foi feito em Kingdom Hearts Final Mix até está bem conseguido, mas podia estar ainda melhor.
    Agora chegou a altura de falar do outro jogo desta colectânea e infelizmente, não tenho muito que dizer. Este Re: Chain of Memories é tal e qual o jogo que foi lançado para a Playstation 2 com uma resolução maior e as cartas temáticas de Kingdom Hearts II foram substituídas por cartas referentes a 358/2 Days. Não existiu qualquer modelo actualizado nem novas cinemáticas assim como o trabalho de vozes e banda sonora (à excepção de uma só música) é a mesma.
    Já as cinemáticas de 358/2 Days foi aquilo que mais intrigado deixou os interessados por esta colecção pois trata-se de uma forma bastante peculiar de representar um jogo completo. Tudo o que está feito a nível visual e de vozes foi feito de raiz e existem muitas músicas reorquestradas, o que é bom e conta o essencial deste jogo em 3 horas mas tem os seus problemas. A sincronização de lábios com o áudio inglês não é a melhor, as animações estão feitas para as vozes japonesas e só algumas partes é que foram adaptadas para o áudio inglês. A personagem Xion é alvo de muitos Pop-ups pois ela tem dois modelos diferentes, um com o capuz, outro sem ele e muitas das vezes os modelos parecem entrar em conflito, num ângulo de visão ela está com o rosto tapado e na posição seguinte já não. Existe aqui uma grave falta de atenção no na programação das cinemáticas, é uma situação que acontece em duas/três ocasiões mas é algo que não se pode perdoar quando só existem Cut-Scenes. Juntando a isso posso dizer que sinto a falta da representação de certas batalhas, em Kingdom Hearts II é comum ver cinemáticas que representam lutas durante uns segundos e aqui isso não existe, no jogo original existem batalhas épicas que não são mostradas (e em certos casos, nem são referenciadas). É uma pena que estas situações não sejam apresentadas e quem conhece o jogo original não tem como não ficar desiludido. E podemos visualizar as cinemáticas da forma que quisermos, podemos colocar no Play e ver até ao final, parar a qualquer altura e retomar no sítio onde deixamos de ver ou então seleccionado o capítulo, mas um ponto bem positivo são os relatórios de Roxas. Eles voltam a marcar presença e aí podemos conhecer mais a fundo aquilo que se passou e o conteúdo das suas missões, não é um jogo como se pensava quando foi anunciada tal colectânea, mas é uma proposta bem interessante para conhecer mais a fundo este capítulo.

    Gráficos 7,5 - Está tudo bem apelativo mas existe uma falta de coerência no decorrer dos três capítulos e também de atenção em muitos detalhes;
    Som 9,0 - Aqui se vê muita qualidade e carinho por parte dos produtores e actores, infelizmente Re: Chain of Memories não mereceu o mesmo tratamento;
    Jogabilidade 8,5 - Melhoraram e muito o primeiro Kingdom Hearts, Re: Chain of Memories está igual e a interface com as cinemáticas de 358/2 Days é bem interessante.

    Nota Final - 8,3

    Kingdom Hearts HD 1.5 ReMIX não é uma colectânea perfeita, mas vale pelo seu conteúdo que faz as delicias dos fãs e aqui está uma excelente proposta para os que têm curiosidade sobre esta série.


    _________________


    Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

    lobito180
    Mewtwo

    Mensagens : 5234
    Reputação : 21
    Data de inscrição : 20/01/2012
    Idade : 21

    Re: Kingdom Hearts HD 1.5 ReMIX (PS3)

    Mensagem por lobito180 em 13/7/2014, 22:06

    Ah, essa referência ao Serenity Power... Raio do item é chato como tudo de se apanhar!  lol! 
    Adicionado ao índice de análises! Wink

    xdjogs
    Suicune

    Mensagens : 2676
    Reputação : 1
    Data de inscrição : 05/01/2012
    Idade : 22
    Localização : Caldas da Rainha

    Re: Kingdom Hearts HD 1.5 ReMIX (PS3)

    Mensagem por xdjogs em 14/7/2014, 16:40

    Gostei bastante do 1º jogo e é bem mais difícil do que parece, só que acabei por não avançar muito para além do nível da selva (que achei demasiado confuso em termos de orientação). Não gostei mesmo mesmo nada das secções com a nave, são ridículas e uma perda de tempo só para encher chouriços. De resto, achei um jogo bem divertido e desafiante.
    Relativamente à análise, o BAlvez a fazer o trabalho de qualidade que nos habituou, continua assim! XD


    _________________

    O meu RPG: http://pokemaxi.foruns.com.pt/t693-cartao-de-jogador-xdjogs
    O meu perfil no Deviantart: http://elricmon.deviantart.com/

    Tópico dos Jogos à borla para o Steam: http://pokemaxi.foruns.com.pt/t988-jogos-a-borla-para-o-steam

    Conteúdo patrocinado

    Re: Kingdom Hearts HD 1.5 ReMIX (PS3)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 06:03


      Data/hora atual: 4/12/2016, 06:03