Comunidade de Pokémon e Videojogos no geral!

Login

Esqueci minha senha

Dezembro 2016

DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros

Fate4Anime
PokéFórum-PT

38º Tema da Semana - A invasão dos indies

Compartilhe

lobito180
    Mewtwo

Reputação : 21

38º Tema da Semana - A invasão dos indies

Mensagem por lobito180 em 2/11/2014, 19:47

Desde a última geração de consolas que temos vindo a testemunhar um crescimento gigante no mercado de videojogos indie. Hoje em dia, qualquer pessoa com um PC pode programar um jogo com relativa facilidade e colocá-lo à venda nas mais variadas plataformas.
    Isto é tudo muito bonito porque são jogos baratos e tal mas acho que, cada vez mais, o mercado anda atafulhado destes títulos que cada vez parecem passar por menos controles de qualidade. Basta acedermos a uma loja online (Steam, PSN, e-Shop) e vemos que existe uma quantidade absurdamente grande.
    Agora pergunto-vos, acham que os indies estão a perder o controlo? Acham que estes carregamentos de jogos poderão vir a ter um efeito negativo na indústria?
    Opinem por aí! Wink

BAlvez
    Mewtwo

Reputação : 24

Re: 38º Tema da Semana - A invasão dos indies

Mensagem por BAlvez em 3/11/2014, 12:17

Os jogos que são distribuídos nas diversas plataformas digitais passam por um grande controlo de qualidade, no Steam temos o Greenlight que coloca os diversos projectos à prova, se tiverem interesse por parte da comunidade então serão lançados. Já na PSN e eShop apenas se vê indies de grande qualidade à venda, já no que toca à Microsoft não posso dizer muito pois não conheço, mas na 360 existem diversos jogos na Live Arcade que parecem ter sido feitos às três pancadas para além dos outros indies de qualidade.
    Dito isto, não concordo muito com a ideia dos indies serem uma "epidemia", é um mercado que tem vindo a crescer e já não é qualquer pessoa que consegue fazer dinheiro fácil neste mundo. Actualmente são um mercado à parte, mas o crescimento só pode ser benéfico porque hoje ao ver jogos como Driveclub ou Destiny que são verdadeiras desilusões, as pessoas começam a procurar alternativas noutros sítios e as grandes produtoras têm de começar a avispar. Por isso podemos esperar muita qualidade por parte dos jogos indie, cada vez mais vemos exemplos de grande sucesso como o The Vanishing of Ethan Carter ou verdadeiros fenómenos como o Five Nights at Freddy's.

Friend Code 3DS XL (principal) | 4081-5670-1330
    Friend Code 3DS (secundária) | 1907-9133-8595
    Nintendo Network ID Wii U | BAlvez

xdjogs
    Suicune

Reputação : 1

Mensagem por xdjogs em 3/11/2014, 17:27

Eu vejo-os como uma lufada de ar fresco, porque as grandes empresas andam a jogar pelo seguro e continuar franquias, não apostando em novos IP's e não inovando. Por isso, acho que os indies são o que evita a estagnação da indústria.

O meu RPG: http://pokemaxi.foruns.com.pt/t693-cartao-de-jogador-xdjogs
    O meu perfil no Deviantart: http://elricmon.deviantart.com/

Tópico dos Jogos à borla para o Steam: http://pokemaxi.foruns.com.pt/t988-jogos-a-borla-para-o-steam

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 3/11/2014, 17:55

Mas há indies e indies... Goat Simulator, Rock Simulator, Bread Simulator! Há "jogos" que ultrapassam todos os limites... E o controle do Greenlight... Basta as pessoas votarem e qualquer coisa fica disponível, acho que Valve só vê os votos, mas posso estar errado. Rolling Eyes

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 3/11/2014, 18:22

lobito180 escreveu:E o controle do Greenlight... Basta as pessoas votarem e qualquer coisa fica disponível, acho que Valve só vê os votos, mas posso estar errado. Rolling Eyes

Como disse anteriormente, desde que a malta tenha interesse eles dão luz verde, eles não vão colocar uma coisa que não tem interesse à venda. Mas atenção, nesses exemplos que deste o Goat Simulator tem a particularidade dos próprios produtores dizerem "não gastem dinheiro neste jogo", os outros são coisas gratuitas.

xdjogs
    Suicune

Reputação : 1

Mensagem por xdjogs em 3/11/2014, 18:43

Exacto, esses jogos que referiste são trolls, mas acabam por ter a sua piada XD

O meu RPG: http://pokemaxi.foruns.com.pt/t693-cartao-de-jogador-xdjogs
    O meu perfil no Deviantart: http://elricmon.deviantart.com/

Tópico dos Jogos à borla para o Steam: http://pokemaxi.foruns.com.pt/t988-jogos-a-borla-para-o-steam

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 3/11/2014, 18:58

Mas antes havia uma grande quantidade de jogos online gratuitos me sites como o Miniclip e parece que hoje em dia qualquer marmanjo que tenha um jogo, por muito merdoso que seja, quer pedir dinheiro por ele... Muitos "indies" de agora eram cenas que eram muito comuns na net...

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 3/11/2014, 20:59

lobito180 escreveu:Mas antes havia uma grande quantidade de jogos online gratuitos me sites como o Miniclip e parece que hoje em dia qualquer marmanjo que tenha um jogo, por muito merdoso que seja, quer pedir dinheiro por ele... Muitos "indies" de agora eram cenas que eram muito comuns na net...

Mas esses "jogos" que são feitos em flash servem para entreter os miúdos, são colocados em sites onde ganham dinheiro pela publicidade. Esse tipo de "jogos" não são coisas considere "indies" pois não é preciso pagar para os puder jogar, pode-se comparar isto aos Mods e Hack Roms.

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 3/11/2014, 21:22

Mas os indies parecem tão... banais e repetitivos. Existem milhares de jogos com a mesma premissa e acaba por parecer que apenas houve uma mudança de sprites. Não digo que não existam excepções, mas no geral, acho um mercado sobrecarregadíssimo.

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 3/11/2014, 21:42

lobito180 escreveu:Mas os indies parecem tão... banais e repetitivos.

Muitos são jogos de baixo orçamento ou até nenhum apoio financeiro, desenvolvido por poucas cabeças. Estás à espera que cada entrega seja algo único e revolucionário? O mercado de videojogos está muito saturado e onde se vê mais inovação é no desenvolvimento de conceitos existentes e não em novos IP's. A meus olhos, Destiny é uma cópia de fraca qualidade de Borderlands mas com um excelente marketing e é por isso que tem tido muitas vendas. "PS4 Branca? Vou já comprar!" é um exemplo disso mesmo.
    Agora peguemos num indie de muito sucesso Shovel Knight, um excelente jogo onde o factor de destaque é a pá que é usada para tudo, mas o que é verdadeiramente Shovel Knight? A meu ver é um jogo que pegou nas melhores características de jogos de Acção/Plataformas como Mega Man, Duck Tales, Castlevania, Zelda II entre muitos outros. Não trouxe nada de novo para cima da mesa, mas o conjunto oferece algo bem completo e de qualidade.

Com isto quero mostrar-te que acho que estás a ser demasiado duro com os produtores independentes e estás a culpá-los de algo que a industria está toda a sofrer.

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 3/11/2014, 22:23

Eu não digo que todos os indies são iguais e sei bem que as equipas e orçamentos são pequenos. Apenas acho que existem muitos. Talvez hajam menos jogos AAA, mas cada vez mais vez indies, indies, indies e mais alguns indies.

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 3/11/2014, 22:43

lobito180 escreveu:Eu não digo que todos os indies são iguais e sei bem que as equipas e orçamentos são pequenos. Apenas acho que existem muitos. Talvez hajam menos jogos AAA, mas cada vez mais vez indies, indies, indies e mais alguns indies.

... mas qual é o mal de existirem "muitos indies"? É um mercado paralelo em que nada afecta os jogos que todo o mundo adora jogar, experimentam coisas diferentes que nunca se irá ver nas produções de maior escala e existe uma liberdade grande no seu conteúdo, são jogos baratos com procura e as maiores empresas dão o seu suporte (com o seus devidos interesses). Eu não consigo ver mal nenhum...

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 3/11/2014, 23:31

São muitos e muito semelhantes uns aos outros! xD
    Mas pronto, são opiniões. Razz

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 4/11/2014, 15:43

lobito180 escreveu:Mas pronto, são opiniões. Razz

Não gosto nada de ler estas palavras juntas xD

lobito180 escreveu:São muitos e muito semelhantes uns aos outros! xD

Uma pessoa pode identificar-se melhor com uma oferta do que com outra. Olha olhemos para o mercado AAA, temos FIFA e PES, Tekken e Street Fighter, Smash Bros e Playstation (qualquer coisa) Battle Royale, Mario Kart e Sega All-Stars Racing, Final Fantasy e Dragon Quest, e por aí fora. Desde quando é mau existirem alternativas?

lobito180
    Mewtwo

Mensagem por lobito180 em 4/11/2014, 16:39

Tekken e Street Fighter têm grandes diferenças! xD

Epah, não consigo explicar... Eu vejo os indies como "cópias baratas de jogos AAA" ou como "cópias uns dos outros", é raro ver um indie que encaixe noutra definição, para mim... Mas na volta tens razão, toda a indústria está neste estado e eu reparo mais nos indies...

BAlvez
    Mewtwo

Mensagem por BAlvez em 4/11/2014, 19:32

lobito180 escreveu:Tekken e Street Fighter têm grandes diferenças! xD

Epah, não consigo explicar... Eu vejo os indies como "cópias baratas de jogos AAA" ou como "cópias uns dos outros", é raro ver um indie que encaixe noutra definição, para mim... Mas na volta tens razão, toda a indústria está neste estado e eu reparo mais nos indies...

O meu objectivo foi mostrar que é bom que existam alternativas para os mais diferentes géneros de videojogos, jamais diria que esses dois títulos são iguais xD

Bem lobito, então o que te recomendo é que vejas no Metacritic listagens dos melhores jogos por ano e/ou por plataforma e retires de lá os que têm melhor cotação, vais ver que este mundo não é assim tão mau quanto pintas Wink

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 06:56

Data/hora atual: 10/12/2016, 06:56