Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

36º Tema da Semana - Balanço da "Nova Geração"

Compartilhe

Chuck
    Suicune

Reputação : 19

36º Tema da Semana - Balanço da "Nova Geração"

Mensagem por Chuck em 11/8/2014, 01:35

Vamos lá reanimar esta parte do fórum que é sempre boa de se ler e discutir com outros. Portanto, o novo tema da semana é:

Que balanço fazem das consolas e jogos da nova geração até ao momento?

Será que lançaram a nova geração cedo demais?
    As melhorias são significativas ao ponto de justificar esta viragem de "capítulo"?
    Valia a pena ter esperado mais um ano para que as novas consolas tivessem à sua disposição um catálogo maior aquando do lançamento?
    Que esperam do resto do ano para as novas consolas?
    Perspectivas para o futuro?

Pois bem, deixem a vossa opinião e discutam o assunto se faz favor, amanhã já cá dou um salto e escrevo o que me vai na alma que a esta hora não ia dizer nada de jeito.

BAlvez
    Mewtwo

Reputação : 24

Re: 36º Tema da Semana - Balanço da "Nova Geração"

Mensagem por BAlvez em 11/8/2014, 14:32

O balanço que faço é muito simples, a introdução da PS4 e Xbox One no mercado fez com que a produção de muitos novos jogos avançasse, mas até 2015 não irão existir muitos motivos para investir numa destas consolas pois até é a geração antiga é quem tem tido títulos de maior interesse. E isso vê-se quando os melhores jogos de cada uma das consolas são versões remasterizadas de jogos lançados na PS3 e Xbox 360.
    Dito isto, a Wii U, mesmo com passinhos curtos, consegue oferecer muito mais aos consumidores e por isso é a melhor proposta que se tem neste momento.

Última edição por BAlvez em 11/8/2014, 18:54, editado 1 vez(es)

Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

lobito180
    Mewtwo

Reputação : 21

Mensagem por lobito180 em 11/8/2014, 17:31

Eu partilho um pouco da opinião do BAlvez...
    Apesar do que dizem, para mim as consolas de nova geração ainda não tem nada que me faça dizer "tenho de comprar uma consola nova para poder jogar isto". A que está mais perto de o fazer é a Wii U, já que começa a ter uma boa quantidade de jogos interessantes.
    Já a PS4 está a despertar-me interesse, mas pelos jogos que ainda estão por sair, e alguns nem data têm ainda, tipo Final Fantasy XV ou Kingdom Hearts III. Tirando isso, praticamente só vejo relançamentos de GTA V, The Last of Us, e etc. Já a XBox também mostrou uns jogos bem fixes na E3, mas o problema é o mesmo: ainda não saíram.
    Eu cá só me vejo a comprar uma PS4 lá para o final de 2015 ou em 2016, já a Wii U, caso tenha essa oportunidade, talvez até a compre antes...

Mas isto é agora, se me sair o Euromilhões compro logo as 3!  lol! 

HBC
    Suicune

Reputação : 0

Mensagem por HBC em 11/8/2014, 20:54

Concordo, o BAlvez tem razão, neste momento a que tem melhor catálogo é a Wii U, já a longo prazo valerá mais a pena ter uma consola da Sony ou Microsoft de nova geração, porque vão poder oferecer mais e serão jogos diferentes da Wii U.

A jogar: Pokemon Alpha Sapphire

xdjogs
    Suicune

Reputação : 1

Mensagem por xdjogs em 11/8/2014, 22:01

Eu também concordo, acho que ainda é muito cedo, mas a PS4 desde o anúncio da nova geração que está mais bem posicionada. Parece que a Microsoft ao início se estava um bocado a cagar para os jogadores e achava que tinha tudo garantido. Acho que a Sony vai à frente.
    Relativamente aos jogos, acho que a Sony apresenta um conjunto de exclusivos mais variados (o The Order parece muito interessante), e o The Last of Us não foi um port, já que melhoraram muita coisa substancialmente e está ainda melhor.
    A Microsoft ao início anunciou tudo, afirmando que era a única forma possível, e em poucas semanas voltaram atrás em tudo, foi triste.
    Quanto à Wii U, está a fazer-lhe falta sangue novo, tanto por parte de empresas third-party como principalmente da Nintendo. Já enjoa andarem a expremer sempre os mesmos universos, porque, mesmo que sejam jogos de qualidade, não há novos IPs há séculos, e os jogadores hardcore fogem da Wii U porque (além de um nome muito mau XD), não tem jogos mais agressivos, sangrentos ou hardcore. O ZombiU foi uma lufada de ar fresco que pecou nalguns pequenos pormenores, mas foi um bom jogo e bem recebido. Porque não continuar? Ou criar outros IPs? Por isto, acho que a Wii U só está à frente porque saiu há mais tempo. Em termos técnicos não é nem de perto tão poderosa (aliás, está ao nível da 360 e da PS3), e em termos de jogos, não arriscam. E assim não conquistam mercado.
    Por isso, o meu comentário final é que estou desiludido por enquanto. Mas também, eu nunca tenho grandes expectativas no início de uma nova consola, porque quando são lançadas faltam sempre muitas coisas e os jogos costumam ser fracos xD (o The Last of Us Remastered é excepção, porque já tinha sido desenvolvido para a PS3, com a PS4 futuramente pensada).

O meu RPG: http://pokemaxi.foruns.com.pt/t693-cartao-de-jogador-xdjogs
    O meu perfil no Deviantart: http://elricmon.deviantart.com/

Tópico dos Jogos à borla para o Steam: http://pokemaxi.foruns.com.pt/t988-jogos-a-borla-para-o-steam

lobito180
    Mewtwo

Reputação : 21

Mensagem por lobito180 em 11/8/2014, 22:14

Este é a segunda geração da qual acompanho a aparecimento e tenho de dizer que fiquei muito mais entusiasmando com a geração PS3. Lembro-me de ir às lojas (principalmente à Box do Jumbo) e estar lá montes de tempo a ver trailers e ver as caixas dos novos jogos e estar desejoso de ter uma. Jogos como Motorstorm, Sonic (graficamente era bonito) e alguns outros faziam-me babar só de pensar em ter uma máquina daquelas em casa. Com esta geração isso não está a acontecer comigo e penso que só depois de uma descida de preço ou do aparecimento de bundles com montes de coisas é que irei dar o salto para a new gen...

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 11/8/2014, 22:31

xdjogs escreveu:Relativamente aos jogos, acho que a Sony apresenta um conjunto de exclusivos mais variados (o The Order parece muito interessante), e o The Last of Us não foi um port, já que melhoraram muita coisa substancialmente e está ainda melhor.

Propostas futuras todas as empresas têm, a verdade é que neste momento não existe nada de novo e acho que é isso que aqui está a ser discutido.
    E claro que não foi um port o The Last of Us para a PS4, é um "Remaster", palavra mais bonita para dizer "aumentamos a definição gráfica e sonora mas o jogo é si é exactamente o mesmo".

xdjogs escreveu:Quanto à Wii U, está a fazer-lhe falta sangue novo, tanto por parte de empresas third-party como principalmente da Nintendo. Já enjoa andarem a expremer sempre os mesmos universos, porque, mesmo que sejam jogos de qualidade, não há novos IPs há séculos, e os jogadores hardcore fogem da Wii U porque (além de um nome muito mau XD), não tem jogos mais agressivos, sangrentos ou hardcore. O ZombiU foi uma lufada de ar fresco que pecou nalguns pequenos pormenores, mas foi um bom jogo e bem recebido. Porque não continuar? Ou criar outros IPs? Por isto, acho que a Wii U só está à frente porque saiu há mais tempo. Em termos técnicos não é nem de perto tão poderosa (aliás, está ao nível da 360 e da PS3), e em termos de jogos, não arriscam. E assim não conquistam mercado.

Dá-me sempre vontade de rir quando vejo alguém a criticar a Nintendo por pegar sucessivamente nas séries que lhes dizem respeito e que eles não criam novos IP's, muito mais quando temos isto:

Código:
    http://www.metacritic.com/browse/games/release-date/coming-soon/ps3/date
    http://www.metacritic.com/browse/games/release-date/coming-soon/xbox360/date
    http://www.metacritic.com/browse/games/release-date/coming-soon/ps4/date
    http://www.metacritic.com/browse/games/release-date/coming-soon/xboxone/date
    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_video_games_in_development

Contam-se pelos dedos os novos IP's e nessas listas ainda faltam alguns jogos como Uncharted 4 que deve de ser dos jogos mais antecipados do momento.
    Dito isto, que raios é que a Nintendo está a fazer de mal quando a malta só anda a atrás das sequelas?

Chuck
    Suicune

Mensagem por Chuck em 11/8/2014, 23:00

That's nice, toda a gente a participar, me gusta! Very Happy

Pessoalmente acho que a geração saiu um ano antes do que devia ter saído. E acho isto por várias razões:

1 - Problemas com o hardware das consolas - Aqui falo especialmente da PS4 e das borrachas dos analógicos dos comandos que deve ser o problema mais frequente. Um bocadinho mais de tempo não fazia mal nenhum.
    2 - Políticas das companhias - Especialmente da Microsoft. Para que lançar uma consola antes de ter a certeza que as políticas não iam prejudicar? Viu-se o efeito que aquelas alterações que não lembram a ninguém tiveram nas vendas face à sua concorrente mais directa. Falaram, falaram, muito pessoal migrou de consola e depois mudaram tudo em cima do joelho. Pouco sensato Microsoft...
    3 - Fraco catálogo de lançamento - Qual é a razão de lançar uma consola para durante um ano (pelo menos) só ter disponíveis 2 ou 3 jogos aceitáveis e mais uma mão cheia de remasterizações e jogos que não chegam a ser de nova geração? Sim, é um problema que acaba por ser comum, mas é um problema.
    4 - Lançamentos a "meio gás" - Do lado da Sony tivemos tão poucas consolas que nem chegaram para satisfazer as pre-orders e andaram meses a correr atrás. Do lado da Microsoft tivemos uns filhos e outros enteados. Para quê lançar consolas em apenas meia dúzia de privilegiados? Deviam ter lançado mais tarde para terem resolvido os problemas e chegarem a mais mercados do que chegaram, é que parecendo que não deixaram a Sony sozinha em muitos mercados, que até podem considerar pequenos mas acabam por ser alguma coisa juntos.

Passando às partes boas:

1 - Novos IP's - Finalmente tivemos notícias de novos IP's, e que IP's. Destaco alguns de que já temos conhecimento, destaco apenas um par mas temos muitos outros: Ryse e The Order. Magnífico. E não nos esqueçamos das novas sequelas de grandes jogos como Uncharted.
    2 - Melhorias gráficas - Apesar de não ter sido um salto tão grande como na geração anterior (nem eu esperava que fosse) tivemos um primeiro vislumbre do que a nova geração pode oferecer, e Ryse demonstra isso muito bem. Nem quero imaginar o que é que estas consolas vão ser capazes quando forem bem espremidas daqui a uns anos, especialmente a PS4 já que leva um pequeno avanço no hardware.

All in all, fico com ideia que tanto a Sony como a Microsoft se precipitaram, acho que se lançassem este ano só tinham a ganhar com isso. Pareceu-me tudo muito rápido, uma companhia anuncia a consola e marca o lançamento para uns meses depois (talvez para tentar sair à frente da concorrência e não repetir os erros do passado) e a outra vai atrás, nenhuma das duas ficou a ganhar com isto.

Quero apenas ressalvar que falei apenas da One e da PS4 porque para mim Wii U não é totalmente nova geração e acho que faz muito bem em não o ser. Tem um mercado só dela e acaba por conseguir "conviver" com qualquer uma das outras duas já que os jogos que oferecem são "diferentes" das "rivais". E não digo de um ponto de vista negativo, no fundo quem está à frente é mesmo a Wii U neste momento, tanto em preço como em catálogo como em políticas da empresa.

xdjogs
    Suicune

Mensagem por xdjogs em 11/8/2014, 23:10

@BAlvez: aí tens que ter em conta outra coisa. A 360 e a PS3 têm todo o apoio das empresas third-party, a Nintendo não, é completamente fechada. Por isso mesmo, se todos os anos há mais um Zelda ou mais 3 ou 4 Marios, não é que sejam maus jogos, muito longe disso, mas o conceito e as personagens são quase sempre a mesma coisa, e é isso que eu critico, porque a Nintendo não corre riscos a lançar novos IPs, é Zelda, Mario, DK, e depois as variações daí decorrentes (Mario Kart, Smash Bros, etc).

@Chuck: Em relação ao salto gráfico, eu também não esperava. Da PS2 para a 360 notou-se muita diferença porque ao temos mais polígonos, tínhamos jogos com menos rectas e mais curvas, e nos modelos das personagens a diferença era da noite para o dia. Agora, as diferenças são muito menos perceptíveis nesse aspecto, temos é muito mais texturas e com resoluções muito maiores, por isso é que eu também não notei grande diferença. No entanto, se compararmos o mesmo jogo na PS3 e uma versão da PS4, já se nota uma boa diferença (no entanto, ainda nada que valha a pena, na minha opinião XD)

Tópico dos Jogos à borla para o Steam: http://pokemaxi.foruns.com.pt/t988-jogos-a-borla-para-o-steam

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 11/8/2014, 23:47

xdjogs escreveu:@BAlvez: aí tens que ter em conta outra coisa. A 360 e a PS3 têm todo o apoio das empresas third-party, a Nintendo não, é completamente fechada. Por isso mesmo, se todos os anos há mais um Zelda ou mais 3 ou 4 Marios, não é que sejam maus jogos, muito longe disso, mas o conceito e as personagens são quase sempre a mesma coisa, e é isso que eu critico, porque a Nintendo não corre riscos a lançar novos IPs, é Zelda, Mario, DK, e depois as variações daí decorrentes (Mario Kart, Smash Bros, etc).

Ora vê a seguinte lista e ordena a lista de produtoras e distribuidoras:

Código:
    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Wii_U_software

A Nintendo é mesmo assim tão fechada quanto dizes? Não me parece, aí vês para a Wii U cerca de 15 jogos desenvolvidos pelos estúdios que lhes dizem respeito, de resto são todos de outras empresas que também produzem para outras, temos Call Of Duties e Watch_Dogs que são dos jogos mais vendidos nos dias de hoje.
    O ponto diferencial entre a Wii U e todas as outras é que empresas como a Ubisoft, Sega ou Platinum Games produzem jogos em exclusivo para a Nintendo ou versões com conteúdo exclusivo, e é por aqui que têm conseguido ganhar algum terreno. Eu não sabia que Bayonetta era uma série tão amada até ver a comunidade a reagir à exclusividade da sequela.

Quanto à questão de Mario's e afins, a visão que mostras é muito superficial. A Nintendo está no mercado dos videojogos desde os anos 80, ou seja, mais de 30 anos no activo e por consola eles costumam lançar apenas um, no máximo dois jogos de cada uma das suas séries. Mario Kart vai no seu 8º jogo em consolas da Nintendo todos eles em plataformas diferentes, e Assassin's Creed? Só na Playstation 3 existem 7 jogos, e estão a caminho do oitavo em 8 anos de série!

xdjogs
    Suicune

Mensagem por xdjogs em 12/8/2014, 00:50

Concordo com tudo o que dizes, é verdade que a Wii U está a corrigir a situação, mas continuo a achar que faz falta a Nintendo criar um novo IP mais virado à acção, para agradar a mais gente. Isso e um remake do Golden.Sun 1 e 2 em 3D para a Wii U xD

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 12/8/2014, 01:00

xdjogs escreveu:Concordo com tudo o que dizes, é verdade que a Wii U está a corrigir a situação, mas continuo a achar que faz falta a Nintendo criar um novo IP mais virado à acção, para agradar a mais gente. Isso e um remake do Golden.Sun 1 e 2 em 3D para a Wii U xD

Vês? Estás a pedir por remakes e é nessa base que o mercado em geral está a apostar mais pois é o que a malta quer.
    E quanto a isso do IP de acção, Splatoon virá no próximo ano, é só só uma questão de esperar.

Nightwatch
    Suicune

Reputação : 17

Mensagem por Nightwatch em 12/8/2014, 19:53

Antes de dar a minha opinão quero só dizer que o BAlvez tem razão pelas razões óbvias de estar a defender a Nintendo lol.

Agora sobre o tópico, eu acho que as 3 consolas deixam muito a desejar, acho que todas conseguem ter defeitos graves o suficiente para alguém ter um bom argumento para dizer "não compro porque...", mas enfim é o que temos e a minha ordem de preferência atual é Wii U, PS4 e XONE (estamos a falar só de domésticas certo?), eu acho que a Wii U agora com este renascer das cinzas ficou uma excelente proposta, é a mais barata, jogos de grande qualidade e 99% deles são exclusivos, com tudo de bom e mau que isto tem, e fico com a ideia que agora eles estão melhor em divulgar os jogos e tentar chegar aos jogadores, a E3 foi um sucesso, e houve continuação de divulgação, para que acompanha éfácil encontrar novidades quase diárias sobre os jogos Nintendo, ainda hoje acho saiu um video muito bom sobre os exclusivos da consola.

A PS4 e XONE não me dizem nada, esperava ter mais interesse na XONE visto ter 360 e gostar bastante, mas não, até considero a PS4 mais interessante atualmente, embora só me lembre de o The Last of Us como jogo que me agrade, e nem é original PS4, estou curioso pelo God of War, eventualmente vais sair, mas foi um jogo que terminou em queda de qualidade, não sei se vai dar a volta. Outro fator é o preço, não vejo o que justifica mais 100€ se não me engano por uma XONE.

Conclusão, só me estou a ver comprar uma Wii U de momento, e agora é tudo a pensar "podera, fanboy do cara..., se fosse diferente é que estranhava" lol, mas a sério que não tive marcas em conta, só jogos e preços, e acho a oferta da U melhor aí.

Nightwatch
    Suicune

Reputação : 17

Mensagem por Nightwatch em 14/8/2014, 17:37

Duxe voçes não me curtem mesmo, foi só eu postar que o tóico morreu logo  lol! 

xdjogs
    Suicune

Mensagem por xdjogs em 14/8/2014, 18:02

Nem por isso, eu tava para comentar a dizer que tinha gostado da tua primeira frase, mas achei que não valia a pena na altura e depois esqueci-me XD

Chuck
    Suicune

Mensagem por Chuck em 14/8/2014, 23:30

Nightwatch escreveu:Duxe voçes não me curtem mesmo, foi só eu postar que o tóico morreu logo  lol! 

Deixa lá, comigo é igual Sad

xdjogs
    Suicune

Mensagem por xdjogs em 16/8/2014, 00:11

Chuck
    Suicune

Mensagem por Chuck em 17/8/2014, 00:33

That's the sad true!

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 04:39

Data/hora atual: 3/12/2016, 04:39